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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Sáb Set 14, 2013 9:13 pm
por FCarvalho
Além disso, uma nota para a reflexão sobre o nosso PAEMB.
abs.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Ter Set 24, 2013 8:59 pm
por Lord Nauta
Esta noticia não foi comentada, entretanto possui informações que contribuem para formar um quadro do atual estágio do PRM.
Aniversário da Diretoria de Engenharia Naval
Assunto: 89º Aniversário da Diretoria de Engenharia Naval Criada pelo Decreto Presidencial nº 16.601, de 17 de setembro de 1924, a Diretoria de Engenharia Naval (DEN) comemora hoje
o seu octogésimo nono aniversário.
A DEN é ainda responsável pela condução dos processos de obtenção de novos meios flutuantes para a MB, que inclui o assessoramento técnico nessas áreas por ocasião da aquisição de meios navais por oportunidade.
Ao longo deste último ano, cabem ser destacados os seguintes empreendimentos:
conclusão do processo de obtenção dos Navios-Patrulha Oceânicos (NPaOc) da Classe “Amazonas”, com a incorporação à Armada dos NPaOc “Apa” e “Araguari” em 30 de novembro de
2012 e 21 de junho de 2013, respectivamente;
transferência para o Setor Operativo do NPa “Macau”, em 31 de maio de 2013, concluindo o processo de obtenção do primeiro lote de NPa 500, composto de duas unidades já incorporadas à MB, em decorrência de contrato celebrado com a Indústria Naval do Ceará – INACE, em 2006;
conclusão do processo de obtenção, para o Projeto Cartografia da Amazônia, dos quatro Avisos Hidroceanográficos Fluviais (AvHoFlu) da classe “Rio Tocantins”, contratados junto à INACE, com a incorporação à Armada e transferência para o Setor Operativo dos AvHoFlu “Rio Xingu”, “Rio Solimões” e “Rio Negro”, em janeiro, junho e agosto de 2013, respectivamente;
entrega ao Setor Operativo de duas novas Embarcações de Desembarque de Viaturas e Material (EDVM) (“Cataguazes” e “Comandatuba”), construídas pelo AMRJ, em maio e agosto de 2013, respectivamente. Prossegue a construção de mais uma EDVM – a quinta e última da série – e de três Embarcações de Desembarque de Carga Geral (EDCG);
contratação da INACE para a construção do Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) “Rio Branco”, também para o Projeto Cartografia da Amazônia, em 5 de dezembro de 2012, tendo seu batimento de quilha ocorrido no último dia 23 de abril. Essa unidade naval tem previsão de incorporação à Armada no segundo semestre de 2014;
continuação do processo de obtenção de quatro Chatas para Transporte de Óleo Combustível (CTOC), em decorrência de contrato assinado com a empresa B3Boat, em 17 de junho de 2011, com a conclusão da construção de mais duas CTOC (“Gaivota” e “Garça”), entregues ao Setor do Abastecimento em janeiro e junho de 2013, respectivamente. A quarta CTOC tem entrega prevista para o próximo mês;
construção de 4 Lanchas-Patrulha de Rio (LPR) contratadas junto à COTECMAR, fruto de parceria estabelecida pelos Ministérios da Defesa do Brasil e da Colômbia para a
construção de meios para emprego na Região Amazônica, sendo duas destinadas ao Exército Brasileiro e duas à MB. As duas primeiras unidades deverão ser recebidas ainda no corrente exercício, e as duas remanescentes no início de 2014;
assinatura de contrato com a empresa B3Boat, em 12 de julho de 2013, para a obtenção de uma Lancha de Emprego Geral Média (LEG-M), com capacidade para transportar quarenta passageiros, destinada ao Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), cuja entrega está prevista para o início de 2014;
assinatura de contrato, com a mesma empresa e na mesma data acima mencionadas, para a obtenção de três Embarcações para Transporte de Pessoal Médias (ETP-M), com capacidade para transportar duzentos passageiros, sendo duas destinadas ao CIAW e uma ao Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (CADIM), que deverão estar concluídas até o final do primeiro semestre de 2015;
continuação da construção no Estaleiro Ilha S.A. (EISA) do 2º Lote de cinco NPa500, cuja primeira unidade (NPa Maracanã) tem previsão de entrega no final do primeiro semestre de 2014;
tratativas técnicas em apoio à obtenção do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, cuja construção foi iniciada no estaleiro “Guangzhou Hangtong Shipbuilding and Shipping Co. Ltd.”, em Xinhui, República Popular da China, por meio de contrato assinado pela CNBE com a empresa ASK Subsea AS, da Noruega, em 7 de junho de 2013, com previsão de entrega em novembro de 2014;
continuação do planejamento, e elaboração das atividades técnicas associadas, da segunda fase da conversão do NAsH “Soares de Meirelles”, com previsão de retomada das obras em 2014;
continuação das negociações com empresas estrangeiras de notória especialização na indústria naval internacional para obtenção dos meios navais integrantes do Programa de Obtenção de Meios de Superfície (PROSUPER), que inclui a construção, no país, de cinco escoltas, cinco NPaOc e um Navio de Apoio Logístico;
prosseguimento do Programa de Obtenção de Navios Anfíbios (PRONANF), com a identificação, no mercado internacional, de projetos prontos que satisfaçam às necessidades da MB, a serem posteriormente construídos em estaleiros privados nacionais;
prosseguimento das tratativas para seleção e contratação de assessoria estrangeira para o desenvolvimento das etapas iniciais do projeto do novo Navio-Aeródromo, como parte do Programa de Obtenção de Navios-Aeródromo (PRONAE); e
continuação das atividades técnico-normativas relativas à atualização do projeto da Corveta “Barroso”, em desenvolvimento no CPN, com a participação da DSAM, da DCTIM e da DAerM, visando à futura construção de unidades adicionais dessa classe de navios-escolta inteiramente nacionais.
