PAK FA - VOOU!!!
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Impressões artísticas obtidas no Blog do Thietre ajudam-nos a divagar sobre alguns detalhes técnicos do protótipo do caça Russo indiano PAK FA /FGFA, as novas impressões artísticas mostram parte do interior da aeronave, mais especificamente os ítens que seguem:
Domo do radar traseiro.
Bocais vetorizáveis dos escapes da turbina (TVC)
Baia central e lateral interna de armamentos.
Luvas laterais para mísseis de curto alcance
E por último um dos detalhes mais importantes do interior do avião alvo de muitas suposições e especulações, o duto de alimentação de ar para os motores.
Por partes vamos tentar explicá-los e o porque de suas funções:
Domo do radar trazeiro.
O domo do radar traseiro deverá comportar uma pequena antena de radar do tipod e rastreamento eletrônico (AESA) voltado para a traseira da aeronave, o PAK FA terá inúmeras outras antenas espalhadas por outros pontos da aeronave a qual darão a esta uma visão em 3 dimensões do ambiente que circunda a aeronave.
Acredita-se que o PAK FA será capaz de operar mísseis capazes de serem disparados para tráz tal como nos filme de ficção como o lendário Fire fox.
Bocais vetorizáveis
Os escapes das turbinas serão dotados de sistemas TVC de vertorização do fluxo de ar, isto permite as aeronaves efetuarem manobras em velocidades extremamente baixas com grande ângulo de ataque e ainda efetuar “curvas” apertadas.
Os russos foram os pioneiros no uso do TVC os caças SU-30 MKI e mesmo o demonstrador SU-37 já o utilizavam nos anos 90, espera-se que o PAK FA seja uma aeronave extremamente manobrável e que perpetuará a tradição dos grandes caças da Sukhoi inauguradas pela família Flanker.
Em suma , além do PAK FA /FGFA ser uma aeronave setalth esta muito provavelmente será também um caça de grande agilidade e poder de manobra.
Baia interna central de armamentos.
Está aqui o epicentro de uma grande controvérsia, muitos críticos do programa argumentam que o PAK FA não será capaz de levar mais armamento interno que o o seu principal rival o F 22 Raptor.
Outros ainda argumenatam que o PAK FA poderia carregar internamente até 14 mísseis de variados tipos contra os 8 do F22.
A controvérsia está no , Onde? ele carregará.
Se a arte apresentada acima estiver correta ao meu ver o caça poderá sim levar esta carga de armas (14 mísseis ar-ar). Se observarmos na esquema apresentado e julgando que ele esteja bem perto do real, tomemos em consideraçãoa seção central da fuselagem.
O PAK FA possui duas baias internas centrais e que para alguns seria capaz de transportar apenas 6-8 mísseis, porém como vemos na figura a baia central traseira ocupa toda a seção central e não parcialmente como no F 22, adicionalmente, tendo em conta que a fuselagem se alarga na medida em que se parte da traseira para o nariz do avião é suposto dizer que a baia central posicionada na frente terá mais espaço do que a traseira, pela imagem vemos a representação de 3 mísseis BVR porém trata-se de uma visão parcial e seria correto dizer que de fato seriam 4 conforme apresenta outra concepção (clique aqui para ver).
Tendo em conta que a baia frontal é mais larga é suposto dizer também que esta poderia acomodar mais uma fileira de mísseis de curto alcance que juntamente com outros 4 BVR perfazeriam então 8 mísseis nesta baia.
Luvas laterais para mísseis de curto alcance
Resta então a Luva lateral que na foto acima e na de baixo mostram as baias laterais de onde caberiam os outros dois mísseis de curto alcance.
Ou seja não duvido e até acho muito provável embora ainda não confirmado que o PAk fa/FGFA possa sim levar internamente mais armas que os eu rival o F-22.
Duto de alimentação de ar para os motores
Este é sem dúvida o ponto de maior especulação de blogueiros (inclusive eu) e foristas a cerca das capacidades de “invisibilidade” do PAK FA/FGFA.
