Página 69 de 272

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Sáb Jun 29, 2013 9:16 pm
por knigh7
lobo_guara escreveu:Em primeiro lugar quero dizer que sou um otimista e ainda acredito que possa haver uma decisão este ano a respeito do FX2.
Eu já acho a situação bem difícil para o FX2. A aprovação do Governo agora está em apenas 30%.

E a queda não é questão apenas com relação aos protestos. O único fator bom na economia, o emprego, agora, enfim, passou a ser afetado. No mês passado a geração de empregos foi a menor nos últimos 21 anos.

Nesse cenário fica politicamente complicado justificar despesa com Defesa...

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Dom Jun 30, 2013 5:14 pm
por Penguin
gabriel219 escreveu:
Penguin escreveu: Esquece a observação.
O que é que tem as outras aeronaves que foram "filmadas" pela FLIR Systems?

[]s
O que eu estou querendo falar é sobre: por que o F/A-22A teve, praticamente, os mesmos resultados de emissão IR por uma câmera FLIR com outras aeronaves de categoria inferior?
Meu comentário não é uma afirmação e sim uma pergunta.
Um abraço.
A FLIR Systems finalmente "filmou" em Le Bourget 2013 o Rafale, em condições similares ao feito anteriormente com outras aeronaves de caça. Veja o link (0:56s):



[]s

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Dom Jun 30, 2013 5:30 pm
por Carlos Lima
O F-22 possui tratamento para dimiuir a emissão de calor, mas é "diminuir".

Dependendo das condições meterológicas e perfil de vôo essa diminuição será maior ou menor.

Mas o F-22 sem dúvida se destaca.

[]s
CB_Lima

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Dom Jun 30, 2013 8:21 pm
por Luís Henrique
sapao escreveu:
Luís Henrique escreveu: 1) É claro que as aeronaves de combate não trabalham sozinhas. É claro que um país que possua todo um sistema de defesa integrado, com radares no solo, aeronaves de alerta antecipado (AEWAC´s), outros tipos de sensores, antiaérea, etc + um caça de combate moderno estará em vantagem contra um inimigo que possua apenas os caças, mesmo que sejam caças pesados.
Mas uma coisa não exclui a outra.
Por quê de um lado você coloca o Su-35 SEM APOIO NENHUM e do outro lado um Gripen com um SUPER COMPLETO SISTEMA DE DEFESA AÉREA???
Para realizarmos comparações JUSTAS, coloque ambos os caças com APOIO e avalie também SEM APOIO.
Negativo Luis, pois tirando um equipamento fora do seu contexto AI SIM vamos estar cometendo uma injustiça, ou ficaremos no eterno jogo de super trunfo!
Vela bem, mais uma vez: eu NÃO estou dizendo que um é melhor que o outro, apenas que DEFINIR um como otimo e outro como ruim é uma visão simplista de algo complexo.
Porquê?

Bom, o JAS-39 foi feito para operar em um territorio pequeno, em uma rede de sensores espalhados e com capacidade de uma rapida e eficiente troca de informações (principalmente em VHF/UHF), haja vista que eles NÃO tem condições de expor alvos de alto valor para apoiar suas aeronaves dentro de seu espaço aéreo em caso de conflito com a Russia, que eu imagino seja sua principal hipotese de emprego, pois simplesmente não teriam como operá-los de bases distantes da pois simplesmente NÃO possuem territorio para isso.

Portanto, PARA O OBJETIVO sueco, o Gripen é de longe melhor que qualquer outro caça maior e pesado pois permite uma operação desdobrada muito mais facil.

Já a Russia tera que deslocar seus vetores por longas distancias até a operação, pois colocar bases proximas ao territorio inimigo significa deixa-las expostas a ataques aereos inimigos. Da mesma maneira, mesmo possuindo sensores e aeronaves de apoio estas NÃO podem se aproximar muito da area de operação inimiga pois são alvos primarios de qualquer força atacante; logo faz-se necessário aeronaves que possuam grande alcance, com grande capacidade de armamento (já que as saidas demorarão mais) e grande capacidade de Guerra Eletronica embarcada para que não dependam das aeronaves de apoio no ar ou meios de apoio no solo.

Veja: uma coisa é montar uma rede de radares bi-estaticos na suecia, outra e na russia; montar uma rede de data-link na suecia, outra na russia.
Até porque os russos podem lançar e operar seus proprios satelites, coisa que os suecos não são capazes. Então cada um luta com o que tem de melhor, ou que mais lhe serve.

