Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1021 Mensagem por Guerra » Dom Set 20, 2009 5:01 pm

FCarvalho escreveu:
É sempre bom lembrar: a sociedade civil, via MD e Governo ainda está engatinhando em materia de discussão de defesa. Não vamos querer dar saltos maiores que as pernas.

abraços
FCarvalho, eu concordo com o que vc disse, só não concordo com essa parte. A END foi feita por profissionais. Não foi feita por amadores. Resta saber quais são os objetivos estrategicos que ela quer alcançar.

É bom lembrar que as FAs saem definitivamente do poder politico da nação, e estão cada vez mais subordinados ao executivo. Isso seria um motivo de comemoração se a tese sobre o fechamento do congresso a cada dia não tivesse mais força.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
PRick

#1022 Mensagem por PRick » Dom Set 20, 2009 5:06 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
PRick escreveu:

Por isso, você tem milhares de MBT´s sendo vendidos a preços de banana, porque ninguém consegue levar uma divisão blindada de avião. E quando ela chegar no TO, já não será mais necessária, ou então o tipo de ameaça não pode ser combatido com MBT's.
Paulo, eu posso afirmar que em vês de diminuir sua importância, só aumentou a importância das tropas blindadas/mecanizadas.

Você conta que todos os exércitos do Mundo estão descartando os carros de combate.

Isto é uma completa falácia.

Carros de combate estão sendo oferecidos a preço de banana, não por que eles estão sendo descartados por inúteis, mas sim porque os exércitos, com o fim da guerra fria, foram drasticamente reduzidos.

Vamos ver alguns exemplos;

Alemanha (neste caso só estamos considerando as forças armadas da antiga Alemanha Ocidental, não levamos em conta as forças armadas de Republica Democrática Alemã) > tinha no ápice da Guerra Fria um total de 12 divisões, que na base de 3 brigadas por divisão dava um total de 36 brigadas. O numero de batalhões de carros de combate era de 65, e o numero de batalhões de infantaria não menor do que 100.

Muito bem, hoje o exército alemão tem um total de 3 divisões: 2 de Cavalaria Blindada (1ª Div Cav Bld com as 9ª e 21ª Bdas Cav Bld, e a 13ª Div Cav Bld com a 12ª Bda Cav Bld e 23ª Bda Inf Mtnh) e 1 de Infantaria Blindada (37ª e 41ª Bda Inf Bld) Estas 6 brigadas, somadas as 2 brigadas de Infantaria Aero Terrestre dão um total de 8 brigadas!!!

O numero de batalhões de carros caiu a 6, o de batalhões de infantaria blindada caiu a 8, os de infantaria de montanha caiu a 3, e o de batalhões pára-quedistas a 4.

Ou seja, de 65 batalhões de carros temos hoje 6, de cerca de 100 batalhões de infantaria temos hoje 15.

Não consegui fazer um estudo antes/hoje do exército francês, mas posso pelo menos indicar o que ele é hoje: não tem divisões, e tem as seguintes brigadas: 2 de Cav Bld, 1 Bda Inf Bld, 5 Bdas Inf Mec, 1 Bda Inf Mtnh e 1 Bda Inf Aero T.

Os batalhões são os seguintes: 6 de carros de combate, 6 de Cav Mec, 7 BIB, 13 BIMec (esta é a dotação do exército na Europa. O exército francês tem batalhões independentes em algumas das suas possessões no exterior).

Tanto os 4 batalhões de infantaria pára-quedista como os 3 batalhões de infantaria de montanha são equipados com os VBTP VAB, ou seja são batalhões de infantaria mecanizados!!!

Paulo, que você afirme que os helicópteros hoje assumem uma importância muito maior do que antes, eu assino embaixo.

Dizer que as tropas blindadas/mecanizadas se tornaram obsoletas – é um absurdo. Jamais tiveram uma importância tão grande.

Bacchi
Bacchi,

Eu apenas coloquei um fato, que os Exércitos estão descartando uma quantidade enorme de MBT´s, e os motivos são vários, alguns você arrolou, a verdade é existiu uma mudança de cenário, esse é o principal motivo, porém, existem outros, como um flagrante problema de blindagemXmunição AT.

Todos estão de acordo que o aumento do peso dos MBT´s está chegando ao limite. Entre outras coisas, porém, não estava indo por esse caminho.

Vou retornar onde estava, existe uma flagrante mudança de cenário, e nele o MBT a força blindada clássica não tem lugar, ou tem lugar secundário.

Não é sintomático, que mesmo com a diminuição dos Exércitos, algumas armas não foram aposentandas, pelo contrário, continuam a ser encomendadas, e seu número aumentados nos diversos exércitos, podemos citar, Helos de Ataque e blindados ligeiros sobre rodas, isso porque todos acham o mesmo, que o uso desses vetores estão sendo mais requeridos nos TO´s modernos.

Qual seria o cenário de emprego e o TO para nossas forças blindadas? Sul do País em face a um conflito com a Argentina. Ora, todos concordam que nossos problemas atuais estão na Amazônia. Assim, as nossas Forças Blindadas perderam a primazia por vários motivos, quer dizer, modificação do TO, modificação de emprego, modificação pela introdução de novos vetores no campo de batalha.

