NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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kirk
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10546 Mensagem por kirk » Sáb Abr 11, 2015 5:06 pm

Começam as críticas na mídia indiana sobre a compra de 36 caças Rafale ‘de prateleira’

CRÍTICOS DIZEM QUE A COMPRA ‘DE PRATELEIRA’, FORA DAS REGRAS DO PROGRAMA MMRCA ORIGINAL, ENFRAQUECE A POSIÇÃO DO COMITÊ INDIANO QUE NEGOCIA A PRODUÇÃO DO RAFALE NA ÍNDIA. TAMBÉM DIZEM QUE 36 UNIDADES SÓ SERVEM PARA ACRESCENTAR OUTRO TIPO DE AVIÃO À JÁ GRANDE RELAÇÃO DE CAÇAS DA ÍNDIA
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Noite de sexta-feira no Brasil e na Europa, manhã de sábado na Índia. E, com o nascer do dia, começam a despontar na mídia indiana as primeiras críticas após o impacto do anúncio de um contrato, ainda a ser fechado, para a compra de 36 caças franceses Dassault Rafale “de prateleira” – anúncio feito há algumas horas pelo primeiro ministro indiano Narendra Modi logo no início de sua visita à França.

O jornal Business Standard publicou artigo opinando que essa decisão põe de lado as normas para aquisições indianas de defesa, por silenciar sobre o plano de construir os caças na estatal indiana de aviação HAL (Hindustan Aeronautics Ltd), o que é uma parte central do programa MMRCA (avião de combate multitarefa de porte médio) . Nesse programa, a oferta do Rafale francês foi selecionada há três anos para negociações exclusivas.

Para o jornal, até o momento o MMRCA, que foi concebido para modernizar o setor aeroespacial indiano, só beneficiará essa mesma área na França.

O anúncio, segundo o artigo assinado por Ajai Shukla, demonstra o contínuo fracasso dos dois países em chegar a uma conclusão lógica do programa iniciado em 2007 para a aquisição de 126 caças, dos quais apenas 18 seriam fornecidos pelo fabricante original e 108 seriam construídos na Índia pela HAL. Tudo isso estaria se tornando uma compra direta de um fornecedor único, numa negociação governo a governo – sendo que, desde que se iniciaram as negociações com a empresa francesa (após a sua seleção no início de 2012) o esclarecimento de inúmeras “áreas cinzentas”da proposta financeira levaram os negociadores indianos a concluírem que a oferta era significativamente mais cara do que parecia.

Outros ofertantes podem contestar a decisão – Com essa mudança abrupta de regras, os ofertantes rivais derrotados – Lockheed Martin, Boeing, Saab, MiG e Eurofighter, em especial este último que chegou à fase final – podem de forma legítima levantar objeções. O grupo Eurofighter poderia mesmo argumentar que forneceria 36 de seus caças Typhoon “de prateleira” por menor preço que a Dassault, segundo o artigo. O argumento do articulista é que a Dassault tem apenas 180 encomendas do Rafale na França, além de 24 do Egito, enquanto as seis nações do consórcio Eurofighter encomendaram juntas 571 caças Typhoon, permitindo amortizar custos de desenvolvimento e infraestrutura em três vezes mais aeronaves.

Segundo o vice-marechal (reformado) Nirdosh Tyagi, que supervisionou a disputa do MMRCA, é difícil justificar a compra de um número pequeno de jatos Rafale numa força aérea que já opera sete tipos diferentes de caças: Su-30MKI, MiG-29, MiG-27, MiG-21, Mirage 2000, Jaguar e Tejas LCA.

A compra desses 36 jatos vai requerer uma cadeia logística e de infraestrutura para atender a apenas dois esquadrões de 18 aviões cada um. Tyagi afirmou que “36 caças não são nada aqui ou lá. Desde o começo, o MMRCA previu um contrato de 126 aviões, com opção para mais 63. A fabricação local por meio de transferência de tecnologia é crucial.”

Caso a Índia assine o contrato para esses 36 caças Rafale, a Dassault estará numa posição superior para negociar termos favoráveis para os 90 jatos restantes (pensando-se num total geral de 126). E, caso a Índia não concorde com as condições da Dassault, ficará com apenas dois esquadrões de Rafale, sem nacionalização.

