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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Seg Mai 25, 2015 10:00 pm
por Penguin
Telas grandes, ocupando todo o painel é a tendência...

F-15SE:
https://c3.staticflickr.com/7/6105/6272089236_bb5ab1509a_b.jpg

Super Hornet International:
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/04/Super-Hornet-glass-cockpit-LAAD-2011-foto-trilogia.jpg

KFX:
http://www.flightglobal.com/blogs/wp-content/uploads/mt/flightglobalweb/blogs/the-dewline/assets_c/2011/10/KFX%20cockpit-thumb-560x373-143348.jpg

AMCA:
http://4.bp.blogspot.com/_o_no4M2xEPY/TOFHd6696GI/AAAAAAAALoY/Teqzj5dXxaU/s1600/AMCA%2Bcockpi.JPG

J-20:
http://k35.kn3.net/taringa/1/7/6/7/5/8/76/santysoy/F53.jpg?5004

Até entre quem não tem uma tela grande, junta 2 menores...PAK-FA...
http://img-fotki.yandex.ru/get/5802/wait4me90.36/0_4b9d9_b1a365ed_orig

Será que está mundo errado?!

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Seg Mai 25, 2015 10:04 pm
por Penguin
knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu:E a desinformação continua o seu trabalho... agora WAD é "nacional" e é a melhor coisa do universo.

No F-35 tem a sua razão de ser e porque funciona bem (dentre outros motivos Não tem HUD)... nas aeronaves de 4 geração (com os seus HUDs)... nem tanto.

É claro que faltou comentar as provavéis alterações na fuselagem do """"nosso"""" Gripen para comportar a "maravilha", além do fato dos próprios pilotos suecos não quererem saber disso nem de longe nos seus Gripens e o quanto tal modificação vai seguir o seu curso de nos distanciar da mesma cadeia logística ($) dos Gripen suecos... e o quanto isso ao longo do tempo vai pesar ($).

A cada dia eu perco mais e mais a vontade de debater, pois não existe mais debate e sim desinformação em cima de desinformação.

Quem ganha com isso? Definitivamente não o leitor casual de assuntos de Defesa.

Mas voltemos ao tópico do Rafale...

[]s
CB_Lima
O WAD do GripenNG vai ser desenvolvido pela AEL. Todo o software de integração deverá ser desenvolvido a partir do zero (EMB + AEL), toda a MMI (Man-Machine Interface), ensaios no solo e em voo, certificação. Vai demandar bastante desenvolvimento, e também aprendizado.

Eu já citei material sobre isso com matéria extensa com o gerente do projeto. (Revista Froça Aérea de dezembro do ano passado). Aliás não é único material aí que foi citado, inclusive por mim aqui no DB.

E não adianta vc fingir que não vê.
Imagem
http://www.defesanet.com.br/en/e_gripen ... -NG-fleet/

May 21, 2015 - 09:20 ( Brasília )
AEL selected to provide Brazil’s Gripen NG fleet

Saab has selected AEL Sistemas as a new supplier for Brazil’s Gripen NG. The local company will provide the wide area display (WAD) and the head-up display (HUD), which will be integrated in the fighter as part of the F-X2 contract.

Development of these programmes commenced in January 2015, with Saab and AEL also signing a contract for technology transfer to commence in the summer at Saab’s base in Linköping, Sweden.

The later focuses on furthering the development of the human machine interface (HMI) for advanced fighters, along with workshops for avionics maintenance. The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touchscreen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit.

Meanwhile, the new HUD provides essential flight and mission information to the pilot when looking in all directions out of the cockpit. The new avionics systems programme will run over four years and includes development, integration and production work to be performed in Porto Alegre.

System integration work will be undertaken by Saab and Embraer. An extensive flight test campaign will then be conducted in close cooperation with AEL at Linköping to demonstrate and validate the new equipment.

Currently the planned 60 or 70 Gripen-Es for the Swedish Air Force are expected to come with a three-display cockpit layout. However, a Saab spokesperson at IDEX told us that as work on the (now much larger) Brazilian programme has been establishing “rather comfortable” schedules compared to the requests of very tight timeframes for Swiss forces – the Flyvapnet may also end up leaning towards the WAD.

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Ter Mai 26, 2015 2:28 am
por Carlos Lima
Ta certo... Nao precisamos de mais um topico sobre o Gripen.