Assim, não digo que os MBT´s estão obsoletos, porém, eu diria que perderam a majestade no campo de batalha. Mesmo porque, a força blindada não é composta somente pelo MBT, os VCI ou os transportes de tropa sobre lagarta estão com sua sobrevivência posta em xeque. E são os diversos tipos de armas AT que estão deixando a força blindada em xeque, que tem o Helo como principal plataforma, mas não a única. Concordo que os blindados sobre rodas são igualmente vulneráveis, porém, são mais baratos de manter, comprar e operar, e tem uma mobilidade muito superior na maioria dos TO´s.

Este debate é muito mais profundo, e não queria entrar nele, porque no caso brasileiro, a Força Blindada não está sendo preterida por este motivo, mas pela mudança de cenário e do TO, tão somente.

Os helos de ataque se tornaram os novos reis do TO, essa é a minha visão, comparativamente, eles são menos vulneráveis que os blindados, se um tem o Manpad´s como inimigo, o outro tem uma série de armas AT como inimigo, porém, o primeiro é infinitamente mais flexível e ágil, de tal forma que pode sofrer do problema oposto, como de fato foi feito no Iraque, de ser super dimensionada, sofrer por uso abusivo por parte do comando, podendo representar exposição demasiada e aumentar suas perdas. Porém, em um combate direto, nenhum MBT tem chances contra um moderno helo de ataque armados com mísseis AT, é covardia.

[]´s

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#1023 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Set 20, 2009 5:21 pm

[quote="binfa"]Reginaldo/Hélio bom dia!

meu nome é Alexandre Rubin (binfa), por gentileza (vocês que são estudiosos e elaboram artigos sobre as forças blindadas, conhecem o dia a dia da força blindada do EB), os senhores poderiam responder algumas dúvidas a respeito dos Leopard 1BE e Leopard 1A5 conforme abaixo.

[b]Leopard 1BE[/b]
- [u]disponibilidade[/u]: dos 128 Leo 1BE adquiridos, como esta a disponibilidade destes veiculos, muito se fala que esta baixa, qual é o real estado dos mesmo?
- [u]modernização[/u]: existe estudo do EB para isto, algum plano?

[b]Leopard 1A5[/b]
- [u]distribuição[/u]: ficaram lotados somente nos RCC ou serão distribuidos para os RCB em virtude da baixa disponibilidade dos Leo 1BE?
- [u]spare parts[/u]: 30 unidades do Leo 1A5 que serão utilizadas como spare parts, em vez de utiliza-las para esta finalidade, não poderiam substituir os Leo 1BE em pior estado?
- [u]novas aquisições[/u]: se realmente o estado dos Leo 1BE estiverem muito ruim, existe plano do EB em repor estes por mais Leo 1?

desde já agradeço a atenção dispensada no assunto.

[/quote]

Alexandre,

Muito obrigado pelas suas palavras.

Por favor, entenda uma coisa, tanto eu como o Helio não somos jornalistas profissionais.

Eu sou engenheiro mecânico e me especializei em engenharia automotiva, estando agora aposentado.

Desde que a ENGESA faliu, nunca mais consegui um emprego e o meu trabalho como escritor para a Tecnologia & Defesa é feito para aproveitar tudo aquilo que aprendi ao longo de meus anos de profissão, e continuar envolvido (e aprendendo) num assunto que sempre me interessou.

O meu trabalho de jornalista é muito incipiente, e não chega nem aos pés daquilo que gostaria de fazer. Tudo devido à problemas operacionais e de saúde.

Sou a contragosto forçado a dizer, que não sou capaz de responder a quase todas suas perguntas. A única coisa que posso informar é que o programa de distribuição dos A5 determina que todos eles devem ir para os 4 RCCs, sendo os A1 e os M60 destinados aos 4 RCBs. Eu acho esta distribuição lógica, já que veículos com características semelhantes ficam no mesmo tipo de unidade blindada (com exceção dos M60, é claro).

Você leu na Tecnologia & Defesa a reportagem minha e do Helio sobre o 1º Leo 1A5 no Arsenal de Guerra de São Paulo? Recomendo.

Desculpe minha incapacidade.