Além dessas atividades, a DEN atua na obtenção de sistemas e equipamentos relacionados à sua área de atribuição, nos processos de modernização e revitalização dos meios navais da MB. Isso significa desenvolver atividades que compreendem a preparação de pareceres e especificações técnicas necessárias à obtenção de sistemas e equipamentos e à garantia da qualidade a eles associada, tanto no recebimento quanto na instalação a bordo, culminando no assessoramento às tripulações dos meios modernizados ou revitalizados, por ocasião dos respectivos comissionamentos.
Como exemplos dessa importante atividade em andamento, cabe destacar a elaboração de pareceres e especificações técnicas de novos equipamentos a serem instalados no NAe “São Paulo”, como parte das atividades associadas à sua modernização/manutenção, assim como em apoio aos Submarinos da classe “Tupi”, às Fragatas da classe “Niterói”, e à revitalização das Corvetas da Classe “Inhaúma”.
Esse envolvimento da DEN com os meios navais em serviço é ainda mais intenso no que tange à emissão de pareceres técnicos em sua área de atribuição, em atendimento a mais de
3.000 consultas técnicas por ano, seja para investigações de avarias ou para subsidiar a elaboração de propostas de modificações técnicas específicas, ou ainda para a aquisição
de equipamentos de Símbolo de Jurisdição “Charlie”, cabendo destacar, sobretudo, a catalogação e atualização de cerca de 35.000 itens por ano.
Por fim, ao celebrar o transcurso do octogésimo nono aniversário da Diretoria de Engenharia Naval, congratulo-me com todos os meus tripulantes, responsáveis maiores pelo
cumprimento bem-sucedido das metas estabelecidas por minha Direção, concitando-os a manter a dedicação, o entusiasmo e, acima de tudo, o elevado senso de comprometimento
institucional, em sintonia com os bons exemplos deixados por nossos antecessores, para continuarmos a superar dificuldades e desafios, contribuindo assim para o cumprimento de nossa missão e para o engrandecimento da Marinha do Brasil.
Parabéns, Diretoria de Engenharia Naval! Bons ventos!
FRANCISCO ROBERTO PORTELLA DEIANA
Vice-Almirante (EN)
Diretor
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Ter Set 24, 2013 9:17 pm
por BrasilPotência
Excelente, precisamos ter esses projetos caminhando com certa agilidade.
Obrigado pela informação Lord, realmente passou despercebida.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Ter Set 24, 2013 9:53 pm
por FABIO
Nas ações da DEN da MB consta construção de 2 NDDs resta saber se o Ceara aguenta mais uns dez anos
![[001]](./images/smilies/001.gif)
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Set 25, 2013 11:49 am
por FCarvalho
Lord Nauta escreveu:Esta noticia não foi comentada, entretanto possui informações que contribuem para formar um quadro do atual estágio do PRM.
