JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Contato:
Na minha opinião, o FX-2 só sairá depois de 2010, então seria bom a FAB escolher um caça com radar AESA, Rafale, Gripen e EF-2000 provavelmente já terão seus AESA até lá, não sei a quantas anda o radar AESA dos russos.
Até 2010 deveremos ter as especificações do PAK-FA, e quem sabe até algum protótipo voando, mas mesmo assim acho difícil que ele seja candidato para a licitação, não creio que os russos consigam por uma aeronave para fazer frente ao F-22 em operação antes de 2015, principalmente se for levar em conta o período de gestação dos últimos caças produzidos pelo ocidente.
Então, a briga será concentrada em 4 concorrentes: Rafale, EF-2000, Su-35 e F-18E/F, qualquer que seja o escolhido a FAB estará muito bem servida, se tornando junto da RAAF a maior Força Aérea do hemisfério Sul.
Até 2010 deveremos ter as especificações do PAK-FA, e quem sabe até algum protótipo voando, mas mesmo assim acho difícil que ele seja candidato para a licitação, não creio que os russos consigam por uma aeronave para fazer frente ao F-22 em operação antes de 2015, principalmente se for levar em conta o período de gestação dos últimos caças produzidos pelo ocidente.
Então, a briga será concentrada em 4 concorrentes: Rafale, EF-2000, Su-35 e F-18E/F, qualquer que seja o escolhido a FAB estará muito bem servida, se tornando junto da RAAF a maior Força Aérea do hemisfério Sul.
Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
The Baaz
-
- Sênior
Gripen targets JSF customers
Gripen International is aggressively marketing the Saab JAS39 Gripen as a potential replacement for Northrop F-5s, Lockheed Martin F-16s, and MiGs of every hue, but are also actively promoting the aircraft to nations that have signed up to the US Joint Strike Fighter (JSF) programme, but which are increasingly worried by the US fighters escalating cost, and by dissatisfaction with arrangements for industrial workshare, technology transfer and capability.
The Joint Strike Fighter makes sense in a USAF context, as part of a two-aircraft solution with the F-22A, but I view the F-35 as a bomb truck. Its not a multi-role aircraft, and many air forces will have only one new fighter, and that fighter will have to be multi role like Gripen, Gripens director of sales, Bob Kemp, told Flight Daily News.
The Gripen offers extremely low costs, with a cost per flying hour (audited by the Swedish government) of less than 4,000 ($4,765), and with life-cycle costs only twice that of the original purchase price, or about half that of an F-16. The aircraft is in every sense a modern fighter, with fully integrated avionics systems, a sophisticated fly-by-wire flight-control system conferring excellent agility, a long-range multi-mode radar, and data fused sensors.
Sweden is widely acknowledged to be a world leader in the use of data links, and Gripen International claims that the aircraft is 10 years ahead of its rivals when it comes to net-enabled capability. The aircraft is also remarkably stealthy, with a radar cross-section 10 times lower than that of the F-16.
Gripen International has received formal requests for information from JSF members Denmark, Norway and Turkey, all of which Kemp describes as being serious about looking at alternatives to JSF, and not just issuing RFIs to apply leverage on Lockheed Martin.
We will rock the boat, and we will do everything we can to win, Kemp promises.
http://www.flightglobal.com/Articles/20 ... omers.html
http://groups.yahoo.com/group/military_news
E os tais us$ 2.500,00 por hora de voo tão propagados ?
Gripen International is aggressively marketing the Saab JAS39 Gripen as a potential replacement for Northrop F-5s, Lockheed Martin F-16s, and MiGs of every hue, but are also actively promoting the aircraft to nations that have signed up to the US Joint Strike Fighter (JSF) programme, but which are increasingly worried by the US fighters escalating cost, and by dissatisfaction with arrangements for industrial workshare, technology transfer and capability.
The Joint Strike Fighter makes sense in a USAF context, as part of a two-aircraft solution with the F-22A, but I view the F-35 as a bomb truck. Its not a multi-role aircraft, and many air forces will have only one new fighter, and that fighter will have to be multi role like Gripen, Gripens director of sales, Bob Kemp, told Flight Daily News.
The Gripen offers extremely low costs, with a cost per flying hour (audited by the Swedish government) of less than 4,000 ($4,765), and with life-cycle costs only twice that of the original purchase price, or about half that of an F-16. The aircraft is in every sense a modern fighter, with fully integrated avionics systems, a sophisticated fly-by-wire flight-control system conferring excellent agility, a long-range multi-mode radar, and data fused sensors.
Sweden is widely acknowledged to be a world leader in the use of data links, and Gripen International claims that the aircraft is 10 years ahead of its rivals when it comes to net-enabled capability. The aircraft is also remarkably stealthy, with a radar cross-section 10 times lower than that of the F-16.
Gripen International has received formal requests for information from JSF members Denmark, Norway and Turkey, all of which Kemp describes as being serious about looking at alternatives to JSF, and not just issuing RFIs to apply leverage on Lockheed Martin.
We will rock the boat, and we will do everything we can to win, Kemp promises.
http://www.flightglobal.com/Articles/20 ... omers.html
http://groups.yahoo.com/group/military_news
E os tais us$ 2.500,00 por hora de voo tão propagados ?
- chm0d
- Sênior
- Contato:
Bolovo escreveu:chm0d escreveu:Olha isso hehehe...
http://www.alexisparkinn.com/photogallery/Videos/SaabCrash3.mov
Abraco.
Já vi um video mais legal. Um que um Su-27 pousa emcima de umas 300 pessoas, muito bom, deveria ver!
Ja vi sim... mais esse eh muito legal ne? hehehehe
Abracow.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
chm0d escreveu:Bolovo escreveu:chm0d escreveu:Olha isso hehehe...
http://www.alexisparkinn.com/photogallery/Videos/SaabCrash3.mov
Abraco.
Já vi um video mais legal. Um que um Su-27 pousa emcima de umas 300 pessoas, muito bom, deveria ver!
Ja vi sim... mais esse eh muito legal ne? hehehehe
Abracow.
Acidentes acontecem!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
The Gripen offers extremely low costs, with a cost per flying hour (audited by the Swedish government) of less than €4,000 ($4,765),
Mas cadê o pessoal gripeiro? Continuo querendo saber quanto voa um Gripen com 4,5 ton de armas... e este preço por hora de vôo aí de cima, auditado pelas forças armadas suecas é o dobro dos US$2000 que falaram antes. Tá batendo um certo desespero igual o pessoal da Dassault com o Rafale.

