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Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Ter Jan 12, 2021 2:56 am
por knigh7
A Revista Força Aérea lançada recentemente (somente edição digital) tem uma matéria de 14 páginas sobre o Iris-T. Recomendo.

Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Ter Jan 12, 2021 12:41 pm
por knigh7
Segue uma matéria sobre o Iris-T SLM de uma outra revista digitalizada. Embora não seja atual, essas 2 páginas concentram muitas informações sobre o sistema:

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Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Qui Jan 14, 2021 5:49 pm
por Brasileiro
Tá certo que o atirador acertou, era um alvo tipo aeromodelo. Mas a impressão que dá é que não é tão fácil assim acertar, se o cara não tiver muita destreza, perde o alvo... mais ainda se o mesmo fosse mais veloz e manobrável.

Para isso, tem-se o RBS-70NG, que tem um auxílio no guiamento do laser, meio que trancando no alvo. O mais interessante mesmo seria um guiamento totalmente automático, em que o operador só clica no alvo, acompanha e o próprio sistema leva o míssil até o mesmo, com cálculo de trajetória otimizada. Tal qual o Gripen, seria uma coisa interessante de se desenvolver com a BID.


Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Sex Jan 15, 2021 2:43 am
por gabriel219
Proponho algo melhor:
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Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Sex Jan 15, 2021 3:46 pm
por knigh7
Observem a capacidade imageamento e ECCM do Iris-T:

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O Iris-T é o bicho. O problema é um dos donos, que é cheio de frescura (Alemanha).

Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Sáb Jan 16, 2021 7:12 am
por gabriel219
Se vier com produção nacional, não precisamos nos preocupar com isso, mas acho difícil isso vir com a Diehl. Os Alemães não são diferentes do EUA, impõe uma bancada de coleiras em você. Creio que o Tio Jacó está mais apto a fazer negócios dessa maneira.

Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Sáb Jan 16, 2021 11:27 am
por gabriel219
Um interessante do IRIS-T é que ele possui uma versão lançada a partir de submarinos, o IDAS.

Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Sáb Jan 16, 2021 11:29 am
por vplemes
knigh7 escreveu: Sex Jan 15, 2021 3:46 pm Observem a capacidade imageamento e ECCM do Iris-T:

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O Iris-T é o bicho. O problema é um dos donos, que é cheio de frescura (Alemanha).
Se estamos comprando para usar no gripen, não vejo qual seria o problema com a versão terrestre. Não vejo o porquê a Alemanha criaria caso com uma possível compra do Iris-T.

Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Qui Jan 21, 2021 6:12 pm
por gabriel219


Também pode ser um candidato.

Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Dom Jan 24, 2021 1:30 pm
por knigh7
Gabriel, pelo requisito absoluto (7.7, b), todo o sistema deve ser transportado por um C-130. É possível até separar o módulo do caminhão, mas o Pantsir exige caminhões pesados.


Há também a questão que 2 concorrentes deixaram em aberto ao EB escolher o radar. Nem especificaram. Já a Rafael especificou, mas é provável que se o EB exigir, como o Derby e o Python V são de guiagem ativa, podem deixar para o EB escolher.


Mas vale ressaltar que o Pantsir é um sistema que foi evoluindo até ficar excelente. Mas na minha opinião, ele tem poucas chances de vencer.

Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Dom Jan 24, 2021 5:08 pm
por gabriel219
knigh7 escreveu: Dom Jan 24, 2021 1:30 pm Gabriel, pelo requisito absoluto (7.7, b), todo o sistema deve ser transportado por um C-130. É possível até separar o módulo do caminhão, mas o Pantsir exige caminhões pesados.


Há também a questão que 2 concorrentes deixaram em aberto ao EB escolher o radar. Nem especificaram. Já a Rafael especificou, mas é provável que se o EB exigir, como o Derby e o Python V são de guiagem ativa, podem deixar para o EB escolher.


Mas vale ressaltar que o Pantsir é um sistema que foi evoluindo até ficar excelente. Mas na minha opinião, ele tem poucas chances de vencer.
Falo do Pantir-SM até mesma forma em que altas dúvidas quanto ao módulo MR do Spyder ser aerotransportado junto com seu caminhão. A única imagem que se tem do Spyder sendo aerotransportado é apenas do módulo do SR, sem caminhão e já me parecia estar no limite da altura de um C-130.