Bacchi

Guerra
Sênior
Sênior

#1024 Mensagem por Guerra » Dom Set 20, 2009 5:50 pm

Não, aqui não se trata de ser rico ou não, apenas constatar um fato, a Divisão Blindada não é mais a rainha do TO, por uma série de motivos. Se um helo é mais caro que um MBT, sem dúvida, porém, a realidade é que helos da Classe do Apache, MI-35 e outros são capazes de destruir alguns MBT´s sem que eles consigam faze quase nada a respeito. Se tiver que gastar 8 milhões num MBT, prefiro gastar mais e ter um Helo de Ataque.
Prick, por favor, defenda os aspectos políticos. O EB tem como prioridade as forças blindadas, não é possível que o EB não sabe o que quer. E nesse aspecto todos os exércitos do globo estão de acordo.
Você fala como se nossas forças blindadas fossem grande coisa, na verdade, com a compra dos Leo 1A5, elas ficarão melhores que jamais foram. Porém, continua o problema básico, a Força Blindada Clássica deixou de ser a força com maior mobilidade terrestre, na verdade, ela foi ultrapassada de tal forma, que o uso de forças blindadas como ponta de lança de ataques modernos, deixou de ter sentido. No Iraque os Apaches acabaram por desempenhar essa tarefa.
Já que vc esta repetitivo, eu Tb sou obrigado a ser. Defenda os aspectos políticos. O EB tem como prioridade as forças blindadas, não é possível que o EB não sabe o que quer. E nesse aspecto todos os exércitos do globo estão de acordo. Inclusive o EUA que tem o melhor Cc e a melhor VCI do globo. O resto é só apoio a esses dois.
Não existe isso de força ofensivas e defensivas na guerra moderna, creio que a diferença está no grau de mobilidade de cada força. Quando nós tínhamos uma infataria que andava a pé ou de caminhão apenas, as forças blindadas eram a mobilidade em pessoa, no tempo de Forças de Ação Rápida, que combinam Infantaria de Cavalaria Aérea, com blindados ligeiros, apoiados com Helos de Ataque e AT, a Divisão Blindada Clássica se encontra numa sinuca de bico, porque de nada adianta termos uma força com grande poder ofensivo e defesa, longe do TO. Nesse contexto podemos dizer que existem forças com maior grau de mobilidade e menor grau de poder defensivo, com força menos móveis com maior poder defensivo. Creio que nesse meio a infantaria clássica, só sobreviverá em determinados TO´s. Se levarmos em consideração nosso terreno, as hipoteses de conflito e envolvimento militar, veremos que os cenários para o uso da Forças Blindadas se tornou mais remoto de ocorrer.
Não. Meu amigo, isso ai que vc esta falando é tatica. isso não tem nada a ver com estrategia. E você esta querendo empurrar uma doutrina sua como se fosse do EB. Eu sou capaz de postar aqui o manual para provar que vc esta inventando uma doutrina brasileira.
Tropas mecanizadas são tropas que tem como missão segurança, e um razoável poder ofensivo. Uma tropa mecanizada de infantaria tem um poder ofensivo um pouco mairo que as de cav MEC.
As tropas mecanizadas são a principal força de monobras dos principais exércitos do mundo. Apoiadas por heli, mísseis etc...é verdade. Mas não elas que vão destruir o inimigo. É assim em quase todo mundo e aqui no Brasil.
Se algum dia levarmos para uma batalha decisiva URUTU III como força principal, é porque tudo já deu errado. Nossas forças blindadas já foi para o beleleu. O que vai restar nesse dia é só não ter feito o investimento certo.
Se você puder contar com todas elas, para reunir elas você precisa de tempo e meios de transporte, além da necessidade. O problema do mundo moderno é que ele não espera você se preparar, e os conflitos que estão ocorrendo, não são simétricos. Por isso, você tem milhares de MBT´s sendo vendidos a preços de banana, porque ninguém consegue levar uma divisão blindada de avião. E quando ela chegar no TO, já não será mais necessária, ou então o tipo de ameaça não pode ser combatido com MBT´s.
Eu nunca disse que o URUTU III não vai ser importante para nós. Eu já disse, é um salto enorme. Porém, isso não é tudo, para não dizer que não é nada. Porque dentro com contexto geral, o EB ainda não consegue cumprir sua missão como querer.
Eu digo isso porque o EB quer ter tropas blindadas. Não adianta vc ficar mandando um monte de teoria sobre guerra moderna. O EB quer tropas blindadas.
Porque não pode? A única explicação até agora é que quem decide é poder civil. Tá, tudo bem. Porque? A exlicação é por causa do PRe-sal.
Eu não concordo. Só isso.

O que eu acho engraçado é que esse nivel de deslocamnto de tropa esta no mesmo nivel onde o governo quer unificar os coamndos. Que é o estrategico-operacional.

Coincidencia? Bom, se tratando de politica eu eixei de acreditar em coincidencia a muito tempo.

Bem, durante um Guerra você não vai perguntar qual o meio mais barato de operar, mas o vai querer o mais efetivo.
Se fosse assim, todo mundo estaria comprando o que quer e como quer. Pelo menos com o EB não esta sendo assim. Fazer guera sem quebrar o estado ainda é principio. Embora esteja sendo só para o EB.
Não, eles querem torcar os M1, por Helos Apache. E os Bradley, apesar de melhor defesas, são tão vulneráveis quanto os URUTUS III.
Tudo bem, prick. Então troque nossos URUTU III por apaches, porque 12 heli de ataque não resolve. Mesmo tendo a mesma supremacia aérea total como a mais poderoso coalizão de exércitos que esse planeta já viu, teve na guerra do golfo, 12 heli não são suficientes, muito mesmo 30 caças, e zero artilharia antiaerea.
Não a prioridade são as forças aeromóveis, como Cavalaria Aérea e Ligeiras, porque são mais flexíveis, podem atuar em qualquer terreno e podem responder mais rápido ameaças locais ou cumprir tarefas da ONU. Isso não quer dizer abandonar as Divisões Blindadas, porém, não serão mais a elite do EB, isso me parece certo.
A base será a infantaria mecanizada. Bom. O EB sonhou com isso a anos. Porém, golpe final no inimigo cabe a tropas blindadas.
Pode ser que a nossa doutrina mude....quem sabe depois de 2015. Isso se tiver um exército ate lá.
Me parece que você está exagerando, o que estou defendendo é que a infantaria hoje, do tipo Tiro de Guerra ou dos conscritos que vão para o EB para cumprir tabela, sejam tratados de forma diferenciada do resto, assim, se tivermos 50 mil homens em forças de pronto emprego, e mais uns 50 mil em boas condições de combate, já seria ótimo, e aí me parece que existe lugar para as Forças Blindados, poderíamos ter, perfeitamente, o equivalente a um Divisão Blindada de Elite, e uma Segunda Divisão em condições de combate. Porém, seu emprego será muito pouco requerido, e creio que no futuro será menor ainda.
Rapaz, eu estou falando aqui de duas brigadas bld, que é o que o EB tem. O EB esta chorando por causa de 80 CC e 80 VCI para cada bda e vc fala em divisão bld?
O MD não quer nem reforma uns cento e poucos M 113...esse é o cerne de toda a discórdia.
Prick, o nome BLd aqui no Brasil sempre meteu medo na politicada. Para vc ter idéia, a antiga divisão bld no Rio, tinha seu comandante um homem de confiança do governo federal.
Tropa bld é poder, e ninguém quer dar poder ao EB.

