U-27 escreveu:ja cansou esse papo de temos de nos ater a nossas capacidades, ou seja, temos de ser eternamente vira-latas mal armados e que nao tem peso algum no mundo? ora! nao falo mal dos militares pois sei que eles lutam muito com o que tem, porem, é ridiculo o quanto nossa defesa esta defasada e mal equipada para o tamanho do País, temos das 10 maiores naçoes em GDP a mais fracas FA's e ainda queremos ser importantes? nao passaremos do bobao gordo do sul, que nao fede nem cheira, e que nao tem força pra segurar nada, nos temos sorte (ou azar) de nossos vizinhos serem tambem assim, se não...
Ja passou da hora desse país virar certo, o Japao investe 0,5% do PIB deles, sim maior que o nosso, e ainda sim tem uma força muito superior, Coreia é um país menor e tem uma força superior, dai alguns dirão, a sim, ela tem ameaças! e nos não? não agora, mas não sabemos o futuro, e se alguem resolve nos atacar hoje, até nos organizarmos e lutarmos ja perdemos.
o Brasil tem recursos de sobra para investir, tem, nao investe pois so temos uma classe politica babaca e corrupta, o PT veio e afundou ainda mais o que ja tava fundo na lama, temos uma enorme arrecadação mas e ae? aonde vai parar o dinheiro? por que uma parte não vem para nossas Fa's? pois não interessa a esses pacifistas de bosta do governo!
sei que alguns aqui gostam do PT, mas ele é uma das maiores escorias do país, vide mensalão e afins, mas não absolvo os outros, PSDB, por exemplo, é outro poço de lixo e corrupção! e assim vai, nosso sistema de governo é falido, e nao ira sair nada de bom disso, é esperar sentado que isso um dia se torne uma real democracia, ou um governo serio, mas sinceramente, ver o Brasil, com o porte que tem, com tão pouca defesa, vendo as pessoas falando qeu nao temos dinheiro pra isso e aquilo e tal, parece mais que falamos da marinha paraguaia que a Brasileira, por tanto descaso de algo tão importante para o país.
me perdoem o off topic, mas nao tem como nao se irritar...
Cara, sei não, mas acho que muitas vezes reclamamos de barriga cheia! Sei que nossas forças armadas não estão a altura, em termos de equipamentos, a importância do Brasil como líder regional e como potência econômica, mas acho que, apesar de tantas limitações orçamentárias, as forças armadas brasileiras vai avançando aos poucos com projetos importantes, apesar de não ser num ritmo ideal, estão saindo do papel!
A FAB, que até poucos anos atrás possuía mais de 60% de sua frota inoperante e sucateada, conseguiu, nos últimos anos, renovar toda sua frota de helicópteros, de aviões de transporte (aquisição dos C-295, modernização dos C-130H, Bandeirantes, aquisição de EMB-145, etc), de treinamento (A-29), e a modernização da aviação de caça (F-5M e A-1M). Isso sem falar em armamentos, que a poucos anos atrás os caças da FAB eram equipados com AIM-9B e bombas burras, e hoje temos mísseis modernos, bombas inteligentes, além dos projetos de desenvolvimento nacional. Também podemos citar os programas KC-390 e KC-X que praticamente são uma realidade. No geral, acho que a FAB está se tornando uma Força Aérea bem equilibrada e moderna, faltando apenas definir a questão do FX.
A MB conseguiu conseguiu implementar o PROSUB, que lhes dará uma força de submarinos dos mais modernos do mundo além de, finalmente, realizar seu sonho de possuir um SNA. Vem equipando seus Distritos Navais com navios de patrulhas e lanchas novos. Também ta conseguindo renovar sua aviação naval, com o recebimento dos EC-725, SH-60B, modernização dos Super Linxs, modernização dos AF-1, aquisição de aeronaves de asa fixas modernizadas, e o programa de substituição dos HB-350/355 Esquilo. Praticamente preencheu a necessidade por Navios de Patrulha Oceânico, com a compra de 3 NPO ingleses e o projeto para construir mais no Brasil. Conseguiu junto ao governo a construção de mais navios da classe Barroso e, ao que tudo indica, deve estar participando do desenvolvimento da nova fragata T-26, que deverá ser a mais moderna do mundo em sua classe!
O EB comprou os Leo IA5, que apesar das críticas de muitos, preenche seus requisitos operacionais. Deve desenvolver uma nova família de blindados sob largatas, que resultará no seu novo carro de combate. Implementou o projeto do Guaraní, que finalmente transformará a infantaria motorizada em mecanizada, como preceitua os exércitos modernos do mundo. Também ta renovando sua frota aérea, com aquisição de novos helicópteros (EC-725) e modernização dos atuais. Em breve deverá substituir seus velhos fuzis FAL pelo IA2, de desenvolvimento nacional, além de muitos projetos nacionais de sensores, radares (SABER), etc... Deve ter novos equipamentos para sua Artilharia Anti-aérea, bem como para Artilharia de Campanha, etc...
Como podemos ver, temos sim motivos para comemorar. Muitos projetos ainda estão emperrados por questões políticas mas devem sair em breve.
Com tudo isso ainda não vamos ter as forças armadas que sonhamos mas teremos forças armadas compatíveis para uma não que não tem inimigos declarados, não possui conflitos fronteiriços, e não possui nenhum país próximo que possa oferecer perigo. Além do fato de, apesar de ser a 6ª economia do mundo, ainda somos um país de milhões de miseráveis, onde pessoas ainda morrem nos corredores dos hospitais, etc... Não temos só problemas das forças armadas para resolver.
.