Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#106 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 13, 2008 6:01 pm

Immortal Horgh escreveu:Marino, em sua opinião hoje a França com o Scórpene é a favorita para levar os subs? A Alemanha que já dava como certa a vitória, parece que está vendo escorrer entre os dedos o contrato. Segundo sites estrangeiros, os russos voltarão a carga oferecendo a classe Amur novamente. Temos também o problema dos torpedos: a fora irá padronizar-se com o uso do MK 48 adcap?


[ ]s


Immortal Horgh, o torpedo que a MB está comprando nos EUA não é o MK48 Mod 6 AdCap (Advanced Capacity) e sim o Mk48 Mod 6AT (Advanced Technology).
Quem me garantiu isso foi um oficial da MB, ligado à ForS e que teve e tem ligação com vários itens relacionados ao programa de submarinos da MB. Tive oportunidade de almoçar com esse oficial e ele me esclareceu em definitivo os motivos da recusa da MB em negociar com os russos o AMUR. Esse oficial tomou parte na delegação que foi à Moscou e São Peterburgo, conhecer o projeto do Amur. Passou 13 dias por lá.
Segundo ele, o atendimento por parte dos russos não foi bem aquilo que eu havia informado. Eles foram até muito atenciosos e tiveram muito cuidado em responder a todas as dúvidas da comitiva brasileira em relação ao submarino deles, mas realmente restringiram algumas respostas (o russo que ninguém sabia quem era e que "ditava" as respostas estava lá, isso ele confirmou). Até aí, normal... Mas o que ele disse foi que eles se enrolaram mesmo foi nas questões comerciais (financiamento, prazos de entrega, contrato, etc). Fizeram muito burburinho e não souberam responder nada.
E ele não sentiu muita "firmeza" na questão da assessoria que podia ser prestada no projeto de um sub brasileiro. Neste quesito, os franceses da Scorpene foram muito mais abertos (SIC!!!!) e, com isso, ganharam muitos pontos com a MB.
Ele disse ainda que, por causa disso e outros motivos, que citarei a seguir, a coisa no que se refere ao IKL 214 degringolou pros alemães. Ele disse que os alemães estavam exagerando nos preços de peças de reposição para os subs. O que era comprado via comissão, na Europa, saía por menos do que a metade do preço que a empresa representante do consórcio Ferrostaal cobrava pelas peças no Brasil. Isso foi denunciado pela MB, que ficou muito irritada.
Ele disse que os dois projetos são excelentes e que ele gosta muitos do IKL, mas que não pensou duas vezes em alertar os alemães de que, na construção do sexto sub, se eles não mudassem de postura, seriam prejudicados.
Assim, o "esfriamento" da compra do IKL 214 foi manobra da MB para fazer com que os alemães mudassem de postura. Não mudaram e, agora, ainda retaliaram, oferecendo assessoria ao Asmar na manutenção dos IKL, coisa que antes só visualizavam o AMRJ para a tarefa. Se isso vai ser bom para o ASMAR, o tempo dirá. Acredito que sim. Não duvido da capacidade técnica deles.
Ele me disse, ainda, que o cancelamento do contrato do TP 2000 teve como causa, além da falta de garantia dos suecos da integração do torpedo com o sistema de combate alemão, a cobrança de um valor absurdo pelos alemães para preparar os tubos para a arma, pois esse torpedo usa como propelente o HPT (o mesmo propelente do torpedo que explodiu no Kursk). Para usar essa arma nos Tupi, os tubos precisavam ser modificados e os alemães cobraram um valor absurdo à Bofors Underwater Systems para fazer o serviço, além de não passarem o Know-How sobre como fazer a adaptação. Com isso, os suecos não conseguiram cumprir prazos, nem garantias.
Eles pagaram as multas contratuais e a MB saiu à caça de outro torpedo.
Segundo ele o Mk48 Mod 6 AT é excelente, só perdendo para o Mod 7, que a US Navy não vende de jeito nenhum, ou ficaria muito mais fácil que nós pudéssemos afundar os SSN da US Navy... :-)
De todo modo, mesmo que vendessem o Mod 7, duvido muito que alguém afunde um SSN americano com um torpedo fabricado por eles.... Como tenho dúvidas que alguém acerte um Exocet num navio francês. Mas acredito que o Mod 6 AT seja um bom torpedo mesmo.