Não veria problemas no EB adquirir radares Israelenses para complementar os radares orgânicos das viaturas. Os S-400 Indianos terão radares Israelenses integrados ao sistema, então o mesmo poderia ser feito com o E/L-2084.

De qualquer forma, se o Spyder for escolhido, terá que ser necessário adquirir alguma escolta AAe para esse sistema, já que o mesmo só pode disparar quanto estiver estacionado e defesa AAe, assim como qualquer outra artilharia, não pode ficar estacionada muito tempo em uma determinada posição, principalmente sistemas de médio alcance.

A versatilidade do Pantsir é ser a própria escolta e poder ficar sempre em movimento, vetorado por um radar de maior alcance e sistema C2.

Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Dom Jan 24, 2021 5:40 pm
por gabriel219
Vou detalhar melhor:

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Esse aqui é um MAN HX 58 6x6, que tem sua altura por volta de 3.2 metros. Nessa imagem acima, vemos que o módulo e o sistema EO/IR supera sua altura em algo entre 80 cm-1,20 m. Ai temos um problema:

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Tudo isso me faz pensar que o Spyder, mesmo o SR, só pode ser aerotransportado removendo-o do caminhão. Na época, foi dito que o Pantsir só poderia ser aerotransportado por um C-130 sendo somente o módulo, sem o caminhão.

Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Dom Jan 24, 2021 6:38 pm
por knigh7
vplemes escreveu: Sáb Jan 16, 2021 11:29 am
knigh7 escreveu: Sex Jan 15, 2021 3:46 pm Observem a capacidade imageamento e ECCM do Iris-T:

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O Iris-T é o bicho. O problema é um dos donos, que é cheio de frescura (Alemanha).
Se estamos comprando para usar no gripen, não vejo qual seria o problema com a versão terrestre. Não vejo o porquê a Alemanha criaria caso com uma possível compra do Iris-T.

A Diehl nem teria formalizado uma proposta do SLM para nós sem a anuencia do.Governo Alemão, que detém metade da participação no consórcio.

O Gabriel acabou esclarecendo a "frescura" daquele Governo no qual me referi.

Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Dom Jan 24, 2021 9:22 pm
por knigh7
Gabriel,

Use softwares de geometria interativa. Pode ser esses deste site:

http://www.mat.uel.br/geometrica/php/geometria.php


Vc vai observar que dado ao alcance mínimo requerido 40km, com 4 UTs, uma se locomove e as outras 3 protegem bem a área, que é grande. Se o EB colocar mais radares(no caso individual, para cada UT, mais caro vai ser). A Rafael, que ofereceu o radar, não ofereceu 1 para cada UT. E o Spyder pode ter. Não ofereceu porque nao deve ser interessante ao EB.

Quanto à capacidade de um C-130 poder levar Spyder MR, acho difícil encontrar uma revista que não coloca esta capacidade.

Re: O futuro da AAAe no Brasil

Enviado: Dom Jan 24, 2021 10:53 pm
por knigh7
gabriel219 escreveu: Dom Jan 24, 2021 5:40 pm Vou detalhar melhor:

Imagem

Esse aqui é um MAN HX 58 6x6, que tem sua altura por volta de 3.2 metros. Nessa imagem acima, vemos que o módulo e o sistema EO/IR supera sua altura em algo entre 80 cm-1,20 m. Ai temos um problema:

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Tudo isso me faz pensar que o Spyder, mesmo o SR, só pode ser aerotransportado removendo-o do caminhão. Na época, foi dito que o Pantsir só poderia ser aerotransportado por um C-130 sendo somente o módulo, sem o caminhão.
Gabriel,

Acho que esse módulo pode ser removido...

O módulo do armamento do Pantsir pode ser retirado. Eu tenho os PPTs da apresentação da Rosoboronexport. E é bem detalhada.

Eu vou fazer um trabalho de escavação arqueológica nos meus arquivos e coloco aqui.