Tem que duplicar o patio primeiro...glauberprestes escreveu:Eu acho legal essa idéia de grandes bases, com esquadrões da juntos... Inclusive o 1/14 poderia ir pra SM também...
Aviação do Exército
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Re: Aviação do Exército
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
- Pablo Maica
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Re: Aviação do Exército
COMANDO MILITAR DO SUDESTE
COMANDO DE AVIAÇÃO
BASE DE AVIAÇÃO DE TAUBATÉ
EXTRATO DO CONTRATO No- 6022/2010
CONTRATO NR 06022/2010 DE LOCAÇÃO DE FERRAMENTAL
DESTINADO A MANUTENÇÃO DE 3º/4º ESCALÕES DOS SERVO-
ATUADORES DAS AERONAVES ESQUILO (HB350 L1)
FENNEC (AS550 A2) DE FABRICAÇÃO DA SAMM-FRANÇA E
DOS TRENS DE POUSO DAS AERONAVES PANTERA (AS365
K) DE FABRICAÇÃO DA EUROCOPTER FRANCE PARA ELEB
- EQUIPAMENTOS LTDA Contratante: UNIÃO, por intermédio da
Base de Aviação de Taubaté; Contratada: ELEB Equipamentos Ltda;
CNPJ : 55.763.775/0001-00; Objeto: Locação de Ferramental para
Manutenção de 3º/4º escalões dos dos servo-atuadores das aeronaves
Esquilo (HB350 l1) Fennec (AS550 A2) de fabricação da SAMMFRANÇA
e dos trens de pouso das Aeronaves Pantera (AS365 K) de
fabricação da EUROCOPTER FRANCE para ELEB - Equipamentos
Ltda Fundamento: Lei Nº 8.666/93. Signatários: JOSÉ GERINO BEZERRA
CORDEIRO - Ten Cel, Comandante da Base de Aviação de
Taubaté e o Sr ARTUR APARECIDO VALÉRIO COUTINHO, Diretor
Presidente e o Sr JOSÉ LUIZ FRAGMAN, Diretor Geral.
COMANDO DE AVIAÇÃO
BASE DE AVIAÇÃO DE TAUBATÉ
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CONTRATO NR 06022/2010 DE LOCAÇÃO DE FERRAMENTAL
DESTINADO A MANUTENÇÃO DE 3º/4º ESCALÕES DOS SERVO-
ATUADORES DAS AERONAVES ESQUILO (HB350 L1)
FENNEC (AS550 A2) DE FABRICAÇÃO DA SAMM-FRANÇA E
DOS TRENS DE POUSO DAS AERONAVES PANTERA (AS365
K) DE FABRICAÇÃO DA EUROCOPTER FRANCE PARA ELEB
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Base de Aviação de Taubaté; Contratada: ELEB Equipamentos Ltda;
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Manutenção de 3º/4º escalões dos dos servo-atuadores das aeronaves
Esquilo (HB350 l1) Fennec (AS550 A2) de fabricação da SAMMFRANÇA
e dos trens de pouso das Aeronaves Pantera (AS365 K) de
fabricação da EUROCOPTER FRANCE para ELEB - Equipamentos
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Taubaté e o Sr ARTUR APARECIDO VALÉRIO COUTINHO, Diretor
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one behind me."
General George S. Patton.
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Re: Aviação do Exército
4º BAvex

credito: Duton

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att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE
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- gogogas
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Re: Aviação do Exército
A Avex possui alguma unidade de bombeiros para qualquer emergência da tripulação de seus helicópteros ????
Gogogas !
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Aviação do Exército e o EC 725
Muitos usuários do fórum ficaram entusiasmados com "fabricação" do EC 725 pela Helibrás em território brasileiro, na época não vi com bons olhos esta jogada do governo lula, pq sabia no que ia dar.
Agora as coisas se confirmaram: o primeiro EC 725 entregue ao EB (fabricado e montado na frança) encontra-se indisponível por causa de uma pane muito conhecida da AvEx: a esxudação dos tanques de combustivel. Para quem não sabe do que se trata, é um vazamento de combustivel por "transpiração" da parede dos tanques. Não há peças para reposição e estamos aguardando a troca em garantia.
Por incrivel que pareça o EC-725 apresenta as mesmas panes da dupla AS365 e AS532, apesar de seu "avançado" estado tecnologico. Esta pane é recorrente em aeronaves que ficam muito tempo parada aguardando manutenção, mas no caso do 725, ela já veio de fabrica assim, que fiasco! Existem relatos que o EC 725 não passam na aprovação do promot 3, pelo excesso de fumaça negra de seu escapamento...
Aeronave novíssima, problema antigo, não vejo como o 725, que nem foi solicitado pelo EB, vai mudar a nossa dependência deste tipo de material estrangeiro e melhorar nossa operacionalidade.
A única coisa boa que vejo no horizonte e minha transferência para a reserva.
Agora as coisas se confirmaram: o primeiro EC 725 entregue ao EB (fabricado e montado na frança) encontra-se indisponível por causa de uma pane muito conhecida da AvEx: a esxudação dos tanques de combustivel. Para quem não sabe do que se trata, é um vazamento de combustivel por "transpiração" da parede dos tanques. Não há peças para reposição e estamos aguardando a troca em garantia.
Por incrivel que pareça o EC-725 apresenta as mesmas panes da dupla AS365 e AS532, apesar de seu "avançado" estado tecnologico. Esta pane é recorrente em aeronaves que ficam muito tempo parada aguardando manutenção, mas no caso do 725, ela já veio de fabrica assim, que fiasco! Existem relatos que o EC 725 não passam na aprovação do promot 3, pelo excesso de fumaça negra de seu escapamento...
Aeronave novíssima, problema antigo, não vejo como o 725, que nem foi solicitado pelo EB, vai mudar a nossa dependência deste tipo de material estrangeiro e melhorar nossa operacionalidade.
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S Ten M Valentim - 4o Batalhão de Aviação do Exército