Aniversário da Diretoria de Engenharia Naval
construção de 4 Lanchas-Patrulha de Rio (LPR) contratadas junto à COTECMAR, fruto de parceria estabelecida pelos Ministérios da Defesa do Brasil e da Colômbia para a
construção de meios para emprego na Região Amazônica, sendo duas destinadas ao Exército Brasileiro e duas à MB. As duas primeiras unidades deverão ser recebidas ainda no corrente exercício, e as duas remanescentes no início de 2014;
Para esta questão, além da definição da fabricação ou não das CB90 suecas em Val de Cãs, ainda existe a expectativa de duas undes adicionais. Só espero que uma questão não intervenha na outra, visto que aquela primeira é uma iniciativa particular da MB.
continuação das negociações com empresas estrangeiras de notória especialização na indústria naval internacional para obtenção dos meios navais integrantes do Programa de Obtenção de Meios de Superfície (PROSUPER), que inclui a construção, no país, de cinco escoltas, cinco NPaOc e um Navio de Apoio Logístico;
O que tinha que ser feito aqui de parte da MB já o foi. A decisão passou para a seara política. Agora é sentar e esperar. Até quando a Dilma quiser.
prosseguimento do Programa de Obtenção de Navios Anfíbios (PRONANF), com a identificação, no mercado internacional, de projetos prontos que satisfaçam às necessidades da MB, a serem posteriormente construídos em estaleiros privados nacionais;
Outro programa que se encontra em espera, posto que a "identificação" a esta altura já foi feita, faltando na verdade agora encaminhar a parte das ofertas técnico-comercial das empresas. Sobre isso ainda não há informes públicos se a MB encaminhou ou não pedido de informação.
prosseguimento das tratativas para seleção e contratação de assessoria estrangeira para o desenvolvimento das etapas iniciais do projeto do novo Navio-Aeródromo, como parte do Programa de Obtenção de Navios-Aeródromo (PRONAE); e
Quando se fala em tratativas é porque simplesmente está tudo parado, a meu ver. Mera questão de semântica para o público externo.
continuação das atividades técnico-normativas relativas à atualização do projeto da Corveta “Barroso”, em desenvolvimento no CPN, com a participação da DSAM, da DCTIM e da DAerM, visando à futura construção de unidades adicionais dessa classe de navios-escolta inteiramente nacionais.
Se tudo der certo e os últimos cortes não tiverem atingido este projeto, que outro dia, salvo engano, a MB ainda a propor a sua inserção em algum PAC da vida, a fim de que seu cronograma original fosse mantido, até o final do ano sabermos como irão ficar esta nova versão das Barroso.
abs.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Set 25, 2013 12:17 pm
por Lord Nauta
FABIO escreveu:Nas ações da DEN da MB consta construção de 2 NDDs resta saber se o Ceara aguenta mais uns dez anos
![[001]](./images/smilies/001.gif)
Fabio,
A quilha e o casco do Ceará estão em muito boas condições. A propulsão esta sendo revitalizada. Válvulas/tubulações estão sendo trocadas. O revestimento da doca (madeira especial) também será substituído. Sistemas de comunicação e sensores estão sendo atualizados. O navio foi muito bem construído, parece um encouraçado. Depois de pronto, apesar da idade, poderá operar por mais uns 15 anos.
Sds
Lord Nauta
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Set 25, 2013 1:33 pm
por BrasilPotência
Eu acho quase impossível que o GF queira colocar outro programa da MB no PAC, vide ProSUB.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Set 25, 2013 2:31 pm
por Lord Nauta
BrasilPotência escreveu:Eu acho quase impossível que o GF queira colocar outro programa da MB no PAC, vide ProSUB.
Em minha opinião acredito ser possível. A construção de navios gera muitos empregos diretos e indiretos sendo bem recebida pela opinião pública. Uma estratégia de marketing e colocar os navios de guerra puros em meio a uma miscelânea de navios auxiliares ( rebocadores, hidrográficos,fluviais, tanque...etc), além claro de enfatizar a natureza de uso dual, por exemplo, de fragatas e corvetas.
Sds
Lord Nauta
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Set 25, 2013 5:56 pm
por Wingate
Lord Nauta escreveu:BrasilPotência escreveu:Eu acho quase impossível que o GF queira colocar outro programa da MB no PAC, vide ProSUB.
Em minha opinião acredito ser possível. A construção de navios gera muitos empregos diretos e indiretos sendo bem recebida pela opinião pública. Uma estratégia de marketing e colocar os navios de guerra puros em meio a uma miscelânea de navios auxiliares ( rebocadores, hidrográficos,fluviais, tanque...etc), além claro de enfatizar a natureza de uso dual, por exemplo, de fragatas e corvetas.
Sds
Lord Nauta
Concordo plenamente com tal estratégia de marketing, que deveria ser usada em todos os assuntos de defesa envolvendo a indústria nacional, enfatizando sempre, e principalmente, a geração de empregos diretos e indiretos para a população local.
Desta forma, acredito, o "Zé Povinho" vai começar a ficar um pouco mais interessado e atento ao assunto Defesa pois percebe que ele também lhe diz respeito, no seu dia-a-dia.
