Enviado: Ter Jan 09, 2007 11:52 am
Olha, eu já vi que não adianta ficar aqui falando. Cada um tem sua opinião e pronto.
trabuco escreveu:Pessoal, esquecendo a parte da política, seria interessante debatermos qual o melhor helicóptero TECNICAMENTE para a FAB.
Deixando um pouco de lado a vantagem de um centro de manutenção no Brasil, analisemos os vetores em sim. Qual seria o helicóptero mais adequado a realidade brasileira:
BlackHawk X Cougar X Mi-17
Alexandre Beraldi escreveu:Sendo bem técnico, se atendo só aos dados bem gerais e em seus parâmetros máximos de desempenho, temos que:
Sikorsky UH-60L Blackhawk:
É interessante notar que todo mundo estava falando da superior relação peso x potência do Blackhawk, o quê é muita vantagem, etc., e vemos que, na verdade, a do Cougar é até melhor que a do Blackhawk:
Cougar: 2,49kg/shp
BH: 2,57kg/shp
Mi-17: 2,95kg/shp
No mais, o maior problema do Blackhawk para CSAR continua sendo o mesmo: falta de espaço interno. Não é à toa que a USAF estará substituindo TODOS seus HH-60G Pavehawk por HH-47 Chinook, que sagrou-se campeão, em novembro/2006, na concorrência CSAR-X para selecionar um novo helicóptero CSAR da USAF... Sabiam desta?
E aí, cabe tudo no Blackhawk? Eu, que já passeei num do EB, garanto: NÃO!
cb_lima escreveu:Olá
Pelos dados apresentados pelos amigos (show de bola por sinal ), acho que no fim das contas o "melhor" vetor está mais relacionado ao seu emprego do que as suas capacidades "no papel".
Acho que o mais importante para as nossas FA no momento é definir bem aonde e como iriam utilizar esses helicópteros para não subutilizarem essas máquinas.
[]s
CB_Lima
- BH: 4500 kg (peso vazio) + 270 kg (3 tripulantes de 90 kg) + 1680 (14 soldados de 120 kg) = 6450 kg
- Cougar: 5000 kg (peso vazio) + 270 kg (3 tripulantes de 90 kg) + 2880 (24 soldados de 120 kg) = 8150 kg
- Mi-171: 9000 kg (peso vazio) + 270 kg (3 tripulantes de 90 kg) + 3360 (28 soldados de 120 kg) = 12630 kg
Todos esses dados não estão contando com o combustível, que isso fique bem claro aqui.
Totalmente lotado e sem combustível, o BH está com 64% do seu MTOW. O Cougar está com 87% e o Mi-171 está com 97%.
Ou seja, o BH, mesmo totalmente carregado, terá uma enorme reserva de potência.
Carlos Mathias escreveu:Mas aí fica complicado, porque o BH/Cougar fica com que relação se levasse 28 soldados pendurados numas cordas? Não leva. Mas então coloquemos os mesmos soldados nos três helis, para sermos mais equânimes. Poder levar o dobro de soldados no Mi-171 é um "algo mais", mas pode levar menos homens e mais combustível. O inverso não é verdadeiro para os outros helis. Portanto, acho que deve-se fazer uma comparação para uma missão com X soldados e X combustível para todos, e aí fazer-se o comparativo. Eu acho que seria mais justo.
Mas é a mesma conversinha de Flanker vs. Gripen...
Carlos Mathias escreveu:Finken, você sabe responder a pergunta que fiz ao Pffifer(?)? Se não sabe, por favor, este tipo de comentário não acrescenta nada. Fiz outro tipo de comparação diferente da dele, que foi respondida e a coisa tá fluindo bem, estes comentários de "conversinha" e etc deveriam ficar de fora.
cb_lima escreveu:Olá
Esses cálculos levam em consideração só um heli, correto?
Na realidade esse deslocamento não seria realizado com mais de um Heli? E sendo assim será que outros atributos dessas aeronaves não entrariam em cena para se determinar a com melhor desempenho? (só estou "elocubrando").
[]s
CB_Lima