Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10471 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 01, 2017 7:16 am

FCarvalho escreveu:Acho que isso só se vai descobrir Carlos quando, e se, um dia os Mi-35 da FAB estiverem realmente em combate.

Porque até hoje ninguém sabe direito de público como é feito o apoio russo a estes helos. E a FAB parece querer guardar à sete chaves esta informação.

Concordo que colocar 10 helos para voar desfilando não quer dizer muita coisa do ponto de vista operacional, mas se isso vale para os helos russo, também vale para BH, H225M e tudo o mais que voa na FAB. Eu mesmo já vi aqui em Manaus recentemente uma cena raríssima que foi a visão de 5/6 BH voando juntos. Mas e daí? Isso significa que a FAB dispõe de uma operacionalidade alta em relação a estas aeronaves? Eu tendo a crer que não necessariamente. Operar em tempos de paz é uma coisa, operar em tempos de guerra é algo bem diferente. E sobre isso nós não temos praticamente nenhuma referencia nos últimos 75 anos.

Então penso que independente do que for colocado na nacele dos pilotos, se ocidental ou oriental, a operacionalidade vai depender muito mais de como a gestão do apoio é feita do que propriamente dos equipamentos em si.

Ninguém aqui afinal pode garantir com 100% de certeza que se um dia fomos levados a utilizar em combate nossos meios, qualquer um deles, o apoio que temos hoje continuará sendo o mesmo, e que nossa capacidade de dispor deles será igual por tempo indeterminado. Todo mundo sabe que a nossa dependência logística externa é crônica, e que nossos estoques de guerra e apoio logísticos não garantem sequer um mês de operações.

Assim, independente de suas origens, qualquer que seja ela, se não conseguirmos colocar minimamente uma base local para poder proporcionar certa capacidade operacional, vamos continuar com o pires na mão e basicamente dependentes da boa vontade alheia - se russa, americana, chinesa ou europeia, pouco importa - para custear nossa própria defesa.

E para responder a esta limitação, até agora nós não vimos de fato nenhuma ação concreta e objetiva de parte de ninguém aqui. E parece que vai não vai haver mesmo. As preocupações agora parecem ser bem outras.

abs.
Exato.

Russo, Americano, Marciano não importa. O que vimos é que o Esquadrão conseguiu colocar 10 helis para voar assim como quando o EB colocou vários BH em Manaus todo mundo ficou feliz.

E esse deveria ser o ponto ao invés dessa conversa de a cada 3000 ou 4000 horas será mais complicado fazer manutenção de Heli A ao invés de B.

Ora bolas, então se prepare para quando isso chegar e ponto final. Por isso que questiono se de fato isso é um "problema" ou é preconceito em conjunto com preguiça e comodismo de querer operar equipamentos de uma só origem.

Diga-se de passage um grave erro.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10472 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 01, 2017 3:45 pm

knigh7 escreveu:
FCarvalho escreveu: Concordo que colocar 10 helos para voar desfilando não quer dizer muita coisa do ponto de vista operacional, mas se isso vale para os helos russo, também vale para BH, H225M e tudo o mais que voa na FAB. Eu mesmo já vi aqui em Manaus recentemente uma cena raríssima que foi a visão de 5/6 BH voando juntos. Mas e daí? Isso significa que a FAB dispõe de uma operacionalidade alta em relação a estas aeronaves? Eu tendo a crer que não necessariamente. Operar em tempos de paz é uma coisa, operar em tempos de guerra é algo bem diferente. E sobre isso nós não temos praticamente nenhuma referencia nos últimos 75 anos.
abs.
O EB esses tempos estava com os 4 BH voando.
A FAB por várias vezes voa com 6 (dos 8 Hárpias), seja em MN, seja treinando em Cachimbo.
O interessante que essas fotos aqui o pessoal não publica. Mas quando voam 8 ou 10 Mi-35 são 2 páginas publicando e batendo bronha.
Pois é. E sabes porque? Porque a bronha toda é russa. Estamos aqui já se vão quase 14 anos de DB e parece que toda vez que aparece algo russo aqui fazendo o que achávamos que faríamos só se fosse americano ou europeu, dá essa confusão. Como se ainda estivéssemos nos anos 80's.