- Slip Junior
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Carlos Mathias escreveu:Continuo querendo saber quanto voa um Gripen com 4,5 ton de armas...
Não sei mas realmente não deve ser muito... Tá pensando em brincar de carpet bombing como os B-52 na década de 70??

e este preço por hora de vôo aí de cima, auditado pelas forças armadas suecas é o dobro dos US$2000 que falaram antes.
Calma ai.. Vamos reler:
piratadabaixada escreveu:The Gripen offers extremely low costs, with a cost per flying hour (audited by the Swedish government) of less than €4,000 ($4,765), and with life-cycle costs only twice that of the original purchase price, or about half that of an F-16.
Acho que a parte que coloquei em negrito e sublinhado por si só já demonstra bem que o custo operacional do Gripen é realmente muito baixo... As mudanças de valores pode muito bem ter algo a ver com mudanças de critérios para sua elaboração. No caso do F-16 mesmo, é possível achar valores de fontes relativamente confiáveis que falam de valores de US$1900 até US$7500. É a mesma coisa que acontece com o próprio Flanker cujos valores apontados para custo da hora de vôo vão de US$8000 até US$30000!
Uma coisa é falar mal do alcance e da carga máxima de um caça leve por sua própria concepção. Outra é falar de seu custo operacional onde muito do esforço em seu desenvolvimento foi focado.
E sobre os mísseis antinavio, bom, não me recordo de nenhum ataque feito por uma aeronave em que a mesma disparou mais que 2 mísseis... Geralmente o que se busca é que ainda que se detecta um primeiro alvo se dispara um míssil e se dá no pé e não se vai em frente procurando novos alvos até que seu estoque acabe...

