Dhoff escreveu:Bom dia, para todos!
Surgiu algumas duvidas, minha (leigo), sobre a duas plataformas que estão sendo alvos de muitos questionamentos e debates(Rafaele e SU-35BM), sendo mais precisamente em relação ao custos desta aeronaves, pois as duas plataformas são bimotoras. Gostaria que me esclarecessem as seguintes duvidas:
- Qual seria os custos de manutenção das turbinas de ambos: Rafaele e SU-35BM? (dados aproximados e principalmente opiniões)
- A FAB tem condições de manter (Hoje), a manutenção de um aeronave bimotora? (Não vale mencionar o F-5)
Abraço,
Peço licença aos "combatentes" para retornar a pergunta do colega, que acho válida, em se tratando que o tópico é sobre dois concorrentes bimotores.
Fico te devendo uma resposta específica, mas lembro que o Bolovo lembrou muito bem que o valor de aquisição do vencedor será fornecido pelo governo, mas manter a aeronave em vôo é por conta do conhecido mendigado orçamento anual.
Todavia, a relação custo-benefício dos bimotores é importante. O texto a seguir, mesmo sendo tendencioso tendo em vista ser de um concorrente, é válido.
CUSTO DE OPERAÇÃO DOS CAÇAS DO FX-BR - UMA COMPARAÇÃO
Como pode um único piloto valer por até 23 tripulantes? Quando ele pilota um Sukhoi SU-35!!!
Missão: Saindo todos de Anápolis para bombardeio de campo de treinamento/central de comunicações de grupo inimigo em território brasileiro, na fronteira com a Bolívia.
Requerimentos: 4500 kg (ou 9922 lbs) (armamentos) ;3000 km (ou 1620 mn) (distância de ida e volta)
N. mínimo de caças
SU35 1
Mirage 2000 1
Gripen 6
N.de REVOs
Su35 0
Mirage 2000 2
Gripen 4
N de REVOs / missão
Su35 0
Mirage 2000 12
Gripen 32
N.de KCs / missão**
Su35 0
Mirage 2000 1
Gripen 3
Pessoal dos KCs
Su35 0
Mirage 2000 5
Gripen 15
Pesssoal total / missão*
Su35
Mirage 2000 11
Gripen 23
* pessoal de suporte em terra não computado LEGENDA
** não há grande disponibilidade de KCs na FAB, porque são usados Boeing 707 cargueiros com tanques adaptados sob as asas para atuar como KCs. Em caso de conflito sério eles deverão ser preferencialmente alocados para transporte de carga e de tropa. KC: Avião reabastecedor
REVO: Reabastecimento em vôo
A nossa FAB é uma organização enxuta. Faz o que é possível com o orçamento cada vez menor que tem.
Rosoboronexport - Agosto 2002
Pelo problema levantado pelo Bolovo, conclui-se que bimotor não é aeronave para fazer alvorada festiva em Barbacena, Guaratinguetá ou Pirassununga, mas é efetivo para emprego bélico.
Lembro então que muitos países usam,ou usaram, um par de tipo de caças, um caro e poderoso, outro mais simples: USA(F15-F16; F22-F35);India(SU30,M2000); Brasil (MIII, F5).
Deixo então, a pergunta: não seria o caso da FAB estudar a opção de dois modelos, um bi e um mono, de duas fontes diferentes, diminuindo risco de "ficar no chão" em uma possível crise futura?