https://noticias.uol.com.br/colunas/tha ... overno.htm
Thaís Oyama
Colunista do UOL 01/06/2023 10h37Atualizada em 01/06/2023 14h53
Enquanto Congresso pega fogo com MP, Lula discute compra de novo avião
Anfitriões do almoço no Comando da Aeronáutica, ao qual o presidente Lula compareceu nas tortuosas horas do começo da tarde de ontem, se surpreenderam com o seu bom humor. Na verdade, a surpresa começou com a ida do mandatário ao evento. Em meio à mais grave crise entre o governo e o Congresso, Lula preferiu não cancelar o encontro — marcado com antecedência e destinado a tratar sobretudo do interesse do presidente em trocar de avião.
Lula queixa-se da falta de espaço e autonomia dos aviões que servem à Presidência (o A319, vulgo Aerolula, e o A330, que transportou a comitiva presidencial aos Estados Unidos em fevereiro) e havia pedido à Aeronáutica para estudar a compra de uma nova aeronave ou, ao menos, a reconfiguração da A330, de forma a ampliar o quarto do casal e criar para ele um pequeno escritório.
Enquanto, da Câmara, Arthur Lira ameaçava desmontar o governo, Lula era apresentado pelo comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, às alternativas para as suas demandas. Eram quase três da tarde quando o presidente deixou o local, levando debaixo do braço catálogos de aeronaves e o projeto de reforma do A330 para estudar melhor em casa.
(..)
Quanto às preocupações do presidente com as condições em que fará suas novas viagens internacionais, as perspectivas não são animadoras para ele. Durante o almoço da Aeronáutica, Lula foi, com muito jeitinho, informado de que um avião — novo ou reformado de acordo com seus desejos— sairá caro, muito caro.
Oficial - Projeto KC-X3
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18923
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2006 vezes
- Agradeceram: 2542 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38458
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5861 vezes
- Agradeceram: 3318 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
O problema não é e nunca foi o avião em si. Isso a FAB consegue a troco de pinga como fez com os 2 A330 da Azul que custaram juntos 80 milhões de dólares.
Não compra sequer um narrow body zero bala hoje em dia.
A questão são as dezenas ou centenas de mudanças necessárias para adaptar qualquer modelo escolhido para VVIP. Essa parte pode custar literalmente o preço de outro avião, até novo, dependendo das demandas solicitadas.
Coloquei no tópico do GTE vários links com essas informações.
Avião por avião se compra A340-600 por 12 milhões de dólares por aí. A transição para VVIP deve custar quase dez vezes esse valor.
Não compra sequer um narrow body zero bala hoje em dia.
A questão são as dezenas ou centenas de mudanças necessárias para adaptar qualquer modelo escolhido para VVIP. Essa parte pode custar literalmente o preço de outro avião, até novo, dependendo das demandas solicitadas.
Coloquei no tópico do GTE vários links com essas informações.
Avião por avião se compra A340-600 por 12 milhões de dólares por aí. A transição para VVIP deve custar quase dez vezes esse valor.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13975
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 775 vezes
- Agradeceram: 2419 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
A ordem é esbanjar dinheiro e os Militares se aproveitaram disso. O bom é que a Reserva parece estar começando a se mobilizar, pois o que tem de Coronel e Major revoltados com a situação sendo movido de posto ou punido por órdens do Moraes - General Thomás é só um garoto de recados - não é brincadeira.
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2220
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 229 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
La Aviación Estratégica de la FAB pierde un KC-30 y peligra su conversión con MRTT
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... rsion-mrtt
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... rsion-mrtt
Gogogas !
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2220
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 229 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Seria muito melhor se desfazer de um Lineage junto com o Aerolula e comprar outro A-330 e deixar a FAB junto ao corsario com os seus KC-30
Gogogas !
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38458
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5861 vezes
- Agradeceram: 3318 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
A decisão ainda não foi tomada. A FAB deu ao PR várias opções em termos de preços e custos para o que ele quer, inclusive transformar um, ou os dois KC-30 em VVIP.