SDS,
Wingate
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Set 25, 2013 6:28 pm
por luisabs
Wingate escreveu:Lord Nauta escreveu:
Em minha opinião acredito ser possível. A construção de navios gera muitos empregos diretos e indiretos sendo bem recebida pela opinião pública. Uma estratégia de marketing e colocar os navios de guerra puros em meio a uma miscelânea de navios auxiliares ( rebocadores, hidrográficos,fluviais, tanque...etc), além claro de enfatizar a natureza de uso dual, por exemplo, de fragatas e corvetas.
Sds
Lord Nauta
Concordo plenamente com tal estratégia de marketing, que deveria ser usada em todos os assuntos de defesa envolvendo a indústria nacional, enfatizando sempre, e principalmente, a geração de empregos diretos e indiretos para a população local.
Desta forma, acredito, o "Zé Povinho" vai começar a ficar um pouco mais interessado e atento ao assunto Defesa pois percebe que ele também lhe diz respeito, no seu dia-a-dia.
SDS,
Wingate
Ora, é só dizer que uma vez por ano, os navios de guerra poderão ser cedidos para a nossa classe política, para a realização de um cruzeiro marítimo, com tudo pago pelo GF, que o programa de modernização da MB é colocado integralmente no PAC....

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Set 25, 2013 6:59 pm
por alex
Quando a midia fala em remotorização das Niterois, um navio de 40 anos, as perspectivas não são boas ....
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Set 25, 2013 8:16 pm
por Lord Nauta
alex escreveu:Quando a midia fala em remotorização das Niterois, um navio de 40 anos, as perspectivas não são boas ....
Existem estudos que envolvem a Navantia e a MTU para remotorização de alguns exemplares da classe Niterói. Estes navios seriam os últimos a serem retirados de serviço. A princípio a Liberal seria o primeiro navio a ser remotorizado.
Sds
Lord Nauta
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Set 25, 2013 8:20 pm
por FCarvalho
Lord Nauta escreveu:Em minha opinião acredito ser possível. A construção de navios gera muitos empregos diretos e indiretos sendo bem recebida pela opinião pública. Uma estratégia de marketing e colocar os navios de guerra puros em meio a uma miscelânea de navios auxiliares ( rebocadores, hidrográficos,fluviais, tanque...etc), além claro de enfatizar a natureza de uso dual, por exemplo, de fragatas e corvetas.
Sds
Lord Nauta
Algo assim, Nauta:
"... as F-125 não se destinam à função de defesa aérea, mas sim a operar em águas costeiras. Eles deverão servir em operações de manutenção ou imposição de paz, direta ou indiretamente através da proteção de linhas de abastecimento
(da Amazônia Azul e do Pré-sal...) o seu poder de fogo para operações costeiras e apoio a forças em terra é considerável..."
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/NAV.aspx?NN=130
abs.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Set 25, 2013 8:26 pm
por Wingate
luisabs escreveu:Wingate escreveu:
Concordo plenamente com tal estratégia de marketing, que deveria ser usada em todos os assuntos de defesa envolvendo a indústria nacional, enfatizando sempre, e principalmente, a geração de empregos diretos e indiretos para a população local.
Desta forma, acredito, o "Zé Povinho" vai começar a ficar um pouco mais interessado e atento ao assunto Defesa pois percebe que ele também lhe diz respeito, no seu dia-a-dia.
SDS,
Wingate
Ora, é só dizer que uma vez por ano, os navios de guerra poderão ser cedidos para a nossa classe política, para a realização de um cruzeiro marítimo, com tudo pago pelo GF, que o programa de modernização da MB é colocado integralmente no PAC....

Ah, sim! Os políticos poderiam ser colocados num antigo cargueiro do Lloyd, modificado, com o porão transformado em salão de festas com coquetéis, canapés, o diabo a quatro e partiriam num cruzeiro marítimo...
Alhures, um submarino estaria pronto para testar os mais novos e eficazes torpedos...
Wingate
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Qua Set 25, 2013 8:27 pm
por FCarvalho
Lord Nauta escreveu:alex escreveu:Quando a midia fala em remotorização das Niterois, um navio de 40 anos, as perspectivas não são boas ....
Existem estudos que envolvem a Navantia e a MTU para remotorização de alguns exemplares da classe Niterói. Estes navios seriam os últimos a serem retirados de serviço. A princípio a Liberal seria o primeiro navio a ser remotorizado.
Sds
Lord Nauta
Isso é mal. Na verdade, é péssimo.
Ninguém coloca motor de Cruze em Chevette só para parecer que o bicho corre mais. A não ser que...
abs.