Então o que devemos comparar NÃO é se um possui apoio e o outro não, ou se ambos possuem ou não, e sim qual o OBJETIVO daquele projeto dentro das capacidades de Defesa daquele país.
Falar de equipamento sem definir o escopo torna-se portanto algo inócuo.
Luís Henrique escreveu:Por isto que eu digo que a maior vantagem de um caça pequeno como o Gripen é o PREÇO.
Se vc pode comprar um SH por quase o mesmo preço ou um Su-35, o Gripen perde o sentido.
O sentido de um caça leve como o Gripen é você poder COMPRAR e operar mais unidades. E investir o restante do dinheiro na melhoria dos demais sistemas para compor um Sistema Completo de Defesa Aérea.
Novamente você está simplificando as coisas: vantagem em relação a qual Objetivo?
Se for somente o preço, devemos então levar em conta TODO o ciclo de vida util do projeto (o famosa "banheira"), e não somente o preço de venda que os anunciantes colocam.
Não posso simplesmente estimar que tal equipamento é mais barato simplesmente porque é menor.

Luís Henrique escreveu:Outra coisa, os caças pesados não oferecem apenas maior alcance de detecção pelo radar.
ALém do radar, o IRST também pode ser maior, mais pesado e mais capaz do que o IRST de um caça leve.
O sistema de contra-medidas também pode ser maior, mais pesado e mais capaz do que o de um caça leve.
E isto serve para praticamente TUDO.
Os armamentos podem ser maiores, mais pesados e mais capazes. Ou se for o mesmo armamento, o caça pesado poderá levar este armamento em MAIOR quantidade.
Da mesma forma o alcance/raio de ação.
Exatamente, bem como a Base Aérea para apoiar essa aeronave terá que ser maior, pois:
ele irá necessitar de uma pista maior, com um patio maior e com hangaretes maiores;
um paiol maior, com maquinario maior e mais pessoal de apoio;
de uma esquadrilha de eletronica maior, com bancadas maiores e com mais pessoal especializado;
equipamento de apoio de solo maior, com um ferramentla maior e com mais pessoal especializado para operar;
maior capacidade de combustivel, graxa, oleo e mais pessoal especializado para manuteni-lo.
E isto serve praticamente para TUDO!
Como eu disse, trata-se de um projeto: ao se aumentar o produto final, altera-se TODA a cadeia de suprimento. Isso é uma vantagem ou desvantagem?

Luís Henrique escreveu:Portanto, as vantagens de um caça pesado são MUITAS.
O problema é o preço. Um F-15 é BEM mais caro que um F-16.
Por isto que a família Su-27/30 e derivados fazem MUITO sucesso. Pois entregam todas as qualidades de um caça PESADO, e custam o mesmo que um caça ocidental leve.
Não podemos dizer que certas coisas são vantagens ou desvantagens sem sabermos em relação a quê estamos comparando, ou como já disse, o OBJETIVO!!
Não é a toa que as aeronaves na FAB são chamadas de Projetos; muito menos o PMBOOK foi escolhido a toa para direcionar as ações de Logistica da FAB.
Temos que levar em conta primeiro o que necessitamos, segundo o quanto podemos nos comprometer para atingir esse objetivo; somente ai podemos então dar juizo de valor as coisas e definir parametros como Vantagem ou Desvantagem ou Desejavel e Mandatorio.

E sinceramente: AONDE a familia SU-27/30 faz muito sucesso?
Será que ele é vendido por causa do preço mais baixo em relação aos ocidentais ou pelas relações politicas?
E custam o mesmo inicialmente ou no ciclo do projeto?
Luís Henrique escreveu:Outro ponto que queria expressar é que em todos os comparativos você diz que depende de variáveis x, y e z.
Oras, ninguém aqui possui todas as variáveis. Se não pudermos avaliar as variáveis que são DIVULGADAS e não pudermos compará-las, qual a graça de participar de um fórum de debates???
Se formos levar ao pé da letra não da para saber se um JF-17 chinês é pior ou melhor que o F-22.... Afinal nos faltam INÚMERAS informações e variáveis para realizar qualquer análise.
Os fornecedores divulgam muitas informações de seus caças. Podemos compará-los com tudo aquilo que é divulgado.
Não será um comparativo perfeito, mas será válido....Po, se tudo que eu escrever, vc retrucar que depende do vento, da pressão atmosférica e de mais N variáveis, então não da para debater nada.
Repito, se for assim, podemos dizer que o JF-17 argentino será melhor que o F-22 americano. :?
Cuidado com as falacias Luis:
-porque não posso provar o que falo, então posso falar tudo?
-em contra partida devemos acreditar que aquilo que é divulgado é verdade, exceto quando o JF-17 é melhor que o F-22?

