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Re: Super Tucano News

Enviado: Sáb Mai 14, 2011 1:07 am
por sapao
WalterGaudério escreveu:
Túlio escreveu: Juro que pensei nessa no caso do Cadete. Deve ser duro começar a carreira perdendo um avião de combate (e passar o resto da vida achando erroneamente que poderia tê-lo salvo). Por outro lado, por ruim que fosse, ao menos teria ainda uma carreira. Acabou-se perdendo ambos, avião e Piloto.
Mas é fácil julgar fria e objetivamente atrás de um teclado. Dentro do cockpit, tendo apenas alguns segundos e com o sangue cheio de adrenalina a conversa certamente é outra. 8-]
Pode ter sido executada uma manobra de alto G e ter-se perdido a consciência tb.

Realmente pode ser uma, duas ou as três razões acima. Só vai ser possivel tentar descobrir isso apos a analise dos dados.

Mesmo assim eu acredito que o mais provavel seja que ele não tenha sido capaz de se ejetar, seja pela situação da aeronave ou pela propria perda de consciencia (fisiologica ou situacional) do piloto.

Porque um CFIT ("entrar voando") acho improvavel, já que se ele estava na area de instrução ele tem um limite inferior que vai acima dos 10.000ft se não me engano.
Mesmo se ele estivesse executando uma manobra que o colocou em uma situação da qual ele não conseguiu sair, abaixo de determinada altitude (caso tenha sido programado) tem aquela voz feminina informando que a altitude de segurança foi rompida e que ele deveria se ejetar.

No caso de ele ter errado e estar com medo de ejetar, após o acidente do F-5 em Natal se trabalha muito esse aspecto: a maquina que se fod*, o mais importante nela é o piloto!!!
Todo mundo que voa assento ejetavel é Doutrinado assim.

Re: Super Tucano News

Enviado: Sáb Mai 14, 2011 10:12 am
por Marino
O piloto era filho de um Almirante da MB.
Meus pêsames.

Re: Super Tucano News

Enviado: Sáb Mai 14, 2011 10:44 am
por DELTA22
Meu sentimentos aos familiares do Piloto. Grande Espírito. Morreu no dever de preservar outras vidas. Nobre! :(

[]'s a todos.

Re: Super Tucano News

Enviado: Dom Mai 15, 2011 2:17 pm
por WalterGaudério
Registro meus pêsames aqui.

DeP/R.I.P

Re: Super Tucano News

Enviado: Dom Mai 15, 2011 8:10 pm
por Carlos Mathias
Meus sentimentos à família do rapaz.

Re: Super Tucano News

Enviado: Seg Mai 16, 2011 2:55 pm
por WSANTANA
Prezados,

Boa tarde!

Em primeiro lugar nossos sentimentos à família do piloto e a todos os seus colegas de farda pela perda inestimável.

Uma questão me chamou mto a atenção: nos dias anteriores ao acidente me impressionava o número aparentemente excepcional de operações. Até então, os ST estavam o tempo todo voando, seja individualmente, em elemento ou em esquadrilha. Depois do evento, fiquei me pareceu que os voos cessaram. Ou todos estão grondeados ou mudaram as rotas de voo, pois cessaram os barulhos característicos dos ST aqui sobre a região da Potilândia/UFRN.

Após acidentes, como o ocorrido, é normal esta redução nas operações??

Saudações Fraternais.
Wsantana.

PS. Tem chovido muito aqui em Natal.

Re: Super Tucano News

Enviado: Seg Mai 16, 2011 3:22 pm
por Túlio
WalterGaudério escreveu: Pode ter sido executada uma manobra de alto G e ter-se perdido a consciência tb.

Acho complicado, um ST não é um Rafale ou Flanker, alcança uns 7G e olhe lá. Aliás, tanto não é uma aeronave acrobática que a Fumaça continua com o Tucaninho.

Re: Super Tucano News

Enviado: Seg Mai 16, 2011 3:54 pm
por Zelhos
WSANTANA escreveu:Prezados,

Boa tarde!

Em primeiro lugar nossos sentimentos à família do piloto e a todos os seus colegas de farda pela perda inestimável.

Uma questão me chamou mto a atenção: nos dias anteriores ao acidente me impressionava o número aparentemente excepcional de operações. Até então, os ST estavam o tempo todo voando, seja individualmente, em elemento ou em esquadrilha. Depois do evento, fiquei me pareceu que os voos cessaram. Ou todos estão grondeados ou mudaram as rotas de voo, pois cessaram os barulhos característicos dos ST aqui sobre a região da Potilândia/UFRN.

Após acidentes, como o ocorrido, é normal esta redução nas operações??

Saudações Fraternais.
Wsantana.

PS. Tem chovido muito aqui em Natal.




A FAB esta investigando o acidente, acho que todos estão no chão para passar por uma revisão completa

Re: Super Tucano News

Enviado: Seg Mai 16, 2011 5:15 pm
por soultrain
Túlio escreveu:
WalterGaudério escreveu: Pode ter sido executada uma manobra de alto G e ter-se perdido a consciência tb.

