PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1051 Mensagem por henriquejr » Seg Jul 16, 2012 1:46 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
henriquejr escreveu:Motor de dois tempos???? :shock:
Por que este espanto? É dois tempos!

Se não me engano, o combustivel é injetado como todo motor diesel e o ar é bombado por compressor.

Também se não me engano, o ar entra por fendas laterais e os gazes escapam por valvulas convencionais.

Bacchi
Desculpe o espanto Bacchi, mas quando vi o termo "dois tempos" logo liguei aos motores a gasolina de dois ou quatro tempos. Pelo que vejo, com relação aos motores a diesel a coisa é diferente.




.
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1052 Mensagem por joao fernando » Seg Jul 16, 2012 2:09 pm

Ouvi desses motores 2 tempos. Como se coloca o oleo 2 tempos neles???

Outra coisa, são bons? Pelo que entendo geram o dobro de potencia em relação a um 4 tempos. E menos peças para quebrar; por isso o uso militar?




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1053 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Jul 16, 2012 3:31 pm

henriquejr escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: Por que este espanto? É dois tempos!
Se não me engano, o combustivel é injetado como todo motor diesel e o ar é bombado por compressor.
Também se não me engano, o ar entra por fendas laterais e os gazes escapam por valvulas convencionais.
Bacchi
Desculpe o espanto Bacchi, mas quando vi o termo "dois tempos" logo liguei aos motores a gasolina de dois ou quatro tempos. Pelo que vejo, com relação aos motores a diesel a coisa é diferente.
Exatamente.

Mesmo os motores 2 tempos tipo DKW VEMAG são coisa do passado.

Bacchi




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1054 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Jul 16, 2012 3:36 pm

joao fernando escreveu:Ouvi desses motores 2 tempos. Como se coloca o oleo 2 tempos neles???
Outra coisa, são bons? Pelo que entendo geram o dobro de potencia em relação a um 4 tempos. E menos peças para quebrar; por isso o uso militar?
O oleo lubrificante fica no carter como em um motor 4 tempos.

Esta questão de dobro da potencia é pura lenda.

Dão mais potencia, mas não o dobro.

O DKW com 1.000 cc tinha em torno de 44 CV. O Ford Corcel com 1.300 cc (inicialmente) tinha esta potencia.

Se a memória não me falha!

Bacchi




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1055 Mensagem por joao fernando » Seg Jul 16, 2012 3:48 pm

Bacchi, a cada volta do virabrequim se tem a explosao, então a potencia será maior para a mesma cilindrada, ou igual, com menor cilindrada. No caso do Corcel, 33% maior, para se ter a mesma potencia (o dobro é o lema do DKW, 3=6) logico que atrito interno e outros.

Nesse motor entao, apenas a admissão de ar é feita por um rasgo na camisa, se o oleo fica no carter, não é um 2 tempos puro em que se injeta combustivel mais oleo, na admissão. O compressão manda ar sob pressão, e apenas eliminamos as valvulas de admissão




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1056 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Jul 16, 2012 4:13 pm

joao fernando escreveu:Nesse motor entao, apenas a admissão de ar é feita por um rasgo na camisa, se o oleo fica no carter, não é um 2 tempos puro em que se injeta combustivel mais oleo, na admissão. O compressão manda ar sob pressão, e apenas eliminamos as valvulas de admissão
2 tempos se referre ao ciclo termodinamico e não a detalhes de construção.

Existem centenas de projetos de motores 2 tempos, inclusive um patenteado por um homonimo meu.

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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1057 Mensagem por rmturchiello » Seg Jul 16, 2012 6:19 pm

Pessoal esse motores Detroit Diesel 2tempos foram e talvez ainda sejam vastamente utilizado pelos americanos, conheço varias versões desse motor 4 cilindro em linha, 6 cilindros em linha, 6 cilindros em V como é o caso desse que vai ser usado no M113 e os 8 cilindros em V como os utilizados no M108/109 e M578.
Esse motores possuem um compressor (Blower)que empurra o ar através de janelas na parte inferior dos cilindros, no cabeçote existem apenas válvulas de escape e o elemento bico bomba, ou seja ele não tem uma bomba injetora e vários bicos separados cada cilindro tem um elemento bico bomba que é controlado pelo governador e é acionado por um comando parecido com um comando de valvulas, conheci motores com 2 e 4 valvulas de escape no cabeçote.
São motores que desenvolvem realmente uma potência eleva para seu tamanho porém de manutenção cuidadosa, não foram bem aceitos pelos brasileiros, foram usados nos tratores da extinta CBT e em caminhões Chevrolet D60.
São motores com muito pouco suprimento de peças em nosso mercado.
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1058 Mensagem por Túlio » Seg Jul 16, 2012 6:22 pm