Não sei de onde vc tirou suas idéias, Prick, mas é engraçado como elas são convinientes ao governo. É por isso que eu entendo porque o governo esta se metendo num nivel onde não da sua alçada. Sera que tem a ver com a vontade de controlar o nivel estrategico operacional do EB?

Vamos ver quem vai fazer esse papel. Sera a MB, ou sera a FAB? Ou sera um civil. Sera que pelo menos o cara vai fazer uma ECEME para não humilhar tanto os militares?
Vamos ver, nesse pais tudo esta sendo possivel...e tudo esta sendo aceitavel.

binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#1025 Mensagem por binfa » Dom Set 20, 2009 6:28 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
binfa escreveu:Reginaldo/Hélio bom dia!

meu nome é Alexandre Rubin (binfa), por gentileza (vocês que são estudiosos e elaboram artigos sobre as forças blindadas, conhecem o dia a dia da força blindada do EB), os senhores poderiam responder algumas dúvidas a respeito dos Leopard 1BE e Leopard 1A5 conforme abaixo.

Leopard 1BE
- disponibilidade: dos 128 Leo 1BE adquiridos, como esta a disponibilidade destes veiculos, muito se fala que esta baixa, qual é o real estado dos mesmo?
- modernização: existe estudo do EB para isto, algum plano?

Leopard 1A5
- distribuição: ficaram lotados somente nos RCC ou serão distribuidos para os RCB em virtude da baixa disponibilidade dos Leo 1BE?
- spare parts: 30 unidades do Leo 1A5 que serão utilizadas como spare parts, em vez de utiliza-las para esta finalidade, não poderiam substituir os Leo 1BE em pior estado?
- novas aquisições: se realmente o estado dos Leo 1BE estiverem muito ruim, existe plano do EB em repor estes por mais Leo 1?

desde já agradeço a atenção dispensada no assunto.
Alexandre,

Muito obrigado pelas suas palavras.

Por favor, entenda uma coisa, tanto eu como o Helio não somos jornalistas profissionais.

Eu sou engenheiro mecânico e me especializei em engenharia automotiva, estando agora aposentado.

Desde que a ENGESA faliu, nunca mais consegui um emprego e o meu trabalho como escritor para a Tecnologia & Defesa é feito para aproveitar tudo aquilo que aprendi ao longo de meus anos de profissão, e continuar envolvido (e aprendendo) num assunto que sempre me interessou.

O meu trabalho de jornalista é muito incipiente, e não chega nem aos pés daquilo que gostaria de fazer. Tudo devido à problemas operacionais e de saúde.

Sou a contragosto forçado a dizer, que não sou capaz de responder a quase todas suas perguntas. A única coisa que posso informar é que o programa de distribuição dos A5 determina que todos eles devem ir para os 4 RCCs, sendo os A1 e os M60 destinados aos 4 RCBs. Eu acho esta distribuição lógica, já que veículos com características semelhantes ficam no mesmo tipo de unidade blindada (com exceção dos M60, é claro).

Você leu na Tecnologia & Defesa a reportagem minha e do Helio sobre o 1º Leo 1A5 no Arsenal de Guerra de São Paulo? Recomendo.

Desculpe minha incapacidade.

Bacchi
Bacchi boa tarde!

Obrigado pela atenção dispensada, entendo perfeitamente os motivos que o impedem de fazer mais comentários a respeito do assunto.

É muito importante para o Forum Defesa Brasil, ter pessoas como você e como o Hélio participando, é uma oportunidade impar de podermos agregar conhecimento, sabermos um pouco a mais alem dos artigos pubilcados pelas revistas especializadas, é sempre bom este tipo de contato autor x leitor, sem contar na amizade que criamos....

Uma pena a industria nacional não ter aproveitado seu know how, inadimessivel ver este país abrir mão de tanta mão de obra especializada, e de conhecimente conseguido a árduos esforços....

Tenho um armario dedicado a minha coleção de revistas militares (minha esposa adora esse armario), em virtude dos poucos exemplares disponiveis da T&D,, o dono de uma das bancas de jornais daqui, me liga avisando quando a mesma chega....

