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Enviado: Ter Jul 17, 2007 10:50 pm
por orestespf
Plinio Jr escreveu:Realmente é uma noticia triste este acidente e que acontece em um momento extremamente conturbado no que refere-se a trafego aéreo..

Na minha opinião é muito cedo jogar a responsabilidade em alguem, antes de ter-se realmente fatos mais concretos, mas existem fatos importantes a serem considerados:

- As reformas para sanar o acumulo de agua na pista principal, foram concluidas no final do mes passado, em várias oportunidades antes disto, o aeroporto fora fechado para operações até ocorrer condições ideais para operação.

- Está chovendo em SP desde ontem de manhã, ontem no final de tarde, um ATR da Pantanal derrapou na pista ...

- Choveu praticamente a manhã inteira em sp e voltou a chover na parte da tarde até o momento do acidente...

Como paulistano e que frequenta aquela região, Congonhas está saturado demais e isto não é de hj...a cidade cresceu ao redor do aeroporto, está muito pequeno para volume de trafego ali operado e tbm em termos de espaço....qualquer erro, acontece o que vimos...vai parar no meio de casas e prédios...


Caro Plínio,

em uma hora destas a chuva não explica nada, a menos que não houvesse problemas no setor de controle aéreo.

"Oportunistas" aparacerão, dúvidas serão tratadas como verdades, o caos se instalará a custa de vítimas inocentes.

Não duvide que aparecerá controladores sendo entrevistados, a revista Veja se gabando da última denúncia e por aí vai.

Apesar dos "erros de formatação" da reportagem, a Veja saberá tirar proveito da matéria.

Agora cabe a FAB, Infraero, governo, etc., se justificar.

Não se trata de culpados, mas de responsáveis.

Já dá para imaginar o desfecho...


Sds,

Orestes

Enviado: Ter Jul 17, 2007 10:51 pm
por orestespf
morcego escreveu:
orestespf escreveu:
morcego escreveu:
orestespf escreveu:Olá Morcego,

preferi não citar nenhum post para não "alongar".

Lamentavelmente vai sobrar para a FAB. A "grande massa" no Brasil vê a FAB como administradora dos aeroportos e não somente no controle aéreo.

É muito provável que cabeças rolarão e neste caso o governo deverá ser "exemplar". Gostemos ou não, vários setores serão atingidos, Infraero, FAB e MB.

Efeito cascata.

Vou ser honesto, a males que vem pra bem. O problema será maior se os "substitutos" forem pior.

Temo pelo Saito, grande caçador, mas acredito que pagará "o pato", sem ter culpa no cartório.

Anote aí minha "conspiração": os controladores são terríveis. Não falo mais nada, mas que tem gente rindo da desgraça alheia, isso tem.

Abs,

Orestes


ahh agora vão fazer um BOLO bem grande e colocar uma vela em cima.


Sim vela preta!!!


vai ter muita medalha pra pouco pescoço.


Lamentavelmente, sim.

Enviado: Ter Jul 17, 2007 10:51 pm
por Vinicius Pimenta
Mesmo que a FAB tenha notado erros e avisado à InfraZero, cabe a esta última tomar as providências. O aeroporto é da InfraZero. A culpa da FAB aí tende a ZERO. Infelizmente vai acabar sobrando pra ela também.

Enviado: Ter Jul 17, 2007 10:53 pm
por orestespf
Vinicius Pimenta escreveu:Mesmo que a FAB tenha notado erros e avisado à InfraZero, cabe a esta última tomar as providências. O aeroporto é da InfraZero. A culpa da FAB aí tende a ZERO. Infelizmente vai acabar sobrando pra ela também.


Exatamente Vinícius. Muitos serão os "culpados", poucos (ou nenhum) os responsáveis.

Sds,

Orestes

Enviado: Ter Jul 17, 2007 10:58 pm
por helio
Orestes
vc escreveu
"Pra ser honesto, confesso que estou mais interessado em uma declaração oficial do governo do que dos "prováveis culpados".