Mas a questão é que a FAB pegou um vetor imposto a ela e diferente de tudo o que ela já teve na sua efêmera vida operacional, e colocou para funcionar do mesmo jeito que os outros. E se não fosse os Mi-35, mas 10 Apaches, ou Tiger ou Mangusta, sequer estaríamos tendo essa conversa agora. Porque seria tudo dentro do normal dos últimos 75 anos. Mas como o pobre do helo resolveu ser justamente aquele que o Rambo derrubava aos quilos com M-60 debaixo do "sovaco"... :roll:

Aí já viu.

abs.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10473 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 01, 2017 3:51 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Acho que isso só se vai descobrir Carlos quando, e se, um dia os Mi-35 da FAB estiverem realmente em combate.
Exato.
Russo, Americano, Marciano não importa. O que vimos é que o Esquadrão conseguiu colocar 10 helis para voar assim como quando o EB colocou vários BH em Manaus todo mundo ficou feliz.
E esse deveria ser o ponto ao invés dessa conversa de a cada 3000 ou 4000 horas será mais complicado fazer manutenção de Heli A ao invés de B.
Ora bolas, então se prepare para quando isso chegar e ponto final. Por isso que questiono se de fato isso é um "problema" ou é preconceito em conjunto com preguiça e comodismo de querer operar equipamentos de uma só origem.
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Mais planejamento, mais profissionalismo, mais técnica, e menos proselitismo. É o que precisamos. :|

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10474 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 01, 2017 4:58 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Exato.
Russo, Americano, Marciano não importa. O que vimos é que o Esquadrão conseguiu colocar 10 helis para voar assim como quando o EB colocou vários BH em Manaus todo mundo ficou feliz.
E esse deveria ser o ponto ao invés dessa conversa de a cada 3000 ou 4000 horas será mais complicado fazer manutenção de Heli A ao invés de B.
Ora bolas, então se prepare para quando isso chegar e ponto final. Por isso que questiono se de fato isso é um "problema" ou é preconceito em conjunto com preguiça e comodismo de querer operar equipamentos de uma só origem.
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Mais planejamento, mais profissionalismo, mais técnica, e menos proselitismo. É o que precisamos. :|

abs.
Amém.

Precisamos é de uma Faxinha geral...

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10475 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 01, 2017 5:58 pm

Concordo. A começar pelas mentalidades que temos. Nas três ffaa's. E porque não dizer, no congresso, no planalto, no MD, no MRE... e por aí vai.

abs.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10476 Mensagem por Thor » Dom Jan 01, 2017 8:05 pm

Carlos Lima escreveu: Thor,

Com todo o respeito a realidade não é bem assim. O que não falta são apadrinhamentos, favorecimentos, lobbies de "Ex" Fabianos e obviamente não esquecer decisões governamentais que atropelam toda essa tecnicalidade. Isso sem contar que ainda existem bandos de Brigadeiros e associados que acham que a URSS ainda existe e que a MB não pode ter aviação Naval dentre outras 'peculiaridades'.

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Bem, cada qual tem seu ponto de vista. Na minha visão, a FAB possui um órgão que faz as análises, baseadas em matrizes de decisões, com avaliações independente de credo, preconceito ou gosto. Desconheço algum Brigadeiro da ativa que ainda acha que a URSS existe. A questão da MB é algo muito antigo, e só depende de vontade política, inclusive da própria MB, para mudar a lei.
Concordo contigo, e também comentei no post anterior, que decisões governamentais podem atropelar as análises da Força.
Quanto a apadrinhamentos, qualquer empresa de defesa possui ex-militares em seus quadros de especialistas, então fica difícil escolher alguma que não possua ninguém da área. Só na EMBRAER deve haver uns 30 ex-fabianos, sem contar os engenheiros formados pelo ITA. Sei que essas empresas buscam em seus quadros gerenciais coronéis e brigadeiros experientes em gestão ou defesa, e que acabam por facilitar o meio-de-campo com a FAB, mas isso é bom para ambos os lados, desde que não haja corrupção envolvida.
Abraços