Editado pela última vez por Mapinguari em Dom Jan 13, 2008 9:05 pm, em um total de 1 vez.
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#107 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 13, 2008 6:14 pm

lobo_guara escreveu:O Talharim esta delirando pessoal, até por acho que o John F. Kennedy nem conseguiria atracar no Rio de Janeiro.


Um navio desses não atraca, fundeia na Baía, próximo à ponte Rio-Niterói. Estive a bordo de vários NAe americanos que fundearam ali:

USS America
USS Independence
USS Nimitz
USS Carl Vinson
USS Enterprise
e outros...

Sem contar o HMS Ark Royal (não o da Classe Invincible, mas o anterior, cheio de Phantoms e Bucaneers), quando veio ao RJ, no final dos anos 70.




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#108 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 13, 2008 6:17 pm

Plinio Jr escreveu:Acho muito dificil vir um Nae ex-USN para estas bandas, a MB não tem condições de opera-lo de forma satisfatória, como vemos na própria USN, vai custar os olhos da cara....muita grana, aeronaves e gente, para faze-lo funcionar...


Sem contar que, até lá, a US Navy só terá NAes nucleares em operação.




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#109 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 13, 2008 6:29 pm

luis F. Silva escreveu:Alexandre Lemos escreveu:
Aceitam uns políticos ? Fazemos precinho de ocasião ...

Não, não, obrigado desses já estamos servidos. E honestos não tem?


É claro que sim! Mas infelizmente não fazem conchavos nem tráfico de influência e não conseguem espaço na mídia, a não ser muito raramente, A mídia só quer saber de escândalos e, por isso, são sempre os mesmos safados que aparecem. Só que ninguém parece perceber isso e joga todos os políticos na vala comum. Sou assessor parlamentar e garanto que boa parte dos políticos (parlamentares) prestam sim. E são bem mais do que a metade.
Costumo dizer que políticos não vêm de marte ou Vênus. Vêm do nosso meio. Vêm de nossa sociedade e refletem as mesmas virtudes e defeitos do povo brasileiro que, aliás, os coloca no Congresso. Então, precisamos é escolher melhor nossos representantes. Isso o brasileiro não faz. Quer apostar que o senador Renan Calheiros (ex-presidente do Senado que se envolveu num escândalo envolvendo uma ex-amante, lobbystas e outras sacanagens) vai se reeleger?




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#110 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 13, 2008 8:32 pm

Mas aquela estória dos russos estava prá lá de mal contada. Essa história que você acaba de contar está muito mais lógica e crível. Acredito que possa ter ocorrido sim, os russos são mesmo ruins de jogo nas questões comerciais. Deveriam contratar Israelenses, ou se associar a eles. :wink:




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#111 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 13, 2008 8:39 pm

Marino escreveu:Caros amigos
O F-18 é meu sonho de consumo, mas tenho que ter o pé no chão.
As prioridades da MB já foram explicitadas pelo CM.
Para quem não se lembra:
1 - subs
2 - patrulhas
3 - helis
4 - escoltas
etc.
É uma quantidade grande de recursos que são necessários, e nada está garantido.
Então, para ver meu sonho de consumo materializado, só dentro de "algo" maior, com a FAB possivelmente, ou politicamente.
Senão, vamos ver A-4 modernizados.
UM FELIZ NATAL PARA TODOS, JÁ DESEJANDO UM 2008 CHEIO DE REALIZAÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS.


Também acho difícil a compra dos F/A-18A/B/C/D...
Além disso, só o preço de hangarar um esquadrão dessa porra por um mês daria para operar o esquadrão de AF-1 durante um ano. E ainda precisaríamos ter certeza de que o Hornet poderia operar no São Paulo sem que tivéssemos que trocar as catapultas, trocar o aparelho de parada, enfim... trocar o navio.
Mesmo não sendo já, creio que teremos mesmo é AF-1/A modernizados num padrão similar aos F-5M/A-1M/A-29. Minha dúvida é quanto aos radares Grifo S (versão do Grifo F para o Skyhawk). Acho que não aguentaria os catrapos no A-12.