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Re: Aviação do Exército
gogogas escreveu:A Avex possui alguma unidade de bombeiros para qualquer emergência da tripulação de seus helicópteros ????
Respondendo: na Base de Aviação de Taubaté possuimos, como em qualquer Aeródromo militar, uma equipe de bombeiros treinadas e equipadas com os recursos padrão.
Tanto em Manaus, como em Campo Grande contamos com o serviço de Bombeiros da FAB, existente em suas Bases aéreas.
S Ten M Valentim - 4o Batalhão de Aviação do Exército


- saullo
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Re: Aviação do Exército
Pois é, o tempo já vai mostrando algumas coisas...
Nossos ônibus aéreos já meio estragadinhos.
Abraços
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Re: Aviação do Exército
Esta descentralização é no momento inviável por dois motivos: o primeiro é o nosso minguado orçamento que além de ser minimo ainda é contingenciado a todo momento, já aconteceu este ano em pleno plano de estratégia de defesa nacional. o Segundo que a AvEx neste momento já não da conta da logística para manter dois BAvEx fora de Manaus. Imagine um em cada CM de área. Acredito que a forma mais viável no momento seria o destacamento de helicópteros de um determinado Batalhão, por exemplo:knigh7 escreveu:Pessoal,
Não seria melhor a descentralizacão dos BAVEx para os comandos de área, possibilitando o transporte e assalto aeromóvel das unidades leves do EB ao invés da concentracão numa Bda, como ocorre com a 12 Bda?
Ficariam melhor distribuídos, mais rápida a acão, serviriam de grande apoio aos comandos. É evidente que isso já existe no CMA e mais recentemente no CMO.
O EB não tem dotacão, nem tampouco perspectiva para acrescer de forma significativa em helis a ponto de manter uma Bda Aeromóvel e criar mais uns 3 BAVEx a fim de permitir que estejam presentes de forma mais homogênea no Território Nacional.
O que vocês acham?
O 4ºBAvEx deveria possuir destacamentos (Apoiado pela FAB) em Boa Vista, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Porto Velho, isso além de aumentar a capacidade de pronta resposta, aumentaria nossa HDV, que é perdida com os imensos translados para levar aeronaves de Manaus até estas cidades da Amazônia. Estes destacamento poderiam ser de valor Pelotão de Helcp com reforço de equipe de Manutenção. Para grandes manutenções a aeronave retornaria ao BavEx.
O mesmo poderia ser feito com outros CM de área, com aeronaves destacadas permanentemente a partir de Taubaté ou Campo Grande.
S Ten M Valentim - 4o Batalhão de Aviação do Exército


