FX2 - As Opções

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual vc prefere?

EUA - Lockheed Martin F-35A Lightning II
12
7%
França - Dassault Rafale
56
34%
Europa - EADS Eurofighter Typhoon
16
10%
Rússia - Sukhoi Su-35BM
51
31%
Suécia - SAAB Jas-39 Gripen C
17
10%
EUA - Boeing F/A-18E Super Hornet
3
2%
Brasil - MFT-LF (Mako)
10
6%
 
Total de votos: 165

Mensagem
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orestespf
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#106 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 14, 2007 10:29 am

Wagner L Carvalho
A despeito de boa parte dos equipamentos militares serem de origem americana, houve um certo distanciamento devido principalmente à recusa de venda de equipamentos de alta tecnologia. No FX-1 recusou-se a oferta de F-16 (por que?).


Caro Wagner, rigorosamente falando, a FAB nunca negou a qualidade dos equipamentos militares e tal "distanciamento" ocorreu pelas necessidades que surgiram dentro da própria FAB. No início dos anos 80 até início dos anos 90, o Brasil ainda era um país muito "fechado". Neste período existiu a famosa "reserva de mercado de informática" (um inferno astral pra todos nós). Foi um período em que achávamos que tudo poderia e deveria ser produzido no país. Uma cultura do tipo: para se ter indepêndencia tecnológica, precisamos desenvolver tudo por aqui. Só que muita coisa, principalmente dentro do campo da "informática" (hardware), quase tudo era "clone". E isto começou a incomodar os fabricantes originais, por perderem os royalties, entre outras.

Neste mesmo período a FAB através da Embraer, desenvolvia ao AMX em conjunto com a Itália. Os EUA começaram a fechar cada vez mais a torneira, pois qualquer informação repassada poderia ser agregada ao "banco de informações/dados" da FAB e do país e passaríamos a ser donos de tudo. Isto sem falar de vários outros projetos militares(EB, MB e mais alguns da FAB) e não militares.

Eu pergunto, por que os EUA nos dariam informações? Seriam loucos em querer um país como o Brasil (6º maior fabricantes de armas do mundo na época) detendo tecnologias de ponta e passando a ser mais um competidor? A resposta seria naturalmente um não, e foi (grosso modo) e que aconteceu.

No início do FX-1 ainda sofríamos reflexos deste período e a proposta americana contemplava apenas o fornecimento de caças "avançados", mas apenas para serem usados como está nos manuais. No final disseram até que liberariam todas as armas, mas repasse de tecnologias, em hipótese alguma! Como a FAB queria além do offset, repasse de alguma tecnologia e produção local (pois pretendia renovar toda a sua frota de caças), o pacote americano foi imediatamente descartado.

Passado esse período tumultuado (onde a FAB se enrolou toda com o processo de licitação; quase 10 anos), o cenário mudou. A política se consolidou mais no período FHC e o medo Lula foi por água abaixo, a ponto deste último ter estreitado ainda mais os laços com os americanos. Dada a confiabilidade econômica atual, a política que não corre mais riscos nem com os antigos radicais, o novo cenário geo-político e mais uma porção de "coisinhas", a visão dos americanos em relação a nós mudou também.

Hoje os interesses americanos em relação a nós é muito maior e totalmente diferente. Por uma lógica simplista como essa que apresentei, faz sentido então considerar as propostas deles, já que será totalmente diferente do que foi no passado e em particular no programa FX-1.

Abraços,
Orestes




Editado pela última vez por orestespf em Sáb Abr 14, 2007 10:39 am, em um total de 1 vez.
thelmo rodrigues
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#107 Mensagem por thelmo rodrigues » Sáb Abr 14, 2007 10:30 am

orestespf escreveu:Alitson
As coisas realamente mudaram de figura... está faltando gente na lista...


Eu também já havia "reclamado" esta tal ausência Alitson... :D

Abraços cordiais,
Orestes


Orestes,

Creio que assim como eu têm muita gente que não está conseguindo dormir direito com toda essa tempestade.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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Matheus
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#108 Mensagem por Matheus » Sáb Abr 14, 2007 10:35 am

SU-30MKI? F-18 E/F? F-16 Block 60?




orestespf
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#109 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 14, 2007 10:35 am

Calma Thelmo, calma... :D

No "pacotão" virão também alguns "pára-raios" :twisted:

Assim se a tempestade continuar forte, estaremos de certa forma "protegidos"... :D

Saudações,
Orestes




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#110 Mensagem por adriano de paulo geraldo » Sáb Abr 14, 2007 10:46 am

Se realmente falando de um caça de 5º geração o mais moderno e futurista e o F-35, porque o Brasil não quis se tornar parceiro desta máquina?
Pois seria uma plataforma nova e serviria também a Marinha, acho que o custo compensaria.