Tempos atrás via MP, troquei umas idéais com o Hélio, a respeito do artigo publicado "As couraças dos Pampas", gente finissima....

Bacchi, tudo de bom, DEUS permita muita saúde, para sempre vermos seus poster e artigos.

Um forte abraço cordial
Alexandre Rubin (binfa)

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
PRick

#1026 Mensagem por PRick » Dom Set 20, 2009 11:08 pm

SGT GUERRA escreveu:
Não, aqui não se trata de ser rico ou não, apenas constatar um fato, a Divisão Blindada não é mais a rainha do TO, por uma série de motivos. Se um helo é mais caro que um MBT, sem dúvida, porém, a realidade é que helos da Classe do Apache, MI-35 e outros são capazes de destruir alguns MBT´s sem que eles consigam faze quase nada a respeito. Se tiver que gastar 8 milhões num MBT, prefiro gastar mais e ter um Helo de Ataque.
Prick, por favor, defenda os aspectos políticos. O EB tem como prioridade as forças blindadas, não é possível que o EB não sabe o que quer. E nesse aspecto todos os exércitos do globo estão de acordo.Não estou falando do EB, se você sair do seu pequeno mundo, seria muito, bom, não dá para perceber que estou falando do que está ocorrendo no mundo. E dando a minha opinião. Não sou porta-voz, nem intergrante do EB, estou defendendo aquilo que acho melhor.
Você fala como se nossas forças blindadas fossem grande coisa, na verdade, com a compra dos Leo 1A5, elas ficarão melhores que jamais foram. Porém, continua o problema básico, a Força Blindada Clássica deixou de ser a força com maior mobilidade terrestre, na verdade, ela foi ultrapassada de tal forma, que o uso de forças blindadas como ponta de lança de ataques modernos, deixou de ter sentido. No Iraque os Apaches acabaram por desempenhar essa tarefa.
Já que vc esta repetitivo, eu Tb sou obrigado a ser. Defenda os aspectos políticos. O EB tem como prioridade as forças blindadas, não é possível que o EB não sabe o que quer. E nesse aspecto todos os exércitos do globo estão de acordo. Inclusive o EUA que tem o melhor Cc e a melhor VCI do globo. O resto é só apoio a esses dois.Novamente, saia de sua corporação, não sou militar, não analiso algo do ponto de vista da corporação. O exército dos EUA, tem o melhor em tudo, porque dispõe de verbas porém, estão dando prioridade as Forças de Deslocamento rápido, já fazem uns 15 anos. E vou repetir, saia da defesa da corporação, estou aqui falando o que é melhor, o que é mais moderno, o que é mais atual. Se é para gastar grandes somas, que se faça na direção correta, chega de comprar sucata usada.
Não existe isso de força ofensivas e defensivas na guerra moderna, creio que a diferença está no grau de mobilidade de cada força. Quando nós tínhamos uma infataria que andava a pé ou de caminhão apenas, as forças blindadas eram a mobilidade em pessoa, no tempo de Forças de Ação Rápida, que combinam Infantaria de Cavalaria Aérea, com blindados ligeiros, apoiados com Helos de Ataque e AT, a Divisão Blindada Clássica se encontra numa sinuca de bico, porque de nada adianta termos uma força com grande poder ofensivo e defesa, longe do TO. Nesse contexto podemos dizer que existem forças com maior grau de mobilidade e menor grau de poder defensivo, com força menos móveis com maior poder defensivo. Creio que nesse meio a infantaria clássica, só sobreviverá em determinados TO´s. Se levarmos em consideração nosso terreno, as hipoteses de conflito e envolvimento militar, veremos que os cenários para o uso da Forças Blindadas se tornou mais remoto de ocorrer.
Não. Meu amigo, isso ai que vc esta falando é tatica. isso não tem nada a ver com estrategia. E você esta querendo empurrar uma doutrina sua como se fosse do EB. Eu sou capaz de postar aqui o manual para provar que vc esta inventando uma doutrina brasileira.
Tropas mecanizadas são tropas que tem como missão segurança, e um razoável poder ofensivo. Uma tropa mecanizada de infantaria tem um poder ofensivo um pouco mairo que as de cav MEC.
As tropas mecanizadas são a principal força de monobras dos principais exércitos do mundo. Apoiadas por heli, mísseis etc...é verdade. Mas não elas que vão destruir o inimigo. É assim em quase todo mundo e aqui no Brasil.
Se algum dia levarmos para uma batalha decisiva URUTU III como força principal, é porque tudo já deu errado. Nossas forças blindadas já foi para o beleleu. O que vai restar nesse dia é só não ter feito o investimento certo.Eu estou falando de táticas, veja o post original e verá a palavra tática sendo usada. Nao sei onde você leu estratégia no texto acima, se deduziu, deduziu errado. VOU REPETIR, SAIA DA SUA CORPORAÇÃO! Não estou falando no manual do EB, nem me interessa ele aqui, quero um novo exército, não o antigo, esse eu sei que é! Tropas mecanizadas, não é sinônimo de Divisão Blindada, estou falando especificamente de Divisão Blindada, quer dizer MBT´s pesados com VCI e outros transportes de tropas sobre lagartas dentro um mesma organização militar, comando, e contam com muito veículos sobre rodas. Novamente, sua mente continua restringindo o pensamento, é certo que os URUTUS serão o maior número, e o principal elemento do EB no futuro, se você não gosta, o problema é seu. Forças Blindadas, melhor, Divisão Blindada tem uso restrito, dentro do cenário atual, assim, vemos Exércitos Europeus, muito ricos com não mais que 600 MBT´s, e 3000 ou mais de veículos da classe do URUTU III. Ninguém controla uma guerra, a Batalha decisiva é a que decide uma guerra, e os meios que tomam ou tomaram parte delas não precisam ser uma Divisão Blindada. E nem sempre a melhor formação para uma Batalha será uma divisão blindada, isso é ignorar tudo sobre Guerra Moderna.
Se você puder contar com todas elas, para reunir elas você precisa de tempo e meios de transporte, além da necessidade. O problema do mundo moderno é que ele não espera você se preparar, e os conflitos que estão ocorrendo, não são simétricos. Por isso, você tem milhares de MBT´s sendo vendidos a preços de banana, porque ninguém consegue levar uma divisão blindada de avião. E quando ela chegar no TO, já não será mais necessária, ou então o tipo de ameaça não pode ser combatido com MBT´s.
Eu nunca disse que o URUTU III não vai ser importante para nós. Eu já disse, é um salto enorme. Porém, isso não é tudo, para não dizer que não é nada. Porque dentro com contexto geral, o EB ainda não consegue cumprir sua missão como querer.
Eu digo isso porque o EB quer ter tropas blindadas. Não adianta vc ficar mandando um monte de teoria sobre guerra moderna. O EB quer tropas blindadas.
Porque não pode? A única explicação até agora é que quem decide é poder civil. Tá, tudo bem. Porque? A exlicação é por causa do PRe-sal.
Eu não concordo. Só isso.Vou repetir, não estou aqui discutindo o que a corporação quer, apenas deixei claro a PRIORIDADE passou ser veículos blindados sobre rodas, e assim está sendo tratado, como PRIORIDADE, porque isso é para onde o mundo está indo, a despeito do que você gosta ou eu gosto, não estou expondo meu gosto, adoro ver uma Divisão Blindada, não gosto de veículos do tipo URUTU III, nem nenhum deles, porém isso é que ocorre hoje no mundo moderno. 8-] 8-] O modo e a maneira como serão feitas a incorporação de novos meios já foi definida. E não vai sair unanimidade disso. 8-] 8-]