Acho complicado, um ST não é um Rafale ou Flanker, alcança uns 7G e olhe lá. Aliás, tanto não é uma aeronave acrobática que a Fumaça continua com o Tucaninho.
Tulio,

Já experimentaste 7g? Aposto que com 4g positivos ou 2g negativos entravas em G-LOC... Pode ser muita coisa, inclusive um problema de saúde não detectado. Hipóteses são imensas...

Re: Super Tucano News

Enviado: Seg Mai 16, 2011 5:27 pm
por Túlio
Mas continuam a ser hipóteses, Soul véio. Se não me engano foi o Airton Senna quem desmaiou em um F/A-18 a 7G. Mas creio que a seleção de pilotos de combate seja diferente da de pilotos de Fórmula 1. Me parece muito difícil que o rapaz tenha tido uma convulsão ou sei lá o quê e a aeronave tenha sido perdida por causa disso. Ele pilotou Universal e Tucano antes e esses sim, são acrobáticos. Se fosse para ter problemas de saúde em voo já teria aparecido algo antes. Assim, do nada, fica difícil, e a explicação de ele ter sido abatido por um UFO é tão provável quanto G-LOC... :wink: 8-]

Re: Super Tucano News

Enviado: Seg Mai 16, 2011 5:31 pm
por soultrain
Não é só uma questão de corpo, mas treino. Tudo é possível, no inquérito a FAB vai tentar descobrir a sequência de eventos.

Normalmente a causa nunca é única, mas uma conjugação de factores.

Re: Super Tucano News

Enviado: Seg Mai 16, 2011 8:41 pm
por sapao
WSANTANA escreveu:Prezados,

Boa tarde!

Em primeiro lugar nossos sentimentos à família do piloto e a todos os seus colegas de farda pela perda inestimável.

Uma questão me chamou mto a atenção: nos dias anteriores ao acidente me impressionava o número aparentemente excepcional de operações. Até então, os ST estavam o tempo todo voando, seja individualmente, em elemento ou em esquadrilha. Depois do evento, fiquei me pareceu que os voos cessaram. Ou todos estão grondeados ou mudaram as rotas de voo, pois cessaram os barulhos característicos dos ST aqui sobre a região da Potilândia/UFRN.

Após acidentes, como o ocorrido, é normal esta redução nas operações??

Saudações Fraternais.
Wsantana.

PS. Tem chovido muito aqui em Natal.
Se as causas do acidente podem ser devido a problemas da aeronave é normal. Pode ser tambem que os procedimentos estejam sendo revistos.
Talvez tenha se diminuido o ritmo até pelo lado psicologico ou até que se tenha certeza que todos os fatores contribuintes foram combatidos.

Re: Super Tucano News

Enviado: Ter Mai 17, 2011 1:33 pm
por Penguin
Is Hawker Beechcraft an American company?
By Stephen Trimble on May 17, 2011 10:50 AM
http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/

Loren Thompson argues in a blog last week there are two competitors for the US Air Force contract for a light attack armed reconnaissance (LAAR) aircraft: "An American plane made by Hawker Beechcraft designated the AT-6, and a Brazilian plane made by Embraer designated the EMB-314."

This is a bad thing, according to Thompson. "The fact the Air Force is even entertaining a bid from Brazil tells us that this Pentagon is out of touch with economic realities."

I won't argue with his conclusion, but the facts need a little clarity.

The AT-6 may be an "American plane", but Hawker Beechcraft is not truly an American company.

Hawker, of course, is a brand invented in the UK, which migrated across the Atlantic in the early 1980s when British Aerospace sold its business jet division to Beechcraft. That business was later acquired by Raytheon. Two decades later, the brand Hawker Beechcraft was invented when Raytheon sold the business to two investors -- Goldman Sachs and Toronto-based Onex.

In fact, Hawker Beechcraft is at least a half-Canadian company, with half of its product line-up from the United Kingdom.

[UPDATE: I actually forgot the most important point. Thompson writes that the AT-6 is an American aircraft. The AT-6, of course, was not designed by Beechcraft. It was developed on license from the Pilatus PC-9. Last I checked, Pilatus is still based in Stans, Switzerland, which is about 275km from where I'm typing this sentence at the Geneva convention center.]

Meanwhile, Hawker chief executive Bill Boisture is here in Geneva, Switzerland, where I'm covering the EBACE show. He addressed reporters this morning, and noted the company's interest in the LAAR contract.

Re: Super Tucano News

Enviado: Ter Mai 17, 2011 3:19 pm
por Zelhos
Em março um Super Tucano caiu em Porto velho, sera coensidencia também?


http://www.aereo.jor.br/2011/03/04/supe ... o-abatido/

Re: Super Tucano News

Enviado: Ter Mai 17, 2011 8:21 pm
por Túlio
Esse para mim fede a pólvora e não adianta me dizer que não. Por que precisava aquele baita isolamento dos destroços naquele caso e no atual tem foto de Deus e todo mundo em volta? Naquele caso, segundo recordo, a 'explicação' é que a tigrada ia furtar pedaços do ST para levar de souvenir e isso acabaria com todo o inquérito, já neste o inquérito não depende de souvenir. Gozado... 8-]