F-15SE:

Super Hornet International:
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KFX:
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AMCA:
J-20:
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Até entre quem não tem uma tela grande, junta 2 menores...PAK-FA...
Será que está mundo errado?!
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
knigh7 escreveu:O WAD do GripenNG vai ser desenvolvido pela AEL. Todo o software de integração deverá ser desenvolvido a partir do zero (EMB + AEL), toda a MMI (Man-Machine Interface), ensaios no solo e em voo, certificação. Vai demandar bastante desenvolvimento, e também aprendizado.Carlos Lima escreveu:E a desinformação continua o seu trabalho... agora WAD é "nacional" e é a melhor coisa do universo.
No F-35 tem a sua razão de ser e porque funciona bem (dentre outros motivos Não tem HUD)... nas aeronaves de 4 geração (com os seus HUDs)... nem tanto.
É claro que faltou comentar as provavéis alterações na fuselagem do """"nosso"""" Gripen para comportar a "maravilha", além do fato dos próprios pilotos suecos não quererem saber disso nem de longe nos seus Gripens e o quanto tal modificação vai seguir o seu curso de nos distanciar da mesma cadeia logística ($) dos Gripen suecos... e o quanto isso ao longo do tempo vai pesar ($).
A cada dia eu perco mais e mais a vontade de debater, pois não existe mais debate e sim desinformação em cima de desinformação.
Quem ganha com isso? Definitivamente não o leitor casual de assuntos de Defesa.
Mas voltemos ao tópico do Rafale...
[]s
CB_Lima
Eu já citei material sobre isso com matéria extensa com o gerente do projeto. (Revista Froça Aérea de dezembro do ano passado). Aliás não é único material aí que foi citado, inclusive por mim aqui no DB.
E não adianta vc fingir que não vê.
Justin Case escreveu:
O Rafale, utiliza uma concepção de Head Level Display, aquela coisa tosca que está à frente do piloto, em nível mais alto do que a tela plana do Gripen, com foco no infinito (ou quase), para facilitar a transiçao entre o ambiente externo e o interno. O equipamento se aprofunda pois também depende de uma imagem que é projetada lá de baixo para esse HLD. Era a maneira mais eficiente de projetar algo focado no infinito (o mesmo conceito utilizado nos HUD).
O leigo, olhando a coisa tosca pela lateral do avião, vai achar feio. O caçador, que veste a aeronave, vai gostar muito mais do que aquela tela plana, tenho certeza.
Abraços,
Justin
bcorreia escreveu:
Como é feita a redundância desse display afinal?
Na verdade não é bem assim.knigh7 escreveu:Olá, Correia.bcorreia escreveu:
Como é feita a redundância desse display afinal?
O projeto do WAD do GripenNG são na verdade 2 monitores com processamento e alimentação elétrica separados por uma borda ultrafina.
Está sendo projetado justamente por segurança.
http://saab.com/pt/air/gripen-fighter-s ... in-brazil/...
The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touch-screen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit...
Realmente, não é bem assim. Na hora de coletar informações, esqueceu de citar o seguinte:Carlos Lima escreveu:Na verdade não é bem assim.knigh7 escreveu: Olá, Correia.
O projeto do WAD do GripenNG são na verdade 2 monitores com processamento e alimentação elétrica separados por uma borda ultrafina.
Está sendo projetado justamente por segurança.
De acordo com o release abaixo é somente 1 monitor (já tinha postado isso no tópico do F-X).
http://www.advfn.com/news_Saab-Selects- ... 21600.html
http://saab.com/pt/air/gripen-fighter-s ... in-brazil/...
The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touch-screen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit...
[]s
CB_Lima
Carlos Lima escreveu:Mas é claro que o cara vai dizer isso!!![]()
![]()
Imagina o chefe de testes do Gripen dizer:
" - Olha povo... se "o" painel apagar... eject eject eject!! "
Obviamente que esse troço vai ter que ser testado ad infinitum.
[]s
CB_Lima
Mas onde é que está o problema?!!Carlos Lima escreveu:Mas é claro que o cara vai dizer isso!!![]()
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Imagina o chefe de testes do Gripen dizer:
" - Olha povo... se "o" painel apagar... eject eject eject!! "
Obviamente que esse troço vai ter que ser testado ad infinitum.
[]s
CB_Lima
Então a notícia da SAAB acima que é de Março 2015 está errada porque só fala de uma tela... entendi.knigh7 escreveu:Carlos Lima escreveu:Mas é claro que o cara vai dizer isso!!![]()
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Imagina o chefe de testes do Gripen dizer:
" - Olha povo... se "o" painel apagar... eject eject eject!! "
Obviamente que esse troço vai ter que ser testado ad infinitum.
[]s
CB_Lima
O chefe de projetos da AEL, um engenheiro, deu entrevista para a RFA no final do ano passado apenas para falar do WAD.
Ele deixou bem claro que são 2 telas.
A divisão é ultrafina. É por isso que parece uma tela só.
Decidiram por segurança.
[]sO WAD para as aeronaves Gripen NG do Brasil é um display único inteligente, com capacidade multifunção e totalmente redundante com imagem em cores, tela grande (19x8 polegadas) com apresentação contínua de imagens e controles touch-screen de última geração. Essa é a principal fonte de informações de voo e de missão no cockpit.
Ok... a SAAB está errada então.knigh7 escreveu:Essa nota da SAAB está errada. Não iam mudar de uma hora para outra. E o engenheiro-chefe da AEL explicou o porquê de 2 monitores. São 2 de 9,5x8pol.
Marechal-do-ar escreveu:O consumo de energia é quanto calor ele gera.
E caso não tenha ficado claro, só destaquei aquela frase porque é incomum ver "single" e "full-redundant" na mesma frase, pra mim, isso é marketing e pode não estar 100% correto do ponto de vista técnico.