P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#106 Mensagem por juarez castro » Seg Jun 18, 2007 8:28 pm

Marino escreveu:Caro Juarez
É possível que tenhamos notícias ainda este ano.
Vamos aguardar e ver o que acontecerá.
Forte abraço.

Com certeza caro Capitão, com certeza....a propósito o Sr. não teria visto o Pêpe aí no Rio de Janeiro????? :D

Grande abraço

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#107 Mensagem por Marino » Seg Jun 18, 2007 8:29 pm

juarez castro escreveu:
Marino escreveu:Caro Juarez
É possível que tenhamos notícias ainda este ano.
Vamos aguardar e ver o que acontecerá.
Forte abraço.

Com certeza caro Capitão, com certeza....a propósito o Sr. não teria visto o Pêpe aí no Rio de Janeiro????? :D

Grande abraço

:D Não.

papagaio
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#108 Mensagem por papagaio » Ter Jun 19, 2007 11:16 am

Tenho que concordar com o Juarez Castro, neste debate com o Marino.
O atual orçamento da Aviação Naval não tem permitido uma operação nos padrões desejados, então ainda mais um Esquadrão para operar aeronaves S-3, armadas com míssil anti-navio, sinceramente acho algo bastante irreal.
Outra coisa interessante é que se comprássemos o S-3 e o operássemos no A-12, seríamos a ÚNICA marinha no mundo a realizar guerra ASW com uma aeronave de asa fixa embarcada.
Caso os americanos nos oferecessem os S-3 a preço de banana, acredito que futuramente eles teriam uma operatividade similar a atual com os A-4.
Infelizmentre NÃO consigo ser otimista.
Abraços.

Marino
Sênior
Sênior

#109 Mensagem por Marino » Ter Jun 19, 2007 11:53 am

Caro Papagaio
É evidente que o orçamento limita as opções de compra/operação de sistemas. Uma modificação da situação atual, somente com a aprovação do PRM e de outras coisas que ouvimos por aqui. Por isso a MB ainda não anunciou nada.
Quanto a sermos a única marinha a operarmos asa fixa na guerra A/S, a marinha americana opera, a argentina operava embarcados os Tracker e agora opera de terra junto com os P-3, o Chile opera de terra os P-3, etc.
É mais um meio (S-3) que se junta aos Helis e navios. Em guerra A/S, um meio nunca é demais.
Vamos aguardar um poco mais, como escrevi ao Juarez. Creio que as coisas se definem ainda este ano.
Um abraço

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#110 Mensagem por Dieneces » Ter Jun 19, 2007 12:25 pm

juarez castro escreveu:
Marino escreveu:Juarez, se a MB adquirir os S-3 é para ser operado do A-12.
Não há sobreposição de tarefas, pois os S-3 teriam outras tarefas além de ASW. Mesmo em ASW, os S-3 protegeriam a FT e os P-3 não necessariamente somente uma FT.
Se fosse assim, os A-4 teriam sobreposição de tarefas, como caças.

Sem retórica.. não opera full....a MB não tem $$$$ para sustentar uma operação desta aeronave embarcada aproveitando toda sua capacidade.
Capitão! O Sr. sabe bem melhor do que eu, um simples mortal do ar, quanto custa criar, desenvolver a manter a doutrina ASW asa fixa, é grana preta, e tem que manter adestrado, e simulador neste caso pouco ajuda, Tem que voar , voar voar e combater.Como a MB vai fazer isto se mal consegue manter 2 A4 voando(não combatendo) só voando?????

Com relação a sobreposição de tarefas(caso dos caças) daria um debate interessante, pois penso que se a MB tivesse hoje os A4 up date poderiam fazer alerta H24 na região sudeste, liberando uma futura transferência do grupo de caça para outro lugar. mas isto é papo para outro tóipico.

Respeitosamente

Grande abraço
Concordo em relação a proteção do RJ pelos A-4 , Juarez . O mesmo poderia valer pros Fuzileiros . Não tem razão pra manter no Rio tantos efetivos do exército , as transferências recentes ainda são pequenas.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#111 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jun 19, 2007 12:35 pm

alcmartin escreveu:Xi...tô sentindo que a MB vai dar uma rasteira na FAB,he,he! :roll:

A lei vai ser cumprida e parece que teremos ambas caçando subs...Te cuida, Mestre Walter,he,he! :twisted:

Só falta é não comprarem(ambas,FAB e MB) sonabóias a contento... :? :? :cry:

abs!

