Vou justificar Felipe,felipexion escreveu:Eu tiraria Argentina, Venezuela, Indonésia, DPRK, Vietnã, Arábia Saudita, Angola, Etiópia, Irã, Argélia, África do Sul.lobo_guara escreveu:Minha lista dos países que poderiam "ganhar" do Exército Americano (quando digo ganhar não me refiro a aniquilamento total mas apenas a uma vitória limitada ao campo militar num determinado TO):
Rússia
China
Índia
França
Alemanha
Espanha
Itália
Turquia
Grécia
Ucrânia
Polônia
Japão
África do Sul
Argélia
Etiópia
Angola
Irã
Paquistão
Arábia Saúdita
Vietnã
Coréia do Norte
Indonésia
Brasil
Venezuela
Argentina
Em primeiro lugar eu levei em considerção os seguines fatores: Disponibilidade de recursos naturais, materiais e humanos, capacidade tecnológica, experiência em combate, aspectos geográficos do país como extensão territorial, contigente populacional, clima, topografia, vegetação, aglomerações urbanas, etc., relações diplomáticas, aspectos culturais e humanos, entre outos.
Em segundo lugar quando falo em vitória contra os EUA não penso numa guerra de aniquilação, mas num TO limitado ao território ou as cercanias do país em questão, ou seja, uma guerra puramente defensiva e sem a utilização de armas nucleares.
Agora vou justificar um a um:
Argentina: Já possui uma certa experiência em combate em função da disputa pelas Malvinas (deve ter aprendido com a derrota), além disso este país possui um nível tecnológico intermediário, bom nível sócio-cultural do povo, disponibilidade de recursos diversos, indústria bélica capacitada a prover os insumos básicos para num esforço de guerra armar um exército númeroso, etc. considerando tudo isso acredito na capacidade dos Argentinos promoverem uma defesa bastante consistente lutando no seu território, sobretudo na porção sul e oeste onde se encontram as áreas inóspitas da Patagônia e dos Andes capaz de compensar a superioridade tecnológica do adversário. Outro aspecto da Argentina e a sua política externa sobretudo sua integração econômica com o Brasil e demais países da região, o que dpermite conlcuir que possivelmente este país não lutaria sozinho mediante uma intervenção ianque sobre o seu território.
Venezuela: Diferntemente da Argentina esse país não possui experiência recente em combate, contudo o que me leva a acreditar da POSSIBILIDADE de vitória mediante os EUA são os seguintes fatores: atual forma de organização das FFAA e das mílicias populares bolivarianas ao estilo Cubano (se a ilha vubana já deu e dá trabalho para os Ianques o que dizer de uma Venezuela com petrôleo e toda a selva amazônica para se esconder!) visando uma guerra assimétrica, aquisição de boa quantidade de equipamento sofisticado junto a Rússia, disponibilidade de grandes reservas petrolíferas sendo um dos grandes exportadores de Petróleo do mundo e portanto podendo utilizar esse poder: suspensão de exportações para abalar o inimigo já que os EUA são os maiores importadores do petróleo venezuelano, aspectos geográficos favoráveis a uma luta de guerilhas prolongada, aspectos urbanos de Carácas similares a cidade do RJ que também favorecem um resistência prolongada, laços fraternais com diversos países da América Latina, mas sobretudo com a Rússia e China países capazes de prover a Venezuela com os armamentos necessários para o confronto.
Indonésia: Maior país islâmico do mundo com mais de 200 milhõe de almas adoradoras de Alá, com um PIB de quase um Trilhão de dólares, um território formado por diversas ilhas daquilo que é o maior arquipelógo do mundo, possuí FFAA da ordem de cerca de 500.000 homens relativamente bem equipadas, produtora de petróleo e possuidora de uma indústria de nível intermediário, os aspectos geográficos referentes a clima e vegetação tropical favorecem uma resistência prolongada contra um inimigo tecnologicamente superior.
Coréia do Norte: BEm a histórioa pode comprovar a minha tese, possui um exército numeroso e seria apoiada por Russia e China num conforonto direto contra os EUA, além disso possui tecnologia sofisticada em matéria de misseis e sabe-se lá o que mais.
Vietnã: Possui um dos maiores e melhores exércitos do mundo em termos de treinamento e experiência em combate muito dos seus generais combateram os EUA nos anos 60/70, possui apoio da Russia.
(continuo amanhã)