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#112 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 13, 2008 8:47 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas aquela estória dos russos estava prá lá de mal contada. Essa história que você acaba de contar está muito mais lógica e crível. Acredito que possa ter ocorrido sim, os russos são mesmo ruins de jogo nas questões comerciais. Deveriam contratar Israelenses, ou se associar a eles. :wink:


Pois é, Carlos. Nada melhor do que cruzar informações de duas ou mais fontes sobre o mesmo assunto. A versão anterior da história veio também de uma fonte da MB ligado ao programa de subs de várias formas, mas que não participou da visita ao Rubin. De qualquer forma, não tinha nenhuma razão (e ainda não tenho) para desqualificar os informes dele. Já a nova fonte, além de também ser submarinista, esteve lá, que nem o "Reporter Esso", ou seja, Testemunha Ocular da História (essa só os que têm 45 anos ou mais vão se lembrar)... ;-)
Por isso, agora, temos a história completa... Só falta Lord Nauta, Marino e CicloneProjekt confirmarem. Mas se eles preferirem se abster de comentar, vou compreender.




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#113 Mensagem por Degan » Dom Jan 13, 2008 9:36 pm

Não mudaram e, agora, ainda retaliaram, oferecendo assessoria ao Asmar na manutenção dos IKL, coisa que antes só visualizavam o AMRJ para a tarefa.


Eso es un error....ASMAR está certificada como centro de mantención oficial de los U-209 de IKL desde hace años.
No existe esa asesoría reciente que tu dices, y menos después del “caso” U-214 MB.

Se isso vai ser bom para o ASMAR, o tempo dirá. Acredito que sim. Não duvido da capacidade técnica deles.


Ser el primer astillero en conseguir modernizaciones de submarinos externos en Sudamérica...¿cómo podría ser malo?.
Sobretodo teniendo ASMAR muestras palpables de capacidad desde hace años...

Mesmo não sendo já, creio que teremos mesmo é AF-1/A modernizados num padrão similar aos F-5M/A-1M/A-29. Minha dúvida é quanto aos radares Grifo S (versão do Grifo F para o Skyhawk). Acho que não aguentaria os catrapos no A-12.


Mapi, no creo que exista un “padrón” entre la avionica de un A-29 y un F-5M....
¿Cuál es ese GRIFO S?.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#114 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 13, 2008 11:46 pm

Degan escreveu:Não mudaram e, agora, ainda retaliaram, oferecendo assessoria ao Asmar na manutenção dos IKL, coisa que antes só visualizavam o AMRJ para a tarefa.

Eso es un error....ASMAR está certificada como centro de mantención oficial de los U-209 de IKL desde hace años.
No existe esa asesoría reciente que tu dices, y menos después del “caso” U-214 MB.


Degan, antes de toda a questão envolvendo a possível venda do U214+modernização dos 5 Classe Tupi, a Marinha do Equador havia sido recomendada pela IKL a modernizar seus subs no AMRJ. Sobre a proposta do Asmar, os alemães lhes respondiam: Façam por sua conta e risco. A questão é que, agora, tudo mudou e não tenho dúvida alguma que o Asmar terá da IKL todo o apoio que quiser, independente de qualquer certificação anterior.


Se isso vai ser bom para o ASMAR, o tempo dirá. Acredito que sim. Não duvido da capacidade técnica deles.

Ser el primer astillero en conseguir modernizaciones de submarinos externos en Sudamérica...¿cómo podría ser malo?.
Sobretodo teniendo ASMAR muestras palpables de capacidad desde hace años...


Nunca disse que a Asmar não tinha essa capacidade técnica, Degan

Mesmo não sendo já, creio que teremos mesmo é AF-1/A modernizados num padrão similar aos F-5M/A-1M/A-29. Minha dúvida é quanto aos radares Grifo S (versão do Grifo F para o Skyhawk). Acho que não aguentaria os catrapos no A-12.

Mapi, no creo que exista un “padrón” entre la avionica de un A-29 y un F-5M....
¿Cuál es ese GRIFO S?.


