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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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alcmartin
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#106 Mensagem por alcmartin » Sex Mar 23, 2007 11:26 am

Quem sabe, sabe!!
Valeu, obrigado!Mais uma p/o caderno!
Abs,




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Vinicius Pimenta
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Re: Os motores russos atuais

#107 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Mar 23, 2007 12:16 pm

Eu li que além de fazerem os testes para saber de fato até onde o material aguentava (coisa que não existia antes), os russos andaram fazendo modificações nas turbinas, utilizando novos materiais. Existia até um tal kit que aumentava a vida útil delas. Sabe mais sobre isso, Pepê?

Pepê Rezende escreveu:PS: Estou em casa. No jornal fecharam meu acesso ao fórum...


Poxa, Pepê, preconceito do CB com o DB! :lol:




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Kratos
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Re: Os motores russos atuais

#108 Mensagem por Kratos » Sex Mar 23, 2007 12:19 pm

Pepê Rezende escreveu:
alcmartin escreveu:O que eu sabia é que até um tempo atrás os motores russos tinham tempo de vida menor devido a metalurgia russa ser inferior a ocidental. O motor russo era mais "descartável", mas eles estavam correndo atrás p/tirar o atraso...e conseguiram, pelo jeito!!
Valeu!


Não era bem assim. Eu estive na China, em 1987 e em 2000, e vi a filosofia soviética aplicada. Eles estabeleciam uma vida útil, normalmente de 1.500 horas, e testavam apenas até o limite estabelecido. Depois descartavam o avião. O MiG 21 original tinha esse limite. Apenas com testes em vôo, os chineses ampliaram o total para 2.500 horas. Aí levaram o avião para uma bancada de esforço, que funcionou 10.000 horas (equivalente a mais 2.500 horas de vôo) antes que o avião apresentasse problemas estruturais (pequenas fissuras na asa). Isso é, mais ou menos, a vida útil de um F-16 antes de ser reconstruído. O mesmo aconteceu com os motores. Os AL31 estavam liberados, originalmente, para 1.500 horas. Hoje, já chegam a 4.500.

Pepê

PS: Estou em casa. No jornal fecharam meu acesso ao fórum...


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Re: Os motores russos atuais

#109 Mensagem por Sniper » Sex Mar 23, 2007 12:29 pm

Kratos escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
alcmartin escreveu:O que eu sabia é que até um tempo atrás os motores russos tinham tempo de vida menor devido a metalurgia russa ser inferior a ocidental. O motor russo era mais "descartável", mas eles estavam correndo atrás p/tirar o atraso...e conseguiram, pelo jeito!!
Valeu!


Não era bem assim. Eu estive na China, em 1987 e em 2000, e vi a filosofia soviética aplicada. Eles estabeleciam uma vida útil, normalmente de 1.500 horas, e testavam apenas até o limite estabelecido. Depois descartavam o avião. O MiG 21 original tinha esse limite. Apenas com testes em vôo, os chineses ampliaram o total para 2.500 horas. Aí levaram o avião para uma bancada de esforço, que funcionou 10.000 horas (equivalente a mais 2.500 horas de vôo) antes que o avião apresentasse problemas estruturais (pequenas fissuras na asa). Isso é, mais ou menos, a vida útil de um F-16 antes de ser reconstruído. O mesmo aconteceu com os motores. Os AL31 estavam liberados, originalmente, para 1.500 horas. Hoje, já chegam a 4.500.

Pepê

PS: Estou em casa. No jornal fecharam meu acesso ao fórum...


Configura o browser pra acessar a internet através de um proxy.


Eu estou acessando o DB assim... O firewal daqui bloqueia tudo... :?




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Wolfgang
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#110 Mensagem por Wolfgang » Sex Mar 23, 2007 1:33 pm

O que eu acho difícil de engolir é como os russos aumentaram em 50% a durabilidade dos motores enquanto os EUA com mais $ não modificou nada. Eu não sou especialista em nada aqui, mas a lógica não me escapa.




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#111 Mensagem por Einsamkeit » Sex Mar 23, 2007 1:36 pm

Wolfgang escreveu:O que eu acho difícil de engolir é como os russos aumentaram em 50% a durabilidade dos motores enquanto os EUA com mais $ não modificou nada. Eu não sou especialista em nada aqui, mas a lógica não me escapa.


Porque os Americanos ja faziam turbinas resistentes, enquanto o modelo Sovietico era turbinas simples, mas baratas e de facil troca




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#112 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 23, 2007 1:51 pm

Wolfgang escreveu:O que eu acho difícil de engolir é como os russos aumentaram em 50% a durabilidade dos motores enquanto os EUA com mais $ não modificou nada. Eu não sou especialista em nada aqui, mas a lógica não me escapa.

Concordo, tá muito estranho do nada a Rússia passar a produzir "as maravilhas tecnológicas que nunca quebram".




