Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#106 Mensagem por P44 » Sáb Jun 30, 2007 7:14 am

que acham desta noticia, seria uma ideia para o Brasil?

do DAILY COLLECTION OF MARITIME PRESS CLIPPINGS 2007 – 161

Brunei navy ships to be sold
Three Offshore Patrol Vessels based on a frigate design that have been laid up on the Clyde at Scotstoun ever since
they were completed in 2004 are now to be sold by Brunei. The three navy ships were ordered by the Royal Brunei
Navy to very exacting standards and were locally termed "the Sultan's boats". BAE SYSTEMS, the ships' builders
maintain they had met the specifications required but Brunei insisted the ships were below par.

However around Clydeside rumours were rife about the true state of affairs with many saying the simple truth was
that Brunei simply did not have the trained personnel to handle the very advanced systems on the ships. It now
transpires those rumours may indeed have been correct.
The Glasgow-based Herald newspaper reports that BAE confirmed that they have reached an agreement to hand over
the ships to Royal Brunei Technical Services, describing it as 'amicable'. This follows a period where Brunei withheld
the final payments for the ships whilst going to arbitration over the matter.
The paper quotes 'a naval insider' who says that Brunei had to save face with regards to their inability to crew the
vessels, saying they were used to vessels that were 20 years old and did not have the level of sophistication that the
three OPVs built at Scotstoun had.
The newspaper also says it understand that Brunei has approached a German firm to handle the sale of the vessels.
Facts about the three OPV's
Names: KDB NAKHODA RAGAM, KDB BENDAHARA SAKAM, KDB JERAMBAK
Tonnage: 1940 disp, Length: 314 feet, Breadth: 39 feet, Propulsion: 4 x MAN diesel: Speed: 30kn
Launch dates:
KDB NAKHODA RAGAM: Saturday, 13 January 2001
KDB BENDAHARA SAKAM: Saturday, 23 June 2001
KDB JERAMBAK: Saturday, 22 June 2002




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#107 Mensagem por Marino » Sáb Jun 30, 2007 10:50 am

Já estamos fabricando patrulhas. Desta forma, não precisamos comprar este tipo de navio por oportunidade.




luis F. Silva
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#108 Mensagem por luis F. Silva » Sáb Jun 30, 2007 11:10 am

Marino escreveu:
Já estamos fabricando patrulhas. Desta forma, não precisamos comprar este tipo de navio por oportunidade.

Só que estes não são patrulhas de 500 tons. mas sim corvetas lança-mísseis de 1 300 tons.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

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#109 Mensagem por Marino » Sáb Jun 30, 2007 11:22 am

luis F. Silva escreveu:Marino escreveu:
Já estamos fabricando patrulhas. Desta forma, não precisamos comprar este tipo de navio por oportunidade.

Só que estes não são patrulhas de 500 tons. mas sim corvetas lança-mísseis de 1 300 tons.

Sim, classificadas como OPV, Off-Shore Patrol Vessel.
Navios armados com mísseis são alocados à Esquadra. Então, temos que ter em mente que a nossa frente há o Atlântico e não o Golfo Pérsico, e que, por esse motivo, precisamos de navios do porte das fragatas.
Os patrulha realizam um serviço imprescindível, de fiscalização do cumprimento da lei brasileira no mar, serviço este desconhecido dos brasileiros, extremamente duro, sacrificante, desgastante para as tripulações, por causa da pequena tonelagem dos navios. Mas esta pequena tonelagem é a ideal para fiscalização próxima a costa, em águas restritas, em rios, próximo a plataformas de petróleo, etc.
Cada meio com sua função.
Forte abraço




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#110 Mensagem por luis F. Silva » Sáb Jun 30, 2007 11:32 am

Caro Marino.
Claro que não os considero navios de mar azul, mas como o Brasil possui corvetas, elas têm a sua função embora tenham sido desenhadas para operar no Atlântico. Estas não teriam também função numa marinha que se pretende venha a ser equilibrada, embora fossem restringidas pelo estado do mar? Digamos, noNorte do Brasil até à Guiana?




