Durante o debate sobre as especificações e designações do EC725, foi dito que se tratava de uma aeronave "totalmente nova". Então fiz uma pesquisa mais detalhada para diferenciar um modelo de outro e assim podermos avaliar melhor se o EC seria realmente uma nova aeronave ou apenas uma nova versão.
AS330 Puma
Em junho de 1963, o Ministério da Guerra Françês disponibilizou 20 milhões de francos com vista ao desenvolvimento do PUMA. Este helicóptero foi a resposta a uma necessidade do Exército Francês , datada de 1962, para obter um helicóptero tático ligeiro/médio e de transporte logístico capaz de operar IFR, designado de helicóptero de manobra. Em 1963 foi assinado um contrato com a Sud Aviation para a construção de 8 protótipos. A ausência de radar e relativa falta de potência, impediram que o Puma preenchesse os requisitos iniciais, então os motores Bastan foram substituídos por motores Turbomeca Turmo III C4 de 1328 HP. O 1º Vôo foi em 15 Abr 1965 e o 1º modelo de série voou em Set 1968 e tinha peso max dec 6400kg e vel de 280Km/h. Em 1974 passou a ser equipado com Motor Turmo IV C de 1575HP e seu peso max dec passou para 7400Kg com vel294Km/h. Foi operado pela ALAT e RAF.
AS332 Super Puma
Desde 1974, a Aerospatiale tinha começado a projetar uma versão modernizada do Puma, na esperança de abocanhar uma fatia maior do mercado civil. Embora com a mesma configuração geral de seu antecessor, o AS332 Super Puma se distingue dele pela lança da cauda modificada. As pás do rotor principal são feitas de longarinas de fibra de vidro, com bordos de ataque de metal e um novo motor o Makila de 1877Hp e peso max de 9000Kg. o 1º protótipo ( convertido de um Puma de linha) voou em 13 Set 1978 e a 1ª entrega ocorreu em 1981, com as versões AS332B e AS332C. Ambos possuiam o mesmo volume da cabine do Puma, com assentos para 21 passageiros ou 15 soldados equipados. No ano seguinte começaram as entregas da versão "longa' AS332L, estendido 76cm, com mais 4 passageiros. Em Jan de 1990, as variantes militares foram renomeadas AS532 Cougar e adotaram novos sufixos, AC, UC, AL, UL MC, SC.
AS532 Cougar Mk 2
O protótipo do Cougar Mk 2 (AS332L2 Super Puma II), voou em 6 Fev de 1987 com motores 2104HP Makila 1A2 com peso max dec de 11000Kg e um outro aumento da fuselagem, agora para 28 passageiros. O MK2 entrou em serviço em 1992.
AS532UE Cougar AVEX
O Exército Brasileiro recebeu 8 unidades do AS532UE Cougar, porém esse "Cougar Mk 1" difere dos Cougars originais por possuírem motores Makila 1A1 de 1877Hp, o mesmo dos Super Puma, que passaram a ter nova denominação desde 1990. pela foto original do período de entrega, já se percebe ser uma aeronave sem os opcionais de série do Super Puma, sem as carenagens dos trens de pouso e com trens fixos o que aumenta o arrastro e diminui sua velocidade de cruzeiro, além disso a aviônica incorporada é a mesma do AS365K do EB. Tudo isso resultou numa versão mais barata (US$ 10.000.000,00) da aeronave que custa em seu modelo básico US$18.000.000,00, afim de poder competir com a aeronave adquirida da Sikorsky por US$ 12.000.000,00, o S70A Blackhawk (UH-60L)
EC725 Caracal
Não vou tecer maiores comentários sobre o EC725, mas me parece que ele é mais uma versão modernizada do Cougar Mk2. As diferenças externas mais visíveis são RP com cinco pás RC com 4 e a seção final da fuselagem na junção com o cone de cauda que é estendido. Ainda parece ser construído em alumímio. Se esta versão for realmente construída aqui na HB, as diferenças maiores serão internas, a aviônica digital EFIS.
Permanece o motor da série MAKILA II que leva o PMD a um valor de 11 ton, ou seja igual ao Cougar lançado em 1992.
Comparação: AS332 Super Puma
EC725 Caracal

OBS: Estar ilustrações não estão na mesma escala.