Eficiencia operacional está relacionada a NECESSIDADE, e esta que vai definir o custo.
Porque custo diz respeito a ser caro ou barato.
Mas qual a parametro que vamos usar para quantificar o que é caro e o que é barato?
Um B-2 é caro?
Um F-22 é caro?
Um S-300 é caro?
La diferencia esta en que, se esperaba construir mas de 50B2 y solo se construyeron 21, 750F22 y seran solo 187, etc, etc.....
LO que obliga a "parches" bastante complicados...
Aqueles países que operam equipamentos de ponta acreditam que o preço a ser pago neles é mais barato do que a ausencia deles no campo de batalha.
Hoy por hoy, todos los paises con equipo de punta estan recortando ENORMEMENTE sus plataformas Hi tech en favor de equipo legacy modernizado. la mejor demostracion es USA con el Golden Eagle llenando el espacio de los F22 faltantes.
Logo dizer que eles são caros é compara-los com equipamentos de performance inferior, e isso é um erro.
sip, pero muchas veces lo excelente termina rompiendo la capacidad economica...El ejemplo es el F22
O preço que se espera deles está diretamente ligado a performance superior que eles terão, então o problema reside no CUSTO (quão mais caro ele é) X BENEFICIO (o que ele tem a mais do que um equipamento mais barato), e isso vai depender das NECESSIDADES de cada um.
Por exemplo a India acha que vale a pena o P-8, o Brasil não.
Un ejemplo en contra es que la USAF requeria 750 F22 y solo le comprarn 187 y tendra que "parchar" con F15
Já quando falamos de OPERACIONALIDADE estamos falando de como uma equipamento realiza sua missão, é via de regra TODOS os equipamentos de performance superiro são mais caros.
Y existe una curva de sustentabilidad en que, aunque sea superior, simplemente no se puede pagar...y es lo que muchos sistemas modernos estan padeciendo, desde los DDG Type 45 que bajaron de 12 a 6, a los Typhoon para la RAF que bajaran de 232 a menos de 150, los DDX Zumwalt o las fragatas FREMM....
Se você quer o melhor tem que pagar mais, e isso vale para tudo.
Achar que um produto é menos operacional porque é mais caro e desprezar que o adcional que você está pagando e para ter um desempenho melhor.
hasta que llega el punto que simplemente no se puede sostener.
Lógico que uma MERCEDEZ é mais cara do que um COROLLA, e existe um porque dessa diferença de preço.
Se para o que você precisa um COROLLA é satisfatório, otimo. Obviamente você vai querer ter uma MERCEDEZ, mas vai ser feliz com seu COROLLA.
el problema es que HOY todos los que querian Mercedes estan teniendo que dejarlo en casa y tienen que salir en un Spark!!!
E
u sei, e pode ter certeza que mais aeronaves MPA a jato aparecerão.
Veamos cuanto se difunden. P8 NO es opcion para los paises de Europa...
Ou seja, o problema está no preço e não na eficiencia, pois como você mesmo diz era um sistema magnifico.
Mas o preço quem vai dizer é a necessidade, o caro hoje para Inglaterra pode ser barato para outro país.
dudolo...tu estas tratando de separar el costo de adquisicion del costo completo de ciclo de vida. Eso es imposible. Un sistema se mide como una globalidad proyectada a X años.
No es posible hablar de eficiencia operacional en el vacio. esta necesariamente esta contextualizada por el costo
Eficiencia operacional está relacionada a NECESSIDADE, e esta que vai definir o custo.
Porque custo diz respeito a ser caro ou barato.
Mas qual a parametro que vamos usar para quantificar o que é caro e o que é barato?
Um B-2 é caro?
Um F-22 é caro?
Um S-300 é caro?
Aqueles países que operam equipamentos de ponta acreditam que o preço a ser pago neles é mais barato do que a ausencia deles no campo de batalha.
Logo dizer que eles são caros é compara-los com equipamentos de performance inferior, e isso é um erro.
O preço que se espera deles está diretamente ligado a performance superior que eles terão, então o problema reside no CUSTO (quão mais caro ele é) X BENEFICIO (o que ele tem a mais do que um equipamento mais barato), e isso vai depender das NECESSIDADES de cada um.
Por exemplo a India acha que vale a pena o P-8, o Brasil não.
Já quando falamos de OPERACIONALIDADE estamos falando de como uma equipamento realiza sua missão, é via de regra TODOS os equipamentos de performance superiro são mais caros.
Se você quer o melhor tem que pagar mais, e isso vale para tudo.
Achar que um produto é menos operacional porque é mais caro e desprezar que o adcional que você está pagando e para ter um desempenho melhor.
Lógico que uma MERCEDEZ é mais cara do que um COROLLA, e existe um porque dessa diferença de preço.