O software usado tanto no F-5M, como no A-1M e no A-29 é similar. Os MFD são os mesmos, ECM, RWR, Data-link, HUD, computadores etc, são os mesmos. Isso não é um padrão (standard)? O que muda é que o F-5EM/FM tem um radar Grifo F, o A-1M usará o SCP-01 e o A-29, obviamente, não usa nenhum radar, embora possa simulá-lo, para fins de treinamento, e possa receber dados de outros radares, via data-link, em seus MFD.
O Grifo S é uma versão do Grifo F, com antena modificada para o radome do Skyhawk. Basicamente o mesmo radar, com antena um pouco menor. A família Grifo de radares da FIAR inclui ainda o Grifo M (usado na modernização dos Mirage do Paquistão), o Grifo L (usado nos L159 Albatros), o Grifo F (F-5S de Singapura e nos F-5M brasileiros), Grifo 7 (J-7 chineses usados no Paquistão) e o Grifetto, oferecido para modernização dos AMX italianos.




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#115 Mensagem por Degan » Seg Jan 14, 2008 10:42 am

Degan, antes de toda a questão envolvendo a possível venda do U214+modernização dos 5 Classe Tupi, a Marinha do Equador havia sido recomendada pela IKL a modernizar seus subs no AMRJ.


Mapi, insisto, ASMAR es un centro reconocido por IKL para reparaciones de U-209 desde hace años, además los ecuatorianos ya han mandado a Chile sus submarinos a reparaciones anteriormente…
No veo qué tiene que “recomendar” en estos casos IKL, sobretodo cuando explícitamente Ecuador no quería ir a IKL en Alemania.

Sobre a proposta do Asmar, os alemães lhes respondiam: Façam por sua conta e risco.


Discúlpame, pero eso que dices es solo un invento (del que te lo contó)…
¿Cómo podría decir eso IKL si ellos mismos certificaron OFICIALMENTE hace años a ASMAR para estos trabajos?.

A questão é que, agora, tudo mudou e não tenho dúvida alguma que o Asmar terá da IKL todo o apoio que quiser, independente de qualquer certificação anterior.


El punto no es ese….es simplemente que ASMAR es antigua, certificada y probada en el rubro de refit, reparaciones y modernizaciones de submarinos.

Nunca disse que a Asmar não tinha essa capacidade técnica, Degan


¿Entonces porqué especulas que podría resultar mal…?.

O software usado tanto no F-5M, como no A-1M e no A-29 é similar.


Software de qué…???, Radar, computador de armas, de navegación, data link, hud, rwr, etc…

Os MFD são os mesmos, ECM, RWR, Data-link, HUD, computadores etc, são os mesmos.


No estoy seguro…AEROELECTRONICA indica que los equipos que coinciden (aparentemente) entre el F-5M y el A-29 solo son:
a) DVR - Data Video Recorder
b) CMFD - Color Multi Function Display
c) SIU - Station Interface Unit

También sabemos que tienen el mismo Data Link…pero ¿y los demás sistemas?.
¿Tiene el A-29 RWR y ECM?

O que muda é que o F-5EM/FM tem um radar Grifo F, o A-1M usará o SCP-01 e o A-29, obviamente, não usa nenhum radar


Claro, y entre el GRIFO F y el SCP-01 no hay mucha comunalidad.

O Grifo S é uma versão do Grifo F, com antena modificada para o radome do Skyhawk. Basicamente o mesmo radar, com antena um pouco menor


Estás en un error, el SCP-01 no es un derivado del GRIFO…y menos del GRIFO F.
El SCP-01 es un pequeño radar, diseñado para el AMX y usable en aviones pequeños y optimizado en aire-superficie…utiliza una simple antena Cassegrain
El GRIFO F pertenece a una familia, que va desde el “pequeño” GRIFO 7 usado en los F-7 y mirages paquistaníes hasta el GRIFO 2000 ofrecido para MLU de F-16.
Todos usan antenas planas…




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#116 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 14, 2008 2:22 pm

Degan escreveu:Degan, antes de toda a questão envolvendo a possível venda do U214+modernização dos 5 Classe Tupi, a Marinha do Equador havia sido recomendada pela IKL a modernizar seus subs no AMRJ.


