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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Seg Jun 08, 2009 8:59 pm
por soultrain
Eu fiquei admirado com o que o fabricante anuncia, tenho dificuldades em visualizar um monstro do tamanho do Be 200, com motores jato, a pousar com ondas de 1,2m...

Mas que é uma maravilha e muito flexível é, nem falo do facto de ser anfíbio, mas o fato de ter o compartimento de carga completamente pressurizado e embora o fabricante não refira, o que nos foi dito é que pode ser convertido fácilmente para passageiros, carga, evacuação médica etc.

[[]]'s

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Ter Jun 09, 2009 6:05 pm
por Moccelin
E bombardeiro de água!!!

Traduzindo, é um avião perfeito para missões de apoio humanitário, combate a incêndios florestais, etc, não é a toa que serve em grandes números (5 entregues e 2 saindo) onde serve (Ministério de Situações de Emergência russo) e em pequenas quantidades (1 ou 2) em outros países.

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Ter Jun 09, 2009 9:02 pm
por Gerson Victorio
Moccelin escreveu:E bombardeiro de água!!!

Traduzindo, é um avião perfeito para missões de apoio humanitário, combate a incêndios florestais, etc, não é a toa que serve em grandes números (5 entregues e 2 saindo) onde serve (Ministério de Situações de Emergência russo) e em pequenas quantidades (1 ou 2) em outros países.
Moccelin,

olha outro vídeo, agora explicando com mais detalhe o Beriev 200.



***Obs. no vídeo fala entre outra utilidades, o uso em missão SAR.

Gerson

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sáb Jul 11, 2009 7:28 pm
por Junker
TESOUROS PROTEGIDOS
Defesa reforça patrulha no mar

De olho na vigilância dos tesouros do mar territorial brasileiro, a aviação especializada na defesa oceânica vai mudar a partir do ano que vem. Com nove novas aeronaves P-3Br, o grupo especializado da Força Aérea vai levar a observação oceânica até o limite da África, expandindo consideravelmente a capacidade de busca e resgate.

Segundo a Aeronáutica, chegam à Bahia em abril as duas primeiras aeronaves, que podem voar por 16 horas no limite de alcance de até 9 mil quilômetros – ou metade disso em missão de ataque.

A área de cobertura de segurança sob responsabilidade do País é de cerca de 6 milhões de quilômetros sobre o Atlântico. As aeronaves, grandes turboélices de quatro motores, ganharam notável capacidade de combate. Podem lançar o míssil ar-superfície Harpoon, com alcance de 90 quilômetros, e despejar minas antinavio. A capacidade total de carga é de 9 toneladas, incluídos torpedos, bombas guiadas, cargas de profundidade e mísseis ar-ar de curto alcance da classe Piranha. O P-3Br é a versão militar do Electra, usado na ponte aérea Rio-São Paulo entre 1975 e 1992.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora ... ction=1007

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Seg Jul 13, 2009 9:02 am
por Izaias Maia
Brasil prepara nova aviação de patrulha do mar

Aviões P-3Br utilizam sistemas avançados e em missão de busca podem voar até o limite da África

Roberto Godoy


De olho na vigilância dos tesouros do mar territorial brasileiro a aviação especializada na defesa oceânica vai mudar, muito, a partir de 2010. Com nove novas aeronaves P-3Br, convertidas a partir de um lote de doze, o grupo especializado da Força Aérea vai levar a observação oceânica até o limite da África, expandindo consideravelmente a capacidade de busca e resgate. A área de cobertura de segurança sob responsabilidade do País é de cerca de 6 milhões de quilômetros quadrados sobre o Atlântico.

Mais que isso, os grandes turboélices de quatro motores ganharam notável capacidade de combate. Podem lançar o míssil ar-superfície Harpoon, com alcance de 90 quilômetros, e despejar minas antinavio. A capacidade total de carga é de 9 toneladas, incluídos aí torpedos, bombas guiadas, cargas de profundidade e mísseis ar-ar de curto alcance da classe Piranha.

O P-3Br é a versão militar do Electra, utilizado na Ponte Aérea entre Rio e São Paulo entre 1975 e 1992.

Em abril, segundo o Comando da Aeronáutica, chegam à Bahia as duas primeiras aeronaves, pesadas e de grande porte, que podem permanecer em voo por 16 horas no limite de alcance de até nove mil quilômetros - ou metade disso em missão de ataque. O complexo sistema de procura e de localização eletrônica é muito avançado, identifica objetos de 60 centímetros sobre a água e esquadrinha blocos de centenas de quilômetros simultaneamente. A capacidade de detecção submarina é informação classificada, sigilosa.

