Srs,temos que ter em mente que nosso país tem dimensões continentais,a estrutura das nossas FAs consequentemente é muito maior do que os países europeus.
O que vc quer dizer com estrutura? As FAs brasileiras tem "estrutura" maior que a da Franca, Reino Unido, Italia, Alemanha, Espanha, Israel ou outros paises pequenininhos?
Eu acho injusto nós fazermos comparações nesse sentido.A não ser que vcs estejam propondo uma diminuição das nossas FAs.
Os orcamentos de alguns paises europeus sao muito maiores e tb suas economias sao muito maiores que a brasileira. O PIB frances, italiano ou ingles para nao mencionar o alemao sao mais de 3 vezes o brasileiro.
Na realidade o tamanho das FAs nao eh uma funcao direta da sua dimensao territorial. Depende do contexto estrategico, das ameacas, etc.
Ha muitos exemplos disso: Israel eh muito pequeno, menor que Alagoas, mas tem uma das maiores FAs do mundo quantitativamente e qualitativamente. Por outro lado Australia e Canada que sao paises da mesma dimensao territorial do Brasil tem FAs bastante enxutas, porem muito modernas.
Agora eu posso concordar com vcs no sentido de que existem muitas atribuições que nossas FAs fazem mas que na verdade deveriam ser repassadas para agências civis ou criados ministérios para tal.
Por exemplo falando especificamente da MB a tarefa de guarda costeira deveria ser executada por uma agência ligada a polícia federal ou criada uma agência específica sob comando do Min. da Defesa.
As experiencias de racionalizacao dos outros paises devem ser analisadas e aproveitas.
Afinal o que eh doutrina original nas nossas FAs? Quase tudo foi importando em distintos momentos historicos.
Comparações orçamentárias militares temos que fazer com Índia,Austrália,China e Rússia.
India, China e Russia estao em localizacoes digamos que "quentes" no contexto mundial, com alto potencial de conflitos, sem mencionar o fator historico militar e de conflitos.
O caso da Australia eh distinto. Tem FAs enxutas e bem preparadas. Em termos de pessoal eh muito menor que a FAs brasileiras, porem melhor equipadas que a nossa. Esta proxima de uma area com potencial alto de conflitos, o sudeste asiatico. Ademais, a Australia tem um extenso historico de participacao em conflitos: 1a GM, 2a GM, Coreia, Malasia, Vietna, Guerra do Golfo, Afeganistao e Iraque.
O processo de trocar quantidade por qualidade e racionalizar os meios tem ocorrido de forma generalizada nas FAs mais avancadas e na maioria dos casos com ganho em eficacia e eficiencia.