Mapi, insisto, ASMAR es un centro reconocido por IKL para reparaciones de U-209 desde hace años, además los ecuatorianos ya han mandado a Chile sus submarinos a reparaciones anteriormente…
No veo qué tiene que “recomendar” en estos casos IKL, sobretodo cuando explícitamente Ecuador no quería ir a IKL en Alemania.

Sobre a proposta do Asmar, os alemães lhes respondiam: Façam por sua conta e risco.


Discúlpame, pero eso que dices es solo un invento (del que te lo contó)…
¿Cómo podría decir eso IKL si ellos mismos certificaron OFICIALMENTE hace años a ASMAR para estos trabajos?.

A questão é que, agora, tudo mudou e não tenho dúvida alguma que o Asmar terá da IKL todo o apoio que quiser, independente de qualquer certificação anterior.


El punto no es ese….es simplemente que ASMAR es antigua, certificada y probada en el rubro de refit, reparaciones y modernizaciones de submarinos.

Nunca disse que a Asmar não tinha essa capacidade técnica, Degan


¿Entonces porqué especulas que podría resultar mal…?.

Eu não estou especulando. A fonte dessas informações é ligada ao AMRJ e não tenho motivos para duvidar que tenha acontecido assim. Claro que, agora, tudo mudou... A questão AMRJ-ASMAR-IKL se resume no seguinte: enquanto as negociações para a escolha do U214 como futuro submarino da MB estavam caminhando, a IKL informou que recomendaria aos clientes de seus submarinos que fizessem qualquer trabalho de modernização no AMRJ. Não disse que o ASMAR não tinha certificação alemã ou qualificação técnica para fazer trabalhos em Oberons ou IKLs. O que eu disse foi que o consórcio alemão somente recomendaria o AMRJ aos clientes e que, se quisessem fazer em outros locais, que fosse por sua conta e risco. O que se ventilava é que o AMRJ seria estabelecido como único centro de reparos de subs da IKL na AL com apoio da IKL-Thyssen-Ferrostaal. Isso não quer dizer que o ASMAR não tinha qualificação para o serviço.

O software usado tanto no F-5M, como no A-1M e no A-29 é similar.


Software de qué…???, Radar, computador de armas, de navegación, data link, hud, rwr, etc…

Os MFD são os mesmos, ECM, RWR, Data-link, HUD, computadores etc, são os mesmos.


No estoy seguro…AEROELECTRONICA indica que los equipos que coinciden (aparentemente) entre el F-5M y el A-29 solo son:
a) DVR - Data Video Recorder
b) CMFD - Color Multi Function Display
c) SIU - Station Interface Unit

También sabemos que tienen el mismo Data Link…pero ¿y los demás sistemas?.
¿Tiene el A-29 RWR y ECM?

RWR, sim. ECM, só se for na forma de pod. O Data-Link, o sistema de comunicação Rohde & Schwarz e os s computadores também são os mesmos nos três programas (A-29, F-5M e A-1M), assim como o sistema operacional. Nem haveria sentido se não fosse assim.

O que muda é que o F-5EM/FM tem um radar Grifo F, o A-1M usará o SCP-01 e o A-29, obviamente, não usa nenhum radar


Claro, y entre el GRIFO F y el SCP-01 no hay mucha comunalidad.

[009]

O Grifo S é uma versão do Grifo F, com antena modificada para o radome do Skyhawk. Basicamente o mesmo radar, com antena um pouco menor


Estás en un error, el SCP-01 no es un derivado del GRIFO…y menos del GRIFO F.
El SCP-01 es un pequeño radar, diseñado para el AMX y usable en aviones pequeños y optimizado en aire-superficie…utiliza una simple antena Cassegrain
El GRIFO F pertenece a una familia, que va desde el “pequeño” GRIFO 7 usado en los F-7 y mirages paquistaníes hasta el GRIFO 2000 ofrecido para MLU de F-16.
Todos usan antenas planas…[/quote]

Onde foi que eu disse que o SCP-01 é derivado do Grifo, Degan? O que eu disse é que o Grifetto, proposto para a modernização dos AMX italianos é um derivado do Grifo. Os AMX italianos usam atualmente o radar Pointer, derivado de um radar israelense, bem simples. É um radar de alcance para guiar o sistema de armas, basicamente.




