Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%
 
Total de votos: 206

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18923
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2006 vezes
Agradeceram: 2542 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1096 Mensagem por knigh7 » Qui Jun 01, 2023 11:13 pm


Thaís Oyama
Colunista do UOL 01/06/2023 10h37Atualizada em 01/06/2023 14h53
Enquanto Congresso pega fogo com MP, Lula discute compra de novo avião

Anfitriões do almoço no Comando da Aeronáutica, ao qual o presidente Lula compareceu nas tortuosas horas do começo da tarde de ontem, se surpreenderam com o seu bom humor. Na verdade, a surpresa começou com a ida do mandatário ao evento. Em meio à mais grave crise entre o governo e o Congresso, Lula preferiu não cancelar o encontro — marcado com antecedência e destinado a tratar sobretudo do interesse do presidente em trocar de avião.

Lula queixa-se da falta de espaço e autonomia dos aviões que servem à Presidência (o A319, vulgo Aerolula, e o A330, que transportou a comitiva presidencial aos Estados Unidos em fevereiro) e havia pedido à Aeronáutica para estudar a compra de uma nova aeronave ou, ao menos, a reconfiguração da A330, de forma a ampliar o quarto do casal e criar para ele um pequeno escritório.

Enquanto, da Câmara, Arthur Lira ameaçava desmontar o governo, Lula era apresentado pelo comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, às alternativas para as suas demandas. Eram quase três da tarde quando o presidente deixou o local, levando debaixo do braço catálogos de aeronaves e o projeto de reforma do A330 para estudar melhor em casa.

(..)

Quanto às preocupações do presidente com as condições em que fará suas novas viagens internacionais, as perspectivas não são animadoras para ele. Durante o almoço da Aeronáutica, Lula foi, com muito jeitinho, informado de que um avião — novo ou reformado de acordo com seus desejos— sairá caro, muito caro.
https://noticias.uol.com.br/colunas/tha ... overno.htm




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38458
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5861 vezes
Agradeceram: 3318 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1097 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 01, 2023 11:25 pm

O problema não é e nunca foi o avião em si. Isso a FAB consegue a troco de pinga como fez com os 2 A330 da Azul que custaram juntos 80 milhões de dólares.
Não compra sequer um narrow body zero bala hoje em dia.
A questão são as dezenas ou centenas de mudanças necessárias para adaptar qualquer modelo escolhido para VVIP. Essa parte pode custar literalmente o preço de outro avião, até novo, dependendo das demandas solicitadas.
Coloquei no tópico do GTE vários links com essas informações.
Avião por avião se compra A340-600 por 12 milhões de dólares por aí. A transição para VVIP deve custar quase dez vezes esse valor.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13975
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 775 vezes
Agradeceram: 2419 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1098 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 02, 2023 1:53 am

A ordem é esbanjar dinheiro e os Militares se aproveitaram disso. O bom é que a Reserva parece estar começando a se mobilizar, pois o que tem de Coronel e Major revoltados com a situação sendo movido de posto ou punido por órdens do Moraes - General Thomás é só um garoto de recados - não é brincadeira.




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2220
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 229 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1099 Mensagem por gogogas » Sex Jun 02, 2023 7:40 am

La Aviación Estratégica de la FAB pierde un KC-30 y peligra su conversión con MRTT
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... rsion-mrtt
[002]




Gogogas !
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2220
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 229 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1100 Mensagem por gogogas » Sex Jun 02, 2023 7:42 am

Seria muito melhor se desfazer de um Lineage junto com o Aerolula e comprar outro A-330 e deixar a FAB junto ao corsario com os seus KC-30




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38458
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5861 vezes
Agradeceram: 3318 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1101 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 02, 2023 11:47 am

A decisão ainda não foi tomada. A FAB deu ao PR várias opções em termos de preços e custos para o que ele quer, inclusive transformar um, ou os dois KC-30 em VVIP.
E nenhuma das opções é barata.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 399
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceu: 162 vezes
Agradeceram: 183 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1102 Mensagem por Lucubus » Sex Jun 02, 2023 11:57 am

seguindo a mesma linha, mas com uma frota de 6

Canadá prioriza Airbus A330 para missões VIP

Imagem

Foto: Royal Canadian Air Force

A Royal Canadian Air Force (RCAF) decidiu priorizar a atuação diplomática do país no processo de substituição dos da sua atual frota de CC-150 Polaris, versão militar do Airbus A310. Seu primeiro Airbus A330-200 foi apresentado com um esquema de cores para ser utilizado para transporte de autoridades do país.

O país planeja ter uma frota de até seis A330, que serão designados CC-330. Cinco deles serão convertidos para o padrão Multi-Role Tanker Transportes (MRTT), podendo ser utilizados tanto para o transporte estratégico quanto para reabastecimento de outras aeronaves em voo.