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Brasileiro
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#111 Mensagem por Brasileiro » Sáb Abr 14, 2007 10:52 am

Nossa...que coisa!!! :shock:
Vamos ao que interessa logo vai!
O caça que está faltando na lista é um tal de Fighter Third Five (eu não estou sendo direto :twisted: ).
O boato que existe é de a Boeing instalar uma unidade em Minas Gerais.
As coisas obviamente mudaram agora, só que esse cacinha americano, mesmo que comprássemos agora, só o teríamos lá pra mais de 2015. Portanto, seria uma opção de longo prazo, e por isso, de certa forma arriscada. Até lá, caso seja essa a decisão, ficaríamos mesmo com os Mirages, a não ser que os modernizemos. JSF anres de 2015, só se a Embraer entrar na dança.
Os Russos só têm caças "heavymetal", não existe e nem existirá a médio prazo nenhum caça russo monomotor.
Se a nossa escolha, HOJE, fosse por caças russos, seria praticamente descartar o JSF a médio prazo, pois abririamos os nossos olhos para outras coisas no tange a caças (lá no Oriente).
Se a nossa escolha, hoje, fosse pelo Rafale, teríamos sim uma boa chance de pegar o JSF a médio prazo, isso por questões geo-políticas ( A França é da OTAN...).
O que eu acho mais estranho nisso é a visão geopolítica americana caso escolhessemos caças russos. Talvez eles olhariam isso como aproximação com a Venezuela. Mas acho que não tem nada a ver. Podemos sim muito bem termos os nossos caças russos, mas seguirmos a nossa própria linha política (agradando ou não a dos EUA).
Enfim, vamos esperar a LAAD, e ver se sai algum osso pra gente roer.



abraços]




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#112 Mensagem por thelmo rodrigues » Sáb Abr 14, 2007 11:14 am

Brasileiro escreveu:Nossa...que coisa!!! :shock:
Vamos ao que interessa logo vai!
O caça que está faltando na lista é um tal de Fighter Third Five (eu não estou sendo direto :twisted: ).
O boato que existe é de a Boeing instalar uma unidade em Minas Gerais.
As coisas obviamente mudaram agora, só que esse cacinha americano, mesmo que comprássemos agora, só o teríamos lá pra mais de 2015. Portanto, seria uma opção de longo prazo, e por isso, de certa forma arriscada. Até lá, caso seja essa a decisão, ficaríamos mesmo com os Mirages, a não ser que os modernizemos. JSF anres de 2015, só se a Embraer entrar na dança.
Os Russos só têm caças "heavymetal", não existe e nem existirá a médio prazo nenhum caça russo monomotor.
Se a nossa escolha, HOJE, fosse por caças russos, seria praticamente descartar o JSF a médio prazo, pois abririamos os nossos olhos para outras coisas no tange a caças (lá no Oriente).
Se a nossa escolha, hoje, fosse pelo Rafale, teríamos sim uma boa chance de pegar o JSF a médio prazo, isso por questões geo-políticas ( A França é da OTAN...).
O que eu acho mais estranho nisso é a visão geopolítica americana caso escolhessemos caças russos. Talvez eles olhariam isso como aproximação com a Venezuela. Mas acho que não tem nada a ver. Podemos sim muito bem termos os nossos caças russos, mas seguirmos a nossa própria linha política (agradando ou não a dos EUA).
Enfim, vamos esperar a LAAD, e ver se sai algum osso pra gente roer.



abraços]


Mas, o 35 está na lista. Creio que se a Boeing for para as Minas Gerais deve ser para produzir peças.




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#113 Mensagem por Brasileiro » Sáb Abr 14, 2007 11:17 am

Ah é, eu não reparei...
Mas esse negócio da Boeing, acho que deve ser isso mesmo...só pra fornecedor de peças.




abraços]




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#114 Mensagem por Sniper » Sáb Abr 14, 2007 11:50 am

Fábio Nascimento escreveu:Se o Sniper admite o Su-35 então ele ta sabendo de algo :twisted:


O SU-35 apesar de um belo projeto, nunca foi meu preferido. Mas não ficaría chateado se fosse escolhido em um Hi-Lo Mix com o Gripen ( se é que se pode chmar isso de Hi-Lo... 8-] ).

Acho que qualquer um aqui, de qualquer corrente que seja concorda com isso ! :wink:

Mas guardem a LAAD... :wink: [022]




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#115 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 14, 2007 12:02 pm

É bom lembrar que o F-35 não está descartado para o Brasil, assim o provável PAK-FA. Faz parte dos planos da FAB ter um caça de 5ªG sim! Qual? rsrsrs

O Brasil foi "convidado" para participar do projeto F-35, não aceitou porque seria muito custoso. As prioridades "eram" outras até então...

O Brasileiro fez algumas análises corretas, mas acho que faltou alguma coisa no que diz respeito a opção do caça russo. Pela sua análise, a compra de um vetor russo hoje "sugere" o PAK-FA para mais adiante (com ou sem participação no projeto). Ok!

O Brasileiro associou a escolha do vetor russo com a Venezuela, de fato não é só isso. O ponto mais sensível seria a produção local destes vetores russos com a intenção de "abastecer" a AS e a AC com estes equipamentos "sofisticados". Nesta lista de países potenciais para adquirir tais produtos, se encontra a Argentina. Se eles comprarem tais equipamentos, incomodará a Inglaterra. A região pode esquentar e virar um foco de tensões como no oriente médio.

