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Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

Enviado: Qui Nov 27, 2008 7:45 pm
por henriquejr
Me dói o coração quando vejo aquelas fotos dos Mi-35M venezuelanos e vejo aquele cockpit arcaico e aquele acento que parece mais cadeira de barbearia! O heli é tão mal acabado que mesmo novo se parece um equipamento com 30 anos de uso!
E pensar que a FAB deixou de adquirir o A-129 Mangusto, um heli no estado da arte e dotado do mesmo propulsor que equiparia os Commanches americanos, para comprar uns dinossauros voadores como é o caso do Mi-35M...

Com todos os defeitos que possa ter, a compra dos EC-725 Super Cougar, mesmo sendo um modelo "pé-de-boi" foi bem melhor que se tivessem escolhido o Mi-17! As FAs brasileiras tem que olhar pra frente, deixem os africanos adquirir essas velharias maquiadas de modernidade (pegam um cockpit da década de 60 e arrumam espaço para colocarem 2 MFD e muda a designação do produto)!

Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

Enviado: Qui Nov 27, 2008 7:51 pm
por jauro
Vai começar a estória do velho, do menino e do burro outra vez!

Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

Enviado: Dom Nov 30, 2008 6:27 pm
por Valentim
eligioep escreveu:
Valentim escreveu:......A propósito vc esteve em algum contigente da Minustah? Os Hip são operados por qual pais no Haiti? Abraços
Olá, Valentim. Estive no 3º CONTIBRAS da UNAVEM III (ago/96 a fev/97) como Mec Eltr Pel Mnt e 7º CONTIBRAS na MINUSTAH (maio a nov/07) como Adj Pel Mnt.
Tanto numa como noutra, os Hip eram civis, operados por empresa russo/ucraniana, com pilotos militares russos. Não sei qual acerto com a ONU, mas assim era. A mnt era pouca ou quase inexistente. No caso de Angola, tinha muito Hip civil, de linha normal para o interior, em péssimo estado de conservação. Lembro que um TC aviador, piloto de KC 137 da FAB viu os Hip de perto e ficou apavorado de como tinha piloto com coragem de voar com "aquilo"...e ainda voavam com 40 a 50% de excesso de carga. No Haiti tinha tb Huey da Argentina e do Chile, constituindo um Esq Misto. Abs
Muito obrigado pelas informações sobre o Hip, mas tenho que confessar que o amigo me deixou cheio de inveja: Duas Missões de Paz? E eu aqui sonhando um dia em Participar de apenas "uminha" que fosse...Meus parabens!

Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

Enviado: Dom Nov 30, 2008 6:31 pm
por Valentim
Franz Luiz escreveu:Olá amigos... Um abraço
Franz Luiz
Caro forista, irei me abster de qualquer comentário sobre o que vc questiona, pq se expor o que acredito, posso ser preso...

Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

Enviado: Dom Nov 30, 2008 7:54 pm
por Valentim
Durante o debate sobre as especificações e designações do EC725, foi dito que se tratava de uma aeronave "totalmente nova". Então fiz uma pesquisa mais detalhada para diferenciar um modelo de outro e assim podermos avaliar melhor se o EC seria realmente uma nova aeronave ou apenas uma nova versão.

AS330 Puma
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Em junho de 1963, o Ministério da Guerra Françês disponibilizou 20 milhões de francos com vista ao desenvolvimento do PUMA. Este helicóptero foi a resposta a uma necessidade do Exército Francês , datada de 1962, para obter um helicóptero tático ligeiro/médio e de transporte logístico capaz de operar IFR, designado de helicóptero de manobra. Em 1963 foi assinado um contrato com a Sud Aviation para a construção de 8 protótipos. A ausência de radar e relativa falta de potência, impediram que o Puma preenchesse os requisitos iniciais, então os motores Bastan foram substituídos por motores Turbomeca Turmo III C4 de 1328 HP. O 1º Vôo foi em 15 Abr 1965 e o 1º modelo de série voou em Set 1968 e tinha peso max dec 6400kg e vel de 280Km/h. Em 1974 passou a ser equipado com Motor Turmo IV C de 1575HP e seu peso max dec passou para 7400Kg com vel294Km/h. Foi operado pela ALAT e RAF.

AS332 Super Puma
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Desde 1974, a Aerospatiale tinha começado a projetar uma versão modernizada do Puma, na esperança de abocanhar uma fatia maior do mercado civil. Embora com a mesma configuração geral de seu antecessor, o AS332 Super Puma se distingue dele pela lança da cauda modificada. As pás do rotor principal são feitas de longarinas de fibra de vidro, com bordos de ataque de metal e um novo motor o Makila de 1877Hp e peso max de 9000Kg. o 1º protótipo ( convertido de um Puma de linha) voou em 13 Set 1978 e a 1ª entrega ocorreu em 1981, com as versões AS332B e AS332C. Ambos possuiam o mesmo volume da cabine do Puma, com assentos para 21 passageiros ou 15 soldados equipados. No ano seguinte começaram as entregas da versão "longa' AS332L, estendido 76cm, com mais 4 passageiros. Em Jan de 1990, as variantes militares foram renomeadas AS532 Cougar e adotaram novos sufixos, AC, UC, AL, UL MC, SC.

AS532 Cougar Mk 2
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O protótipo do Cougar Mk 2 (AS332L2 Super Puma II), voou em 6 Fev de 1987 com motores 2104HP Makila 1A2 com peso max dec de 11000Kg e um outro aumento da fuselagem, agora para 28 passageiros. O MK2 entrou em serviço em 1992.

