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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 20, 2010 8:43 am
por delmar
orestespf escreveu:
delmar escreveu:Vão falando, vão falando... Ninguém sabe (nem eu sei também) o que a Dilma prometeu para os sindicalistas do ABC e da EMBRAER, em retribuição ao apoio e empenho deles na campanha presidencial. Assim o GRIPEN continua mais vivo que nunca como candidato a ser o escolhido no processo. Somado este fator com a bagunça que está havendo na França e os problemas internos do Sarkozy por lá, pode-se afirmar: O GRIPEN VEM AÍ! [003] [003]
Gripen, um caça que está sempre vindo (desde o FX-1), mas nunca chega! 8-] 8-] 8-]

O Brasil precisa de um caça pronto e que "chega" (no sentido de comprar, entregar); até agora, nenhum de fato. Existe um que está aí, dizendo que vem, mas o Sedex (ou carta registrada, ou carta simples, ou telégrafo, ou código Morse, ou sinal de fumaça, ou...), mas nada, só promessa!

Mas e aí, é sinal de fumaça ou o pajé vai fazer a materialização?

Saravá!
Vai ter GRIPEN de todos tipo, ao gosto do fregues. Modelos A, B, C, D, NG, CF, BT, turbinados, Grand Prix, King Size, etc... :lol: :lol: O que o cliente pedir vai ter. Vamos fornecer Gripen para todos compradores que não tem dinheiro suficiente para comprar os F-22 da vida. A indústria brasileira vai ter desde o modelo 1.0, até o 6.0. 8-]

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 20, 2010 9:16 pm
por Penguin
Entregue primeiro desenho de produção do Gripen NG feito no Brasil
20 de outubro de 2010, em Indústria Aeroespacial, Tecnologia, por Alexandre Galante

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Hoje, a Akaer enviou à Saab o primeiro modelo em 3D e desenho de produção do Gripen NG, feito em São José dos Campos. Há um ano, foi assinado um contrato entre a Akaer e a Saab prevendo a participação da empresa brasileira no programa de desenvolvimento do Gripen NG. O objetivo do contrato foi definir as bases de cooperação entre as duas empresas e o apoio a ser dado à Saab no desenvolvimento e na produção da fuselagem traseira e central, das asas e das portas do trem de aterrissagem do Gripen NG.

Imediatamente após a assinatura do contrato, uma equipe de engenheiros brasileiros da Akaer foi à Suécia, onde puderam se inteirar do projeto NG, bem como participar no desenvolvimento e se informar sobre as especificações e os métodos da Saab, na forma de transferência de tecnologia, por meio de treinamento feito “com as mãos na massa”.

Ao mesmo tempo, as instalações da Akaer relacionadas com o desenvolvimento do Gripen NG foram preparadas e certificadas para as atividades de trabalho, incluindo segurança especial nas áreas controladas, que foram equipadas com sistemas avançados de rede, em conexão direta com a Saab, na Suécia.

Em 2010, a equipe da Akaer participou da fase de concepção, o que inclui projeto, estresse, ferramental e industrialização. Após isso, a atividade foi migrando, ao longo do ano, para as instalações da Akaer, no Brasil.

O pacote técnico, incluindo o modelo 3D e os desenhos de produção liberados hoje, foi enviado ao banco de dados da Saab, situado na cidade de Linkoping, na Suécia, por meio de um link seguro de dados.

A Akaer comanda a equipe brasileira T1, formada pela Inbra Aerospace, Friuli, Minoica e Winstall, todas envolvidas no desenvolvimento da fuselagem traseira e central do Gripen NG, assim como das asas e das portas principais do trem de aterrissagem.

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Se selecionado para o Programa F-X2 brasileiro, a produção em série destes segmentos do Gripen NG, tanto para o Brasil como para exportação, será efetuada de forma exclusiva em uma nova instalação, localizada em São Bernardo do Campo.

De acordo com Lennart Sindahl, Vice-Presidente Executivo da Saab e Presidente do Grupo Aeronáutico: “Este primeiro desenho comprova o sucesso da cooperação existente entre as duas empresas, demonstrando ainda o compromisso da Saab e seu investimento na indústria brasileira, como futura parceira. Vemos com otimismo nosso trabalho conjunto no processo de desenvolvimento”.

O Presidente da Akaer, Cesar Augusto da Silva, disse: “Este é o primeiro desenho de uma aeronave de combate supersônica desenvolvido no Brasil, assim como uma demonstração do bem-sucedido processo de transferência de tecnologia conduzido pela Saab. A Akaer tem orgulho de seu envolvimento no projeto e da capacidade demonstrada por sua equipe nesta tarefa plena de desafios”.