Supondo tal cenário, americanos e "europeus" precisariam reforçar sua presença na região. Por que isso? Porque teríamos indiretamente uma FFAA comum na AS e com a presença do belicoso Chaves no comando da Venezuela ainda por muito tempo. Diferentemente dos demais países que terão rotatividade em seus governos, podendo ou não se aliar a tais conceitos bolivarianos (não me refiro especificamente ao Brasil).

Além disso, tal sinal (compra de caças russos) sinaliza um fortalecimento do BRIC, que passa até laços mais estreitos no âmbito militar.

Tudo isso é conspiração? Pode ser, fica a cada um analisar e julgar. Tendo o cuidado de não misturar alhos com bugalhos (informação com contra-informação), pode-se analisar friamente as entre-linhas das últimas palavras nos discursos de Bush e Lula e também as que virão nos próximos dias (dos presidentes, seus representantes, fabricantes na LAAD e movimentação diplomática) para concluir o porque dessa (re)aproximação americano com o Brasil.

Daí a comprar equipamento americano pode ter algum sentido, mas pode não ser. Para se abrir novas portas, precisa-se fechar outras. O que a diplomacia brasileira quer é não fechar porta que foram abertas com muita dificuldades. O máximo que se permite é deixar que tais portas fiquem apenas "encostadas". Como fazer isso? Pense!!! :twisted:

Saudações,
Orestes




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#116 Mensagem por alcmartin » Sáb Abr 14, 2007 12:06 pm

Bolovo escreveu:
Paisano escreveu:
Bolovo escreveu:Fale algo que um bimotor faz que um monotor não faça! :wink:


Continuar voando se um motor falhar. 8-]

Tirando isso, que é meio óbvio né hehehe. Alias, se fosse assim, ninguém compraria o F-16, o F-35, etc. Eu digo o que um bimotor faz em combate que um monomotor não faz, essas coisas. A confiabilidade de um RM12 do Gripen é bem alta. Teve uma vez que um Mig-29 russo, num show aéreo, engoliu um pássaro em um de seus motores e ele ejetou. Mas pera aí, ele não tem dois motores, porque ejetou? Então. Claro que a confiabilidade de um bimotor é maior, mas a de um monomotor já bem grande, acima do recomendado. :wink:


Só voltando um pouco, ao que o Bolovo citou, esclareço um pouco da minha preferencia pela combinação bi-monomotor.

Evidentemente, um monomotor é seguro, ou não os fabricariam. Mas existem vantagens do bi. Ainda que não se assegure segurança total p/todas as situações, como o citado acidente. Num elevado ângulo de ataque(ângulo entre a "linha" da asa e o vento relativo), ou seja, o avião "quase em pé", nem bi, nem trimotor seguraria...
Um VSTOL monomotor tem motor forte, segura o peso do avião, mas em condiçoes ideais, não "em pé" como naquele acidente, ou então decolariam que nem foguete...
Vou citar algo que muitos não sabem, num bimotor quando perde um motor, você não perde 50% da tração, mas muito mais...é física, não me peçam p/provar aqui.
Mas o que resta é suficiente p/te levar a um lugar seguro.

Então, qual a vantagem?

O alcance, indiscutivelmente, dos bi são maiores. A segurança, não se discute. Acrescento que, a nível de planejamento, o fator custo é muito levado em conta e a formação de um piloto, mais sua manutenção(horas de vôo) já compensariam o custo mais elevado de um caça bi que opere no "inferno verde". Frio isso, mas é real.

http://www.sistemasdearmas.cjb.net/

Concordem ou não com a conclusão do autor do site, lembrem-se que na época, conforme ele citou, sua conclusão pelo SU35 era devido ao Rafale, F15,EFA, F18E (+ fator político) não estarem no páreo. Hoje, tudo mudou...

Por isso, na minha opinião, uma combinação SU35(ou Rafale ou F15 ou EFA ou F22 :lol: *) com um mono (Gripen, M2000, F16 ou F35 *:lol: ) nos deixaria em boas condições. *Sonhos á parte...




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#117 Mensagem por zela » Sáb Abr 14, 2007 12:14 pm

Mas afinal de contas quando é que vamos ficar sabendo de algo concreto?




juarez castro
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#118 Mensagem por juarez castro » Sáb Abr 14, 2007 12:25 pm

zela escreveu:Mas afinal de contas quando é que vamos ficar sabendo de algo concreto?


Em 2008, este ano nada alem de masturbações masturbológicas.

Grande abraço




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#119 Mensagem por juarez castro » Sáb Abr 14, 2007 12:27 pm

Voto no F 16 Block 60 conformal com eletrônica Israelense e free de armamentos.

Grande abraço




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Wolfgang
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#120 Mensagem por Wolfgang » Sáb Abr 14, 2007 12:30 pm

juarez castro escreveu:Voto no F 16 Block 60 conformal com eletrônica Israelense e free de armamentos.

Grande abraço


Anúncio só no próximo ano?




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