Bom para a França, ruim para a Índia – Às críticas do vice-marechal somam-se as do analista militar Bharat Karnad, que há tempos faz críticas à escolha do Rafale. Karnad considera essa compra indiana fundamental… para a Dassault. A falta de encomendas chegou a levantar questões sobre sua própria existência, e Karnad faz a pergunta provocativa: “O que a Índia ganha em retorno, enquanto a França sorri a caminho do banco?”

O analista prossegue: “Os planos de produção da HAL estão no limbo, a política “Make in India” (produza na Índia) está incerta, e estamos comprando o avião da oferta mais cara. Por que?” Karnad estima que, com mísseis e outras cargas externas incluídas, cada Rafale poderá custar entre 150 e 200 milhões de dólares, fazendo a Índia pagar entre 5,4 e 7,2 bilhões de dólares por 36 caças Rafale, o que é praticamente o dobro do custo do Sukhoi Su-30MKI produzido no país.

Por fim, o artigo do Business Standard sugere que continuará incerta a continuidade das negociações do “Comitê de Negociação do Contrato” (CNC) pelos 90 caças remanescentes, dado que estas estiveram travadas por três anos. O CNC já havia deixado claro à Dassault que esta teria que melhorar sua oferta. Agora, segundo o jornal, a decisão do governo em comprar 36 caças Rafale “de prateleira” enfraquece significativamente o CNC.

Oposição política – Outro meio, no caso a edição de Calcutá do jornal The Telegraph, traz reportagem com ameaça do membro do “partido popular” da Índia (Bharatiya Janata Party – BJP), Subramanian Swamy. Este disse que tomará ações legais caso o governo prossiga nesse acordo para comprar os 36 caças Rafale, alegando que o avião tem desempenho ruim e que uma autoridade da administração indiana anterior havia sido subornada. Swamy diz que o caça é menos eficiente em consumo de combustível e que seu desempenho levou “a nenhum país no mundo a concordar em comprá-lo” – ainda que o Egito tenha contratado 24 exemplares, como fez questão de frisar jornal The Telegraph.

Ao que parece, justificadas ou não as críticas que já se fazia à época da disputa do MMRCA (alimentadas pelo lobby de cada concorrente ou por disputas políticas de longa data) têm tudo para ressurgir e crescer na Índia diante da surpresa deste anúncio de compra “de prateleira” de 36 caças Rafale, após anos de negociação para produzir os aviões na Índia, ainda mais pelo fato do governo de Narendra Modi ter como mote a política “Make in India”.
A DECISÃO ABRUPTA E REPENTINA DE NARENDA MODI, ME FEZ LEMBRAR UMA OUTRA OCASIÃO COM UM OUTRO PRESIDENTE QUE ""TAMBÉM"" RESOLVEU SOZINHO "ANUNCIAR" O RAFALE ! :roll:

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Já conheço o fim dessa história ! 8-]




[] kirk

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10547 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Abr 11, 2015 5:13 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:Ue Santiago... Vc prefere o Blog do joaozinho como Fonte ao inves da declaracao oficial?

[003]

Nao entendi...

[]s
CB
Irônico isso tentar dourar a pílula em uma aquisição de prateleira. Principalmente vindo daqueles que defendiam veementemente ToT irrestritas/totais/universais/globais a qualquer custo.
Ainda bem que isso não está acontecendo no Brasil.
Realmente, muita incoerência emanando de uma única pessoa. Então quer dizer que uma compra de prateleira é melhor que a aquisição de um pacote que contempla ToTs? Uma pena que a ferramenta de busca do fórum é uma negação. Seria interessante retroceder alguns anos e comparar os comentários. 8-] 8-] 8-]


Abraços,

Wesley




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10548 Mensagem por kirk » Sáb Abr 11, 2015 5:14 pm

Penguin escreveu:<Modo especulativo ON>
Há um motivo extra e relevante.
Os indianos precisam de um vetor para suas bombas nucleares. O Jaguar está defesado e o Su-30 não é a melhor plataforma para isso.
Com os SH/EUA não seria viável.
<Modo especulativo OFF>
´
E possível, sem dúvida, mas essa capacidade não poderia ser agregada aos M-2000 recém modernizados ?