A Akaer é uma empresa brasileira de engenharia e uma das principais fornecedoras de serviços de desenvolvimento para o setor de defesa e aeroespacial do Brasil, tanto em âmbito nacional como internacional.

Fonte: http://www.aereo.jor.br/2010/10/20/entr ... no-brasil/

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 20, 2010 10:05 pm
por AlbertoRJ
Agora convenhamos, o que a Akaer fez para a Saab ela faz para a Embraer e outras também. Não é?

[]'s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 20, 2010 10:08 pm
por Justin Case
Mas,

Desse jeito, o que vai sobrar para a Suécia, a Suíça e a Índia fazerem?
É muito investimento no Brasil. :shock:
Abraços,

Justin

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 21, 2010 5:54 am
por P44
Ena, já fizeram um desenho!

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 21, 2010 10:11 am
por Penguin
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Akaer entrega primeiro desenho de peça do Gripen NG para a Saab
Escrito por Felipe Salles
Qua, 20 de Outubro de 2010 22:38


Conforme adiantado por ALIDE no último dia 30 de setembro, nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, a Akaer convocou a Saab, seus parceiros no Consórcio T1 e a imprensa nacional à sua sede em São José dos Campos para marcar a data da entrega à empresa sueca o primeiro desenho de peças para o caça Gripen NG desenvolvidos no Brasil pela empresa brasileira de serviços de engenharia. A primeira peça desenhada foi uma caverna (elemento estrutural de formato circular vazado) localizado ao redor do motor na posição “12800”, ou melhor, a 12,8 metros a partir da extremidade dianteira do avião. Nesta atividade, a Akaer recebe da empresa sueca um desenho bruto, apenas o formato exterior, da peça ou do subsistema, cabendo à empresa brasileira projetar cada uma das pecinhas que ao serem montadas, apresentarão o mínimo peso e a máxima resistência estrutural para atender aos requerimentos específicos apresentados pela empresa sueca.

A Saab declarou que pretende seguir adiante na parceria com a empresa brasileira, independente do modelo de caça que no final será escolhido pelo governo brasileiro para ser o próximo caça supersônico da FAB. Isso faz da Akaer uma parte integrante do grupo de empresas globais que se encontram cooperando no desenvolvimento do novo modelo do Gripen, o chamado ”NG”.

Segundo informou César Silva, Diretor da Akaer, um total de 2400 peças do novo avião terão seus formatos definidos e desenhados por sua empresa. Estas peças comporão as asas e os módulos da fuselagem central e traseira. O serviço deve demandar ao final várias dezenas de milhares de homens/hora e gerar receitas na casa dos dezenas de milhões de dólares, César lamentou não poder dar dados mais precisos devidos a questões competitivas. Dos quinze profissionais hoje mergulhados neste programa junto aos suecos, espera-se que no ponto mais intenso do trabalho entre 60-120 engenheiros brasileiros estarão envolvidos na fase de desenvolvimento deste novo avião. Caso o Gripen seja o escolhido, a equipe técnica da empresa tem tudo para dobrar de tamanho. Atualmente, em São José dos Campos, capital da indústria aeronáutica brasileira, a Akaer ocupa três andares em um edifício, totalizando 1000 m2 de área. A perspectiva da potencial criação de um novo pólo aeronáutico em São Bernardo do Campo representa para a Akaer a transformação do atual consórcio T1 em uma nova entidade, possivelmente uma Joint Venture que agrupará em uma única empresa as capacidades da Akaer, da InbraAerospace, da Minóica Logística, da Friuli e da Winnstal. A organização de São Bernardo terá um foco primariamente industrial, com todas as empresas mantendo suas sedes e administrações independentes uma da outra.

César adiantou na conferencia de imprensa que as peças projetadas por sua empresa serão construídas para fabricar até o final de 2011 de dois novos aviões, os assim chamados “cabeça de produção”. Estes não podem ser considerados protótipos pelo avançado estágio de desenvolvimento e de definição que se encontra o programa. O grande valor dos protótipos é que ele permite testar varias configurações antes mesmo de se firmirme seu projeto. Normalmente quando uma empresa recorre a criação de protótipo, geralmente seu programa se encontra numa fase muito embrionária ainda.

Comenta-se ainda nos bastidores da indústria que a sequência de boas notícias vivida pela Akaer não mostra qualquer sinal de arrefecer, uma vez que a empresa teria pretensamente ganho, nas últimas semanas, uma significativa porção do trabalho de engenharia terceirizada para a definição do projeto “KC-390”, o mais novo avião de transporte em desenvolvimento pela Embraer. Durante o evento, a empresa se recusou a tecer qualquer tipo de comentário, contra ou a favor, sobre esta concorrência, alegando a existência de um acordo de confidencialidade que protege todas suas relações com a Embraer.

