A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 97 vezes

Re: A-12

#10636 Mensagem por lynx » Ter Ago 14, 2012 9:12 pm

osolamaalua escreveu:Concordo com o procedimento, só que o tempo está passando e ai perde-se aos poucos o conhecimento já adquirido
Existem mecanismos para evitar a perda de conhecimentos, que, nesse caso, seriam quanto aos procedimentos a serem empregados na operação do navio e de suas aeronaves. Os Manuais de Procedimentos dos Esquadrões são a tradução escrita dos procedimentos que eram empregados quando o navio operava. O próprio navio tem seus procedimentos redigidos em Ordens Internas. E há outros documentos que também ajudam a preservar o conhecimento.
Mas, se você fala de proficiência para emprego dos procedimentos operativos, aí sim vou concordar, porém parcialmente. Existem treinamentos feitos em aeródromos terrestres que visam a preparação para a operação embarcada. Deles tomam parte inclusive a tripulação do navio. Isso ajuda a minimizar a falta de proficiência.
Não acredito em grande dificuldade para a retomada das operações aéreas, mas é preciso fazer as coisas com cautela profissionalismo. Os procedimentos da MB (VSAs e CIASA) preveem isso.




Avatar do usuário
varj
Avançado
Avançado
Mensagens: 646
Registrado em: Qua Out 21, 2009 4:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Agradeceu: 2 vezes

Re: A-12

#10637 Mensagem por varj » Ter Ago 14, 2012 9:57 pm

Marino escreveu:Exato, e nao passará enquanto nao atingir.
Fazemos assim para todos os navios.
Isto fez,faz e sempre fará a diferença principalmente quando em operações que o próprio ambiente é por demais hostil e inconstante.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 63038
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6870 vezes
Agradeceram: 7157 vezes
Contato:

Re: A-12

#10638 Mensagem por Túlio » Qua Ago 15, 2012 9:05 am

Tá, mas o que é VSA e CIASA?




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40102
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6324 vezes
Agradeceram: 3544 vezes

Re: A-12

#10639 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 15, 2012 9:06 am

A depender dos tempos e cronogramas obedecidos pela MB, é provável que as operações aéreas no A-12 só voltem à constância e operacionalidade quando os A-4/C-2's saírem da Embraer refitados lá por 2015/2016.

Pode haver uma vantagem quanto a isso. Até lá, se tudo der certo, o jeito é esperar pra ver.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: A-12

#10640 Mensagem por joao fernando » Qua Ago 15, 2012 10:03 am

Pô negada, se alguem atrapalha, é a irmão alada. A MB não sabe se vai de F18 ou Rafale. Enquanto isso, BZ MB e BZ EB




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 63038
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6870 vezes
Agradeceram: 7157 vezes
Contato:

Re: A-12

#10641 Mensagem por Túlio » Qua Ago 15, 2012 10:09 am

Repito a pergunta, porque sem saber fica difícil de entender:

O que é VSA e CIASA?




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: A-12

#10642 Mensagem por sapao » Qua Ago 15, 2012 11:55 am

joao fernando escreveu:Pô negada, se alguem atrapalha, é a irmão alada. A MB não sabe se vai de F18 ou Rafale. Enquanto isso, BZ MB e BZ EB
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sempre.
Ela tambem é responsavel pelo aquecimento global, os pinguins que estão morrendo no sul, os ataques de tubarão em Boa Viagem e com certeza pela derrota do Brasil no volêi...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 63038
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6870 vezes
Agradeceram: 7157 vezes
Contato:

Re: A-12

#10643 Mensagem por Túlio » Qua Ago 15, 2012 12:00 pm

Que fique DE NOVO claro que não culpo NENHUMA das FFAA pelos desmazelos governamentais.

Quem ler alguns posts do CLERMONT e do Cel JAURO vai ver que não está nada Bravo Zulu para o Eco Bravo, quem ler outros do NAUTA e LYNX vai ver que também não está nada Bravo Zulu para a Mike Bravo.




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: A-12

#10644 Mensagem por joao fernando » Qua Ago 15, 2012 12:17 pm

Ichi, desculpe Sapão, mas tá foda esse treco de Fx e quetales




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#10645 Mensagem por Marino » Qua Ago 15, 2012 12:42 pm

Túlio, em algum tópico perdido eu já escrevi sobre estas siglas.
VSA: Vistoria de Segurança de Aviação.
Nesta fase a DAerM embarca no navio e realiza uma inspeção de aviação, onde chancela a qualificação do meio para operar, com segurança, aeronaves. No caso são duas VSA, uma para helis e outra para asa fixa. Inspetores checam cada procedimento, cada equipamento, cada atitude, cada ação em emergência, simulam panes, crash no convôo, incêndios, acidentes com pessoal, perda de comunicações, etc.
Não há espaço para erros, um militar que não saiba direito um procedimento e toda sua equipe é reprovada.
CIASA: Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento.
Aqui é o CAAML e seus inspetores que entram após o navio ser aprovado na VSA.
Na verdade eles já estão atuando há muito, pois existem programas de adestramento para cada fase do navio, inclusive durante o reparo.
É a fase do inferno.
Dezenas de inspetores, de todas as áreas, checam a doutrina, ou seja, o procedimento operacional correto de todas as equipes de bordo, a fim de que ao final da inspeção o navio esteja apto a operar em GT.
Todos os sistemas são checados, todos os procedimentos da tripulação são checados, do exercício mais simples ao mais complexo.
Listas de discrepancias são feitas e divididas em 3 módulos: simples, restritivas e proibitivas, que devem ser sanadas.
Já postei tb um filme sobre a atuação da CIASA em algum tópico.
Ao final, o navio está na ponta dos cascos.
O FOST, como passado pelo Amazonas na Inglaterra, é brincadeira de criança perto do CAAML.
Espero ter ajudado.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 63038
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6870 vezes
Agradeceram: 7157 vezes
Contato:

Re: A-12

#10646 Mensagem por Túlio » Qua Ago 15, 2012 12:43 pm

Muito obrigado, CMG véio!!! :D :D :D :D




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: A-12

#10647 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 15, 2012 1:39 pm

Arrebentou Marino !!! [100]

Então quer dizer que ao chegar ao Brasil o Amazonas terá que passar pelo CIASA?

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#10648 Mensagem por Marino » Qua Ago 15, 2012 1:48 pm

Carlos Lima escreveu:Arrebentou Marino !!! [100]

Então quer dizer que ao chegar ao Brasil o Amazonas terá que passar pelo CIASA?

[]s
CB_Lima
Exato.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: A-12

#10649 Mensagem por sapao » Qua Ago 15, 2012 4:43 pm

joao fernando escreveu:Ichi, desculpe Sapão, mas tá foda esse treco de Fx e quetales
Relaxa João, acho que esse sentimento e geral. E vai durar ainda um bom tempo...

Sobre a FAB sugiro dar uma lida na apresentação sobre a COPAC nas aereas, e verá que o novelo dessa historia é loooongo!

Abraço




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: A-12

#10650 Mensagem por joao fernando » Qua Ago 15, 2012 5:14 pm

To ligado nas paradas. Tinha 18 anos quando se inicia o FX. Não dá pra aguentar




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Responder