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#113 Mensagem por Wolfgang » Sex Mar 23, 2007 2:19 pm

Bolovo escreveu:
Wolfgang escreveu:O que eu acho difícil de engolir é como os russos aumentaram em 50% a durabilidade dos motores enquanto os EUA com mais $ não modificou nada. Eu não sou especialista em nada aqui, mas a lógica não me escapa.

Concordo, tá muito estranho do nada a Rússia passar a produzir "as maravilhas tecnológicas que nunca quebram".


Não nego que os russos tenham a capacidade... at all, mas o que me estranha é não ter havido, no mínimo a mesma magnitude de resultados pelos ocidentais, que detém mais poder econômico e mais empresas envolvidas em projetos de altíssima tecnologia na área (metalurgia de ponta, etc).




hayes
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#114 Mensagem por hayes » Sex Mar 23, 2007 2:35 pm

Bolovo escreveu:Concordo, tá muito estranho do nada a Rússia passar a produzir "as maravilhas tecnológicas que nunca quebram".

Srs.,


Aparentemente, a lógica é irrefutável: se é russo, invariavelmente vai ser melhor à um custo menor.

Pela mesma lógica, parece-me difícil entender porque a Rússia não é competitiva em várias outras Cadeias Produtivas como é na Cadeia Produtiva de Defesa.




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Túlio
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#115 Mensagem por Túlio » Sex Mar 23, 2007 2:44 pm

E eu vou dizer: experimentem LER o post do Pepê! É só isso que precisam para ENTENDER o 'milagre' dos Russos... :wink:

De resto, para mim tanto faz, sendo importado pode vir até mais Matusa, pouco estou ligando se o radar do Rafale enquadra OVNI, se o motor do Gripen vem de Marte, se o míssil do Typhoon vai até a Lua ou se o Flanker, sendo quase do tamanho de um Boeing, tem o RCS de uma bolinha de gude: TEM QUE SER NACIONAL!!!




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#116 Mensagem por alcmartin » Sex Mar 23, 2007 2:45 pm

Opa, mas aí não Hayes!
Eles eram uma superpotência militar. Já economicamente...tanto é que perderam a guerra fria assim, não é? Sem tomar tiro, quebrando economicamente.

E quanto a custos, lembremos que a mão de obra deles está baratinha, baratinha...
Mas concordo que deve ter um pouco de propaganda aí. Mas...faz parte do jogo, não é verdade?? :D :D




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#117 Mensagem por alcmartin » Sex Mar 23, 2007 2:49 pm

Túlio escreveu:E eu vou dizer: experimentem LER o post do Pepê! É só isso que precisam para ENTENDER o 'milagre' dos Russos... :wink:

De resto, para mim tanto faz, sendo importado pode vir até mais Matusa, pouco estou ligando se o radar do Rafale enquadra OVNI, se o motor do Gripen vem de Marte, se o míssil do Typhoon vai até a Lua ou se o Flanker, sendo quase do tamanho de um Boeing, tem o RCS de uma bolinha de gude: TEM QUE SER NACIONAL!!!


:D :D Grande Túlio!!!

Túlio na chapa da Koslova!!Ou Koslova na chapa do Túlio!!




Pepê Rezende
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Não é bem assim...

#118 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Mar 23, 2007 3:41 pm

Einsamkeit escreveu: Porque os Americanos ja faziam turbinas resistentes, enquanto o modelo Sovietico era turbinas simples, mas baratas e de facil troca


Os soviéticos simplesmente não testavam as turbinas até que atingissem seu fim. Lembre-se, dentro da velha URSS funcionava a lógica socialista. Nela, o importante era criar empregos e não economizar custos. A questão da troca de componentes, citada em outra mensagem, relaciona-se muito mais à homologação de componentes que ao fato de usarem novos materiais.

Abraços

Pepê




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Benke
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#119 Mensagem por Benke » Sex Mar 23, 2007 7:31 pm

Pepê, vc disse antes que os novos motores do Su35:

"Possuem 4.500 horas de duração. São duas reconstruções marcadas para períodos de 1.500 horas. Em cada um desses períodos há uma revisão a cada 500 horas, com trocas de componentes quentes (como peças do afterburner). O custo dessas revisões é de US$ 50 mil e o das reconstruções é de US$ 200 mil. O total dá cerca de US$ 700 mil."

Pls, esses dados vem de onde? Me de uma luz :idea:

btw, 200x3+50x6=900




Pepê Rezende
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#120 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Mar 23, 2007 7:55 pm

Benke escreveu:Pepê, vc disse antes que os novos motores do Su35:

"Possuem 4.500 horas de duração. São duas reconstruções marcadas para períodos de 1.500 horas. Em cada um desses períodos há uma revisão a cada 500 horas, com trocas de componentes quentes (como peças do afterburner). O custo dessas revisões é de US$ 50 mil e o das reconstruções é de US$ 200 mil. O total dá cerca de US$ 700 mil."

Pls, esses dados vem de onde? Me de uma luz :idea:

btw, 200x3+50x6=900


Da proposta entregue à FAB.

Pepê

PS: 200 x 2 (1.500 e 3.000) + 50 x 6 (500, 1000, 2000, 2500, 3500 e 4000)




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