Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1051 Mensagem por Paisano » Dom Jun 14, 2015 1:09 pm

Editor de opinião é, na minha, uma jabuticaba.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1052 Mensagem por Energys » Dom Jun 14, 2015 1:49 pm

ABULDOG74 escreveu:Olá camarada, então com toda a humildade peço-te desculpas; pois ficou meio subjetivo pra mim e um homem tem que ter a dignidade de reconhecer que errou, mais uma vez desculpas.

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Eu que lhe peço desculpas então pela confusão que causei. JAMAIS colocaria a você um comentário desabonador, saiba desde já disso.

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1053 Mensagem por Energys » Dom Jun 14, 2015 1:52 pm

Paisano escreveu:Editor de opinião é, na minha, uma jabuticaba.
No jornalismo, quem profere opiniões é chamado "colunista", ou quando a opinião é do jornal, há a forma de "editorial".

"Editor de opinião" não existe. Caso existisse, no entanto, poderia ser chamado de censor, no sentido daquele que "edita" opiniões.

Att.




Editado pela última vez por Energys em Dom Jun 14, 2015 1:54 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1054 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Jun 14, 2015 1:54 pm

Energys escreveu:
ABULDOG74 escreveu:Olá camarada, então com toda a humildade peço-te desculpas; pois ficou meio subjetivo pra mim e um homem tem que ter a dignidade de reconhecer que errou, mais uma vez desculpas.

ADSUMUS
Eu que lhe peço desculpas então pela confusão que causei. JAMAIS colocaria a você um comentário desabonador, saiba desde já disso.

Att.
Abraço camarada e amigo.

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1055 Mensagem por Energys » Dom Jun 14, 2015 2:04 pm

[009]

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1056 Mensagem por Túlio » Dom Jun 14, 2015 3:08 pm

Queria que fosse sempre assim.

MY CONGRATZ ao Energys e ao ABULDOG! :D :D :D :D




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1057 Mensagem por ABULDOG74 » Qua Jun 17, 2015 8:29 pm

Decisões do Almirantado deixam fuzileiros da MB sem navio de desembarque moderno até a próxima década

Imagem
LPD italiano “San Giusto”, um dos navios usados que poderiam amenizar a carga de responsabilidades que recai, hoje, sobre o NDD “Ceará”
Roberto Lopes

Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa

Vinheta ExclusivoAs notícias para a Força de Fuzileiros da Esquadra não são boas. O navio de desembarque-doca (NDD) Ceará, que sofreu um grave problema técnico no mês passado, quando rumava para o Haiti, e se encontra atualmente em reparos na base naval de Val-de-Cães, no Pará, permanecerá inativo até, pelo menos, o fim do mês de outubro.

Isso desde que seja possível à Força Naval continuar garantindo os recursos necessários aos reparos na embarcação, conforme vem acontecendo até agora.

Mas o pior é a postura adotada pelos quatro estrelas da Marinha em relação a uma providência capaz de assegurar aos fuzileiros um meio de transporte moderno – apto a, efetivamente, contribuir para seu adestramento na faina de desembarque no mar. Os almirantes-de-esquadra decidiram que só vão aprovar a compra de um navio-doca novo para a Marinha mediante licitação internacional, que irá exigir a construção de dois NDD no Brasil.

Não está descartada a possibilidade de a concorrência ser aberta já este ano, porque – os chefes navais (felizmente) sabem – a Marinha está numa corrida contra o tempo.

O Almirantado supõe que o Ceará aguente na ativa até o ano de 2019; assim, o ideal é que a licitação a ser aberta possa produzir uma primeira entrega de navio-doca dentro do ano de 2019.

Mas o prazo é apertadíssimo.

Tramitação – Para que esse plano dê certo será preciso que o processo licitatório seja inaugurado imediatamente, e toda a sua tramitação – (1) emissão de requisitos aos fornecedores estrangeiros, (2) recebimento das propostas, (3) análise das ofertas e inspeções nos barcos propostos, (4) anúncio do resultado, (5) discussão e elaboração do contrato e (6) assinatura formal da encomenda – aconteça no prazo máximo de 12 meses.

Imagem
LPD classe Makassar, projetado pela indústria naval sul-coreana — opção barata que o Almirantado brasileiro insiste em renegar


Isso, claro, se houver um estaleiro nacional habilitado e disponível para construir um navio de desembarque-doca na faixa de 8.000 a 12.000 toneladas. Falo de uma indústria capacitada a realizar todas as integrações de sistemas e equipamentos necessárias a uma embarcação que transporta uma doca em seu ventre, e ainda executar todos os testes exigíveis de uma unidade naval desse porte.

Dentro da própria Marinha há oficiais-generais que não acreditem ser isso possível: construir um moderno NDD no país até dezembro de 2019.

Há muitos problemas a serem vencidos fora dos gabinetes navais para que o plano tenha alguma chance de avançar, e o mais importante deles é, obviamente, obter a autorização da área econômica do governo para que tal operação se materialize.