Se observarmos na figura acima, o duto de alimentação de ar para os motores faz um zig zag até chegar aos motores que por sua vez estão posicionados em um ângulo convergente ao nariz da aeronave, e não paralelo ao eixo central da aeronave como os demais caças.
Porque isto?
Tomando como exemplo os caças das gerações anteriores, se olharmos de frente do avião para as suas tomadas de ar, veremos no interior dos dutos os seus motores e os primeiros conjuntos de hélices.
Esta configuração dos velhos aviões expõe ao exterior o conjunto de pás metálicas das hélices que são um excelente material refletor de radar, o que torna estes aviões facilmente detectáveis.
Por sua vez, os caças de 5ª geração procuram encobrir os motores em seu interior de forma a não facilitar às pás a exposição as ondas de radar.
Não basta apenas ter a fuselagem recoberta com material radar absorvente nem possuir geometria radar dispersante, mas também impedir a exposição de componentes metálicos refletores de ondas de radar, tal como as pás dos motores.
Muito se especulava acerca deste problema que teoricamente teria o PAK FA , porém ,mais uma vez, se esta arte estiver de acordo com a realidade o caça Russo/Indiano terá um alto grau de furtividade.
A tomada em zig zag e o posicionamento em ângulo dos motores não permitiriam uma exposição frontal do interior da câmara do motor, bem como das pás propriamente ditas.
Ou seja, provavelmente o PAK FA tenha um RCS (radar cross section) muito baixo tal como se especula.
Para o autor, assim como a existência do protótipo bem como o voo do PAK FA não eram um “blef” dos Russos e indianos, a cada dia fico mais convencido de que as q especificações técnicas do fabricante do caça também não o são….
E.M.Pinto:
PS: Em Tempo. ainda hoje o jornal Russo Ria Novosti anunciou que as primeiras unidades do PAK FA começarão a ser entregues a força Aérea Russa somente em 2015 e não em 2013 conforme disse o presidente Wladmir Puttin em matéria aqual replicamos aqui no Plano Brasil.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Meio forçada essa curva da entrada de ar na primeira arte feita heim.
Acho que tem muita gente desejando essas curvas, mas o bicho não tem espaço pra tanto.
Lembrando que curvas de dutos que vão receber tanto volume de ar devem ser suaves, em ângulos abertos.
Um abraço.
Acho que tem muita gente desejando essas curvas, mas o bicho não tem espaço pra tanto.
Lembrando que curvas de dutos que vão receber tanto volume de ar devem ser suaves, em ângulos abertos.
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AD ASTRA PER ASPERA
- kekosam
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Re: PAK FA - VOOU!!!
As curvas do duto presentes no segundo diagrama são possíveis sim, Sky. São arredondados e não devem gerar turbulências em demasia. Não sei se são largas o suficiente para fornecer toda a respiração necessária para a operação das AL-41F, mas penso sim serem possíveis aerodinamicamente.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Tentem achar as artes do Planeman.... são mais serias e detalhadas
O AleDucat la do ZM é bom.....diria esforçado
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- Skyway
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Não vejo possibilidade daquela curva da primeira arte ser real.kekosam escreveu:As curvas do duto presentes no segundo diagrama são possíveis sim, Sky. São arredondados e não devem gerar turbulências em demasia. Não sei se são largas o suficiente para fornecer toda a respiração necessária para a operação das AL-41F, mas penso sim serem possíveis aerodinamicamente.
Não existe área para isso.
Na imagem abaixo que acabei de fazer, eu tentei demonstrar de forma MUITO grosseira a área disponível para fazer curvas no duto:
As áreas em azul são os espaços onde pode-se fazer as curvas no duto. É possível esconder as lâminas, mas não como no desenho da primeira arte.
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Ah bom, com relação a ter espaço, não discuto, estava pensando na viabilidade aerodinâmica das curvas.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Tente os dutos mais largos, ao invés de mais altos. A área pode aumentar tanto lateralmente quanto verticalmente. O caça é largo prá cacete não é à toa.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
+1 artigo (em francês)
This is a top view line plan drawing of the upcoming Sukhoi Su-50 PAK FA.