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

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#111 Mensagem por P44 » Sáb Jun 30, 2007 11:35 am

luis F. Silva escreveu:Caro Marino.
Claro que não os considero navios de mar azul, mas como o Brasil possui corvetas, elas têm a sua função embora tenham sido desenhadas para operar no Atlântico. Estas não teriam também função numa marinha que se pretende venha a ser equilibrada, embora fossem restringidas pelo estado do mar? Digamos, noNorte do Brasil até à Guiana?


eu penso que seriam uma boa opção, e era só chegar, pagar e levar :wink:




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#112 Mensagem por P44 » Sáb Jun 30, 2007 12:09 pm

os 3 "OPV" do Brunei podem ser vistos aqui junto ao HMS DARING:

The BAe Systems yard at Scotstoun in Glasgow 8th July 2006 showing the vessels on hand; from left the three OPVs for Brunei, BENDAHARA SAKAM, NAKHODA RAGAM and JERAMBAK and behind in the drydock, HMS DARING the first of the Type 45 destroyers for the Royal Navy .
UPDATED: the Brunei OPVs are to be sold after years of legal wrangling. They were not accepted by Brunei because of not being up to standard. I have posted a fuller report in the Forums.
:arrow: http://www.shipspotting.com/modules/mya ... lid=255591

bem jeitosinhos... :roll:

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#113 Mensagem por Dieneces » Sáb Jun 30, 2007 2:19 pm

Marino escreveu:
luis F. Silva escreveu:Marino escreveu:
Já estamos fabricando patrulhas. Desta forma, não precisamos comprar este tipo de navio por oportunidade.

Só que estes não são patrulhas de 500 tons. mas sim corvetas lança-mísseis de 1 300 tons.

Sim, classificadas como OPV, Off-Shore Patrol Vessel.
Navios armados com mísseis são alocados à Esquadra. Então, temos que ter em mente que a nossa frente há o Atlântico e não o Golfo Pérsico, e que, por esse motivo, precisamos de navios do porte das fragatas.
Os patrulha realizam um serviço imprescindível, de fiscalização do cumprimento da lei brasileira no mar, serviço este desconhecido dos brasileiros, extremamente duro, sacrificante, desgastante para as tripulações, por causa da pequena tonelagem dos navios. Mas esta pequena tonelagem é a ideal para fiscalização próxima a costa, em águas restritas, em rios, próximo a plataformas de petróleo, etc.
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Forte abraço
Brunei fica na ilha de Bornéu no sudeste asiático , talvez estejas confundindo com Bahrein , este sim no Golfo Pérsico , Marino . Me parecem boas opções para o Brasil essas belonaves , e novas , inclusive.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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#114 Mensagem por rcolistete » Sáb Jun 30, 2007 2:48 pm

Olá pessoal,

Pelo jeito muitos aqui gostam de compras de oportunidade, coisas usadas, etc, menos desenvolver e construir no Brasil.

Esses 3 "OPV" tem seus sistemas em comum com os já usados pela Marinha Brasileira ? Armamento, munição, sensores, etc, etc. E a linha logística da MB, ninguém se preocupa ?

Isso é muito mais caro que o casco em tonelagem em si.

Desanimador.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




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#115 Mensagem por Dieneces » Sáb Jun 30, 2007 3:27 pm

rcolistete escreveu:Olá pessoal,

Pelo jeito muitos aqui gostam de compras de oportunidade, coisas usadas, etc, menos desenvolver e construir no Brasil.

Esses 3 "OPV" tem seus sistemas em comum com os já usados pela Marinha Brasileira ? Armamento, munição, sensores, etc, etc. E a linha logística da MB, ninguém se preocupa ?

