O Mi-17 gasta mais combustível porque tem motores com potência 20% maior, justamente por causa de seu maior espaço interno, maior capacidade de transporte de soldados, maior quantidade de meios bélicos disponíveis (chaff/flare, blindagem, etc.), os quais não encontram correspondência no Cougar do EB...
- Qual o preço de, por transportar mais soldados, fazer menos "pernadas" e expor menos a aeronave e a tripulação à ação do inimigo?
- Qual o preço de ter a cabine blindada contra munição .50 disparada de 300m e munição 7,62x51mm a 0m (zero metros) para proteger a tripulação num desembarque ?
- Qual o preço de dispor de lançadores de flare para se defender de Manpads inimigos (Igla, Stinger...) ?
Isto tudo tem que entrar na conta...
Quanto a transportar um motor pendurado, óbvio que o BH e o Cougar fazem isso, mas quais as limitações impostas ao vôo, à manobrabilidade e à segurança da aeronave com uma carga de mais de uma tonelada pendurada? Como você vai fazer um vôo "enfiado", "nap of the earth", para não se expor ao inimigo e não revelar a posição da base dispersa, com um motor de caça pendurado embaixo do helicóptero?
No mais, que concorrente oferece um Centro de Manutenção completo ( e realmente completo), com produção local de componentes ?
E qual oferece exclusividade para manutenção de aeronaves na AL, o que gerará muita demanda de serviços e, por conseqüência, muito $$$ para o país, sendo que esse $$$ pode ser usado até para custear a manutenção dos Mi nacionais ?
Disse tudo.
Isso que eu estou falando....a Venezuela até agora gastou U$ 3 bilhões em armas russas e nada de centro e fabrica de Mi-17....e o Brasil só porque é mais bonito vai ganhar tudo isso com uma compra de U$ 400 milhões.
pera la....
1) a Venezuela não comprou U$ 3 bi em helicópteros.
2) a Venezuela negociou cerca de 50 helicópteros, ou seja, pouco mais que a demanda inicial da FAB.
3) o Exército Brasileiro tem uma demanda muito maior.
4) ainda tem a marinha e os fuzileiros que podem se interessar.
5) ainda tem o mercado civil que representa a maior economia da região e o segundo maior em número de helicópteros e heliportos.
Portanto, existe uma diferença muito grande nisso ai. Não é porque a Venezuela comprou outras coisas que ela terá um centro de manutenção com uma demanda de 50 aparatos.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.