Eu tbem ,mas já se passaram 4 horas desde o acidente e nem o Lula,nem o Saito, nem o Zuanazzi e nem o Pres. da Infraero tiveram a iniciativa de manifestar.
O morcego não entendeu mas não custa repetir:
"A vitória tem mil pais mas a derrota é orfã"

Morcego escreveu:
"Sim, mas eu me refiro ao fato de QUEM TOPOU BOTAR A PISTA FUNCIONANDO MESMO EM DIA DE CHUVA."

Meu comentário
A FAB deveria ter interditado de cara esta pista, pois mesmo seca ela é um sabão:não foi utilizado piso abrasivo (isto eu ví com meus próprios olhos quando voei para Maceió 3 semanas atrás, eles estavam recapeando nesta época) . E por que não optaram por um piso abrasivo? Porque iriam fazer as estrias para o escoamento de agua. Entretanto a pista foi liberada ANTES de fazer as estrias.
Quem liberou? A FAB e INFRAERO sob pressão e ganancia da ANAC querendo mais e mais voos em Congonhas
Tem mais : o SIPAER orgão da FAB fica possui escritório dentro de Congonhas- este órgão deveria prever tais acidentes, o que não foi feito também.
Pois é tantos brasileiros mortos e tanta omissão!!!!!!

Hélio

Enviado: Ter Jul 17, 2007 11:05 pm
por saullo
Agora ninguém assumirá erro algum.

Abraços [095]

Enviado: Ter Jul 17, 2007 11:26 pm
por PRick
helio escreveu:Bem amigos
Deu no que deu e tá todo mundo chocado

Há algumas mensagens atrás quando mencionei que como usuário de aviões comerciais não tinha confiança devido ao caos aéreo, recebi até comentários que eu estava me preocupando a toa:
"Quanto ao fato do colega se sentir inseguro em voar nos céus brasileiros, digo que isso é pessoal. Não consigo acreditar que o nobre amigo se deixou influenciar pelas notícias da mídia. O sistema de controle de vôos do Brasil continua sendo um dos mais seguros do mundo. Acho que o colega se deixou levar pelas várias notícias na mídia. "

Pergunto: eu deixei mesmo levar pelas várias noticias da mídia?
O que me assusta não é da incompetencia do governo em não conseguir debelar, ou criar mecanismos para consertar o cronico problema aeroportuario e de tráfego aéreo, pois como já disse o governo é altamente incompetente e omisso neste aspecto. Sim senhores neste grupo inclui TODOS os orgãos que controlam a aviação civil(ANAC,INFRAER e FAB) cada qual com seu grau de responsabilidade.
O que me assusta sim, é ter tantos foristas e ninguém levantar esta bandeira admitindo tamanha omissão criminosa. E veja este crime é DOLOSO pois já estava prevista o problema da pista de congonhas, inclusive pela mídia(Sensasionalista dizem alguns de voces).
Ontem mesmo teve um acidente, não foi suficiente?
Se alguns de vcs foristas que por motivos nacionalistas até pregam a esconder os problemas para não manchar a imagem do país, pense assim: Morreram hoje pelo menos 180 BRASILEIROS!!!!!!
Vamos ser realmente PATRIOTAS e HUMANOS admitindo estes erros, e combatendo estes governantes corruptos( não estou me referindo ao PT,PSDB,PMDB mas todos eles) que estão muito mais interessados em seus próprios interesses.
CHEGA DE OMISSãO!

Hélio


Vejam como se pode agir, exatamente, como a nossa mídia faz, sensacionalismo barato com a desgraça alheia, sem saber o que se passou ou passa. Este tipo de juízo leviano e irresponsável é o que a mídia incentiva e forma, eu diria, gente velha, com velhos hábitos. Vamos ver o que se passou, antes de tentar emitir qualquer juízo, mas neste País se acostumou fazer ao contrário, vamos culpar e julgar, depois investigamos. O nome disto é a barbárie.