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#117 Mensagem por Degan » Seg Jan 14, 2008 8:56 pm

enquanto as negociações para a escolha do U214 como futuro submarino da MB estavam caminhando, a IKL informou que recomendaria aos clientes de seus submarinos que fizessem qualquer trabalho de modernização no AMRJ.


Mapi., HDW tiene a ASMAR como una empresa certificada por ellos para reparar sus submarinos U-209, de esta forma es difícil entender cómo podría “recomendar” una empresa sobre otra.

O que eu disse foi que o consórcio alemão somente recomendaria o AMRJ aos clientes e que, se quisessem fazer em outros locais, que fosse por sua conta e risco.


Amigo:
a) IKL al “certificar” a ASMAR...¿cómo puede dejar a “cuenta y riesgo” del cliente ser reparados en esta...???
b) IKL hace certificados más especiales para algunos...??

O que se ventilava é que o AMRJ seria estabelecido como único centro de reparos de subs da IKL na AL com apoio da IKL-Thyssen-Ferrostaal.


Te informo que además de ASMAR de Chile, IKL tiene certificados a TANDANOR de Argentina y más recientemente a SIMA de Perú....
Olvídate de ese chauvinismo de “único en LA”.

RWR, sim. ECM, só se for na forma de pod. O Data-Link, o sistema de comunicação Rohde & Schwarz e os s computadores também são os mesmos nos três programas (A-29, F-5M e A-1M), assim como o sistema operacional. Nem haveria sentido se não fosse assim.


Estás seguro de los RWR en los A-29. Se que tienen "provisión" para tenerlos (igual que MAWS y HMD)...pero creo no haberlos visto las fotos de los A-29 operacionales de la FAB...
De los computadores y otros sistemas, no tienen por qué ser los mismos, desde el momento en que los F-5M son bastante más sofisticados y tienen bastante más capacidades y mecesidades (armamentos y pods).

Onde foi que eu disse que o SCP-01 é derivado do Grifo, Degan? O que eu disse é que o Grifetto, proposto para a modernização dos AMX italianos é um derivado do Grifo. Os AMX italianos usam atualmente o radar Pointer, derivado de um radar israelense, bem simples. É um radar de alcance para guiar o sistema de armas, basicamente.


Dices que el GRIFFETO es derivado del GRIFO en tu mismo párrafo... :lol:
Nunca he dicho que los AMX de Italia usen SCP-01, pues sé que usan el Pointer, que es una modificación del Elta El/M-2001B (que usaban nuestros Mirage Pantera).
Lo que digo es que el Griffeto no es una versión del GRIFO, pues es un radar bastante más pequeño y menos sofisticado (pesa casi 40% menos...)




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#118 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 14, 2008 10:18 pm

Degan escreveu:enquanto as negociações para a escolha do U214 como futuro submarino da MB estavam caminhando, a IKL informou que recomendaria aos clientes de seus submarinos que fizessem qualquer trabalho de modernização no AMRJ.


Mapi., HDW tiene a ASMAR como una empresa certificada por ellos para reparar sus submarinos U-209, de esta forma es difícil entender cómo podría “recomendar” una empresa sobre otra.

O que eu disse foi que o consórcio alemão somente recomendaria o AMRJ aos clientes e que, se quisessem fazer em outros locais, que fosse por sua conta e risco.


Amigo:
a) IKL al “certificar” a ASMAR...¿cómo puede dejar a “cuenta y riesgo” del cliente ser reparados en esta...???
b) IKL hace certificados más especiales para algunos...??

O que se ventilava é que o AMRJ seria estabelecido como único centro de reparos de subs da IKL na AL com apoio da IKL-Thyssen-Ferrostaal.


Te informo que además de ASMAR de Chile, IKL tiene certificados a TANDANOR de Argentina y más recientemente a SIMA de Perú....
Olvídate de ese chauvinismo de “único en LA”.