O que eu acho engraçado é que esse nivel de deslocamnto de tropa esta no mesmo nivel onde o governo quer unificar os coamndos. Que é o estrategico-operacional.

Coincidencia? Bom, se tratando de politica eu eixei de acreditar em coincidencia a muito tempo.
O Governo não está inventando nada, apenas imitando e adaptando o que existe de moderno e mais evoluído no mundo, em vez de viver no passado, é isso, os manuais devem e precisam ser mudados, vou repetir, tradições ruins devem ir para o lixo. Como dizia o velho Nelson Rodrigues, o brasileiro tem nostalgia da burrice.
Bem, durante um Guerra você não vai perguntar qual o meio mais barato de operar, mas o vai querer o mais efetivo.
Se fosse assim, todo mundo estaria comprando o que quer e como quer. Pelo menos com o EB não esta sendo assim. Fazer guera sem quebrar o estado ainda é principio. Embora esteja sendo só para o EB.Repare o que eu falei, o que você respondeu, nada haver. Estou falando em efetividade dos meios, não estou aqui discutindo custos.
Não, eles querem torcar os M1, por Helos Apache. E os Bradley, apesar de melhor defesas, são tão vulneráveis quanto os URUTUS III.
Tudo bem, prick. Então troque nossos URUTU III por apaches, porque 12 heli de ataque não resolve. Mesmo tendo a mesma supremacia aérea total como a mais poderoso coalizão de exércitos que esse planeta já viu, teve na guerra do golfo, 12 heli não são suficientes, muito mesmo 30 caças, e zero artilharia antiaerea. Não, estou propondo a troca de MBT´s por Helos de Ataque como o rei do TO, o mesmo posso dizer, que 100 MBT´s também não resolvem, o ideal seria ter mais quantidades de todos os meios, mas isso não nega a maior efetividade dos Helos de Ataque sobre os MBT´s hoje.
Não a prioridade são as forças aeromóveis, como Cavalaria Aérea e Ligeiras, porque são mais flexíveis, podem atuar em qualquer terreno e podem responder mais rápido ameaças locais ou cumprir tarefas da ONU. Isso não quer dizer abandonar as Divisões Blindadas, porém, não serão mais a elite do EB, isso me parece certo.
A base será a infantaria mecanizada. Bom. O EB sonhou com isso a anos. Porém, golpe final no inimigo cabe a tropas blindadas.
Pode ser que a nossa doutrina mude....quem sabe depois de 2015. Isso se tiver um exército ate lá.
Me parece que você está exagerando, o que estou defendendo é que a infantaria hoje, do tipo Tiro de Guerra ou dos conscritos que vão para o EB para cumprir tabela, sejam tratados de forma diferenciada do resto, assim, se tivermos 50 mil homens em forças de pronto emprego, e mais uns 50 mil em boas condições de combate, já seria ótimo, e aí me parece que existe lugar para as Forças Blindados, poderíamos ter, perfeitamente, o equivalente a um Divisão Blindada de Elite, e uma Segunda Divisão em condições de combate. Porém, seu emprego será muito pouco requerido, e creio que no futuro será menor ainda.
Rapaz, eu estou falando aqui de duas brigadas bld, que é o que o EB tem. O EB esta chorando por causa de 80 CC e 80 VCI para cada bda e vc fala em divisão bld?
O MD não quer nem reforma uns cento e poucos M 113...esse é o cerne de toda a discórdia.
Prick, o nome BLd aqui no Brasil sempre meteu medo na politicada. Para vc ter idéia, a antiga divisão bld no Rio, tinha seu comandante um homem de confiança do governo federal.
Tropa bld é poder, e ninguém quer dar poder ao EB.Como falei para você isso é o nosso EB, porque sempre teve um material de terceira, nossa força blindada, era isso só no nome, o EB jamais teve qualquer experiência real com forças blindadas, como você mesmo falou nem uma Divisão Blindada poderíamos dizer que o EB jamais teve. O EB está recebendo o maior e mais poderoso lote de MBT´s já usados por ele, se você está falando que é insuficiente, concordo, porém, tem que entrar na fila, e por hora a prioridade não são MBT´s, quanto a M-113, como falaram, a reforma do M-113 não foi adiante porque inventaram de fazer pela Lei da Licitações, e deu uma trapalhada. O MD não vai destinar recursos nesse tipo de programa, isso tem que vir do orçamento do EB. E eu não estou discutindo M-113, nem reforma deles, isso para mim não faz parte do debate que estou fazendo com você. O EB quer agora, que coisas erradas a 50 anos, sejam resolvidas em alguns anos, impossível.