O ministro Nelson Jobim, da Defesa, acredita que "se esse recurso já estivesse disponível no Brasil, as buscas por eventuais sobreviventes e por destroços do A330-200 da Air France (o jato que fazia a rota Rio-Paris caiu no mar dia 1º de junho) ganhariam um poderoso incremento". Jobim gostaria de antecipar a entrega talvez para novembro próximo.

Os 12 aviões são usados, comprados por meio de negociação direta entre governos. Foram fabricados entre agosto de 1964 e dezembro de 1965. Estavam estocados no Centro de Manutenção e Recuperação (Amarc) mantido pela Força Aérea americana em Tucson, no extra seco deserto do Arizona. Os esquadrões saíram de serviço depois de operar por mais de 25 anos. O custo de cada um é estimado em US$ 800 mil - só a aeronave.

A história é diferente no miolo eletrônico. As unidades estão sendo revitalizadas. O sistema de bordo, digital e de alto desempenho, é de última geração, fornecido pela EADS-Casa, empresa espanhola. O valor total do contrato é de US$ 470,946 milhões.

A Aeronáutica vai receber nove aviões operacionais. Manterá, na reserva, três deles, para canibalizar - vão servir como depósito de peças e de componentes. Um terá arranjos internos para instrução de operadores, mantendo a capacidade de uso regular. Não foi um processo fácil, esse, da aquisição dos P-3 e da encomenda da configuração eletrônica. Em 2004, dois anos depois de a escolha ter sido feita pelo Comando da Aeronáutica, o deputado Carlos Melles (DEM-MG) e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) solicitaram informações ao Ministério da Defesa preocupados com o que definiram como "a não adoção da solução nacional" para a encomenda.

Os parlamentares, alertados pela Associação das Indústrias Aeroespaciais Brasileiras (Aiab), queriam saber o motivo pelo qual o jato P-99, da Embraer, não havia sido escolhido. O avião, montado sobre a plataforma do modelo de passageiros Emb-145 de 50 passageiros, divide. O Comando da Aeronáutica, na época, argumentou que o alcance do P-99 era de apenas 3 mil quilômetros. A Força anunciou em 2005 que estava interessada no desenvolvimento de um patrulheiro maior, provavelmente baseado no Emb-190, cuja versão civil transporta além de 100 pessoas por 4.500 quilômetros. Outros argumentos: os P-3, da Lockheed-Martin, voam em 16 países, somam 420 unidades e, modernizados, terão a vida útil estendida por 25 anos - o mesmo tempo previsto para os P-99, segundo o esclarecimento prestado ao senador e ao deputado.

O programa de revitalização da EADS-Casa está sendo conduzido na Espanha. O primeiro P-3Br, o FAB 7200, voou no dia 29 de abril na base aérea de Getafe, próximo a Madri. A entrega formal, no final do semestre, será seguida de um período estimado entre 90 e 120 dias de operações de adestramento no próprio avião. Pilotos e técnicos estão sendo preparados pelo Ejército del Aire para a transição.

O empreendimento implica ampla transferência de tecnologia, afirma o ministro Jobim. O conhecimento está sendo partilhado com a iniciativa privada, por meio da Atech Tecnologias Críticas, de São Paulo. A empresa mantém, na Espanha, 14 especialistas diretamente aplicados, mais três engenheiros supervisores na matriz.

Os investimentos nesse segmento do processo são da ordem de US$ 9,4 milhões, algo como 2% do pacote financeiro completo. O engenheiro Cláudio Carvas, da Atech, sustenta que "o País vai ganhar independência no domínio do conhecimento para, mais adiante, utilizá-lo em outros empreendimentos que exijam sistemas embarcados, como, por exemplo, nos novos submarinos a serem incorporados pela marinha". O patrulheiro mede 35,5 metros de comprimento por 30,3 metros de envergadura. Leva 11 tripulantes e tem seis consoles digitais de trabalho. A sede do time será o 7º Grupo de Aviação, em Salvador.


http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Seg Jul 13, 2009 12:47 pm
por alex
Falta um VANT de grande autonomia para observação do trafego maritimo. Os P-3BR precisam ser complementados com esses VANT.

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Seg Ago 17, 2009 1:58 am
por Enlil
Lockheed P-3AM Orion em plena campanha de ensaios de voo e dos sistemas da aeronave...

http://img514.imageshack.us/img514/9365/14260497.jpg

Lockheed P-3AM Orion (FAB, Madrid - Getafe_Spain, 05-Aug-09) [7200]

+ fotos no tópico dedicado ao Acervo de Fotos da FAB: viewtopic.php?f=1&t=14237&p=4923046#p4923046

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sex Ago 28, 2009 6:40 pm
por caixeiro
Voltando depois de longo sono....