Parei por aqui... Vamos dar tempo ao tempo... :D

;)
[]s
CB

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Ter Mai 26, 2015 12:37 pm
por knigh7
Justin Case escreveu:
O Rafale, utiliza uma concepção de Head Level Display, aquela coisa tosca que está à frente do piloto, em nível mais alto do que a tela plana do Gripen, com foco no infinito (ou quase), para facilitar a transiçao entre o ambiente externo e o interno. O equipamento se aprofunda pois também depende de uma imagem que é projetada lá de baixo para esse HLD. Era a maneira mais eficiente de projetar algo focado no infinito (o mesmo conceito utilizado nos HUD).
O leigo, olhando a coisa tosca pela lateral do avião, vai achar feio. O caçador, que veste a aeronave, vai gostar muito mais do que aquela tela plana, tenho certeza.
Abraços,

Justin

A solução adotada para o Rafale "que o caçador iria gostar muito mais do que a tela plana" não foi seguida para nenhum outro caça. E isso foi criada para o Rafale há quase 1/4 de século atrás. Teve bastante projeto de caça/novas versões que ocorreram após.

Aliás, um exemplo que o Penguin não deu de tela única e que eu me lembro é a proposta da Boeing/Saab para o T-X da Usaf:

Imagem

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Ter Mai 26, 2015 12:44 pm
por knigh7
bcorreia escreveu:
Como é feita a redundância desse display afinal?


Olá, Correia.

O projeto do WAD do GripenNG são na verdade 2 monitores com processamento e alimentação elétrica separados por uma borda ultrafina.
Está sendo projetado justamente por segurança.

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Ter Mai 26, 2015 2:38 pm
por Carlos Lima
knigh7 escreveu:
bcorreia escreveu:
Como é feita a redundância desse display afinal?
Olá, Correia.

O projeto do WAD do GripenNG são na verdade 2 monitores com processamento e alimentação elétrica separados por uma borda ultrafina.
Está sendo projetado justamente por segurança.
Na verdade não é bem assim.

De acordo com o release abaixo é somente 1 monitor (já tinha postado isso no tópico do F-X).

http://www.advfn.com/news_Saab-Selects- ... 21600.html
...
The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touch-screen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit...
http://saab.com/pt/air/gripen-fighter-s ... in-brazil/

[]s
CB_Lima

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Ter Mai 26, 2015 4:16 pm
por Alcantara
Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu: Olá, Correia.

O projeto do WAD do GripenNG são na verdade 2 monitores com processamento e alimentação elétrica separados por uma borda ultrafina.
Está sendo projetado justamente por segurança.
Na verdade não é bem assim.

De acordo com o release abaixo é somente 1 monitor (já tinha postado isso no tópico do F-X).

http://www.advfn.com/news_Saab-Selects- ... 21600.html
...
The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touch-screen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit...
http://saab.com/pt/air/gripen-fighter-s ... in-brazil/

[]s
CB_Lima
Realmente, não é bem assim. Na hora de coletar informações, esqueceu de citar o seguinte:

"O engenheiro da Saab Bjorn Johansson, que já atuou como piloto de teste do Gripen, afirma, contudo, que os brasileiros não precisam ter medo de perder as informações. Segundo ele, o próprio painel WAD terá uma divisão interna que, caso metade dele se apague, a outra será mantida".

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Ter Mai 26, 2015 5:07 pm
por Carlos Lima
Mas é claro que o cara vai dizer isso!! :lol: :lol:

Imagina o chefe de testes do Gripen dizer:

" - Olha povo... se "o" painel apagar... eject eject eject!! "

Obviamente que esse troço vai ter que ser testado ad infinitum.

[]s
CB_Lima

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Ter Mai 26, 2015 5:19 pm
por knigh7
Carlos Lima escreveu:Mas é claro que o cara vai dizer isso!! :lol: :lol:

Imagina o chefe de testes do Gripen dizer:

" - Olha povo... se "o" painel apagar... eject eject eject!! "

Obviamente que esse troço vai ter que ser testado ad infinitum.

[]s
CB_Lima

O chefe de projetos da AEL, um engenheiro, deu entrevista para a RFA no final do ano passado apenas para falar do WAD.

Ele deixou bem claro que são 2 telas.