Abraços
-
- Sênior
- Slip Junior
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Carlos Mathias escreveu:Eu tava aqui pensando..., será que outro avião com 12/14 estações de armamento(tipo Rafale), ou seja, o dobro das de um Gripen(6), e que carregue uma média de 10ton de combustível internamente também teria um tempo de rearme maior? Se usarmos os mesmos homens certamente que sim, afinal são 6 estações a mais e pelo menos 5 ton a mais de querosene. Mas vamos considerar que se use apenas as mesmas estações, seis, também vamos considerar que se coloque o mesmo de comb. Este tempo seria igual?
Sinceramente, não sei responder todas estas questões mas acredito que o conceito de reaprontamento da aeronave vá muito além do simples rearme e reabastecimento da aeronave. O Harrier que carrega menos armas e combustível, por exemplo, tem um tempo de turn-around de cerca de 23 minutos. Mas apenas para citar alguns outros dados com aeronaves com número mais equivalentes de estações e combustível, o Gripen necessita de menos de 10 horas de manutenção de homem por hora de vôo (tradução para MMH/FH - maintanance man-hour per flight-hour) enquanto o do MiG-29M (MiG-33) requer 11,3 e o F-16C, 18.
Fontes:
http://www.gripen.com/download/18.1ab11 ... 001_01.pdf
http://www.globalsecurity.org/military/ ... mig-33.htm
http://www.globalsecurity.org/military/ ... -8-ops.htm
Abraços
As mudanças de valores pode muito bem ter algo a ver com mudanças de critérios para sua elaboração.
Huuuum, quer dizer que pode-se mudar critérios para ajustar os valores hein??? Tá bom então...
Bom, já que agora não tem mais ataque de saturação como foi colocado antes, podemos então considerar o meu SU-35 armado apenas com dois KH-31/KH-35/Brahmos/ KH-59M + 2IR + 2BVR. Então a carga de 4500 kg passou a ser de apenas uns 1200/1500kg. Podemos colocar então mais 3000kg de comb, diminuir em 60% o arrasto gerado pelos MAN e manter os dois tanques subalares, ou até mesmo dispensar estes prá economizar. O alcançe de um SU-35 assim armado deve ser de quanto? Uns 1500km? Isso ou mais um pouco. "SU-27SK: 2350+2 IR+4 BVR=1140(comb. interno)
" Lembram da tabelinha do SU-27SK?
Alguém falou que o Gripen tem oito estações de armas, tem alguma foto com as oito ocupadas por armas?
- Bolovo
- Sênior
O Gripen pode levar 8 MK-82, 2 AIM-9 e 1x 1100L.
http://www.gripen.com/images/200.1b9e7f ... _00384.jpg

- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Estamos de cabides bolovo, ali estao 3 mk82 em cada cabide
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Bolovo escreveu:Einsamkeit escreveu:Estamos de cabides bolovo, ali estao 3 mk82 em cada cabide
2 em cada cabide. 8 MK82 no total.
To Ficando cegueta ja, jurei que era aquele arranjo em 3 bombas, igual os Intruder usavam
Somos memórias de lobos que rasgam a pele

- Bolovo
- Sênior
Einsamkeit escreveu:Bolovo escreveu:Einsamkeit escreveu:Estamos de cabides bolovo, ali estao 3 mk82 em cada cabide
2 em cada cabide. 8 MK82 no total.
To Ficando cegueta ja, jurei que era aquele arranjo em 3 bombas, igual os Intruder usavam
Por isso postei o link com a foto grande (para os idosos)