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10549 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Abr 11, 2015 5:27 pm

kirk escreveu:
Penguin escreveu:
Irônico isso de dourar a pílula em uma aquisição de prateleira. Principalmente vindo daqueles que defendiam veementemente ToT irrestritas/totais/universais/globais a qualquer custo.
Ainda bem que isso não está acontecendo no Brasil.
8-]

Antes o motivo do "precinho" era a tal ToT irrestrita e universal by gália, a FAB um bando de incompetentes que teriam que "tomar aulas e aprender" com os indianos, era um MODELO de como se faz para analisar caças, a FAB pensa pequeno blá, blá, blá ...

Agora o tal "MODELO" depois de criar a maior concorrência do universo, e surfar no "país da maravilhas" por não sei quantos anos, e discutir contrato por outros tantos, cai na REAL e toma um chazinho de REALIDADE e acaba por comprar 36 "Le Jaquê de Pratelér".

Agora o amigo SÓ IMAGINA se a FAB comete uma kgada dessa ????

Ia ter "revolução no fórum irmão" ... rimou :D ... iam xingar até a 5ª geração dos brigadeiros ... entretanto como a kgada foi indiana ... estão "totalmente certos" AGORA vão comprar os 36 pra desenvolver a HAL e no futuro vão finalizar o MMRCA ... blá, blá, blá ... CADÊ O JUAREZ? ... Já tô dando rizada por antecipação ... :lol:
Kirk,

Mas convenhamos que até mesmo aqueles que erram, ainda assim, têm muito a ensinar. No caso indiano, seria algo do tipo: Como NÃO conduzir um processo.

Esses indianos ainda vão provar do próprio Kama Sutra.


Abraços,

Wesley




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10550 Mensagem por kirk » Sáb Abr 11, 2015 5:39 pm

FIGHTERCOM escreveu:
kirk escreveu: 8-]

Antes o motivo do "precinho" era a tal ToT irrestrita e universal by gália, a FAB um bando de incompetentes que teriam que "tomar aulas e aprender" com os indianos, era um MODELO de como se faz para analisar caças, a FAB pensa pequeno blá, blá, blá ...

Agora o tal "MODELO" depois de criar a maior concorrência do universo, e surfar no "país da maravilhas" por não sei quantos anos, e discutir contrato por outros tantos, cai na REAL e toma um chazinho de REALIDADE e acaba por comprar 36 "Le Jaquê de Pratelér".

Agora o amigo SÓ IMAGINA se a FAB comete uma kgada dessa ????

Ia ter "revolução no fórum irmão" ... rimou :D ... iam xingar até a 5ª geração dos brigadeiros ... entretanto como a kgada foi indiana ... estão "totalmente certos" AGORA vão comprar os 36 pra desenvolver a HAL e no futuro vão finalizar o MMRCA ... blá, blá, blá ... CADÊ O JUAREZ? ... Já tô dando rizada por antecipação ... :lol:
Kirk,

Mas convenhamos que até mesmo aqueles que erram, ainda assim, têm muito a ensinar. No caso indiano, seria algo do tipo: Como NÃO conduzir um processo.

Esses indianos ainda vão provar do próprio Kama Sutra.


Abraços,

Wesley
É Wesley, TUDO tem seu lado positivo ! :mrgreen:




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10551 Mensagem por Penguin » Sáb Abr 11, 2015 8:09 pm

Sat Apr 11, 2015 11:45pm IST Related: TOP NEWS, AEROSPACE & DEFENCE
India to wait another two years for French Rafale jets - Parrikar
NEW DELHI | BY RAJESH KUMAR SINGH

Link= http://in.reuters.com/article/2015/04/1 ... JC20150411

Parrikar = Ministro de Defesa da Índia -> "Fly-away means not tomorrow"

Depois das negociações e do contrato assinado, leva pelo menos 2 a 2,5 anos até a entrega do 1o Rafale indiano, de prateleira.

A ver...

A oposição de lá se manisfesta (by Reuters)...
(...) Even as India waits for the planes, a prominent member of the Bharatiya Janata Party (BJP) threatened to block the deal in the Supreme Court.

Subramanian Swamy, who has a reputation as a maverick, said the Rafale jet was weaker than its rivals, without giving evidence for his assertions.

"The Rafale performance of Libya and Egypt turned out to be worst of all the aircrafts which were deployed," he said.