Grande azul.

O que tenho como certo é que a MB não leva mais do que 3 anos para nacionalizar uma sonobóia, pode anotar.

A um custo estimado(realmente não sei qual seria o valor exato) de cerca de até R$ 3.000,00(US$ 1,500.00) a unidade, tenho certeza que o IPqM nacionaliza um dessas por cerca de R$ 600-800,00.

sds

Walter

Editado pela última vez por WalterGaudério em Ter Jun 19, 2007 3:44 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#112 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 19, 2007 12:56 pm

cicloneprojekt escreveu:
alcmartin escreveu:Xi...tô sentindo que a MB vai dar uma rasteira na FAB,he,he! :roll:

A lei vai ser cumprida e parece que teremos ambas caçando subs...Te cuida, Mestre Walter,he,he! :twisted:

abs!

Grande azul.

O que tenho como certo é que a MB não leva mais do que 3 anos para nacionalizar uma sonobóia, pode anotar.

Aum custo estimado(realmente não qual seria o valor exato) de cerca de até R$ 3.000,00(US$ 1,500.00) a unidade, tenho certeza que o IPqM nacionaliza um dessas por cerca de R$ 600-800,00.

sds

Walter

Entao mesmo que a FAB acabe operando o P-3, seria interessante o IPqM se oferecer para nacionalizar as sonoboias... ao meu ver seria uma interessante cooperacao.

Alem disso diversas Forcas Armadas ao redor do mundo operam tripulacoes mistas (Marinha/F Aerea) em aeronaves de patrulha... seria fantastico se fizessemos algo semelhante por aqui (afinal de contas trabalhamos para o mesmo pais :wink: ).

Uma duvida que tenho 'e que at'e aonde me consta, os S-3 operacionais americanos nao possuem mais equipamentos ASW, pois essa funcao foi repassada para os SH-60 com o fim da guerra-fria.

Creio que custaria bastante se mesmo que a aeronave saisse 'de gra'ca' provavelmente teriamos que bancar esses custos.

Espero que dentro dessas decisoes tambem haja Almirante conversando com Brigadeiro e vice-versa, para que caso a MB venha realmente comprar essas aeronaves os esforcos com a doutrina ASW nao sejam duplicados...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
papagaio
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#113 Mensagem por papagaio » Ter Jun 19, 2007 2:33 pm

Prezado Marino:
1) Me referi apenas ao emprego "embarcado" de uma aeronave de asa fixa em guerra ASW, uma vez que os S-3 Americanos, Alizés Franceses, .... já não estarão mais operando. Quanto ao emprego por terra, ainda temos vários modelos (P-3, Nimrod, Tracker argentinos, ....) como vc já explicou.
2) Não estou contestando a utilidade de um S-3 em guerra ASW/ASuW, apenas a real capacidade da MB adquiri-lo e principalmente mantê-lo operacional no futuro.
3) Quanto a aquisição de meios, espero estar errado e que as coisas evoluam a nosso favor.
Abraços.
==========================================
Marino escreveu ......
Caro Papagaio
É evidente que o orçamento limita as opções de compra/operação de sistemas. Uma modificação da situação atual, somente com a aprovação do PRM e de outras coisas que ouvimos por aqui. Por isso a MB ainda não anunciou nada.
Quanto a sermos a única marinha a operarmos asa fixa na guerra A/S, a marinha americana opera, a argentina operava embarcados os Tracker e agora opera de terra junto com os P-3, o Chile opera de terra os P-3, etc.
É mais um meio (S-3) que se junta aos Helis e navios. Em guerra A/S, um meio nunca é demais.
Vamos aguardar um poco mais, como escrevi ao Juarez. Creio que as coisas se definem ainda este ano.
Um abraço

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#114 Mensagem por alcmartin » Ter Jun 19, 2007 3:39 pm

cicloneprojekt escreveu:

abs!

Grande azul.
Aum custo estimado(realmente não qual seria o valor exato) de cerca de até R$ 3.000,00(US$ 1,500.00) a unidade, tenho certeza que o IPqM nacionaliza um dessas por cerca de R$ 600-800,00.
sds
Walter

YESSS!!
[009]

Grande noticia,mestre!!!!
Parabéns a MB!!!

ABS!!

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#115 Mensagem por Alitson » Ter Jun 19, 2007 4:46 pm

alcmartin escreveu:
cicloneprojekt escreveu:

abs!