Por algum motivo que julgam supérfluo divulgar, os oficiais integrantes do Almirantado decidiram desprezar a compra direta de uma classe moderna e barata de NDD, como a sul-coreana Makassar , orçada, segundo a Marinha peruana, em 50 milhões de dólares (sem os investimentos na capacitação do estaleiro SIMA-Peru, que precisou ser preparado para fabricar dois navios desse tipo).

Na verdade esses números oscilam muito, e isso acontece por causa da influência de variáveis que têm a ver com o comportamento de fornecedores e os custos dos estaleiros. Tome-se o caso da Marinha da Tailândia.

Em novembro de 2008 o estaleiro ST Marine, de Singapura, concluiu uma arrastada negociação com a força naval tailandesa, que se interessara por um NDD da classe Endurance, avaliado em 142 milhões de dólares. O navio foi construído em Singapura e entregue em apenas 40 meses, mas acabou saindo por 200 milhões de dólares.

Oportunidade – E as “compras de oportunidade” que poderiam suprir a Marinha com um NDD até o fim de 2016, ou o início de 2017, reduzindo o peso da responsabilidade que hoje recai sobre o casco cansado do valente Ceará?

Imagem
O francês “Siroco”, um usado caro demais para a Marinha do Brasil


Bom, como já é praxe, o Almirantado diz que “está atento” a elas. Naturalmente, desde que elas existam dentro das (fracas) possibilidades econômicas da Marinha do Brasil.

O mais interessante é que os quatro estrelas não admitem fazer a “compra de oportunidade” de um navio novo – que tenha sido encomendado por alguma marinha e agora já não interesse mais.

Pois é bom lembrar: foi precisamente desse jeito – se aproveitando de navios novos que haviam ficado repentinamente disponíveis na Inglaterra – que a Esquadra conseguiu receber três navios-patrulha oceânicos de boa qualidade (apesar de fracamente artilhados). Hoje são eles que, juntamente com a corveta Barroso, a fragata Rademaker e duas ou três Niterói carregam o piano da Esquadra.

San Giusto – Os quatro estrelas decidiram que “compra de oportunidade” só de navio usado mesmo, um bom, velho e autêntico segunda mão.

O problema é que as embarcações que atendem a esses requisitos são poucas. Entre elas está o conhecido navio francês Siroco, de custo avaliado em 120 milhões de Euros (cerca de 134,8 milhões de dólares) – considerado alto para o atual regime de fome que vive a Marinha –, e os três porta-helicópteros italianos de assalto anfíbio classe San Giusto – tidos como de capacidade limitada para os requerimentos da Força Naval brasileira.

Os dois NDD classe Rotterdam, da Holanda, interessariam, claro. Assim como o Galícia espanhol, ou talvez até o Osumi japonês. O problema é que, até onde se sabe, não há previsão de quando eles estarão disponíveis.

Mas eu repito: tão importante quanto a falta de opções é o fato de os quatro estrelas considerarem que o grande “apelo” dos programas da Marinha reside no fato de que eles serão desenvolvidos por empresas brasileiras, em território nacional, gerando empregos e capacitação no Brasil. Eu aplaudo isso. E torço para que dê certo.

De preferência, antes que o corajoso mas exausto Ceará pare outra vez.

Imagem
O NDD “Ceará” atracando, mês passado, em Val-de-Cães: 150 dias de reparos, se houver dinheiro para que esse prazo seja cumprido

http://www.naval.com.br/blog/2015/06/16 ... ma-decada/

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1058 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jun 18, 2015 7:40 am

Eu não percebo, primeiro o Siroco era uma maravilha, depois o mesmo era uma porcariae até falaram dos motores, agora é simplesmente demasiado caro e apresentam o "price tag" que nunca tinha ouvido na minha vida. De onde tiraram que o Siroco custa 142 milhões de dólares? Em Portugal os valores que são dados a conhecer é à volta dos 80 milhões e com alguns brinquedos extra.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1059 Mensagem por alex » Qui Jun 18, 2015 10:54 am

Cabeça, esse valor foi mencionado aqui anteriormente, o que foi dito é que alem deste valor é necessario uma manutençao em estaleiro da DCNs entao o preço ficaria em um valor acima destes 80.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1060 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jun 18, 2015 11:14 am

Ou seja um navio que acabou de completar uma missão a África e que está a meio do seu tempo útil de serviço, precisa uma manutenção de dezenas de milhões de euros?!




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1061 Mensagem por alex » Qui Jun 18, 2015 11:49 am

Só passeI o que está escrito nos sites brasileiros por favor não mate o mensageiro. :D




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1062 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jun 18, 2015 11:54 am

Pois, mas tens que começar a questionar o que te vendem...




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1063 Mensagem por joaolx » Qui Jun 18, 2015 12:47 pm

Dizem as más linguas ( nas quais não acredito :mrgreen: ) que as citadas verbas para manutenção seriam apenas um nome utilizado para designar as propinas a pagar a....Dai a inflação :|




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1064 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jun 18, 2015 1:22 pm

Disseste bem, más línguas.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1065 Mensagem por ABULDOG74 » Sex Jun 19, 2015 10:37 am

Olá camaradas,

NAVANTIA PROJETA EDVM PRA OS LHD`S CANBERRA E ADELAIDE:



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