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Re: Aviação do Exército
A realidade deste acidente não é tão glamurosa quanto a sua avaliação.Gerson Victorio escreveu:1- Revendo o vídeo umas 20 vezes percebi que o heli já enfrentava problemas bem antes do início da gravação, o piloto trouxe literalmente no "braço", lidando com a compensação do ataque dos hélices.SantaCatarinaBR escreveu:Titulo dado no Youtube: "NOSSA QUE POUSO MAIS SUAVE!!!!!"
Comentario: "POSO DE UM HELICÓPTERO COUGAR DO EXÉRCITO, ONDE HOUVE O APAGAMENTO DE SEUS MOTORES NA RAMPA FINAL."
2- Como na descrição do vídeo, percebe claramente o "apagamento" de pelo menos um dos motores, salvo engano, o segundo foi um pouco antes do "arrebatamento".
3- Fazendo uma inferência como leigo(como todas aqui.) acredito que o piloto usou o recurso do auto giro em duas oportunidades, logo ao reduzir na aproximação e um pouco antes do "pouso", os hélices ficam literalmente pra cima no momento final.
4- O fato dos Cougar do EB terem seus trem de pouso fixo pode ter contribuido para a manutenção da integridade(com danos aparentes na cauda) da ANV? se fosse um trem escamoteável o resultado poderia ter sido outro?
5- No vídeo não fica claro se a ANV estava com seu payload máximo, se for o caso, percebe-se que a aeronave é bem robusta.
6- O piloto merece uma medalha pois a coisa poderia ter se tornado uma tragédia terrível.
7- Acredito que o cinegrafista usou uma maquina fotográfica das comuns, o resultado ficou muito bom, o cara teve bastante presença de espírito e merece ter seu crédito!
8- Especulando ao máximo parece ser um corte no combustivel, por falha mecânica.
poderiam comentar minhas considerações?![]()
Gerson
Mesmo ainda aguardando o relatório final da investigação, já se sabe o seguinte:
Fato 1: A frota Cougar tem apresentado seguidos problemas com o FCU (Unidade de controle de Combustivel) de seus motores MK 1 A1. Este apresentou falha em um dos motores o que causou o seu apagamento em vôo.
Fato 2: Já na curta final para pouso o piloto em comando da aeronave solicitou ao outro piloto que cortasse a manete de combustivel do motor apagado, porém houve confusão por parte do piloto que cortou o combustivel do motor em funcionamento, é este corte de motor que se observa no video.
Fato 3: Não há nenhum relato de auto rotação durante a emergência, por parte da tripulação.
Fato 4: O trem de pouso do Cougar aguentou o pouso duro numa boa, não houve constatação de danos a estrutura da aeronave durante sua inspeção, exceto pelo toque do esqui traseiro (bequila) que teve que ser trocado, porém cumpriu perfeitamente sua função.
Eu não daria uma medalha para os pilotos, mas recomendaria instruções e treinamentos de emergência no modelo para se evitar de cortar o motor durante um vôo monomotor, como o que ocorreu.
No entanto deram muita sorte da aeronave ter parado no local, pois logo a frete, havia um declive que poderia ter destruido a aeronave ou até feridos seus integrantes.
Com certeza foi muito oportuna a gravação por parte do espectador da aeronave que se aproximava, foi a primeira vez que vi uma de nossas aeronave se acidentar.
Tudo levar a crer que o acidente teve como fatores principais a falha do FCU e a deficiente ação dos pilotos durante a emergência monomotor, mas vamos aguardar o relatório final.
Editado pela última vez por Valentim em Dom Ago 14, 2011 4:35 pm, em um total de 2 vezes.
S Ten M Valentim - 4o Batalhão de Aviação do Exército


Re: Aviação do Exército
Senhores, é sabido que os Fennec/Esquilos HA-1 do EB serão modernizados, apresentando a configuração bastante parecida com a imagem abaixo. Gostaria de saber se esta modernização contempla também a instalação do FLIR sobre a cabine assim como também é visto na imagem.
Fabio mode off!
Obrigado e []'s a todos.

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- Glauber Prestes
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Re: Aviação do Exército
Quando eu visitei Taubaté, havia um Esquilo com um Flir instalado, mas na parte de baixo da fuselagem.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re: Aviação do Exército
Acredito que se chegar aos modelos sinos, estaríamos bem.
Pantera modernizado,

Fennec modernizado,

[]s
Pantera modernizado,

Fennec modernizado,

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A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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Re: Aviação do Exército e o EC 725
Putz!!Valentim escreveu:Muitos usuários do fórum ficaram entusiasmados com "fabricação" do EC 725 pela Helibrás em território brasileiro, na época não vi com bons olhos esta jogada do governo lula, pq sabia no que ia dar.
Agora as coisas se confirmaram: o primeiro EC 725 entregue ao EB (fabricado e montado na frança) encontra-se indisponível por causa de uma pane muito conhecida da AvEx: a esxudação dos tanques de combustivel. Para quem não sabe do que se trata, é um vazamento de combustivel por "transpiração" da parede dos tanques. Não há peças para reposição e estamos aguardando a troca em garantia.
Por incrivel que pareça o EC-725 apresenta as mesmas panes da dupla AS365 e AS532, apesar de seu "avançado" estado tecnologico. Esta pane é recorrente em aeronaves que ficam muito tempo parada aguardando manutenção, mas no caso do 725, ela já veio de fabrica assim, que fiasco! Existem relatos que o EC 725 não passam na aprovação do promot 3, pelo excesso de fumaça negra de seu escapamento...
Aeronave novíssima, problema antigo, não vejo como o 725, que nem foi solicitado pelo EB, vai mudar a nossa dependência deste tipo de material estrangeiro e melhorar nossa operacionalidade.
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- Bolovo
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Re: Aviação do Exército
Ah, esse cara deve ser udenista e contra a indústria nacional. Liga pra ele não, Lima.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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