Não sei de onde vc tirou suas idéias, Prick, mas é engraçado como elas são convinientes ao governo. É por isso que eu entendo porque o governo esta se metendo num nivel onde não da sua alçada. Sera que tem a ver com a vontade de controlar o nivel estrategico operacional do EB?As idéias não são do Governo, nem minhas, são as que existem hoje no mundo moderno, é isso que os Exércitos modernos estão fazendo, se tornando mais leves, mais flexíveis, mais móveis, mais aéreos e o mesmo está ocorrendo na estrutura de comando. Por hora, o EB vai usar URUTUS III no lugar dos M-113, depois podem ver um outro VTBP sobre lagarta.

Vamos ver quem vai fazer esse papel. Sera a MB, ou sera a FAB? Ou sera um civil. Sera que pelo menos o cara vai fazer uma ECEME para não humilhar tanto os militares?
Vamos ver, nesse pais tudo esta sendo possivel...e tudo esta sendo aceitavel.Que papel? Qual a ameaça terrestre nós temos? Onde podemos usar Divisão Blindada de fato? E não estou falando aqui de forças mecanizadas ou blindados. Você prega algo que apesar de estarem nos manuais, nunca praticamos, nunca usamos. O EB jamais travou uma Guerra Blindada na vida. Que doutrina blindada nós criamos? Eu digo, a única coisa que fizemos de novo, foi o uso maciço de blindados sobre rodas, do tipo Urutu e Cascavel, isso quase sem querer. Nossas "Forças Blindadas" até meados da década de 90, usavam os M41 versões mais antigas como MBT e M113 também das versões mais antigas, e fizemos no passado uma modernização muito limitada, mais nada!!!

Usar MBT´s não é sinônimo de ter Divisão Blindada, do mesmo modo podemos ter uma Divisão Blindada Orgnizada sobre URUTUS, afinal, isso é uma organização, os Alemães começaram por organizar suas Divisões Panzer com Mark I ou até tanques de papel. Derrotaram de forma fragorosa uma força com tanques mais poderosos e em maior quantidade, porque tinham uma mentalidade de uso dos meios muito superior aos seu inimigos, a Força Terrestre é única neste sentido. Não vamos confundir equipamento, qualidade e quantidade de equipamento com doutrina e organização. No passado o problema de equipamento era infinitamente pior que o atual. O problema das verbas de custeio é crônico em nossa história. Não temos pressa para sair comprando sucata ou material descartado por aí, dá para esperar alguns anos, enquanto isso o EB terá que fazer uma meia boca nos M-113, caso queiram ainda usar eles. Porém, sua substituição terá que passar pela lógica da END, foi para isso que foi feita.

[]´s

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#1027 Mensagem por Moccelin » Seg Set 21, 2009 8:53 am

PRick, primeiro um detelhe que não é diretamente o foco mas é importante Divisão é um grupo de Brigadas, logo procure evitar quando você não quiser se referir a isso, se você quiser falar da FORÇA blindada usa Força e ponto.

Agora quanto ao X da questão. Como eu já disse eu concordo que as tropas Blindadas pesadas (leia-se MBTs com 60 toneladas) realmente estão com os dias contados.

