FCarvalho escreveu: ↑Sex Nov 22, 2024 1:15 pm
Meu sonho de consumo pós crise\guerra com a Venezuela para o TO de Roraima:
1 Bda Cav Blda
1 Bda Cav Mec
1 Bda Inf Sl (quaternária)
1 CiaAvex
Brincando com números:
a. 65 CC
b. 78 IFV
c. 54 Centauro II
d. 54 IFV SR 8x8 ou Guarani 6x6 (UT30BR2\UT30 Mk II)
e. 18\24 M-109A5 BR+
f. 18\24 VBCOAP SR (ATMOS)
g. 48 VBTP Guarani 6x6 (Remax\UT30BR2)
h. 18\24 Obuseiros Leve 105mm
i. 8 a 12 helos de manobra médio porte (ex: AW-149)
Em relação a material mecanizado e bldo, deve-se levar em conta também as versões de VBE e VBC dos bldos citos acima, e que se contariam na casa da dezena, quiçá centena, a fim de complementar as OM de combate, tais como PC, Com, OrTr, Eng, Amb, AAe, etc.
Em duas fontes distintas encontradas na internet, o custo de um K-2 Black Phanter sul coreano está estimado em US$ 8,5 milhões de dólares, o que acredito ser um valor defasado, mas, tomando o mesmo como exemplo, asu simples formação de uma única brigada blda em Roraima nos custaria por baixo cerca de US$ 552,5 milhões de dólares. Ou para ser mais honesto, o dobro ou mais desse valor se levarmos em conta os preços praticados pela Hyundai Rotem em 2024.
Se acrescentarmos, por exemplo, os 78 IFV do tipo AS-21 da mesma empresa, estamos falando de uma conta que pode chegar facilmente aos 5 bilhões de dólares, ou mais, apenas em CC e IFV SL, sem considerar outras plataformas tão ou mais necessárias à bda blda proposta.
Agora eu me pergunto: o país, leia-se classe política e sociedade, está mesmo disposto a se ver obrigado a empenhar valores muito maiores que estes em um suposto conflito com um maluco aloprado e desmedido que deseja apenas manter-se no poder, e para isso não mede esforços, e nem se preocupa com as possíveis implicações e consequências de seus atos
O que é menos ruim para nós: prevenir ou remediar