Amanhã, numa nova nota, detalharemos as outras novidades apurados por Alide neste evento.

Apresentação completa:

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... ara-a-saab


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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 21, 2010 10:32 am
por Gerson Victorio
até parece que só a AKAER sabe fazer isso....qual a novidade?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 21, 2010 10:39 am
por Penguin
Gerson Victorio escreveu:até parece que só a AKAER sabe fazer isso....qual a novidade?
Sim, há muitas empresas estrangeiras que atuam neste segmento.
Mas o que interessa a nos são as brasileiras, não?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 21, 2010 10:51 am
por Gerson Victorio
e a Embraer não é brasileira?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 21, 2010 11:48 am
por Penguin
Gerson Victorio escreveu:e a Embraer não é brasileira?
Sim, mas a Embraer contrata os serviços da Akaer para os seus programas:
- Brasilia, ERJ-145, E-170/190, Lineage, Legacy
- Tucano, Super Tucano, A-1M, Bandeirantes (modernização), KC390

Outras empresas tb:
EADS: A400M
Airbus: A380
Além da Saabno NG

[]s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 21, 2010 12:19 pm
por Gerson Victorio
Santiago escreveu:
Gerson Victorio escreveu:e a Embraer não é brasileira?
Sim, mas a Embraer contrata os serviços da Akaer para os seus programas:
- Brasilia, ERJ-145, E-170/190, Lineage, Legacy
- Tucano, Super Tucano, A-1M, Bandeirantes (modernização), KC390

Outras empresas tb:
EADS: A400M
Airbus: A380
Além da Saabno NG

[]s
...ou seja muito antes da SAAB vir com essa história de ToT, a Embraer já fazia isso... 8-] ...e nem por isso a AKAER alardava o "desenho industrial" para a Embraer e bla, bla, bla.

Santiago,

como no meu primeiro post, isto não é novidade, até pra fazer bicicleta já se usa "desenho industrial" em 3D para objetos finitos...

Uma curiosidade....se o NG for o escolhido, onde ele será finalizado? AKAER ou Embraer? quem fará os testes de fadiga? isso ocorrendo quem fará os recalculos no caso de não conformidade? a Embraer vai por o dela na reta pelos "cáculos" da AKAER?

Gerson

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 21, 2010 12:27 pm
por Oziris
Boa pergunta.
[]'s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 21, 2010 12:32 pm
por AlbertoRJ
A Akaer faz o detalhamento de um desenho. Antes os próprios fabricantes faziam isso.

[]'s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 21, 2010 12:45 pm
por Gerson Victorio
AlbertoRJ escreveu:A Akaer faz o detalhamento de um desenho. Antes os próprios fabricantes faziam isso.

[]'s
Alberto,

Não estou aqui desmerecendo o Trabalho da AKAER, mas é preciso esclarecer oque tem de "novidade" ou não....fico imaginando se não der NG aqui e na Índia o que vai ser da AKAER em relação aos "investimentos" já realizados para o caça!!!

Gerson

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Out 21, 2010 12:58 pm
por Penguin
Gerson Victorio escreveu:
Santiago escreveu: Sim, mas a Embraer contrata os serviços da Akaer para os seus programas:
- Brasilia, ERJ-145, E-170/190, Lineage, Legacy
- Tucano, Super Tucano, A-1M, Bandeirantes (modernização), KC390

Outras empresas tb:
EADS: A400M
Airbus: A380
Além da Saabno NG

[]s
...ou seja muito antes da SAAB vir com essa história de ToT, a Embraer já fazia isso... 8-] ...e nem por isso a AKAER alardava o "desenho industrial" para a Embraer e bla, bla, bla.

Santiago,

como no meu primeiro post, isto não é novidade, até pra fazer bicicleta já se usa "desenho industrial" em 3D para objetos finitos...

Uma curiosidade....se o NG for o escolhido, onde ele será finalizado? AKAER ou Embraer? quem fará os testes de fadiga? isso ocorrendo quem fará os recalculos no caso de não conformidade? a Embraer vai por o dela na reta pelos "cáculos" da AKAER?

Gerson
Gerson,

A Akaer não fabrica. Ela projeta e especifica.
A Embraer será com toda certeza a maior receptora de ToT no F-X2.
O que ocorre agora com a Saab e a Akaer está muito bem explicado nos últimos artigos.

[]s