Enviado: Dom Nov 18, 2007 3:18 pm
Um F-18E/F por aqui seria incrivelmente estranho, desde o Fx-1 esse caça nunca foi muito falado. Aliás, qual é o estágio atual deste caça? capacidade, etc?
PRick escreveu:Vitesse maximale : Mach 2,2
Domaine de vol : de 0 à 750 nœuds ou Mach 1,8
orestespf escreveu:Carlos Mathias escreveu:A parada colocada pelo Alitson aqui no fórum, desse pacotão americano(mais um?) coloca por terra absolutamente todo aquele papo de PND. Os EUA transferindo tecnologia? Há, há, há! Essa eu quero estar vivo prá ver.
Olá Carlos,
minha leitura do cronograma de visitas: a última visita parece que será aos EUA, com a presença do Mangabeira e Jobim. Não duvido nada que façam o seguinte: aqui estão as propostas dos demais interessados, você cobrem? Se sim, de quais formas?
Se os americanos se interessarem, não duvido que a coisa possa favorecê-los. Claro, desde que haja alguma transferência de tecnologia. Eu já comentei tempos atrás que a FAB se interessou de alguma forma pelo F-18 E block 2, então...
E qual a vantagem que um F-18E SH teria em relação aos demais competidores? Um caça multifunção plenamente operacional, com vários armamentos de altíssima qualidade, isso sem falar na abertura para o F-35 (muito lá pra frente).
Talvez um dos dilemas da FAB seja o fato do Rafale e SU-35-1 ainda não estarem totalmente operacionais (o SU-35-1 ainda menos). Talvez ela queira algo pra ontem (repito, talvez).
F-16? Acredito que não... Este caça tem alguns problemas (ponto de vista da FAB), como o teto operacional. A grosso modo, não é o caça mais adequado para enfrentar os SU-30 venezuelanos (talvez apenas em grandes quantidades). Digamos que o F-16 não tem as prestações exigidas pela FAB.
OBS: a FAB se interessou (repito, interessou) pelos F-18E SH, mas os americanos ofereceram os F-16 (atualmente descartados pela FAB). Mas tudo depende das negociações.
Por exemplo, não duvido nada que o pensamento do povo do MD seja algo do tipo: mesmo que os equipamentos estrangeiros tenha melhores tecnologias, ainda assim precisamos privilegiar a indústria nacional, de forma tal que ela possa melhorar tais equipamentos para que os mesmos sejam eficazes.
Se esta for a linha de raciocínio da turma lá de cima, tudo pode acontecer, ou seja, podemos negociar um produto ligeiramente inferior para agregarmos conhecimentos, mas com a intenção clara de torná-lo eficiente mais adiante. Em suma, a prioridade do governo pode ser mesmo a transferência de tecnologia, mesmo que esta não seja a top, isto é, querem a valorização da indústria de defesa.
Alguns reclamarão, mas atualmente estou vendo as coisas por esta ótica. E ainda não tenho uma opinião formada para dizer se isso é bom ou ruim.
Abração,
Orestes
MCD-SM escreveu:Um F-18E/F por aqui seria incrivelmente estranho, desde o Fx-1 esse caça nunca foi muito falado. Aliás, qual é o estágio atual deste caça? capacidade, etc?
No FX1 eles ofereceram algo parecido . Não vejo incoveniente de repetirem .Alitson escreveu:orestespf escreveu:Túlio escreveu:Há ainda um FATO que todos nós parecemos estar deixando meio que de lado: TODOS os concorrentes estão ou logo estarão sendo experimentados por Pilotos Brasileiros, não que venham aqui no DB dizer 'tal kôza é mito' ou 'tal kôza é verdade mesmo' ou ainda 'sem sombra de dúvida, o melhor é o...'
Mas o fato é que o julgamento será feito com conhecimento de causa e não com base em folhetos promocionais e/ou sites da net...
Exatamente Tùlio, exatamente! Muito provavelmente um vetor será escolhido, ou seja, será considerado o melhor pela FAB, sem que tomemos conhecimentos dos motivos para ter sido escolhido, e até mesmo os motivos que "desclassificaram" os demais.