Degan, também não compreendo isso. Se houve "chauvinismo", não veio de minha parte, mas do AMRJ. Concordo contigo que é uma situação no mínimo estranha. Não tenho conhecimento de como as coisas estavam sendo acertadas antes entre os alemães e a MB. Sei o que aconteceu depois... :-)
O que sei é que o consórcio alemão colocava as coisas nesses termos: que o AMRJ seria o único centro de reparos nos subs IKL na AL reconhecido por eles, caso o contrato de construção dos U214+modernização dos Tupi fosse acertado com eles. Não sei e nem me interessa saber como os alemães se entenderiam com Asmar, Tandanor e Sima, ainda mais agora que são praticamente carta fora do baralho.


RWR, sim. ECM, só se for na forma de pod. O Data-Link, o sistema de comunicação Rohde & Schwarz e os s computadores também são os mesmos nos três programas (A-29, F-5M e A-1M), assim como o sistema operacional. Nem haveria sentido se não fosse assim.


Estás seguro de los RWR en los A-29. Se que tienen "provisión" para tenerlos (igual que MAWS y HMD)...pero creo no haberlos visto las fotos de los A-29 operacionales de la FAB...
De los computadores y otros sistemas, no tienen por qué ser los mismos, desde el momento en que los F-5M son bastante más sofisticados y tienen bastante más capacidades y mecesidades (armamentos y pods).

O A-29, até onde sei, usa RWR, com antenas em vários pontos da fuselagem. Missile Avoidance Warning System é "fitted, but not with".
Computadores de bordo E SOFTWARE do A-29 estão prontos para isso.
Já o HMD poderá ser usado a qualquer momento.


Onde foi que eu disse que o SCP-01 é derivado do Grifo, Degan? O que eu disse é que o Grifetto, proposto para a modernização dos AMX italianos é um derivado do Grifo. Os AMX italianos usam atualmente o radar Pointer, derivado de um radar israelense, bem simples. É um radar de alcance para guiar o sistema de armas, basicamente.


Dices que el GRIFFETO es derivado del GRIFO en tu mismo párrafo... :lol:

Sim, de fato eu disse isso, mas você escreveu no seu post anterior que eu havia dito que o SCP-01 era derivado do Grifo. E não disse isso. Que confusão! :lol:

Nunca he dicho que los AMX de Italia usen SCP-01, pues sé que usan el Pointer, que es una modificación del Elta El/M-2001B (que usaban nuestros Mirage Pantera).

[009]

Lo que digo es que el Griffeto no es una versión del GRIFO, pues es un radar bastante más pequeño y menos sofisticado (pesa casi 40% menos...)[/quote]

Agora entendi. Mas o fato é que o Grifetto é apresentado como membro da família Grifo de radares. Daí minha confusão. :roll:




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#119 Mensagem por Jin Jones » Ter Jan 15, 2008 1:18 am

luis F. Silva escreveu:Morcego escreveu:
Tomemos que a MB consiga uns 3 PA´S de 45 mil Toledas com F-35, já poderiamos TOMAR PORTUGAL?

PAs para quê? Portugal já foi tomado!.... :mrgreen:
O selecionador de futebol de Portugal é brasileiro. O presidente da TAP/Air Portugal é brasileiro. Metade dos jogadores de futebol são brasileiros. Metade das novelas exibidas na TV são brasileiras. Mulher boa em Portugal é brasileira, muitos dentistas são brasileiros. Até temos cá viados e favelados importados do brasil 8-]


Que maldade.....
:lol: :lol: :lol:
A colonia lusitana agradece as suas considerações :evil: :evil:

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Jin Jones
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#120 Mensagem por Jin Jones » Ter Jan 15, 2008 1:20 am

luis F. Silva escreveu:Morcego escreveu:
Tomemos que a MB consiga uns 3 PA´S de 45 mil Toledas com F-35, já poderiamos TOMAR PORTUGAL?

PAs para quê? Portugal já foi tomado!.... :mrgreen:
O selecionador de futebol de Portugal é brasileiro. O presidente da TAP/Air Portugal é brasileiro. Metade dos jogadores de futebol são brasileiros. Metade das novelas exibidas na TV são brasileiras. Mulher boa em Portugal é brasileira, muitos dentistas são brasileiros. Até temos cá viados e favelados importados do brasil 8-]


Que maldade.....
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A colonia lusitana agradece as suas considerações :evil: :evil:

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