Se para o que você precisa um COROLLA é satisfatório, otimo. Obviamente você vai querer ter uma MERCEDEZ, mas vai ser feliz com seu COROLLA.
whatever, el Nimrod era el UNICO MPA jet en servicio. Hoy esperamos el P8 y al japones...pero HOY no estan en servicio.
Eu sei, e pode ter certeza que mais aeronaves MPA a jato aparecerão.
es decir, no fueron capaces de soportarlo, es decir, un sistema magnifico pero que no se puede pagar...es decir, no es efectivo, pues no se puede sostener en servicio.
Ou seja, o problema está no preço e não na eficiencia, pois como você mesmo diz era um sistema magnifico.
Mas o preço quem vai dizer é a necessidade, o caro hoje para Inglaterra pode ser barato para outro país.
No hay debate que los Invincibles NO fueron la plataforma VSToL mas efectiva, sobre todo por que NO fueron diseñados como CVs sino como CRUCEROS de mando, la conclusion final de uan serie de diseños de escort cruiser que databan de los sesentas y que tuvo como conclusion un MUY estrecho hangar "acinturado" por las tomas de aire y escapes de las cuatro turbinas Olympus.
E mesmo assim sairam do Reino Unido, vieram navegando e ganharam uma guerra no Atlantico Sul contra uma das nações mais bem armadas da região operando de forma isolada no meio do mar.
Sobre los Harrier, es dificil compararlos con otras plataformas ya que el unico VSToL con el cual hacerles benchmark fue el inferior Forger, pero convengamos que entre Sharr y F18 no hay demasiado debate.
Sei, mas o NIMROD mesmo sendo o unico MPA a jato é facil de comparar com o P-3?
por ago saltan de 19.000 tons de Invincible a 70.000 de Queen Elizabeth y de Sharr/Harrier GR9 a F35C
Por lo demas, si bien en CV volveran a volar el 2019, por mientras estab mandando doce pilotos al año a entrenarse en USA en F18, incluyendo Carquals, asi que en sentido estricto la FAA va a tener MAS pilotos volando desde CVs que hace algunos años.
Quando? 2019? Como você mesmo disse:pero HOY no estan en servicio.
Realmente um uma excelente troca. Para que ter um PA para chamar de meu se tenho meu eterno amigo e gente boa para me ceder o dele...
Sinceramente acho uma vergonha uma instituição como a Royal Navy ser tratada desta maneira, Lord Nelson deve estar se revirando na Catedral de Saint Paul ao ver a sua esquadra sendo relegada a segundo plano como hoje estamos vendo.
exacto, y ESO es lo que te estoy diciendo...Excellent is killed by the perfectly good enough
Provavelmente porque não era tão excelente assim...
F22, Type 45, FREMM, Typhoon no son lo "suficientemente excelentes" para ti?
el concepto esta claro y lo comparto, el ejemplo no es demasiado feliz.
Por gentileza, complemente com um exemplo melhor para ilustrar meu conceito então.
Por supuesto; UK....
hoy esta asignado un presupuesto de 1 billon de Libras para instalar los sistemas destinados al Nimrod MR4 ( gruesamente los mismos del P8) en una nueva plataforma mas economica. Interesantemente, sera volada por la Royal Navy
Como já disse, opinião sua.
Pues claro, pero salvo USA e India, todos parecen compartirla....
Mas acho que talvez a US NAVY tenha algum conhecimento a mais do que nós da performance e do ambiente de operação do P-3 e do P-8, e certamente este conhecimento a levou a decidir pelo P-8.
Lo que los llevo al P8 es que era una plataforma de menor costo de desarrollo que el P7...P8 no es el "excelente", es la transaccion.
P8 ( estupendo avion!!) es el economico...
E eu em nenhum momento disse que eram mais baratos, não é esta a qualidade deles e sim a deficiência.
Porem o "caro" para o Chile ou para o Brasil é "em conta" para os USA e para a India, porque as prioridades são diferentes.
Como você disse , o Chile fez uma esolha que levava em conta que o sistema fosse de baixo custo, porque tem suas limitações de orçamento. Para outros países o que o Chile acha exorbitante é aceitavel, pois o que se procura é um desempenho melhor e para isso tem que pagar mais caro, não existe escapatória.
El hecho de que la USN no puede pagar todos los P8 que necesita esta en que esta reconstruyendo P3C de forma integral, con nuevos longerones, spars, raices alares, nuevos sistemas electrico e hidraulicos, etc, etc, etc...el P8 va a ser un High end de una fuerza que usara por al menos 20 años mas tambien al P3Charlie....
y en 20 años mas, ya veremos que llega, si UCAVs o algo tripulado.
Sobre performance, por algo se retienen dos fuselajes P3, seguramente por alcance ya que en equipos el P295 es state of the art
Saludos,
Sut