Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10981 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 18, 2018 7:53 pm

Concordo Carlos. Mas como estamos no Brasil, eu não tenho tanta certeza, até mesmo decisões tidas como óbvias, não raro são alteradas sem maiores questionamentos.
Mas espero honestamente que os H-1 possam ser aposentados o mais rápido possível.

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#10982 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 18, 2018 9:12 pm

FCarvalho escreveu:Concordo Carlos. Mas como estamos no Brasil, eu não tenho tanta certeza, até mesmo decisões tidas como óbvias, não raro são alteradas sem maiores questionamentos.
Mas espero honestamente que os H-1 possam ser aposentados o mais rápido possível.

abs.
O que seria um gigantesco disperdicio de $$$ o que 'e normal infelizmente :| .

Em todo o caso o nosso heli C-SAR 'e o H225M totalmente equipado.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
FCarvalho
Sênior
Sênior

#10983 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 19, 2018 12:01 pm

Interessante notar que ambos os helos terão as mesmas quantidades disponíveis, o que em mais algum tempo irá nos possibilitar comparar custos, desempenho e outros fatores a serem levados em conta pela FAB.

Entendo que hoje a força está buscando melhorar seu custeio junto a qualidade dos meios materiais. Neste aspecto, talvez o BH leve alguma vantagem, já que desde o princípio ele sempre foi o objeto de desejo para substituir o sapão no 8o Gav.

Não deixa de ser um fator relevante a se considerar. Ademais, não temos muitas informações sobre como anda as operações do H225M nas ffaa's há tempos, e se os problemas apontados foram solucionados ou não, se ainda existem restrições de voo, etc.

Suponho que se o EB, como quer a Avex, é investir em mais BH para substituir os atuais e os Cougar, há uma grande chance de a FAB aproveitar a oportunidade e arrumar uns para si. É uma possibilidade a se pensar.

A ver.

Abs

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#10984 Mensagem por Carlos Lima » Qui Abr 19, 2018 1:06 pm

Nao existe como o BH ter alguma vantagem se ja temos o heli para essa funcao operando hoje que 'e o H225M com todos os equipamentos C-SAR ja instalados.

Isso 'e adicionar mais $$ para manutencao de equipamentos carissimos totalmente desnecessaria. Pura vaidade de devaneio.

Melhor seria comprar alguns Chinooks que 'e algo que nao temos.

[]s
CB

FCarvalho
Sênior
Sênior

#10985 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 19, 2018 1:44 pm

Por falar em Chinook, li não sei onde que o US Army estaria se desfazendo de uma versão específica dele, por outra melhorada. Infelizmente não lembro a designação do mesmo.
Já que estamos de novo nessa onde de FMS firmes e fortes, seria interessante saber a condição daqueles helos.

Abs

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#10986 Mensagem por Carlos Lima » Qui Abr 19, 2018 2:10 pm

Varios helis da Versao "D" estao disponiveis, mas precisam de reforma.

[]s
CB

FCarvalho
Sênior
Sênior

#10987 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 19, 2018 7:07 pm

Andei olhando novamente esse assunto, e houve muita confusão a despeito. Ofereceram D mas o exercito queria o F. Aí nem uma coisa e nem outra.

Talvez com a chegada de novos M-198 o assunto seja retomado, já que nem Caracal ou BH podem levar aquele obuseiro, mesmo como carga externa.

abs

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#10988 Mensagem por Carlos Lima » Qui Abr 19, 2018 7:09 pm

"D" 'e a versao oferecida ja que o Exercito Americano esta comprando os "F".

Essa seria uma compra bem mais util levando em conta qualquer vantagem oferecida pelo FMS, mas 'e claro que esses helis carecem uma reforma.

[]s
CB

FCarvalho
Sênior
Sênior

#10989 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 19, 2018 8:14 pm

Carlos Lima escreveu:"D" 'e a versao oferecida ja que o Exercito Americano esta comprando os "F".
Essa seria uma compra bem mais util levando em conta qualquer vantagem oferecida pelo FMS, mas 'e claro que esses helis carecem uma reforma.
[]s
CB
A Itália através da Leonardo, se bem me recordo, tem o direito de comercialização no exterior do modelo "I", o CH-47F para o exército italiano, que aliás é produzido por lá; foi essa a versão que o pessoal do Cavex viu na Itália e que despertou o interesse por este helo. Mas o negócio não rolou em vista dos custos, e pelo que se comentou à época, pela recusa do EB em receber o modelo "D".