Não entendi o "B". Se os A2 já tinham tanques de combustível externos... :? 8-]




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1059 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Jul 16, 2012 6:29 pm

rmturchiello escreveu:Pessoal esse motores Detroit Diesel 2tempos foram e talvez ainda sejam vastamente utilizado pelos americanos, conheço varias versões desse motor 4 cilindro em linha, 6 cilindros em linha, 6 cilindros em V como é o caso desse que vai ser usado no M113 e os 8 cilindros em V como os utilizados no M108/109 e M578.
Esse motores possuem um compressor (Blower)que empurra o ar através de janelas na parte inferior dos cilindros, no cabeçote existem apenas válvulas de escape e o elemento bico bomba, ou seja ele não tem uma bomba injetora e vários bicos separados cada cilindro tem um elemento bico bomba que é controlado pelo governador e é acionado por um comando parecido com um comando de valvulas, conheci motores com 2 e 4 valvulas de escape no cabeçote.
São motores que desenvolvem realmente uma potência eleva para seu tamanho porém de manutenção cuidadosa, não foram bem aceitos pelos brasileiros, foram usados nos tratores da extinta CBT e em caminhões Chevrolet D60.
São motores com muito pouco suprimento de peças em nosso mercado.
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A GM montou uma fabrica para produzir estes motores no Brasil.

Eu me lembro que estes motores foram testados na Ford (trabalhei la antes de ir para a ENGESA) com resultados pessimos.

O motor não teve aceitação nenhuma no mercado brasileiro de caminhões, a produção foi destivada e a fabrica acabou sendo utilizada para outra finalidade.

Bacchi




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1060 Mensagem por Túlio » Seg Jul 16, 2012 6:38 pm

DETALHE: 2T é muito mais poluente e consome mais. Em tempos politicamente corretos, sei não... 8-]




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1061 Mensagem por rmturchiello » Seg Jul 16, 2012 9:54 pm

Túlio escreveu:DETALHE: 2T é muito mais poluente e consome mais. Em tempos politicamente corretos, sei não... 8-]
Não nesse caso Tulio o motor de ciclo 2T só é mais poluente nos motores em que o óleo lubrificante é misturado ao combustível, no casso dos motores detroit isso não acontece o sistema de lubrificação dele é idêntico ao dos motores 4T.
No seu post anterior em que vc se referiu ao "B" vc que dizer da versão do M113B? Se for esse "B" esta relacionado com uma versão brasileira, pois se trata de uma versão unicamente daqui em nenhum outro lugar do mundo foi adotado essa motorização e nem a torreta da .50, não tem como equipara essa versão do M113B com nenhuma outra no mundo pois ele é unica.
Grande abraço
Turchiello




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1062 Mensagem por eligioep » Seg Jul 16, 2012 10:05 pm

Túlio,
como o Dr Bacchi escreveu acima, o 2 tempos se refere ao ciclo, ou seja, em 2 voltas do virabrequim/árvore de manivelas se completa o ciclo de admissão/compressão/expansão/escapamento, ao passo que o 4T necessita de 4 voltas para fazer o mesmo. Daí o termo 2T, muito associado aos fumacentos motores Yamaha e DKW, só para citar alguns.
Mas como é um motor de construção mais simples, com menos peças móveis, e com o uso de turbo compressor, deve render mais que um motor equivalente.
Nas motos, o 2T rende o equivalente à um 4T com o dobro de capacidade volumétrica: 250 = 500, e assim por diante.
Neste caso não sei exatamente qual a potência, mas talvez não seja 2T, pois a Detroit produz outros motores também.
Alguém pode confirmar ser 2T ou normal 4T?




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1063 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Jul 16, 2012 10:27 pm

eligioep escreveu:Alguém pode confirmar ser 2T ou normal 4T?
Egidio, pelo que sei o motor a ser usado é o V6-53, ou seja, é um motor 2 tempos da serie 53 da DDA.

É o mesmo motor que foi usado para alguns Cascaveis e Urutus exportados. Para o Dubai foi usado o 6V-53 Turbo.

Serie 53 significa que ele tem 53 polegadas cubicas por cilindro. Com 6 cilindros o motor tem uma cilindrada total de 318 polegadas cubicas ou aproximadamente 5,2 litros.

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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1064 Mensagem por eligioep » Seg Jul 16, 2012 10:50 pm

Bacchi,
se é este, é o mesmo dos Urutus jordanianos... E eles querem trocar por falta de peças de reposição!
Agora que não entendi.....




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1065 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Jul 16, 2012 11:05 pm

eligioep escreveu:Bacchi,
se é este, é o mesmo dos Urutus jordanianos... E eles querem trocar por falta de peças de reposição!
Agora que não entendi.....
Nem eu!

Bacchi




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