The figure on the left details the PAK FA's internals such as the cockpit, radar sets, missiles, landing gear and turbofans while the figure on the right shows the top view silhouette comparison between the PAK FA (red) and the F-22 (blue)
http://atlas1959.deviantart.com/art/PAK ... -132009373
This is a top view line plan drawing of the upcoming Sukhoi Su-50 PAK FA.
The figure on the left details the PAK FA's internals such as the cockpit, radar sets, missiles, landing gear and turbofans while the figure on the right shows the top view silhouette comparison between the PAK FA (red) and the F-22 (blue)
http://atlas1959.deviantart.com/art/PAK ... -132009373
Triste sina ter nascido português
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Re: PAK FA - VOOU!!!
A área azul do desenho que fiz é o espaço disponível para, a primeira vista, se fazer as curvas e esconder as pás. O duto em si é menor e faz curvas naquele espaço azul.Carlos Mathias escreveu:Tente os dutos mais largos, ao invés de mais altos. A área pode aumentar tanto lateralmente quanto verticalmente. O caça é largo prá cacete não é à toa.
E como eu disse ja a vários posts e que gosto de pensar que não foram palavras ignoradas, o PAK é muito promissor muito bem feito, e parece ter ali espaço sim para curvas que escondam as pás, mas não da forma exposta naquela arte lá de cima.
Uma coisa é procurar defeito no avião, outra coisa é numa arte.
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Russian 5th-generation fighter makes 2nd flight
MOSCOW, February 12 (RIA Novosti)
Russia's prototype fifth-generation fighter has made a second test flight in the Far East, a Defense Ministry official told RIA Novosti on Friday.
"Russian specialists have been keeping an eye on the U.S. F-22 Raptor, so we can compare the Russian flanker with it," the official said, adding that the new fighter had "a very bright future ahead."
After a number of test flights in Komsomolsk-on-Amur, the aircraft will be transported to the Zhukovsky airbase near Moscow for final testing.
A prototype of the fighter made a 47-minute maiden flight in Russia's Far East on January 29.
Russia has been developing its newest fighter since the 1990s. The current prototype, known as the T-50, was designed by the Sukhoi design bureau and built at a plant in Komsomolsk-on-Amur.
Russian officials have already hailed the fighter as "a unique warplane" that combines the capabilities of an air superiority fighter and attack aircraft.
Earlier this week, Russia's Air Force chief said the first batch of fifth-generation fighters would go into service in 2015
....................
e do mp.net
MOSCOW, February 12 (RIA Novosti)
Russia's prototype fifth-generation fighter has made a second test flight in the Far East, a Defense Ministry official told RIA Novosti on Friday.
"Russian specialists have been keeping an eye on the U.S. F-22 Raptor, so we can compare the Russian flanker with it," the official said, adding that the new fighter had "a very bright future ahead."
After a number of test flights in Komsomolsk-on-Amur, the aircraft will be transported to the Zhukovsky airbase near Moscow for final testing.
A prototype of the fighter made a 47-minute maiden flight in Russia's Far East on January 29.
Russia has been developing its newest fighter since the 1990s. The current prototype, known as the T-50, was designed by the Sukhoi design bureau and built at a plant in Komsomolsk-on-Amur.
Russian officials have already hailed the fighter as "a unique warplane" that combines the capabilities of an air superiority fighter and attack aircraft.
Earlier this week, Russia's Air Force chief said the first batch of fifth-generation fighters would go into service in 2015
....................
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Triste sina ter nascido português
Re: PAK FA - VOOU!!!
Se é bom, não sei..
Se é superior ao F-22, não tenho a menor idéia....
MAS QUE BONITO PRA KARA........ Á ISSO É !
Os Russos realmente sabem projetar caças lindícimos, pena que tambem são ótimos alvos
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MAS QUE BONITO PRA KARA........ Á ISSO É !
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