Posso dizer que todos os caças foram testados e ainda continuam sendo, inclusive o cronograma para os caças ainda "não finalizados". Quando um fabricante anuncia certos parâmetros ainda não disponíveis/integrados, o interessado vai até o fabricante e vê localmente o estágio de desenvolvimento, incluindo aí os testes que estão sendo feitos por eles.
Neste momento, até por motivos óbvios, o Rafale leva vantagens sobre o SU-35-1, mas não leva sobre o SU-35 (me refiro ao estágio de desenvolvimento). Explico: as propostas russas e francesas (existem outras, claro) são mais ou menos assim:
1) Francesa:
a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.
2) Russa:
a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs
Abração,
Orestes
E em fevereiro será fechado o FX...
Vou dizer uma coisa bem simples, se, se, se a USNavy DAR uns 12 SeaHawks para a MB e mais uns navios que ela tanto quer(NDD,NCM,MDCC, NT) pelo FX, será finalizado o que já está fechado desde março deste ano...
Abraços...
Zepa escreveu:1) Francesa:
a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.
2) Russa:
a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs
Orestes
Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.
Zepa.
Na época do FX-1 ele era um caça que excedia o padrão desejado pela FAB , tornando-se muito caro. A Boeing nem levou adiante uma oferta , mesmo que não houvesse nenhum impedimento para sua venda para o Brasil . Quanto a sua operacionalidade hoje dá pra dizer que é plena e já com o moderníssimo APG-79 AESA EM SERVIÇO , Rafale , Typhoon , SU-30s family não têm nada parecido...MCD-SM escreveu:Um F-18E/F por aqui seria incrivelmente estranho, desde o Fx-1 esse caça nunca foi muito falado. Aliás, qual é o estágio atual deste caça? capacidade, etc?
Não esqueceu...ele não está é acreditando...ooooolha.........Bolovo escreveu:Zepa escreveu:1) Francesa:
a) M-2000C modernizados para o -5 mais Rafale F3 para 2012.
b) Rafale F-2 agora e Rafale F3 para 2012.
2) Russa:
a) SU-35 agora e SU-35-1 para 2012.
b) SU-30 agora e SU-35-1 para 2012.
O Mangabeira já esteve na Suécia e Rússia e já está chegando da França (se já não chegou de lá). Em janeiro ele e o Jobim vão ao EUA. Isto já foi noticiado, inclusive aqui no DB. Mas observem um ponto "sutil", de todas as visitas, uma é sintomática, a dos EUA contará com a presença do MB e não apenas do "Coordenador". rsrs
Orestes
Qual seria este SU 35? Aquele com os canards? Quais aviônicos?
Abs.
Zepa.
Orestes, esqueceu de citar os pacotes suecos e americanos.
projeto escreveu:PRick escreveu:Vitesse maximale : Mach 2,2
Domaine de vol : de 0 à 750 nœuds ou Mach 1,8
Domaine de vol = Velocidade de operação segura (1.8+ M).
Vitesse maximale = VNE (Velocity never exceed) (2.2 M).
Talvez as informações dos fabricantes não sejam claras.
Meus 2 centavos.
Abraços
Carlos Mathias escreveu:O SU-35 é o com canards, radar N-011M, e etc. Com todas as armas do arsenal russo prontas.
Ouvi não sei onde que pode vir(se a FAB quiser) com o IRBIS-E, OLS-35 e mais umas coisas do 35-1. Dessa forma, seria tudo compatível com o lote seguinte de 35-1.
Mesmo o antigo é um ótimo caça pesado. É equivalente ao SU-30MKI/MKM, só que monoplace.
Carlos Mathias escreveu:O SU-35 é o com canards, radar N-011M, e etc. Com todas as armas do arsenal russo prontas.
Ouvi não sei onde que pode vir(se a FAB quiser) com o IRBIS-E, OLS-35 e mais umas coisas do 35-1. Dessa forma, seria tudo compatível com o lote seguinte de 35-1.
Mesmo o antigo é um ótimo caça pesado. É equivalente ao SU-30MKI/MKM, só que monoplace.