knigh7 escreveu:Luís Henrique, o Jackson Flores Jr. era um dos jornalistas com mais conhecimento no Brasil sobre aviação.Luís Henrique escreveu:
Manuel, li o texto inteirinho.
Conclusão que cheguei: um monte de blá blá blá para justificar um preconceito ridículo.
Até a minha televisão consegue me apresentar o conteúdo em idiomas diferentes, agora dizer que a apresentação na tela da velocidade em Km/H ou Milhas/H vai dar problema...
SÓ PODE SER PIADA.
Dizer que vai precisar de um parafuso na aeronave e que não teremos este parafuso e portanto precisamos ter um helicóptero TUDO DA MESMA PROCEDÊNCIA, para poder usar o mesmo parafuso....
SÓ PODE SER PIADA.
E a maior de todas as piadas é dizer que um único fornecedor é melhor do que vários, por causa de possíveis embargos.
ESSA É A PIADA VENCEDORA DO SÉCULO. Nem o tiririca consegue uma melhor.
Só faltou terminar dizendo que temos que comprar tudo dos americanos, porque é o país que nunca impõe embargos/vetos/sanções, etc.
Manuel, me desculpa, em outras coisas concordamos, mas esses textos são RIDÍCULOS.
São piadas de muito mal gosto para justificar o injustificável.
Estamos no século 21.
Ninguém vai comprar um caça e precisar de um parafuso de helicóptero.
Ninguém vai comprar um caça que não tenha como CONFIGURAR o painel para apresentar as informações do jeito que bem entender.
É muito bla bla bla e temos DEZENAS de países operando equipamentos russos SEM PROBLEMAS e pagando MUITO MENOS.
Se atentar, em boa parte do texto, ele está usando com base no contatos dele, ou coisas que ele presenciou na FAB.
Ao Juarez, que era da área da manutenção da FAB, pergunte qual a opinião sobre o texto do Jackson.
Respeito todas as opiniões. O Jackson Flores pode possuir um currículo impressionante, pode possuir 'fontes' dentro das forças, mas essas 'fontes' podem estar com 100% de razão, 100% de preconceito e ideologia ou, mais provavelmente, alguma coisa no meio disso.
Nem preciso perguntar a opinião do Juarez. Já debatemos centenas de vezes, conheço bem sua opinião, e respeito.
Mas em muitas coisas discordamos.
Eu tenho um primo Coronel da FAB.
Na casa dele tem várias miniaturas de aeronaves americanas.
Tem miniaturas de aeronaves russas? Não.
Ele já viajou VÁRIAS vezes para os EUA.
Já viajou pelo menos uma vez para a Rússia? Não.
Já fez vários cursos lá nos EUA.
Já fez algum curso na Rússia? Não.
Já viajou para os EUA a passeio várias vezes também.
Mesmo assim, ele me disse que a maioria de seus amigos queriam o Su-35 na época do FX2.
Agora, imagine o seguinte Manuel.
Você opera aeronaves americanas há 20 ou 30 anos.
Já participou de dezenas de cursos. Foi 'obrigado' a aprender inglês.
Nesses cursos, palestras, você ouviu todas as vantagens das aeronaves, comparações com aeronaves de outras origens.
Os 'vendedores' falaram horas e horas sobre a superioridade de seus produtos. Enfim, dos pontos fortes de seus produtos e dos pontos fracos dos produtos concorrentes.
Nas horas de folga você fez amizade com alguns americanos e ouviu histórias de como eles massacraram as aeronaves russas em conflitos. (que eram operadas por um país mendigo, e estavam super desatualizadas e enfrentando uma mega coalizão era apenas um DETALHE).
Depois de 20 ou 30 anos ouvindo essas histórias. Histórias que colegas seus também ouviram. Participando de exercícios com os americanos. Fazendo cursos nos EUA e operando aeronaves americanas. O que acontece??
Alternativa A: Você passa a amar equipamentos russos
Alternativa B: Você passa a amar equipamentos americanos e possuir certo preconceito com equipamentos russos.
Quando colocarem argumentos bons, eu posso compreender, mas em mais de 10 anos no DB, nunca vi bons argumentos sobre isso.
Apenas baboseiras de parafusos diferentes, padrões métricos, hangares de tamanho diferente, e o VELHÍSSIMO argumento da filosofia de manutenção.
Já mostrei DIVERSAS VEZES que eles mudaram a filosofia de manutenção, que não é a mesma da época da União Soviética.
Enfim....Cansa.