Isso é muito mais caro que o casco em tonelagem em si.

Desanimador.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.
Roberto , ninguém aqui prefere material usado...essa tua preocupação possui uma resposta óbvia , despiciendo se faz dizê-la . O A-12 possuía sistemas em comum com os usados pela MB?




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#116 Mensagem por PRMaia » Sáb Jun 30, 2007 3:41 pm

Prezados Senhores

A Marinha na minha opinião não precisa de compras de oportunidade relativas nem a navios de escolta ainda mais de OPV's, mesmo que sejam bonitinhos. Devemos sim e construirmos os NaPaOc de 1.100 toneladas que atendem requisitos especificos para as necessidades de patrulhamento de nossa ZEE. Devemos lembrar que a indrodução de uma nova classe implica em questões logisticas e de doutrina de emprego oquie por si só já e muito complexo.
Devemos utilizar os recuros disponiveis para construir navios no Brasil,incluindo os novos navios de escolta. Compras de oportunidade devemos nos limitar ao que esta previsto no PRM.




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#117 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jun 30, 2007 3:56 pm

Olá PRMaia.

Concordo com o que você disse.
Mas como poderemos nos ater ao PRM se não temos certeza do mesmo?
O PRM seria uma espécie de "garantia", mas estamos sem "garantia". Não podemos agir como se já tivéssemos o PRM...


abraços]




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#118 Mensagem por Marino » Sáb Jun 30, 2007 7:26 pm

Dieneces escreveu:
Marino escreveu:
luis F. Silva escreveu:Marino escreveu:
Já estamos fabricando patrulhas. Desta forma, não precisamos comprar este tipo de navio por oportunidade.

Só que estes não são patrulhas de 500 tons. mas sim corvetas lança-mísseis de 1 300 tons.

Sim, classificadas como OPV, Off-Shore Patrol Vessel.
Navios armados com mísseis são alocados à Esquadra. Então, temos que ter em mente que a nossa frente há o Atlântico e não o Golfo Pérsico, e que, por esse motivo, precisamos de navios do porte das fragatas.
Os patrulha realizam um serviço imprescindível, de fiscalização do cumprimento da lei brasileira no mar, serviço este desconhecido dos brasileiros, extremamente duro, sacrificante, desgastante para as tripulações, por causa da pequena tonelagem dos navios. Mas esta pequena tonelagem é a ideal para fiscalização próxima a costa, em águas restritas, em rios, próximo a plataformas de petróleo, etc.
Cada meio com sua função.
Forte abraço
Brunei fica na ilha de Bornéu no sudeste asiático , talvez estejas confundindo com Bahrein , este sim no Golfo Pérsico , Marino . Me parecem boas opções para o Brasil essas belonaves , e novas , inclusive.

Tem toda razão, me confundi. Obrigado pela correção.
É a ressaca ...




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#119 Mensagem por Marino » Sáb Jun 30, 2007 7:30 pm

Brasileiro escreveu:Olá PRMaia.

Concordo com o que você disse.
Mas como poderemos nos ater ao PRM se não temos certeza do mesmo?
O PRM seria uma espécie de "garantia", mas estamos sem "garantia". Não podemos agir como se já tivéssemos o PRM...


abraços]

Não temos o PRM ou os recursos para comprar algo por oportunidade.
Este ano a MB encomendou 2 NPa de 550 ton, o G-29 e o navio de pesquisa para a DHN, que arrocharam a MB.
Por um milagre pode haver uma decisão dos Helis.
E lamba.




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#120 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jun 30, 2007 9:07 pm

Marino...

Então eu tiro o meu chapéu à MB!
Ela tem feito um trabalho muito sério, e tem obtido grandes resultados apesar da falta de respeito por parte do executivo.
Mesmo com pouco ela faz muito. Imagina se tivesse muito...faria o infinito!

Parabéns Marinha do Brasil!!!

Os caras são os caras.


abraços]




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