A DIRETORIA DE FABRICAÇÃO (DF), órgão do Departamento
de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, no que se
refere a Solicitação de Proposta (Request for Proposal - RFP) para a
seleção de empresa brasileira interessada na prestação de serviços
técnicos especializados relativos à pesquisa e desenvolvimento (P&D)
da Viatura Blindada de Reconhecimento - Média de Rodas (VBRMR),
incluindo o fornecimento de sistemas de armas 105mm de alta
pressão (modificados para os requisitos estabelecidos pelo EB) e o
assessoramento para a sua integração à Plataforma Automotiva divulgado
no Diário Oficial da União nº 67 de 08 de Abril de 2016, e
nos termos do inciso n° XXVIII do Art 24 da Lei nº 8.666/93(dispensa
de licitação), torna público a classificação do consórcio Oto
Melara do Brasil Ltda/Ares Aeroespacial e Defesa S.A/Finmecânica
SPA devendo apresentar a Best and Final Offer (BAFO) até o dia 16
de novembro de 2016. Gen Bda HÉLIO DE ASSIS PEGADO
Diretor
abs.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Sex Nov 04, 2016 3:04 pm
por Reginaldo Bacchi
Não entendi nada!
E a IVECO?
Um detalhe: a Finmecanica S.p.a. não existe mais desde 1 Janeiro 2016. Hoje se chama: Leonardo-Finmecanica.
Constituem a Leonardo-Finmecanica as seguintes sociedades: AgustaWestland, Alenia Aermacchi, Selex ES, OTO Melara e Wass.
Seus negócios se dividem em 7 divisões: helicópteros, aeronaves, estruturas aéreas, sistemas avionicos e espaciais, eletrônica para defesa terrestre e naval, sistemas para segurança e informação, sistemas de defesa.
Muito bem se a OTO Melara é uma firma da Leonardo-Finmecanica, como pode fazer um consorcio com ela?
E a Ares, não é ligada a Elbit?
FCarvalho você que está sempre por dentro das coisas, conseguirá explicar esta confusão?
Do que se trata.
Bacchi
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Sex Nov 04, 2016 3:08 pm
por Glauber Prestes
Bacchi, provavelmente a proposta foi enviada ou preparada antes da finalização da fusão, por isso o nome.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Sex Nov 04, 2016 3:24 pm
por Reginaldo Bacchi
Glauber, pelo amor de Deus, a questão do nome é a coisa menos importante de tudo que escrevi!!!
Bacchi
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Sex Nov 04, 2016 4:11 pm
por FCarvalho
Reginaldo Bacchi escreveu:Não entendi nada!
E a IVECO?
Um detalhe: a Finmecanica S.p.a. não existe mais desde 1 Janeiro 2016. Hoje se chama: Leonardo-Finmecanica.
Constituem a Leonardo-Finmecanica as seguintes sociedades: AgustaWestland, Alenia Aermacchi, Selex ES, OTO Melara e Wass.
Seus negócios se dividem em 7 divisões: helicópteros, aeronaves, estruturas aéreas, sistemas avionicos e espaciais, eletrônica para defesa terrestre e naval, sistemas para segurança e informação, sistemas de defesa.
Muito bem se a OTO Melara é uma firma da Leonardo-Finmecanica, como pode fazer um consorcio com ela?
E a Ares, não é ligada a Elbit?
FCarvalho você que está sempre por dentro das coisas, conseguirá explicar esta confusão?
Do que se trata.
Bacchi
Olá Bacchi,
Se compreendi corretamente, é como o Glauber falou. As propostas apresentadas para a concorrência da torre da VBR-LR foram feitas ano passado, portanto, antes da fusão daquelas empresas italianas, e ainda com o nome do consórcio tal como consta acima.
Neste sentido, não existe problema com relação a isso, uma vez que se trata apenas de um procedimento burocrática legal afeto ao processo de escolha, sendo mantido o nome do consórcio original que apresentou a proposta hora selecionada, com a Oto Melara e Finmecânica separadamente.
Posteriormente o nome do consórcio deverá ser alterado de acordo com a evolução do negócio, em havendo a aprovação da BAFO. Assim, a assinatura do contrato será com o consórcio da Ares Aeroespacial e Defesa S.A e Finmecânica SPA, com esta última como a representante legal das empresas formadoras do grupo.
abs.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Sex Nov 04, 2016 6:01 pm
por jauro
[destacar]E a IVECO?[/destacar]
Salvo uma melhor avaliação a IVECO não desenvolve sistemas de armas, só prepara e monta os complexos.
[destacar]Um detalhe: a Finmecanica S.p.a. não existe mais desde 1 Janeiro 2016. Hoje se chama: Leonardo-Finmecanica.[/destacar]
O Compras Net só trabalha com nomes desatualizados.
Bem resta saber então se serão apenas 100, ou se vamos pensar em ir um pouco mais adiante.
Alias, as 4 bgda cav mec com este número ficariam tão capengas quanto hoje.
Mas, enfim, vamos torcer para que venhamos a ter bem mais que isso, pois ninguém abre linha de produção para tão pouco.
Bem resta saber então se serão apenas 100, ou se vamos pensar em ir um pouco mais adiante.
Alias, as 4 bgda cav mec com este número ficariam tão capengas quanto hoje.
Mas, enfim, vamos torcer para que venhamos a ter bem mais que isso, pois ninguém abre linha de produção para tão pouco.
abs.
Estas VBR estão vindo para transformar a Inf Mtz em Mec. Então seriam necessárias, por menos, 41 VBR SR, por Bda Inf Mec ou seja 41x4=164. Essas VBR seriam usadas como CC SR.
VBR
Viatura blindada de RECONHECIMENTO é a viatura utilizada pela Cav Mec. A cavalaria brasileira utiliza cerca de 409 viaturas destas distribuídas por RCMec e EsqdCMec.
As VBR EE 9 – Cascavel são 6x6 e possuem um Can 90mm o que admitem sejam letais, rápidas e ágeis e permitem o engajamento e o desengajamento célere e lesto com o inimigo que é alvo de seu RECONHECIMENTO. Assim, aumentar o peso destas viaturas que primam pela agilidade seria temeroso
No meu entender seria algo semelhante ao EE 9.
Escrevi que seria temeroso, não impossível, utilizar uma Vtr mais pesada para aquilo que a CavMec mais se presta, que é o Reconhecimento. Mas como se trata de novos MEM, é bem provável que ele venha atendendo às duas vertentes (do poder de choque e do reconhecimento). Assim precisaríamos de mais 400 e tantos VBR/CC-SR, onde 600 Vtr estariam de bom tamanho para atender as Bda Mec atuais.