Veja bem, não estou querendo lhe convencer de nada.
E procuro sempre dizer o que é fato, na medida do possivel:

-Sim, TODOS OS COMPARATIVOS dependem de variaveis que não sabemos. Cabe a nós, caso queiramos realmente debater e não convencer, tentar extrair o maximo de informações possiveis com aquilo que podemos provar ou sabemos que e fato, como por exemplo o alcance de uma RADAR. Ou você acha que o SU-35 pega um alvo a 240km, passou para 241 ele não pega mais? Tem como chegar a algo viavel? Claro, coloquei aqui mesmo uma versão simplificada da equação RADAR, basta pegarmos as caracteristicas divulgadas pelo fabricante e calcularmos, ou jogarmos em programas gratis (como o AREPS) para visualizarmos em 2d.

-Não possuo dados, mas só de olhar para um SU-35, um JAS-39 e um F-18 eu SEI que eles não possuem, nem de longe, qualquer caracteristica presente no F-117/B-2/F-22/UC-47 como angluos retos, proteção na entrada de ar e exaustores nas saidas de ar. Na minha LÓGICA, QUALQUER atenuação de RCS feita nessas aeronaves é realizada por sensores ATIVOS e não pelo projeto, que NÃO vislumbrava uma aeronave furtiva quando na concepção diferente do T-50 e do J-20. São 2 opçoes: ou descobriram uma tinta milagrosa para passar nas aeronaves que faz cair por terra a necessidade de um design especifico para uma aeronave ser stealth ou elas NÃO o são necessitando de equipamentos para diminuir a sua detecção. Eu fico com a segunda opção.

- E sim, podemos debater sim incluindo ai TODAS as variaveis necessárias, só concordo que dá muito mais trabalho que pegar simples dados no internet ou folders de fabricantes. Eu mesmo revirei algumas apostilas aqui para ter certeza do que falo, ou dos fatos que citei; isso é claro se a intenção é realmente trocar experiencias e opiniões (como acho que foi o caso até agora).

abraço
1) Sapão, entendo o que quer dizer.
Mas quando comparamos caças, e espero que possamos continuar fazendo isto, estas diferenças na base de apoio, estratégias de emprego ficam em segundo plano. Pois estamos comparando as aeronaves.
Por isto eu digo, se for para avaliar um caça pesado contra um caça leve no MANO A MANO, o caça pesado provavelmente levará vantagem.
Se for dentro de uma estratégia, como a utilizada pela Suécia, talvez não exista nada melhor que o Gripen.
Mas os outros países também possuem estratégias, também possuem redes de apoio, também possuem estações de radares em terra, também possuem aeronaves de alerta radar, etc.

Já que estamos evoluindo a discussão, então te pergunto: Para o Brasil qual a melhor aeronave?
Ou, qual a melhor estratégia? Uma solução igual à sueca com um caça leve ou uma solução igual à russa, com caças pesados?

Outra coisa, no seu comentário você evidencia que a Rússia montou seu esquema para atacar e a Suécia para defender. Entendo que um caça pesado de longo alcance leva vantagem para atacar um território inimigo, pois possui maior persistência de combate, etc.
Qual sua opinião a respeito? E sobre a nossa opção, devemos montar um esquema defensivo com pouca capacidade de incursão em território inimigo ou mar adentro (para nos defender de forças tarefas no atlântico sul) ou o contrário?

2) Se o caça é menor, seus sensores são menores, os armamentos menores, o alcance menor, a vantagem principal do caça leve é que é mais barato sim.
Isto ocorre nos EUA F-15 x F-16, ocorre na Rússia Su-27 x MiG-29. Os dois países produziram caças menores justamente para poderem possuir QUANTIDADE. Pois pela qualidade ficariam apenas com os caças maiores.

3) Nem sempre. O Super Hornet é bem maior que o Rafale e todo mundo sabe que ele é mais barato para manter. Também não necessita de mais homens para realizar a manutenção. A diferença de pista e hangares também deve ser mínima.
Bom, depende. Se estamos falando de um país pequeno, um caça leve está de bom tamanho.
Se estamos falando de um país pobre, também. Porém quando analisamos países grandes e ricos, eu creio que todos utilizam caças pesados como os principais vetores e os leves como o complemento.

4) Sim. Para mim, para um país continental como o Brasil, um caça pesado possui muitas vantagens.
Li recentemente na revista asas que a Força Aérea Russa possui um requerimento de 3.000 km de alcance para suas aeronaves de caça, como sendo o MÍNIMO.
O Flanker está tendo muito sucesso sim. Nos últimos 10 anos eu acho que não tem nenhum outro caça que vendeu tanto (falo em exportações).

5) Eu não disse que o Su-35 é furtivo. Disse que todos os caças que estamos comparando são de 4a geração. Não são furtivos mas também não possuema mesma RCS das versões antigas da década de 70 ou 80. Apenas isto.
Sobre as falácias vc sabe que eu estava exagerando apenas para demonstrar um ponto.