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10477 Mensagem por juarez castro » Dom Jan 01, 2017 8:24 pm

Realmente, e difícil para vocês entenderem.
Se estamos em um conflito com atrito forte de anvs e com 150 horas se tira duas Anvs para inspeção, uma fica fora de operação 3 horas e a outra sete dias, qual é o reflexo Lima????
Não existe TBO deste motor do MI 35, ele vai para o lixo, eles aproveitam apenas a carcaça.

G abraco




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10478 Mensagem por lynx » Dom Jan 01, 2017 8:37 pm

Dados de helicópteros semelhantes e concorrentes que operam ou operaram no Brasil:
Inspeção de 1600 horas, número para o qual até os russos adaptaram seu overhaul:
EC-532: 4 meses de imobilização na Helibras
S-92: 21 dias, sendo 7 de completa imobilização no próprio operador
H-225: 8 semanas de imobilização no próprio operador
MI-171: 6 meses de imobilização no caso de ser feito na Colômbia ou 4 meses se na Rússia.
Esse é o principal preconceito que faz com que nossas empresas aéreas estejam todas escolhendo o S-92 e a Atlas tenha perdido a licitação, depois de ter prejuizo na operação dos MI-171.
Esse tipo de dados é apresentado em palestras abertas ao público? Todo mundo comenta quando vêm voando, mas ninguém se interessa em saber o que é necessário fazer para que isso aconteça.
Outra coisa: discutir percentual de disponibilidade sem definição de quais parâmetros são empregados como referências é igual a discutir o sexo dos anjos.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10479 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 01, 2017 8:49 pm

Thor escreveu:
Carlos Lima escreveu: Thor,

Com todo o respeito a realidade não é bem assim. O que não falta são apadrinhamentos, favorecimentos, lobbies de "Ex" Fabianos e obviamente não esquecer decisões governamentais que atropelam toda essa tecnicalidade. Isso sem contar que ainda existem bandos de Brigadeiros e associados que acham que a URSS ainda existe e que a MB não pode ter aviação Naval dentre outras 'peculiaridades'.

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Bem, cada qual tem seu ponto de vista. Na minha visão, a FAB possui um órgão que faz as análises, baseadas em matrizes de decisões, com avaliações independente de credo, preconceito ou gosto. Desconheço algum Brigadeiro da ativa que ainda acha que a URSS existe. A questão da MB é algo muito antigo, e só depende de vontade política, inclusive da própria MB, para mudar a lei.
Concordo contigo, e também comentei no post anterior, que decisões governamentais podem atropelar as análises da Força.
Quanto a apadrinhamentos, qualquer empresa de defesa possui ex-militares em seus quadros de especialistas, então fica difícil escolher alguma que não possua ninguém da área. Só na EMBRAER deve haver uns 30 ex-fabianos, sem contar os engenheiros formados pelo ITA. Sei que essas empresas buscam em seus quadros gerenciais coronéis e brigadeiros experientes em gestão ou defesa, e que acabam por facilitar o meio-de-campo com a FAB, mas isso é bom para ambos os lados, desde que não haja corrupção envolvida.
Abraços
Entendo Thor, mas sempre existe sempre aquela distância entre as matrizes, macros, processos e planilhas perfeitas e o mundo real.

