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Re: A-12

Enviado: Ter Ago 14, 2012 9:12 pm
por lynx
osolamaalua escreveu:Concordo com o procedimento, só que o tempo está passando e ai perde-se aos poucos o conhecimento já adquirido
Existem mecanismos para evitar a perda de conhecimentos, que, nesse caso, seriam quanto aos procedimentos a serem empregados na operação do navio e de suas aeronaves. Os Manuais de Procedimentos dos Esquadrões são a tradução escrita dos procedimentos que eram empregados quando o navio operava. O próprio navio tem seus procedimentos redigidos em Ordens Internas. E há outros documentos que também ajudam a preservar o conhecimento.
Mas, se você fala de proficiência para emprego dos procedimentos operativos, aí sim vou concordar, porém parcialmente. Existem treinamentos feitos em aeródromos terrestres que visam a preparação para a operação embarcada. Deles tomam parte inclusive a tripulação do navio. Isso ajuda a minimizar a falta de proficiência.
Não acredito em grande dificuldade para a retomada das operações aéreas, mas é preciso fazer as coisas com cautela profissionalismo. Os procedimentos da MB (VSAs e CIASA) preveem isso.

Re: A-12

Enviado: Ter Ago 14, 2012 9:57 pm
por varj
Marino escreveu:Exato, e nao passará enquanto nao atingir.
Fazemos assim para todos os navios.
Isto fez,faz e sempre fará a diferença principalmente quando em operações que o próprio ambiente é por demais hostil e inconstante.

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 15, 2012 9:05 am
por Túlio
Tá, mas o que é VSA e CIASA?

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 15, 2012 9:06 am
por FCarvalho
A depender dos tempos e cronogramas obedecidos pela MB, é provável que as operações aéreas no A-12 só voltem à constância e operacionalidade quando os A-4/C-2's saírem da Embraer refitados lá por 2015/2016.

Pode haver uma vantagem quanto a isso. Até lá, se tudo der certo, o jeito é esperar pra ver.

abs

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 15, 2012 10:03 am
por joao fernando
Pô negada, se alguem atrapalha, é a irmão alada. A MB não sabe se vai de F18 ou Rafale. Enquanto isso, BZ MB e BZ EB

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 15, 2012 10:09 am
por Túlio
Repito a pergunta, porque sem saber fica difícil de entender:

O que é VSA e CIASA?

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 15, 2012 11:55 am
por sapao
joao fernando escreveu:Pô negada, se alguem atrapalha, é a irmão alada. A MB não sabe se vai de F18 ou Rafale. Enquanto isso, BZ MB e BZ EB
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sempre.
Ela tambem é responsavel pelo aquecimento global, os pinguins que estão morrendo no sul, os ataques de tubarão em Boa Viagem e com certeza pela derrota do Brasil no volêi...

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 15, 2012 12:00 pm
por Túlio
Que fique DE NOVO claro que não culpo NENHUMA das FFAA pelos desmazelos governamentais.

Quem ler alguns posts do CLERMONT e do Cel JAURO vai ver que não está nada Bravo Zulu para o Eco Bravo, quem ler outros do NAUTA e LYNX vai ver que também não está nada Bravo Zulu para a Mike Bravo.

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 15, 2012 12:17 pm
por joao fernando
Ichi, desculpe Sapão, mas tá foda esse treco de Fx e quetales

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 15, 2012 12:42 pm
por Marino
Túlio, em algum tópico perdido eu já escrevi sobre estas siglas.
VSA: Vistoria de Segurança de Aviação.
Nesta fase a DAerM embarca no navio e realiza uma inspeção de aviação, onde chancela a qualificação do meio para operar, com segurança, aeronaves. No caso são duas VSA, uma para helis e outra para asa fixa. Inspetores checam cada procedimento, cada equipamento, cada atitude, cada ação em emergência, simulam panes, crash no convôo, incêndios, acidentes com pessoal, perda de comunicações, etc.
Não há espaço para erros, um militar que não saiba direito um procedimento e toda sua equipe é reprovada.
CIASA: Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento.
Aqui é o CAAML e seus inspetores que entram após o navio ser aprovado na VSA.
Na verdade eles já estão atuando há muito, pois existem programas de adestramento para cada fase do navio, inclusive durante o reparo.
É a fase do inferno.
Dezenas de inspetores, de todas as áreas, checam a doutrina, ou seja, o procedimento operacional correto de todas as equipes de bordo, a fim de que ao final da inspeção o navio esteja apto a operar em GT.
Todos os sistemas são checados, todos os procedimentos da tripulação são checados, do exercício mais simples ao mais complexo.
Listas de discrepancias são feitas e divididas em 3 módulos: simples, restritivas e proibitivas, que devem ser sanadas.
Já postei tb um filme sobre a atuação da CIASA em algum tópico.
Ao final, o navio está na ponta dos cascos.
O FOST, como passado pelo Amazonas na Inglaterra, é brincadeira de criança perto do CAAML.
Espero ter ajudado.

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 15, 2012 12:43 pm
por Túlio
Muito obrigado, CMG véio!!! :D :D :D :D

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 15, 2012 1:39 pm
por Carlos Lima
Arrebentou Marino !!! [100]

Então quer dizer que ao chegar ao Brasil o Amazonas terá que passar pelo CIASA?

[]s
CB_Lima

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 15, 2012 1:48 pm
por Marino
Carlos Lima escreveu:Arrebentou Marino !!! [100]

Então quer dizer que ao chegar ao Brasil o Amazonas terá que passar pelo CIASA?

[]s
CB_Lima
Exato.

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 15, 2012 4:43 pm
por sapao
joao fernando escreveu:Ichi, desculpe Sapão, mas tá foda esse treco de Fx e quetales
Relaxa João, acho que esse sentimento e geral. E vai durar ainda um bom tempo...

Sobre a FAB sugiro dar uma lida na apresentação sobre a COPAC nas aereas, e verá que o novelo dessa historia é loooongo!

Abraço

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 15, 2012 5:14 pm
por joao fernando
To ligado nas paradas. Tinha 18 anos quando se inicia o FX. Não dá pra aguentar