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Jul 01, 2013 4:29 am
por Boss
knigh7 escreveu:
lobo_guara escreveu:Em primeiro lugar quero dizer que sou um otimista e ainda acredito que possa haver uma decisão este ano a respeito do FX2.
Eu já acho a situação bem difícil para o FX2. A aprovação do Governo agora está em apenas 30%.

E a queda não é questão apenas com relação aos protestos. O único fator bom na economia, o emprego, agora, enfim, passou a ser afetado. No mês passado a geração de empregos foi a menor nos últimos 21 anos.

Nesse cenário fica politicamente complicado justificar despesa com Defesa...

Dá sim, justamente aproveitando a queda dos empregos. Programas de defesa como os conduzidos pós-END geram empregos aqui. Não só empregos, como conhecimento e por fim, a própria finalidade do produto, que é a defesa.

Talvez saia na visita da Dilma em Outubro lá nos EUA.

Nem estou ligando que a jaca amerikwana vença, desde que saia alguma coisa. Eu torço é para que por trás dos panos, venha coisa a mais, e não só o F-18 com sua "ampla" ToT.

Talvez uma portinha para a 5ª geração. :lol:

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Jul 01, 2013 4:45 am
por BrasilPotência
Boss escreveu:
knigh7 escreveu: Eu já acho a situação bem difícil para o FX2. A aprovação do Governo agora está em apenas 30%.

E a queda não é questão apenas com relação aos protestos. O único fator bom na economia, o emprego, agora, enfim, passou a ser afetado. No mês passado a geração de empregos foi a menor nos últimos 21 anos.

Nesse cenário fica politicamente complicado justificar despesa com Defesa...

Dá sim, justamente aproveitando a queda dos empregos. Programas de defesa como os conduzidos pós-END geram empregos aqui. Não só empregos, como conhecimento e por fim, a própria finalidade do produto, que é a defesa.

Talvez saia na visita da Dilma em Outubro lá nos EUA.

Nem estou ligando que a jaca amerikwana vença, desde que saia alguma coisa. Eu torço é para que por trás dos panos, venha coisa a mais, e não só o F-18 com sua "ampla" ToT.

Talvez uma portinha para a 5ª geração. :lol:


Já eu, gostaria de ter a mesma esperança que você Boss. :lol:

Eu já estou é comprando um monte de vaselina para outubro. :lol: :lol:

Bom de certo teremos um fim, ou se compram os caças, ou se encerra o FX-2.

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Seg Jul 01, 2013 2:01 pm
por Lirolfuti
Imagem

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Ter Jul 02, 2013 8:43 am
por WalterGaudério
As empresas não renovarão as propostas...

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Ter Jul 02, 2013 11:45 am
por NovaTO
WalterGaudério escreveu:As empresas não renovarão as propostas...

The END is coming [002] [002] :x

[]'s

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Ter Jul 02, 2013 12:23 pm
por Carlos Lima
The 'Winter' is coming ...!!

;)

[]s
CB

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Ter Jul 02, 2013 12:41 pm
por NovaTO
Carlos Lima escreveu:The 'Winter' is coming ...!!

;)

[]s
CB
Caro Carlos Lima,

Só estava parafraseando o Ned Stark... da mesma forma que ele a FAB vai perder sua "cabeça". [002]
É END mesmo. END da Aviação de Caça da FAB. :evil:

[]'s

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Ter Jul 02, 2013 1:31 pm
por Carlos Lima
NovaTO escreveu:
Carlos Lima escreveu:The 'Winter' is coming ...!!

;)

[]s
CB
Caro Carlos Lima,

Só estava parafraseando o Ned Stark... da mesma forma que ele a FAB vai perder sua "cabeça". [002]
É END mesmo. END da Aviação de Caça da FAB. :evil:

[]'s
Pois é amigo...

Eu também estou parafraseando o povo de lá quando eles dizem "The Winter is Coming".

Sim... o END é o FIM :(

É lamentável.

[]s
CB_Lima

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Ter Jul 02, 2013 4:17 pm
por saullo
E a FAB está cada vez mais TAB. :evil: :evil: :evil:

Abraços

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Ter Jul 02, 2013 7:01 pm
por BrasilPotência
A verdade é que só vejo 3 alternativas pro Brasil armar bem suas forças:

1 - Argentina: RICA, FA's FORTES e QUERENDO O NUKE.

2 - Venezuela: Loucuras Bolivarianas pra cima do Brasil.

3 - ONU - Por iniciativa dos EUA declaram a Amazônia área de interesse internacional e ordenam sua ocupação por soldados ( Mas aí seria tarde )

Fora isso, teremos que continuar dizendo que estamos comprando equipamento pra proteger lugares estratégicos, ou então comprando para apoiar civis em situações caóticas.

Re: Alternativas para fim do FX2

Enviado: Ter Jul 02, 2013 7:16 pm
por rodrigo