E nenhuma das opções é barata.
E nenhuma das opções é barata.
Carpe Diem
- Lucubus
- Avançado
- Mensagens: 399
- Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
- Agradeceu: 162 vezes
- Agradeceram: 183 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
seguindo a mesma linha, mas com uma frota de 6
Canadá prioriza Airbus A330 para missões VIP
Foto: Royal Canadian Air Force
A Royal Canadian Air Force (RCAF) decidiu priorizar a atuação diplomática do país no processo de substituição dos da sua atual frota de CC-150 Polaris, versão militar do Airbus A310. Seu primeiro Airbus A330-200 foi apresentado com um esquema de cores para ser utilizado para transporte de autoridades do país.
O país planeja ter uma frota de até seis A330, que serão designados CC-330. Cinco deles serão convertidos para o padrão Multi-Role Tanker Transportes (MRTT), podendo ser utilizados tanto para o transporte estratégico quanto para reabastecimento de outras aeronaves em voo.
Além do primeiro CC-330, também já foi recebida uma segunda unidade. Ambos voaram com as cores da Kuwait Airlines e ainda estão com configuração interna típica da aviação comercial.
Austrália, França e Cingapura são outros países que atualmente empregam jatos Airbus A330 para traslados dos seus chefes de governo e estado.
https://www.edrotacultural.com.br/canad ... ssoes-vip/
Canadá prioriza Airbus A330 para missões VIP
Foto: Royal Canadian Air Force
A Royal Canadian Air Force (RCAF) decidiu priorizar a atuação diplomática do país no processo de substituição dos da sua atual frota de CC-150 Polaris, versão militar do Airbus A310. Seu primeiro Airbus A330-200 foi apresentado com um esquema de cores para ser utilizado para transporte de autoridades do país.
O país planeja ter uma frota de até seis A330, que serão designados CC-330. Cinco deles serão convertidos para o padrão Multi-Role Tanker Transportes (MRTT), podendo ser utilizados tanto para o transporte estratégico quanto para reabastecimento de outras aeronaves em voo.
Além do primeiro CC-330, também já foi recebida uma segunda unidade. Ambos voaram com as cores da Kuwait Airlines e ainda estão com configuração interna típica da aviação comercial.
Austrália, França e Cingapura são outros países que atualmente empregam jatos Airbus A330 para traslados dos seus chefes de governo e estado.
https://www.edrotacultural.com.br/canad ... ssoes-vip/
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38458
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5861 vezes
- Agradeceram: 3318 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Isso é o que países que levam defesa a sério fazem em relação as suas atividades internacionais e de defesa. Planejamento, previsibilidade, avaliação de impacto, objetivos de longo prazo, e por aí vai. Não essa esculhambação que é aqui, que se compra as coisas quando dá, quando pode, quando quero...
A KLM está tirando os todos os seus A330-200 de operação, e são aviões com média de idade de 16 anos. Uma frota que era de 8 aviões. Se o Brasil fosse um país sério, esse tipo de opção seria acompanhada de perto, assim como de outras empresas, a fim de verificar oportunidades que valorizem o erário público na hora de decidir investir o nosso dinheiro.
A KLM está tirando os todos os seus A330-200 de operação, e são aviões com média de idade de 16 anos. Uma frota que era de 8 aviões. Se o Brasil fosse um país sério, esse tipo de opção seria acompanhada de perto, assim como de outras empresas, a fim de verificar oportunidades que valorizem o erário público na hora de decidir investir o nosso dinheiro.
