O radar EL/M-2032B que equipa o Tiger chileno originalmente não tem modo SAR, a não ser que passou por um upgrade, mas o Grifo dos nossos F-5s receberma este adicional, que é a principal diferença entre os nosso e os radares que equipam os F-5 de Singapura...Pues sería bueno que pudieras compartir las fuentes para afirmas ambas cosas....
O fato é que os detalhes do programa F-5EM é conhecido por poucos, o que se divulgam são as coisas o que ja é conhecimento de todos como os equipamentos instalados, mas é fato que o radar que ganhou a concorrencia na verdade foi o Elta 2032, so que FIAR deu uma contra proposta a FAB oferecendo um Grifo F modificado para que cumprissem todas as expecificações da FAB, este acabou sendo escolhido e passou a se chamar Grifo F/BR. Nunca foi divulgado nenhum detalhe sobre suas caracteristicas, isso é considerado segredo da FAB.Quanto ao F-5 Tiger III do Chile, este como eu já disse sofreu seu upgrade entre 1990 e 1992. O caça esta pode-se assim dizer uma geração atrás dos nossos, quando completados.
Esta es la 3º vez que digo esto en esta WEB...el F-5TIII nunca ha parado de recibir modernizaciones.
Existen al menos 3 modernizaciones conocidas públicamente. La última, conocida en FIDAE 2002 y difundida en prensa especializada, refería entre otras cosas: Cambio de computadoras de misión, cambio de las telas MDF por otras a color, Data Link e integración del misil Derby....
http://www.aviationnow.com/shownews/02f ... rfrm15.htm
Mostre fotos dessa nova modernização Degan... acho que o que houve foi somente integrações de novos sistemas(o que é normal) e nao uma nova modernização.Porém sua aviônica, ECM, RWR e computadores embarcados ainda são padrão no que se trata de aviônica produzida pela IAI.
Error, el sistema de CME y RWR son chilenos, de la empresa DTS....
http://www.defensa.cl/paginas/public/in ... ronica.pdf
Essas empresas foram beneficiadas com a transferencia de tecnologias repassadas pela IAI, esses produtos não passam de produtos da IAI montados no Chile. No Brasil acontece o mesmo com relação ao F-5EM e uma das empresas beneficiadas, tirando a Embraer é a Aeroeletronica (http://www.aeroeletronica.com.br).Tem capacidade Look-up/look-down, 60º de azimute e 60º de levação como capacidades de varredura e possui a capacidade de ataque ar-ar multi-alvo, podendo atacar até 2 alvos simultaneamente.
Te agradecería confirmar lo de los 2 blancos atacados simultáneamente, no tengo esa referencia....lo que existe al respecto habla de 2 blancos “trackeados”, que no es lo mismo.
Como disse anteriormente, os detalhes de funcionamento do radar Grifo BR são conhecido por poucos, mas com certeza são bem melhores que o do ELTA 2032 pra ter feito a FAB voltar atrás na decisão.Alias, qual a diferença entre painel de um F-5 Tiger III de 92 para um F-20 de 82????
A resposta, quase nada, como comprova a foto abaixo...
Exacto...también muy parecido al del F-5M...¡qué curioso!.
Como qualquer pessoa pode notar há muita diferença entre o Cockpit do F-5EM:
E este:
Mas o 2º é muito parecido com este:
Com se ver o avionicos do F-5EM são compatives com um caça de 4ª geração (F-16C 50, Mirage2000-5, Gripen, etc...) e o do F-5E III é claramente compativel com caças de 3ª geração(F-16A, Mirage2000C, etc...)o sistema Dash empregados pelos F-5EM são do modelo IV, é a ultima versão da série, ja os F-5 chilenos tão equipados com o Dash III.
Eso será así cuando el F-5M tenga integrado el DASH 4, pues hasta ahora no lo tienen.
Lo último en HMS en la FACH está en los F-16, con el JMHCS (Joint Helmet Mounted Cueing System)
Quem disse que não tem?? O Dash 4 faz parte do pacote, não é uma compra fora a parte. pode não ta operacional agora mas logo estará.
O Dash 4 é da mesma geração do JMHCS, sendo um Israelense e outro americano, so que os Israelenses ja dominam essa tecnologia a muito tempo coisa que nos EUA é recente.
Deus abençoe a todos!