Estive longe do DB mais trago algumas noticias dos P-3BR, a nova previsao para a chegada do primeiro foi novamente adia para Maio de 2010 com sorte, o projeto tem atravessado varias dificuldades de avionicos e eletronicos ate de disposicao do radar resultando em vibracao nas aterrisagens, tem mais coisas mais fica para depois ..

Abracos Elcio Caixeiro

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sex Ago 28, 2009 9:16 pm
por PRick
caixeiro escreveu:Voltando depois de longo sono....


Estive longe do DB mais trago algumas noticias dos P-3BR, a nova previsao para a chegada do primeiro foi novamente adia para Maio de 2010 com sorte, o projeto tem atravessado varias dificuldades de avionicos e eletronicos ate de disposicao do radar resultando em vibracao nas aterrisagens, tem mais coisas mais fica para depois ..

Abracos Elcio Caixeiro
Olha pelo que falam os Espanhóis, a respeito dos P-3 deles, que é uma modernização semelhante a nossa, porém acho que mais simples, e mesmo assim, o programa está atrasado uns 4 ou 5 anos, imagine os nossos para ficar full mesmo, porque receber eles sem que estejam com a capacidade alegada pela CASA e FAB, vai muito tempo ainda, vão acabar chegando junto com os FX-2, se a FAB não jogar esse contrato no ralo.

Depois vocês se queixam quando chuto o balde. :evil: :evil:

[]´s

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sex Ago 28, 2009 9:52 pm
por WalterGaudério
PRick escreveu:
caixeiro escreveu:Voltando depois de longo sono....


Estive longe do DB mais trago algumas noticias dos P-3BR, a nova previsao para a chegada do primeiro foi novamente adia para Maio de 2010 com sorte, o projeto tem atravessado varias dificuldades de avionicos e eletronicos ate de disposicao do radar resultando em vibracao nas aterrisagens, tem mais coisas mais fica para depois ..

Abracos Elcio Caixeiro
Olha pelo que falam os Espanhóis, a respeito dos P-3 deles, que é uma modernização semelhante a nossa, porém acho que mais simples, e mesmo assim, o programa está atrasado uns 4 ou 5 anos, imagine os nossos para ficar full mesmo, porque receber eles sem que estejam com a capacidade alegada pela CASA e FAB, vai muito tempo ainda, vão acabar chegando junto com os FX-2, se a FAB não jogar esse contrato no ralo.

Depois vocês se queixam quando chuto o balde. :evil: :evil:

[]´s
De fato, a coisa está começando a ficar preocupante, é o 4o. adiamento em 12 meses. Pelo jeito, a chegada da primeira aeronave vai ficar para o dia dos pais de 2010(agosto).

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sex Ago 28, 2009 9:53 pm
por Carlos Mathias
Porra, mas os caras sabem ou não fazer essa joça? Entregaram o pepino para principiantes cacete?
Mandava essas tranqueiras lá prá Israel que em uma semana tava pronto. :?

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sex Ago 28, 2009 10:04 pm
por EDSON
De novo? Pega o dinheiro de volta que isto esta indo longe demais. Para agosto?

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sex Ago 28, 2009 10:20 pm
por WalterGaudério
EDSON escreveu:De novo? Pega o dinheiro de volta que isto esta indo longe demais. Para agosto?
É o que está sendo dito INFORMALMENTE. :( :(

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sáb Ago 29, 2009 4:13 pm
por alcmartin
Carlos Mathias escreveu:Porra, mas os caras sabem ou não fazer essa joça? Entregaram o pepino para principiantes cacete?
Mandava essas tranqueiras lá prá Israel que em uma semana tava pronto. :?
Acho que foi para o pessoal da Telefonica... :evil: e o datalink era o Speedy!! :shock: :shock: :cry: :cry:

:mrgreen:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sáb Ago 29, 2009 4:21 pm
por pafuncio
alcmartin escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Porra, mas os caras sabem ou não fazer essa joça? Entregaram o pepino para principiantes cacete?
Mandava essas tranqueiras lá prá Israel que em uma semana tava pronto. :?
Acho que foi para o pessoal da Telefonica... :evil: e o datalink era o Speedy!! :shock: :shock: :cry: :cry:

:mrgreen:

NÃO É PRA RIR, NÃO. Não deixa de ser a tônica dos investimentos espanhóis. E há problemas também na parte dos off sets...