Qualquer operação aérea envolve riscos, quem tem medo de voar de avião, e anda de carro em qualquer estrada, eu diria que é maluco ou doido. :lol: :lol: O risco de atravessar qualquer grande avenida do RJ ou SP deve ser maior que andar de avião durante um ano.

Desde 1996, com o acidente do Fokker 100 TAM, é muito sabido das limitações do Aeroporto de Congonhas, mas ninguém quer deixar o conforto de pegar um avião perto do centro de SP, do que ficar horas em um engarrafamento ou mais para ir num aeroporto seguro, longe da Capital.

Acho que vale uma comparação, pousar em Congonhas é andar de Formula 01 nas ruas de Mônaco, ou seja, não existe espaço, margem para erro. Como o erro é inerente a qualquer atividade humana, portanto, este não foi o primeiro, nem será o último acidente neste aeroporto. Podem fazer o piso que quiserem na pista, não existe como operar grandes jatos em Congonhas com margem de segurança igual a um grande aeroporto moderno. Operar lá, quer dizer um risco muito maior que operar em qualquer outro aeroporto, como também ocorre com o Santos Dumont no Rio de Janeiro. Apesar de uma certa "vantagem" de o avião cair dentro da água.

O acidente do avião da GOL poderia ter sido evitado, agora, acidentes no Aeroporto de Congonhas, não são evitáveis, pelo contrário, são previsíveis e vão continuar ocorrendo!!!!

As pessoas querem o impossível, algo confortável, seguro e rápido dentro do centro de SP, uma cidade que tem um tempo ruim boa parte do ano. Eu diria, isto é coisa de criança, são elas que querem comer 30 caixas de bombons de uma vez, e depois acharem que não vão passar mal durante algumas horas dentro do banheiro.

O leitor da mídia brasileira fica assim, vira uma criança. Como dizia o Nelson Rodrigues, "o brasileiro tem nostalagia da burrice, tem preguiça de pensar, quer que os outros o façam por ele". Sem dúvida, são crianças, infantis, agem de modo emotivo, afetivo, pouco racional, cobram dos outros aquilo que não fazem, e só querem o lado bom das coisas, mas esquecem que as rosas tem espinhos. :roll:

[ ]´s

Enviado: Ter Jul 17, 2007 11:36 pm
por Bolovo
Prick, eu só gostaria de uma pista com grooving em Congonhas, só isso.

Enviado: Ter Jul 17, 2007 11:37 pm
por César
Eu iria falar umas poucas e boas agora. Mas, em respeito as pessoas que morreram e aos usuários do fórum, vou me abster de comentar certas mensagens.

Enviado: Ter Jul 17, 2007 11:50 pm
por PRick
Bolovo escreveu:Prick, eu só gostaria de uma pista com grooving em Congonhas, só isso.


Bolovo,

A solução para o Aeroporto de Congonhas é seu fechamento, do mesmo modo do Grande Prêmio de Mônaco. Não existe margem para qualquer erro em Congonhas, o que seria contornável em qualquer outro Aeroporto, em Congonhas e no Santos Dumont é desastre. Esta é a realidade.

As pessoas vão deixando de lado a segurança pela comodidade. Mas estou me lembrando de um acidente no Santos Dumont, quando um Táxi foi jogado longe na cabeceira da pista pela turbina de um 737, o taxista faleceu.

Me lembro do estudo realizado pela Fly Savet(não sei se o nome é este), encomendado na época que o Electra seria substituído por aviões a jato. A conclusão foi: não existe como operar jatos de porte de um 737 com margem de segurança no Santos Dumont. Foi obedecido?

Congonhas e o Santos Dumont deveriam ser fechados, se a segurança fosse um bem maior para o trafego aéreo, mas isto não ocorre, como não ocorre em várias outras áreas. Só lembra da segurança, quando existe uma grande cagada, mas daqui a 06 meses ninguém mais se lembra de nada.

Quando vejo os 737 e os A-320 fazendo o circuito de pouso pelo Pão de Açucar, sobre os edifícios em Botafogo, e outros bairros do Rio de Janeiro, fico pensando que segurança é esta, que garantias temos em caso da menor falha?

