Enviado: Sex Mar 23, 2007 11:26 am
Quem sabe, sabe!!
Valeu, obrigado!Mais uma p/o caderno!
Abs,
Valeu, obrigado!Mais uma p/o caderno!
Abs,
Pepê Rezende escreveu:PS: Estou em casa. No jornal fecharam meu acesso ao fórum...
Pepê Rezende escreveu:alcmartin escreveu:O que eu sabia é que até um tempo atrás os motores russos tinham tempo de vida menor devido a metalurgia russa ser inferior a ocidental. O motor russo era mais "descartável", mas eles estavam correndo atrás p/tirar o atraso...e conseguiram, pelo jeito!!
Valeu!
Não era bem assim. Eu estive na China, em 1987 e em 2000, e vi a filosofia soviética aplicada. Eles estabeleciam uma vida útil, normalmente de 1.500 horas, e testavam apenas até o limite estabelecido. Depois descartavam o avião. O MiG 21 original tinha esse limite. Apenas com testes em vôo, os chineses ampliaram o total para 2.500 horas. Aí levaram o avião para uma bancada de esforço, que funcionou 10.000 horas (equivalente a mais 2.500 horas de vôo) antes que o avião apresentasse problemas estruturais (pequenas fissuras na asa). Isso é, mais ou menos, a vida útil de um F-16 antes de ser reconstruído. O mesmo aconteceu com os motores. Os AL31 estavam liberados, originalmente, para 1.500 horas. Hoje, já chegam a 4.500.
Pepê
PS: Estou em casa. No jornal fecharam meu acesso ao fórum...
Kratos escreveu:Pepê Rezende escreveu:alcmartin escreveu:O que eu sabia é que até um tempo atrás os motores russos tinham tempo de vida menor devido a metalurgia russa ser inferior a ocidental. O motor russo era mais "descartável", mas eles estavam correndo atrás p/tirar o atraso...e conseguiram, pelo jeito!!
Valeu!
Não era bem assim. Eu estive na China, em 1987 e em 2000, e vi a filosofia soviética aplicada. Eles estabeleciam uma vida útil, normalmente de 1.500 horas, e testavam apenas até o limite estabelecido. Depois descartavam o avião. O MiG 21 original tinha esse limite. Apenas com testes em vôo, os chineses ampliaram o total para 2.500 horas. Aí levaram o avião para uma bancada de esforço, que funcionou 10.000 horas (equivalente a mais 2.500 horas de vôo) antes que o avião apresentasse problemas estruturais (pequenas fissuras na asa). Isso é, mais ou menos, a vida útil de um F-16 antes de ser reconstruído. O mesmo aconteceu com os motores. Os AL31 estavam liberados, originalmente, para 1.500 horas. Hoje, já chegam a 4.500.
Pepê
PS: Estou em casa. No jornal fecharam meu acesso ao fórum...
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Wolfgang escreveu:O que eu acho difícil de engolir é como os russos aumentaram em 50% a durabilidade dos motores enquanto os EUA com mais $ não modificou nada. Eu não sou especialista em nada aqui, mas a lógica não me escapa.
Wolfgang escreveu:O que eu acho difícil de engolir é como os russos aumentaram em 50% a durabilidade dos motores enquanto os EUA com mais $ não modificou nada. Eu não sou especialista em nada aqui, mas a lógica não me escapa.
Bolovo escreveu:Wolfgang escreveu:O que eu acho difícil de engolir é como os russos aumentaram em 50% a durabilidade dos motores enquanto os EUA com mais $ não modificou nada. Eu não sou especialista em nada aqui, mas a lógica não me escapa.
Concordo, tá muito estranho do nada a Rússia passar a produzir "as maravilhas tecnológicas que nunca quebram".
Bolovo escreveu:Concordo, tá muito estranho do nada a Rússia passar a produzir "as maravilhas tecnológicas que nunca quebram".
Túlio escreveu:E eu vou dizer: experimentem LER o post do Pepê! É só isso que precisam para ENTENDER o 'milagre' dos Russos...
De resto, para mim tanto faz, sendo importado pode vir até mais Matusa, pouco estou ligando se o radar do Rafale enquadra OVNI, se o motor do Gripen vem de Marte, se o míssil do Typhoon vai até a Lua ou se o Flanker, sendo quase do tamanho de um Boeing, tem o RCS de uma bolinha de gude: TEM QUE SER NACIONAL!!!
Einsamkeit escreveu: Porque os Americanos ja faziam turbinas resistentes, enquanto o modelo Sovietico era turbinas simples, mas baratas e de facil troca
Benke escreveu:Pepê, vc disse antes que os novos motores do Su35:
"Possuem 4.500 horas de duração. São duas reconstruções marcadas para períodos de 1.500 horas. Em cada um desses períodos há uma revisão a cada 500 horas, com trocas de componentes quentes (como peças do afterburner). O custo dessas revisões é de US$ 50 mil e o das reconstruções é de US$ 200 mil. O total dá cerca de US$ 700 mil."
Pls, esses dados vem de onde? Me de uma luz
btw, 200x3+50x6=900