Infelizmente já fui testemunha de 'carteirada' e corporativismo demais para acreditar nessas coisas. Tendo dito isso, sem dúvida na maioria das vezes as pessoas são profissionais e tem comportamentos que honram o uniforme que vestiram, e essas são sempre bem-vindas nas Embraer da vida, mas sempre tem aqueles que poe tudo à perder infelizmente. E as vezes essas pessoas estão em posições de decisão ou de muita influência e aí o bicho pega. :|

Enfim.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10480 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 01, 2017 9:05 pm

juarez castro escreveu:Realmente, e difícil para vocês entenderem.
Se estamos em um conflito com atrito forte de anvs e com 150 horas se tira duas Anvs para inspeção, uma fica fora de operação 3 horas e a outra sete dias, qual é o reflexo Lima????
Não existe TBO deste motor do MI 35, ele vai para o lixo, eles aproveitam apenas a carcaça.

G abraco
Sempre é aquela história Juarez.

Você conhece os meios que opera. Adapta e supera. É planejar para superar o que pode ser uma limitação em caso de conflito e minimizar os riscos o máximo possível. É para isso que se treina.

As vezes eu fico impressionado porque até parece que na nossa história nacional de operação de aeronaves não fizemos isso desde sempre no meio de embargos, falta de $$$, míopia administrativa, 'bloqueios', desorganização e outras variáveis externas e internas.

No caso do Hind fica parecendo que é algo inédito que nunca ocorreu no Brasil.

E eu fico pensando sobre a história do motor do Hind. Será mesmo que vai para o lixo? Os caras operam esse heli nos ambientes de combate mais amalucados do mundo, até os Americanos operam ele no Texas e na Florida dando treinamento para o US Army e os Marines além de nações amigas e será que jogam os motores no lixo e vão na Rússia e compram mais? Sei lá.

Existe uma discrepância grande sobre o que eu leio aqui e o que os Americanos, poloneses, canadenses, etc dizem aqui em ribá. Vou continuar investigando aqui em ribá...

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10481 Mensagem por Penguin » Dom Jan 01, 2017 10:30 pm

Thor escreveu:
Carlos Lima escreveu: Thor,

Com todo o respeito a realidade não é bem assim. O que não falta são apadrinhamentos, favorecimentos, lobbies de "Ex" Fabianos e obviamente não esquecer decisões governamentais que atropelam toda essa tecnicalidade. Isso sem contar que ainda existem bandos de Brigadeiros e associados que acham que a URSS ainda existe e que a MB não pode ter aviação Naval dentre outras 'peculiaridades'.

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Quanto a apadrinhamentos, qualquer empresa de defesa possui ex-militares em seus quadros de especialistas, então fica difícil escolher alguma que não possua ninguém da área. Só na EMBRAER deve haver uns 30 ex-fabianos, sem contar os engenheiros formados pelo ITA. Sei que essas empresas buscam em seus quadros gerenciais coronéis e brigadeiros experientes em gestão ou defesa, e que acabam por facilitar o meio-de-campo com a FAB, mas isso é bom para ambos os lados, desde que não haja corrupção envolvida.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10482 Mensagem por kirk » Dom Jan 01, 2017 10:39 pm

Penguin escreveu:
Thor escreveu: Bem, cada qual tem seu ponto de vista. Na minha visão, a FAB possui um órgão que faz as análises, baseadas em matrizes de decisões, com avaliações independente de credo, preconceito ou gosto. Desconheço algum Brigadeiro da ativa que ainda acha que a URSS existe. A questão da MB é algo muito antigo, e só depende de vontade política, inclusive da própria MB, para mudar a lei.
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Será que existe algum civil nos quadros da Rosoboronexport ?????