Grande azul.
sds
Walter

YESSS!!
[009]

Grande noticia,mestre!!!!
Parabéns a MB!!!

ABS!!

Ótima mesmo...

E Torpedos leves, como o MK.46, sem projetos?

Abraços...

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Marino
Sênior
Sênior

#116 Mensagem por Marino » Ter Jun 19, 2007 4:57 pm

papagaio escreveu:Prezado Marino:
1) Me referi apenas ao emprego "embarcado" de uma aeronave de asa fixa em guerra ASW, uma vez que os S-3 Americanos, Alizés Franceses, .... já não estarão mais operando. Quanto ao emprego por terra, ainda temos vários modelos (P-3, Nimrod, Tracker argentinos, ....) como vc já explicou.
2) Não estou contestando a utilidade de um S-3 em guerra ASW/ASuW, apenas a real capacidade da MB adquiri-lo e principalmente mantê-lo operacional no futuro.
3) Quanto a aquisição de meios, espero estar errado e que as coisas evoluam a nosso favor.
Abraços.
==========================================
Marino escreveu ......
Caro Papagaio
Um abraço

Não tenha dúvida de que em caso de necessidade os S-3 voltam a fazer guerra A/S na USN. Na MB, caso adquiridos, dariam um "braço" enorme a uma FT nucleada em NAe, tanto para ASW como para, e principalmente, ASupW.
Creia que a MB somente comprará este meio com condições financeiras de operá-lo. Se bem que tínhamos condições quando adquirimos os A-4, e vieram os contingenciamentos de orçamento, do fundo naval, dos royalties, da TUF, ...

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#117 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 31, 2007 4:04 pm

Mais novidades sobre o P-3 BR

Militares começam adaptação ao P-3 na Espanha
Quatro pilotos e dois mecânicos de vôo do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV), sediados na Base Aérea de Salvador (BASV), estão na Base Aérea de Morón, na Espanha, para a fase de adaptação a aeronave P-3AM.

Dentro do programa de reaparelhamento, a Força Aérea Brasileira adquiriu 12 aeronaves do modelo P-3 Orion. Os aviões que serão entregues para o Brasil chegam em sua versão modernizada.

Os militares da FAB iniciaram, em maio deste ano, o treinamento com a nova aeronave na Espanha. Em breve, ficarão prontos para operá-las no Brasil.
Durante a fase de adaptação, os militares irão conhecer as características básicas de operação de aeronaves do tipo P-3. No momento, os treinamentos estão sendo realizados em aviões do modelo P-3A da Força Aérea Espanhola (SAF), de dotação do Esquadrão 221.

Cada vôo de instrução é dirigido a uma dupla de pilotos e um mecânico de vôo.

O próximo passo para adaptação das tripulações brasileiras será a instrução sobre a nova aviônica incorporada das aeronaves brasileiras.

Fonte: 1º/7º GAV

Fonte:
http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias/2007/10_out/3010_1_7gav_p_3.htm

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#118 Mensagem por Sniper » Qua Out 31, 2007 5:28 pm

Alguma novidade sobre os Leopard II da TAB? Falo de tanques.

Falando sério, já que temos que engolir essa, alguém sabe ao menos se já existem tratativas quanto ao armamento? Harpoon? Ele pode usar o Exocet? MK-48? :?

Abraços!

Imagem
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#119 Mensagem por Alitson » Qua Out 31, 2007 5:47 pm

Sniper escreveu:Alguma novidade sobre os Leopard II da TAB? Falo de tanques.

Falando sério, já que temos que engolir essa, alguém sabe ao menos se já existem tratativas quanto ao armamento? Harpoon? Ele pode usar o Exocet? MK-48? :?

Abraços!

Ele irá usar os Harpoon e Mk.46, Mk.48 é para subs... :wink:

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#120 Mensagem por Sniper » Qua Out 31, 2007 5:50 pm

Alitson escreveu:
Sniper escreveu:Alguma novidade sobre os Leopard II da TAB? Falo de tanques.

Abraços!

Ele irá usar os Harpoon e Mk.46, Mk.48 é para subs... :wink:

Peguei pesado no MK-48... :twisted: :lol:

Mas eles PODEM usar o Harpoon e o MK-46 ou ele VÃO usar os dois?

Digo isso porque é comum ver os aviões da TAB sub-armados... :?

Já existe alguma tratativa neste sentido?

Abraços!

Imagem
Responder