Carpe Diem
- Lucubus
- Avançado
- Mensagens: 399
- Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
- Agradeceu: 162 vezes
- Agradeceram: 183 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Existe um kit VIP no mercado, resta saber se será aprovado pelo casal presidencial
https://browserclient.twixlmedia.com/0b ... 0c2b09a07f
https://browserclient.twixlmedia.com/0b ... 0c2b09a07f
- Matheus
- Sênior
- Mensagens: 6182
- Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Se vingar a ideia de um 330 VIP, o mínimo a ser feito seria comprar mais um. Mas para viagens curtas, melhor o 319.gogogas escreveu: Sex Jun 02, 2023 7:42 am Seria muito melhor se desfazer de um Lineage junto com o Aerolula e comprar outro A-330 e deixar a FAB junto ao corsario com os seus KC-30
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38458
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5861 vezes
- Agradeceram: 3318 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
A FAB tinha, ou ainda deve ter, como objetivo não declarado a obtenção de 4 aviões para recompor a frota do Corsário, tal como era no tempo dos KC-137. Tal quantidade era julgada suficiente para dar conta das missões do esquadrão e prover as necessidades da PR.
Em todo caso, se for para dispor de um VVIP maior, a lógica manda que tenhamos ao menos 2 unidades dedicadas a este tipo de missão, deixando as demais aeronaves para o cumprimento das atividades primárias do Corsário.
Vamos ver se a FAB engata uma alternativa plausível a fim de conseguir manter o investimento feito nos A330 e ainda assegurar que o seu único esquadrão estratégico de transporte não seja jogado no limbo outra vez.
Em todo caso, se for para dispor de um VVIP maior, a lógica manda que tenhamos ao menos 2 unidades dedicadas a este tipo de missão, deixando as demais aeronaves para o cumprimento das atividades primárias do Corsário.
Vamos ver se a FAB engata uma alternativa plausível a fim de conseguir manter o investimento feito nos A330 e ainda assegurar que o seu único esquadrão estratégico de transporte não seja jogado no limbo outra vez.
Carpe Diem
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5449
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
E pensar que o governo do México conseguiu um comprador para o seu B-787VVP. Este avião poderia ter sido uma opção para ser o JANJAJET, mas o Tajiquistão levou...
.
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7707
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2625 vezes
- Agradeceram: 1072 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Imagino a gritaria na imprensa se essa compra fosse no governo anterior...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38458
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5861 vezes
- Agradeceram: 3318 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Imagina se fosse uma compra em qualquer governo que não o atual.
Aliás, os membros do atual governo - PR incluso - foram críticos de primeira hora da compra dos atuais A330 quando o ex presidente anunciou este negócio em uma live na internet (pior jeito não tinha de ser feito tal anúncio... )
Mas quando se considera a compra de um tipo de aeronave apenas pelo tamanho e preço, e não pela missão e importância dela para o Estado e a própria força aérea, dá para perceber o (baixo) nível da coisa toda.
No final, todos cagando e andando se o Corsário tem avião estratégico ou não. O problema é poder botar a mão no negócio e dizer "fui eu que fiz".
Aliás, os membros do atual governo - PR incluso - foram críticos de primeira hora da compra dos atuais A330 quando o ex presidente anunciou este negócio em uma live na internet (pior jeito não tinha de ser feito tal anúncio... )
Mas quando se considera a compra de um tipo de aeronave apenas pelo tamanho e preço, e não pela missão e importância dela para o Estado e a própria força aérea, dá para perceber o (baixo) nível da coisa toda.
No final, todos cagando e andando se o Corsário tem avião estratégico ou não. O problema é poder botar a mão no negócio e dizer "fui eu que fiz".
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38458
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5861 vezes
- Agradeceram: 3318 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
@henriquejr, tenhas certeza que o que não falta no mercado hoje são wide body, incluso 787, 777, 767, e por aí vai, para todos os gostos e bolsos a quem interessar.
Comprar um avião VVIP não é problema. O problema transformar ele em VVIP. Essa é a parte mais cara do negócio.
Se o atual PR está disposto a pagar a conta, nas costas da FAB, bem, veremos.
Comprar um avião VVIP não é problema. O problema transformar ele em VVIP. Essa é a parte mais cara do negócio.
Se o atual PR está disposto a pagar a conta, nas costas da FAB, bem, veremos.
Carpe Diem