AS532UE Cougar AVEX
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O Exército Brasileiro recebeu 8 unidades do AS532UE Cougar, porém esse "Cougar Mk 1" difere dos Cougars originais por possuírem motores Makila 1A1 de 1877Hp, o mesmo dos Super Puma, que passaram a ter nova denominação desde 1990. pela foto original do período de entrega, já se percebe ser uma aeronave sem os opcionais de série do Super Puma, sem as carenagens dos trens de pouso e com trens fixos o que aumenta o arrastro e diminui sua velocidade de cruzeiro, além disso a aviônica incorporada é a mesma do AS365K do EB. Tudo isso resultou numa versão mais barata (US$ 10.000.000,00) da aeronave que custa em seu modelo básico US$18.000.000,00, afim de poder competir com a aeronave adquirida da Sikorsky por US$ 12.000.000,00, o S70A Blackhawk (UH-60L)

EC725 Caracal
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Não vou tecer maiores comentários sobre o EC725, mas me parece que ele é mais uma versão modernizada do Cougar Mk2. As diferenças externas mais visíveis são RP com cinco pás RC com 4 e a seção final da fuselagem na junção com o cone de cauda que é estendido. Ainda parece ser construído em alumímio. Se esta versão for realmente construída aqui na HB, as diferenças maiores serão internas, a aviônica digital EFIS.
Permanece o motor da série MAKILA II que leva o PMD a um valor de 11 ton, ou seja igual ao Cougar lançado em 1992.

Comparação: AS332 Super Puma
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EC725 Caracal
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OBS: Estar ilustrações não estão na mesma escala.

Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

Enviado: Seg Dez 01, 2008 11:55 am
por Anderson TR
Muito bom post sobre o Cougar Valentim!!!!Esse tipo de aeronave possui quais tipos de versões ou uso militar??A força aérea francesa usa majoritariamente o cougar???Ele é o principal heli da força aérea francesa??

Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

Enviado: Seg Dez 01, 2008 1:04 pm
por Valentim
henriquejr escreveu: Com todos os defeitos que possa ter, a compra dos EC-725 Super Cougar, mesmo sendo um modelo "pé-de-boi" foi bem melhor que se tivessem escolhido o Mi-17! As FAs brasileiras tem que olhar pra frente, deixem os africanos adquirir essas velharias maquiadas de modernidade (pegam um cockpit da década de 60 e arrumam espaço para colocarem 2 MFD e muda a designação do produto)!
O problema na sua colocação, é que tanto faz modernizar MI-17 ou AS330 Puma (agora chamado de EC725, em sua nova versão), os dois são projetos antigos.
Projeto antigo por antigo, me parece que na comparação MI-17 X AS332 (ou qualquer das suas designações) nós estaríamos melhor equipados com o MI-17, que além de cumprir as mesmas missões, foi ofertado por um custo bem reduzido. Não estou falando do conjunto como um todo (aeronave, manutenção, suprimento, operação, etc), dizem que a logística e manutenção russa é complicada e que o suporte ao operador é sofrível. Não sei pq não tenho experiência com estas aeronaves, apenas tive contato com uma, e achei melhor que todas as aeronaves até hoje operadas pela AVEX, por seu baixo custo, rusticidade, automatismo de partida e corte do motor (que reduz o risco de partidas quentes comuns na avex), aviônica avançada com PA de quatro eixos, etc, etc.
Quando esta aeronave foi oferecida ao EB, eles se comprometeram a estabelecer uma fábrica aqui no Brasil, para montagem e suporte técnico, com transferência de tecnologia, mas como comemos na mão dos Franceses, por razões que não entendo muito bem, nosso governo sempre optou pela Eurocopter, apesar das FAs Brasileiras, conhecerem bem a montadora da França.
Só para vc ter uma idéia, aqui em Taubaté, um Kamov 25, ficou 1 ano hangarado, e no dia que foi decolar, não trocaram nem o óleo do motor, foram embora e até hoje não ouvi dizer que caiu, isso é que é aeronave confiável!!!

Enquanto isso na Venezuela...
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Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

Enviado: Seg Dez 01, 2008 2:37 pm
por eligioep
Menos ruim Valentim....
pelos boatos que rolam vamos ter mais um lote de BH para o EB.... :D e engolir os franceses!
Quem sabe agora que vai ser possível comparar os 3 não venhamos a ter também MI 17 no EB.... :lol: :mrgreen:

Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

Enviado: Seg Dez 01, 2008 3:37 pm
por Glauber Prestes
eligioep escreveu:Menos ruim Valentim....
pelos boatos que rolam vamos ter mais um lote de BH para o EB.... :D e engolir os franceses!
Quem sabe agora que vai ser possível comparar os 3 não venhamos a ter também MI 17 no EB.... :lol: :mrgreen:
Já disseram uma coisa que pelo menos na minha cabeça fez algum sentido... Que os BH viriam pra substituir os Panteras, enquanto os Cougar viriam para inaugurar/ampliar o segmento de helos pesados...

Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

Enviado: Seg Dez 01, 2008 4:22 pm
por irlan
enquanto aos huey?, algum substituto a vista?

Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

Enviado: Seg Dez 01, 2008 4:31 pm
por Ifex
Panteras, Pumas e Blackhawks salvaram mais de mil vidas por aqui.