Talvez, como disse, com o advento de novos fatores como a asa fixa e a artilharia se renovando, possa ser que a aquisição do CH-47 volte a baila. Mas isso, acho, vai depender bastante das prioridades que se dará a cada projeto no curto prazo. Falava-se em 6 a 8 undes e que seriam mandados para o 4o Bavex em Manaus. Isso em um eventual primeiro lote.

Até onde sei, um Bavex deve ir para Belém. Se assim for, podemos pensar que cedo ou tarde, o CH-47 deverá entrar novamente na lista de prioridades do EB. Se for o caso, pode ser que lotes subsequentes na mesma quantidade sejam adquiridos também para o 3o Bavex(MS) e também para o Bavex de Belém.

Bom, não seria nada mal 18 a 24 CH-47 por aqui.

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#10990 Mensagem por Carlos Lima » Qui Abr 19, 2018 8:21 pm

Acho que para inicio de conversa uns 6/10 Chinooks dao e sobram. Mesmo sendo da versao "D" com uma boa reforma.

Versoes tipo "F" e "I" sao so para quem tem $$$$ sobrando, o que nao 'e o nosso caso.

[]s
CB

FCarvalho
Sênior
Sênior

#10991 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 19, 2018 10:52 pm

Carlos Lima escreveu:Acho que para inicio de conversa uns 6/10 Chinooks dao e sobram. Mesmo sendo da versao "D" com uma boa reforma.
Versoes tipo "F" e "I" sao so para quem tem $$$$ sobrando, o que nao 'e o nosso caso.
[]s
CB
Acho que se o EB chegar a abrir mão de comprar helos de ataque usados e comprar novos, como previstos no próximo plano, não duvido que Chinooks vindos de fábrica também sejam possíveis. É uma hipótese a ser pensada. Vai depender obviamente de qual será a relação, ou a continuidade da sua ausência, dos próximos governos terão com a defesa.

Mas a curto prazo, eu acho que qualquer coisa que não seja os "D" vai ser muito difícil mesmo. Mas claro, deve ter havido motivos de ordem técnico-financeira muito fortes para o pessoal do Cavex recusar helos americanos usados quase de graça via FMS. Talvez a condição das células disponibilizadas e os custos da reforma tenha feito o negócio não valer a pena e se esperar por um melhor momento. Já fazem 4 anos desde os primeiros comentários a despeito e até hoje essa história continua mau contata.

Enfim, o EB ainda está disposto a comprar mais BH para substituir HM-2 e HM-3. E ainda tem um helo de ataque no meio. E o programa CH-X mesmo dormente, continua dentro dos planos. Tudo isso pode, ou poderia ser objeto de tratativas junto ao governo americano via FMS, e quebrar o nosso galho no curto e médio prazo, até dias melhores. Já conseguimos M-109, agora vem M-198/L-119 junto a retomada da asa fixa, fora outras coisas que chamam menos atenção na internet. Se uma hora dessa aparecer uma notícia dizendo que arrumamos uns CH-47 para nós não vai ser de todo uma surpresa.

abs

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#10992 Mensagem por Carlos Lima » Dom Abr 22, 2018 4:08 pm

Alguem ja descobriu que o EB "recusou" os helis? Isso 'e official?

Nao 'e essa a historia que eu sei...

[]s
CB

FCarvalho
Sênior
Sênior

#10993 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 22, 2018 4:40 pm

Carlos Lima escreveu: Dom Abr 22, 2018 4:08 pm Alguem ja descobriu que o EB "recusou" os helis? Isso 'e official?
Nao 'e essa a historia que eu sei...
[]s
CB
bem, isso é o que dizem de público. confesso que não li as letrinhas miúdas desse negócio. :mrgreen:

abs

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#10994 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 23, 2018 1:03 am

Aonde esta escrito que o EB recusou os Chinooks "publicamente"?

Nao li em lugar nenhum.

[]s
CB

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1963 vezes
Agradeceram: 2489 vezes

#10995 Mensagem por knigh7 » Seg Abr 23, 2018 4:43 am

Os Chinooks, que foram oferecidos, estavam em estado ruim.

Foi esse o POBREMA.

Responder