[ ]´s

Enviado: Qua Jul 18, 2007 12:07 am
por rodrigo
Eu iria falar umas poucas e boas agora. Mas, em respeito as pessoas que morreram e aos usuários do fórum, vou me abster de comentar certas mensagens.
Também vou tapar o nariz e ficar calado.

Enviado: Qua Jul 18, 2007 1:03 am
por Moccelin
E o pior de tudo... A população e a mídia não vai esperar descobrir de quem é a culpa, resultados das investigações etc... Cabeças vão ter que rolar essa semana mesmo... E provavelmente vão ser as do Min Def, e dos comandantes militares (já que não dá pra vazar só o Saito).

Vai sair um infográfico na Veja sobre o Grooving, uma denúncia na Isto É, e daqui a 50 anos ainda vamos ter aviões decolando de Congonhas, que simplesmente não dá margem para erros, guardadas as proporções é igual a um NAe... O piloto tem que perceber se errou ou não logo no primeiro momento do pouso... Traduzindo... De tempos em tempos VÃO OCORRER ACIDENTES... Eles tem que fechar esse aeroporto urgentemente, mas para isso vão ter que construir outro, montar uma infra estrutura mínima para acessar esse novo aeroporto, e ainda assim aguentar a mídia reclamando...

Vamos torcer para não confundirem problemas de controle de tráfego (responsabilidade da FAB) com manutenção de aeroportos (responsabilidade da "falida" INFRAZERO)...

Enviado: Qua Jul 18, 2007 8:10 am
por helio
PRick
voce escreveu
"Vejam como se pode agir, exatamente, como a nossa mídia faz, sensacionalismo barato com a desgraça alheia, sem saber o que se passou ou passa. Este tipo de juízo leviano e irresponsável é o que a mídia incentiva e forma, eu diria, gente velha, com velhos hábitos. Vamos ver o que se passou, antes de tentar emitir qualquer juízo, mas neste País se acostumou fazer ao contrário, vamos culpar e julgar, depois investigamos. O nome disto é a barbárie. "

Desculpe PRick, este infeliz comentário traduz com o dito popular: "Pimenta nos olhos dos outros é colirio"
Como vc sabe muito bem, comentei há 2 dias meu temor em voar no Brasil pela insegurança.
A desgraça alheia que voce se refere,,é exatamente voce que esta fazendo. Eu vivo disto, sou participante direto e indireto da aviação civil, tanto como usuário ou como dependente no meu ofício: o turismo
Somente pessoas insensiveis como voce podem dizer que o meu juizo foi leviano. Pergunte a qualquer especialista do setore as causas deste acidente anunciado! Vá falar com os parentes das vítimas que voce quer esperar para julgar!
Por favor não venha falar para mim,pois ao invés de ficar masturbando o sistema de armas ou o vetor ideal para a FAB como voce,tenho acompanhado este problema de irresponsabilidade dos orgãos governamentais há muito tempo!
É evidente que vão se fazer sindicancias, pois as lei exigem, mas é notório o descaso das autoridades sobre a aviação civil. Ou voce não acha que todos os sintomas apresentados depois do acidente da Gol não sejam nada?
Se voce sabe que o Aeroporto de Congonhas está condenado, o que voce fez em prol da sociedade para que isto seja evitado? Voce escreveu para algum congressista, algum jornal dizendo isto?