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10483 Mensagem por Penguin » Dom Jan 01, 2017 10:44 pm

kirk escreveu:
Penguin escreveu: A prática de empregar ex-militares em empresas de defesa é extremamente comum nos EUA, na Europa, em Israel etc. Em toda parte.
Será que existe algum civil nos quadros da Rosoboronexport ?????
O atual Diretor Geral da Rosoboronexport, Anatoly P. ISAYKIN, é major reformado e serviu na KGB e depois da FSS.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10484 Mensagem por kirk » Dom Jan 01, 2017 11:40 pm

Penguin escreveu:
kirk escreveu: Será que existe algum civil nos quadros da Rosoboronexport ?????
O atual Diretor Geral da Rosoboronexport, Anatoly P. ISAYKIN, é major reformado e serviu na KGB e depois da FSS.
Mas APOSTO que esses aí não são considerados apadrinhados, nem acusados de favorecimentos, lobbies, nem de atropelar toda a tecnicalidade, muito menos serão chamados de "bandos". Afinal pertencem a "ilibada e virgem" mãe Rússia !!!

Embora os tais Brigadeiros estejam absolutamente certos, pois, tais militarem eram MESMO da URSS ... será que viraram "anjos" com o fim da U.Soviética ????




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10485 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 02, 2017 12:06 am

Acho que a conversa está descambando para um lado que não contribui muito para o assunto.

Fato: a FAB possui, e desenvolveu, todo um mecanismo, e porque não dizer uma cultura, de logística, apoio e manutenção calcada nas mais de 7 décadas de relação quase carnal com a industria - e os produtos e insumos - americana e ocidental. É muito complicado tentar modificar anos de relações e mentalidade e, do dia para o outro, substituir por outra, ou mesmo até por uma própria. Quiçá fazer-lhes adaptações de acordo com novos vetores que lhes sejam estranhos, como no caso dos Mi-35.

Conquanto, podemos perceber que mesmo diante de tal desafio, a FAB se mostrou capaz de adaptar-se e adequar aquele helo a seu padrão de operacionalidade, tanto que consegue/conseguiu por 10 dos 12 que possui para voar. Penso que isso seja um fato a se destacar. Mostra mais de 80% de disponibilidade da frota. Ao menos naquele momento pontual.

Por outro lado, se isso pode ser feito, mesmo para efeito fotográfico ou "um passeio promocional", entendo que também é possível que seja feito para emprego real. Tanto é assim que sempre vimos mais de um Hind operando em diversos aeroportos do país em mais de um momento durante todo o ano passado. Se isto não demonstra o nível de prontidão, disponibilidade e operacionalidade daquele esquadrão, então não sei o que poderia ser.

O Mi-35 trouxe uma série de complicações quanto a sua operação e apoio logo no início. E disso somos testemunhas aqui em vista das várias notícias e páginas gastas em debates sobre sua operacionalidade; Mas o pessoal do 2o/8o Gav deu muito duro para aprender a operar estes helos da melhor forma possível. Agora, se foi, e ainda tem sido um grande aprendizado para o pessoal da FAB lidar com um vetor que sempre foi considerado pela força como um alvo em potencial, da mesma forma para os russos, que não estão nem um pouco acostumados com o nível de cobrança e exigências que a FAB normalmente costuma fazer em relação a vetores novos, também o é. Ambas as partes estão aprendendo uma com a outra, e estamos vendo isso se traduzir em operacionalidade do Mi-35.

Podemos não gostar dele, ou ser seus maiores fãs, mas antes de mais nada é importante compreender que este helo, assim como todos os demais vetores da FAB, possui qualidades, predicados, adjetivos e também suas mazelas, limites e problemas. Nenhum avião é perfeito, assim como nenhum avião é tão ruim que não possa ser operado dentro de nossas necessidades seja porque "o parafuso roda ao contrário", a voltagem é diferente ou a turbina tem de ser "jogada fora" a cada X horas de operação.

A família Mi-24/35 tem mais de 40 anos de combates nas costas em seu currículo. E a maior parte do tempo estes helos combateram em áreas/países sem qualquer melhor preparo e/ou apoio decente. Não é justo agora dizer que ele é isso ou aquilo na ou para a FAB sem considerar tudo que ele fez, e ainda faz mundo afora, inclusive para os seus ex-detratores ocidentais.

Que não por acaso continuam temendo, e muito, a sua sombra por aí em qualquer campo de batalha... principalmente o europeu.

abs.




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