Plinio Jr escreveu:[quote="K.O."]- eu li sobre radares Tamara postos em caminhões (não sei se é moderno) até um velho radar soviético da década de 50 - como fica quando se usa um sistema muito mais moderno como o S-400?
Fica a pergunta
A resposta só saberemos no dia que se enfrentarem em algum conflito.E também tenho curiosidade de saber contra quais sistemas de radar ou caças "orientais" foram aferidas as capacidades anti-stealth do F22, B2, F117. Pq imagino que quando tratamos de Iraque ou Afeganistão até uma frota de 747 cruza os céus sem ser detectada.
Os americanos capturaram muito material nos conflitos que participou durante o decorrer dos anos, entre eles, diversos tipos de radar e sams de origem chinesa e soviética/russa, s/ contar muito material que foi fornecido tbm durante a unificação das Alemanhas e que pertencia a parte Oriental, lembrando tbm que com o final de URSS, muita informação e material foi comercializado para quem tivesse $$$.
Temos tbm muitos aviões , Mig-29s que foram adquiridos da Moldávia e que estão em algum lugar hj nos EUA , os que pertenciam a Alemanha tbm foram estudados e testados, somando-se a este material capturado, muita pesquisa e espionagem emcima de material que eles não tem em mãos....
Isso explica o porque deles terem tido muitas facilidades em Kosovo, Afeganistão e Iraque 2003, sabiam e conheciam todos os sistemas operados pelos mesmos e treinam para isto tbm...
Plínio, concordo com vc.
Isso aconteceu e ajudou os americanos em todas as guerras que eles participaram e ainda participam, com certeza.
Mas tem que avaliar tb que os armamentos sovieticos vendidos nao eram os top de linha, mesmo os da antiga Alemanha Oriental. Se não me engano os Mig-29 eram do modelo A.
Só que da mesma maneira que os americanos fazem, eles não vendem com as peças mais avançadas e sensíveis.