Além do primeiro CC-330, também já foi recebida uma segunda unidade. Ambos voaram com as cores da Kuwait Airlines e ainda estão com configuração interna típica da aviação comercial.

Austrália, França e Cingapura são outros países que atualmente empregam jatos Airbus A330 para traslados dos seus chefes de governo e estado.

https://www.edrotacultural.com.br/canad ... ssoes-vip/




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38458
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5861 vezes
Agradeceram: 3318 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1103 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 02, 2023 12:16 pm

Isso é o que países que levam defesa a sério fazem em relação as suas atividades internacionais e de defesa. Planejamento, previsibilidade, avaliação de impacto, objetivos de longo prazo, e por aí vai. Não essa esculhambação que é aqui, que se compra as coisas quando dá, quando pode, quando quero...

A KLM está tirando os todos os seus A330-200 de operação, e são aviões com média de idade de 16 anos. Uma frota que era de 8 aviões. Se o Brasil fosse um país sério, esse tipo de opção seria acompanhada de perto, assim como de outras empresas, a fim de verificar oportunidades que valorizem o erário público na hora de decidir investir o nosso dinheiro.

Imagem




Carpe Diem
Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 399
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceu: 162 vezes
Agradeceram: 183 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1104 Mensagem por Lucubus » Sex Jun 02, 2023 12:28 pm

Existe um kit VIP no mercado, resta saber se será aprovado pelo casal presidencial

Imagem

https://browserclient.twixlmedia.com/0b ... 0c2b09a07f




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1105 Mensagem por Matheus » Ter Jun 06, 2023 11:19 am

gogogas escreveu: Sex Jun 02, 2023 7:42 am Seria muito melhor se desfazer de um Lineage junto com o Aerolula e comprar outro A-330 e deixar a FAB junto ao corsario com os seus KC-30
Se vingar a ideia de um 330 VIP, o mínimo a ser feito seria comprar mais um. Mas para viagens curtas, melhor o 319.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38458
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5861 vezes
Agradeceram: 3318 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1106 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 06, 2023 1:02 pm

A FAB tinha, ou ainda deve ter, como objetivo não declarado a obtenção de 4 aviões para recompor a frota do Corsário, tal como era no tempo dos KC-137. Tal quantidade era julgada suficiente para dar conta das missões do esquadrão e prover as necessidades da PR.
Em todo caso, se for para dispor de um VVIP maior, a lógica manda que tenhamos ao menos 2 unidades dedicadas a este tipo de missão, deixando as demais aeronaves para o cumprimento das atividades primárias do Corsário.
Vamos ver se a FAB engata uma alternativa plausível a fim de conseguir manter o investimento feito nos A330 e ainda assegurar que o seu único esquadrão estratégico de transporte não seja jogado no limbo outra vez.




Carpe Diem
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1107 Mensagem por henriquejr » Ter Jun 06, 2023 3:28 pm

E pensar que o governo do México conseguiu um comprador para o seu B-787VVP. Este avião poderia ter sido uma opção para ser o JANJAJET, mas o Tajiquistão levou...

Imagem

Imagem

Imagem




.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7707
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2625 vezes
Agradeceram: 1072 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1108 Mensagem por J.Ricardo » Ter Jun 06, 2023 3:38 pm

Imagino a gritaria na imprensa se essa compra fosse no governo anterior...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38458
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5861 vezes
Agradeceram: 3318 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1109 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 06, 2023 8:48 pm

Imagina se fosse uma compra em qualquer governo que não o atual. :x

Aliás, os membros do atual governo - PR incluso - foram críticos de primeira hora da compra dos atuais A330 quando o ex presidente anunciou este negócio em uma live na internet (pior jeito não tinha de ser feito tal anúncio... :| :? :roll: )

Mas quando se considera a compra de um tipo de aeronave apenas pelo tamanho e preço, e não pela missão e importância dela para o Estado e a própria força aérea, dá para perceber o (baixo) nível da coisa toda.

No final, todos cagando e andando se o Corsário tem avião estratégico ou não. O problema é poder botar a mão no negócio e dizer "fui eu que fiz". [002]




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38458
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5861 vezes
Agradeceram: 3318 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1110 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 06, 2023 8:51 pm

@henriquejr, tenhas certeza que o que não falta no mercado hoje são wide body, incluso 787, 777, 767, e por aí vai, para todos os gostos e bolsos a quem interessar.
Comprar um avião VVIP não é problema. O problema transformar ele em VVIP. Essa é a parte mais cara do negócio.
Se o atual PR está disposto a pagar a conta, nas costas da FAB, bem, veremos.




Carpe Diem
Responder