Quer saber o que é barbárie PRick?
- Barbarie é deixar que estas coisas aconteçam calcadas na ganancia, recolhendo bilhões em taxas de embarque, cobrando aluguel por m2 mais caro que o shopping Ibirapuera para que se instalem lojas no aeroporto.
-Barbárie é projetar uma reforma do aeroporto que contempla apenas a plástica,deixando a segurança dos aviões em segundo plano.
-Barbárie é cobrar taxas de embarque extorsivos e não oferecer nenhum conforto ao usuário. Quer um exemplo fácil para você? Pegue um pedaço do pápel higienico do banheiro do aeroporto de congonhas e repare que é de pior qualidade até do utilizado no terminal rodoviário de SP. O exemplo é ridículo? Pois é PRick ,é nos pequenos detalhes é que percebe-se as intenções do fornecedor.Conforto? Pra que?
- Voce acha que o governo federal vai deixar de faturar fechando simplesmente o aeroporto mais rentável da america latina? Este papo de que quem voa sabe o risco de Congonhas, é a mesma coisa do governo sobre o fumo: sabe muito bem o mal que faz a saude, mas proibir pra que se arrecada bilhões de impostos?
-Barbárie é o governo lotaer cargos colocando gente totalmente incompetente para presidir a ANAC e a Infraero.
-Barbárie e mantermos um ministro da defesa caquético que só não cai de podre pois o presidente acha que ele deve sair numa posição mais honrosa.
Por favor vá para o aeroporto e diga aos parentes da vítimas que está havendo um juizo leviano.
Repito: pimenta nos olhos dos outros é colirio

Hélio

Enviado: Qua Jul 18, 2007 10:00 am
por Quiron
Loteamento de cargos faz mais vítimas inocentes

Não é possível continuar assistindo o massacre de inocentes. O caos aéreo e as tragédias começaram a ocorrer, exatamente, a partir do momento em que se retirou do Ministério da Aeronáutica a administração do Sistema de Aviação Civil. Isso não é coincidência. É o resultado da desprofissionalização do setor, da falta de subordinação entre órgãos e da quebra da hierarquia do sistema.

A Aeronáutica, organização altamente profissionalizada (e imune a loteamentos de cargos), administrou a aviação no Brasil de 1941 até março de 2006. Foram 65 (sessenta e cinco) anos de gestão. Sessenta e cinco anos, sem que nada sequer parecido com o que ocorreu nos últimos treze meses tivesse se verificado. Profissionais (militares) foram sendo substituídos por militantes políticos inexperientes. Órgãos que compõem o sistema de aviação civil foram inoculados com essa anomalia brasileira que a cada quatro anos distribui vinte e cinco mil cargos. Essa prática é inédita no mundo. Igualmente inédito é o caos aéreo brasileiro que não encontra precedente em toda a história do transporte aéreo mundial, desde Santos Dumont.

Pelo amor de Deus, devolvam o comando da aviação civil do País ao Ministério da Aeronáutica, única maneira de blindá-la a essa prática que está acabando com a administração pública brasileira. Acabem com o Ministério da Defesa e com a ANAC. Restabeleça-se o organograma que administrou a aviação no Brasil, de 1941 até a criação dessas duas peças inúteis.

O que mais precisa acontecer? Quantas vidas vale um cargo? A aviação simplesmente não funciona sem profissionalismo, disciplina e hierarquia. Isso não existe mais. Enquanto esses três requisitos estiverem ausentes, o caos aéreo, as tragédias e as mortes vão continuar.

A ANDEP e o FÓRUM, por suas diretorias, manifestam sua dor pela perda de vidas de inocentes, entre as quais identifica amigos e conterrâneos.

Porto Alegre, 17 de julho de 2007.

Cláudio Candiota Filho
pres. ANDEP - Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo

Alcebíades Adil Santini
pres. FÓRUM ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR


http://www.diegocasagrande.com.br/index ... 09WnhQMko=

Enviado: Qua Jul 18, 2007 10:56 am
por WalterGaudério
O mais trágico disso tudo é que hoje, nos pronunciamentos que certamente serão feitos, vou(vamos) ver aquela figura mórbida do Ministro da defesa falando do que não entende, não sabendo responder questões até mesmo não complexas, e tudo porque o Lula fica com pena de demiti-lo agora no meio da fogueira. Agora ele vai ser fritado(novamente) com o clamor das famílias das vítimas que quase com certeza vão cair em cima da INFRAERO, não necessariamente por causa da falta do grooving, mas por causa da não-interdição da pista uma vez que o grooving não estava pronto no momento do acidente.

sds

Walter