"If the prime minister for some other compulsion anyway decides to go ahead with the deal, then I will have no option but to approach the court."




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10552 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 12, 2015 4:23 pm

Imagem

144 Rafales.

Resumindo, aquela proposta de 60 Rafales era caso o MMRCA fosse pro espaço. Não foi. São 36 Rafales "de prateleira" e as negociações do MMRCA continuam para a fabricação de até 108 Rafales na HAL. São contratos distintos, ao que parece, apesar do avião escolhido ser o mesmo.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10553 Mensagem por NovaTO » Dom Abr 12, 2015 5:11 pm

Na realidade era uma concorrência única, uma proposta única, que os Indianos resolveram separar já que não sabiam mais o que fazer e recomeçar do zero teria um custo no tempo muito grande. Na prática, empurraram com a barriga, para ver se o problema(ToT/HAL) se resolve por si mesmo.

[]'s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10554 Mensagem por juarez castro » Dom Abr 12, 2015 9:25 pm

Com a diferença de preço que apareceu, depois com tot, stot, retot ou seja que merd....que vão inventar via ficar muito difícil de engolir um valor muito superior ao pago pelos "da prateleira" como vocês gostam de dizer por aqui e o que eu chamo de realidade pragmática sendo exercida.

Grande abraço




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10555 Mensagem por kirk » Seg Abr 13, 2015 11:45 am

Bolovo escreveu:Imagem

144 Rafales.

Resumindo, aquela proposta de 60 Rafales era caso o MMRCA fosse pro espaço. Não foi. São 36 Rafales "de prateleira" e as negociações do MMRCA continuam para a fabricação de até 108 Rafales na HAL. São contratos distintos, ao que parece, apesar do avião escolhido ser o mesmo.
Sim, sim ... o MMRCA agora é de 144, sem dúvida, não se esqueça dos 63 adicionais e também os rafales navais deve ir pra uns 300 no mínimo sem dúvida os "36 Le Jaquê de Pratelér" são somente a ponta do iceberg ...

[063] [068]




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10556 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 13, 2015 12:00 pm

kirk escreveu:
Bolovo escreveu:Imagem

144 Rafales.

Resumindo, aquela proposta de 60 Rafales era caso o MMRCA fosse pro espaço. Não foi. São 36 Rafales "de prateleira" e as negociações do MMRCA continuam para a fabricação de até 108 Rafales na HAL. São contratos distintos, ao que parece, apesar do avião escolhido ser o mesmo.
Sim, sim ... o MMRCA agora é de 144, sem dúvida, não se esqueça dos 63 adicionais e também os rafales navais deve ir pra uns 300 no mínimo sem dúvida os "36 Le Jaquê de Pratelér" são somente a ponta do iceberg ...

[063] [068]
Eu iria escrever um negócio, mas deixa pra lá. Vou fingir que não sei ler.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10557 Mensagem por kirk » Seg Abr 13, 2015 1:23 pm

Bolovo escreveu:
kirk escreveu: Sim, sim ... o MMRCA agora é de 144, sem dúvida, não se esqueça dos 63 adicionais e também os rafales navais deve ir pra uns 300 no mínimo sem dúvida os "36 Le Jaquê de Pratelér" são somente a ponta do iceberg ...

[063] [068]
Eu iria escrever um negócio, mas deixa pra lá. Vou fingir que não sei ler.
Melhor assim ! 8-]




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10558 Mensagem por P44 » Seg Abr 13, 2015 2:12 pm

o futuro dirá quem tem razao, se bem que alguns aqui já sabem o futuro, devem ser videntes :mrgreen:




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10559 Mensagem por Penguin » Seg Abr 13, 2015 2:15 pm

Quando a Índia finalizar um acordo de produção de Rafale, os Gripen E/F da FAB estarão passando por algum MLU. :roll:




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10560 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 13, 2015 2:44 pm

Penguin escreveu:Quando a Índia finalizar um acordo de produção de Rafale, os Gripen E/F da FAB estarão passando por algum MLU. :roll:
Bem, vamos pensar que eles receberão os 36 Rafales antes que a gente e fabricaremos somente 15 Gripens dos 36... o MMRCA deles prevê 108 aviões fabricados lá. Não entendo em que sentido podemos "tirar onda". Me explica?




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