vocês conhecem os ROPs da MB??BrunoCP escreveu:1000 x as FREMMs (italianas .. ) .. mesmo sendo compra de prateleira (dada a situ .. a MB precisa de navios ja ).. deixa um acordo firmado pra q um segundo ou 3 lote de navios ai sim construídos em solo br .. n custa nada .Luís Henrique escreveu:
Juarez e demais colegas:
U$ 700 mi por uma FREMM. Ou U$ 500 mi por uma Absalon Improved.
Vamos fechar no meio. U$ 600 mi por uma Fragata de 6.000 Toneladas, não as top de linha como a F-105 espanhola que possui 48 células VLS. Essas beiram U$ 1 bi.
Vamos imaginar o poder de fogo de uma FREMM ITALIANA, com 16 células VLS e custo APROXIMADO de U$ 600 mi.
O que compensa mais:
1) 4 Corvetas CV-3 por U$ 1,8 bi (se o valor se manter em U$ 450 mi cada)
ou
2) 3 Fragatas FREMM BR pelo mesmo preço?
industria naval de defesa pode mt bem vingar tendo as Amazonas (nova subclasse ) as Macaés .. e algo do porte de um CB-90 pros nosso rios e ''portos'' ... deixa a CV-3 ( ou algo com base no possível aprendizagem das FREMMs ) pra um outro momento mais em conta
ainda acho a Iver perfeita pra MB ,.. basta vontade .. ao menos de se informar sobre custos
Não, então não dá para dizer que é esta ou aquela, e ainda, acho que hoje, os requisitos de um Prosuper seriam diferentes.
Lembrando aos amigos que a propulsão elétrica das FREMM Italianas tem se mostrada um pesadelo operacional, o que não tira mérito delas, mas, não esqueçam, estamos no Brasil, com mão de obra "Marionáutica Tabajara", não a toa que a MB optou por CODAD nas corvetas.
Pensem pensem, sempre tendo em mente que comprar não significa poder manter operar.....
G abraço
PS Com todo o respeito ao nosso amigo tuga, aquele valor para Fragata Inglesa de 4.000 é tão verdadeiro quanto uma nota de R$ 3,00, ainda mais em se tratando dos Ingleses que começam com um custo de "5" e terminam custando "12"...