A divisão é ultrafina. É por isso que parece uma tela só.
Decidiram por segurança.

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Ter Mai 26, 2015 5:23 pm
por Penguin
Carlos Lima escreveu:Mas é claro que o cara vai dizer isso!! :lol: :lol:

Imagina o chefe de testes do Gripen dizer:

" - Olha povo... se "o" painel apagar... eject eject eject!! "

Obviamente que esse troço vai ter que ser testado ad infinitum.

[]s
CB_Lima
Mas onde é que está o problema?!!
Em todo lugar diz que o sistema possui redundância. A Saab explica como é essa redundância, confirmando o que o Knight explicou antes. Ou seja, é uma tela única, mas a alimentação de energia é bipartida, uma fonte para cada metade da tela. Visualmente na pratica é uma única tela, mas por dentro funciona com se fossem 2 telas.
Sim, terá que ser integrado, testado e certificado. Como todo novo sistema. E o Brasil irá participar disso.

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Ter Mai 26, 2015 5:29 pm
por Carlos Lima
knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu:Mas é claro que o cara vai dizer isso!! :lol: :lol:

Imagina o chefe de testes do Gripen dizer:

" - Olha povo... se "o" painel apagar... eject eject eject!! "

Obviamente que esse troço vai ter que ser testado ad infinitum.

[]s
CB_Lima

O chefe de projetos da AEL, um engenheiro, deu entrevista para a RFA no final do ano passado apenas para falar do WAD.

Ele deixou bem claro que são 2 telas.

A divisão é ultrafina. É por isso que parece uma tela só.
Decidiram por segurança.
Então a notícia da SAAB acima que é de Março 2015 está errada porque só fala de uma tela... entendi.
O WAD para as aeronaves Gripen NG do Brasil é um display único inteligente, com capacidade multifunção e totalmente redundante com imagem em cores, tela grande (19x8 polegadas) com apresentação contínua de imagens e controles touch-screen de última geração. Essa é a principal fonte de informações de voo e de missão no cockpit.
[]s
CB_Lima

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Ter Mai 26, 2015 5:35 pm
por knigh7
Essa nota da SAAB está errada. Não iam mudar de uma hora para outra. E o engenheiro-chefe da AEL explicou o porquê de 2 monitores. São 2 de 9,5x8pol.

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Ter Mai 26, 2015 5:41 pm
por Carlos Lima
knigh7 escreveu:Essa nota da SAAB está errada. Não iam mudar de uma hora para outra. E o engenheiro-chefe da AEL explicou o porquê de 2 monitores. São 2 de 9,5x8pol.
Ok... a SAAB está errada então.

Voltemos para o Rafale... vamos parar com Gripen/SAAB por aqui então por favor.

[]s
CB_Lima

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Ter Mai 26, 2015 5:48 pm
por knigh7
Entre o engenheiro-chefe da AEL falando da tela da AEL e nota da SAAB é mais sensato levar em consideração a do engenheiro.

Aliás, isso já foi discutido no tópico do GripenNG há 1 mês atrás:
http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... d#p5406794

Essa nota que vc citou é tradução da nota que foi debatida. Como bem havia observado o Marechal do Ar sobre ela, na mesma página:
Marechal-do-ar escreveu:O consumo de energia é quanto calor ele gera.

E caso não tenha ficado claro, só destaquei aquela frase porque é incomum ver "single" e "full-redundant" na mesma frase, pra mim, isso é marketing e pode não estar 100% correto do ponto de vista técnico.

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Ter Mai 26, 2015 9:13 pm
por andrelemos
Só um adendo:

O WAD para as aeronaves Gripen NG do Brasil é um display único inteligente, com capacidade multifunção e totalmente redundante com imagem em cores, tela grande (19x8 polegadas) com apresentação contínua de imagens e controles touch-screen de última geração. Essa é a principal fonte de informações de voo e de missão no cockpit.


Creio que esteja havendo uma confusão aí de interpretação, ou então a tradução está ruim. Infelizmente acontece muito. Pra mim, seria o cúmulo da burrice colocar uma aeronave que vale na casa dos 100 milhões de dólares pra depender de uma única tela, sem redundância, nem sistema de back-up nenhum. A Saab não é novata neste campo, nem a Embraer, nem a AEL. Creio que é um erro que nem uma empresa novata cometeria...