Já falei aqui mesmo sobre um texto que eu lí a um bom tempo (antes de entrar no DB) que vinha acompanhado de um pequeno simulador com os meios que o tal texto citava. Que tinha como núcleo justamente um único blindado sobre lagartas totalmente "lego" que fazia o papel de VCI (e todos os seus irmãos como viatura de Com, etc) e "MBT", com a operação muito focada em UAVs (em diversos níveis) pra justamente dar a capacidade do comandante ver primeiro e manobrar de maneira ideal pra poder atirar primeiro contra os alvos "duros" com seus mísseis (da infantaria, da VCI, do apoio aéreo), com a artilharia de precisão, e até com o canhão do tal CC Leve.

Traduzindo em miúdos, é o que eu acredito que será o TO do futuro. A tarefa de destruir o inimigo ainda será da tropa blindada, mas a tropa blindada vai ser mais leve. PORÉM isso ainda não é REALIDADE. Ainda não apareceu o tal MBT/VCI de 30... 40 toneladas no máximo porque isso só vai acontecer quando duas coisas estiverem concluídas, a primeira é que os sistemas ATIVOS de defesa estejam realmente efetivos e com capacidade continuada (receber vários tiros de mísseis e munições comuns e continuar capaz de operar), já a segunda é a de o "guarda-chuvas" de VANTs estiver operacional... Agora, se isso ainda não ocorreu em um exército como o dos EUA, como esperar que ele apareça no EB nesse momento?? Não tem como!

Atualmente, em exércitos poderosos e equipados com helos de ataque o que ocorre? Quem domina o TO são as tropas BLINDADAS, com forte apoio dos helicópteros de ataque, o que faz com que os CCs em sí tenham que atirar muito poco, e se defender de tiros menos ainda. Aí depois o TO acaba dominado por forças Mecanizadas por conta da falta de inimigos estabelecidos e aí o custo e a agilidade/velocidade compensam a falta de poder de choque, justamente o que não se necessita!

Vale lembrar também um pequeno detalhe... Os mísseis AAé que equipam as tropas já estão chegando num ponto de poderem alcançar os helicópteros nos limites dos mísseis Ar-Solo dos mesmos! Isso, somado ao advento dos sistemas ativos de defesa podem colocar em cheque a tal supremacia que os helicópteros de ataque tiveram e tem nos últimos conflitos. E o detalhe mór... Todos os últimos exemplos foram de forças estupidamente poderosas contra exércitos e forças aéreas desmanteladas. Se a força atacante não tiver supremacia ABSOLUTA sobre o espaço aéreo do TO a vida dos Helos não vai ser tãaoooo fácil, porque os mesmos vão ter a) os helos , b) os mísseis AAé da tropa e finalmente, c) os caças da força inimiga pra lidar...

Resumindo a opera. Eu realmente acredito que os MBTs chegaram ao seu limite de peso, e realmente acredito numa nova geração de MBTs da classe de 40 toneladas de peso máximo chegando por aí, PORÉM não é pra agora... E aí encaixa-se perfeitamente na nossa evolução de blindaods esperada. Urutu III agora, uma VCI realmente BOA logo depois, e finalmente um CC, que pode acabar chegando já numa nova doutrina e ser desse porte que eu citei.

The cake is a lie...
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#1028 Mensagem por EDSON » Seg Set 21, 2009 10:36 am

Nas últimas Guerras houve pelo contrário uso intenso de tanques e blindados de apoio. As armas automáticas causam imensas perdas na infantaria sem uso de blindados. Os russos chamavam apoio de helicópteros e de aviação mas na hora de tomar uma posição chechena la estava o bom e velho tanque.

Na ofensiva da Etiópia na Somália sobre os Tribunais islãmicos os etíopes usaram uma centena de T62 e T55 conseguindo assim chegar a Mogadicío em poucos dias apesar da resistência feroz dos seus oponentes. No Iraque os americanos não foram diferentes.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#1029 Mensagem por Bolovo » Seg Set 21, 2009 2:07 pm

Eu acho que o Prick está jogando muito Battlefield ou coisa parecida... está deixando se levar pelo momento... [003]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#1030 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Set 21, 2009 2:39 pm

Informação:

1. em 2007 o exército coreano do sul apresntou seu novo carro de combate K2 de 55 toneladas.

Difere dos atuais K1 e K1A2 pela introdução de carregamento automático da munição e maior automação dos varios sistemas.

Seu desenvolvimento já foi completado e sua produção deve começar em 2011.

2. em Fevereiro de 2008 o exército japonês apresentou seu novo carro de combate de 43 toneladas.

Veio se juntar ao atual Tipo 90 de 50 toneladas, e possivelemnte substitui-lo a longo prazo.

Bacchi

Carlos Mathias

#1031 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Set 21, 2009 6:56 pm

Aí pode ser, CCs com 50 ton ou pouco menos, mas acabar com os MBTs? Essa balela existe desde que inventaram os mísseis AC.

Exército sem MBT é igual a MB que queriam, só com barcos patrulha e a FAB com Super Tucanos.

MB=SSN
FAB=FX-2(??????????????????????????????????????)
EB=MBT novo.

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#1032 Mensagem por delmar » Seg Set 21, 2009 7:41 pm

Para aqueles que pensam que o EB nunca operou blindados em uma guerra, veja estas fotos da FEB na Itália. Auto crítica já destes camaradas que desconhecem nossa história. A situação exigia que fossem MBT, porém a FEB não recebeu os Shermans. Assim teve que ir com carros leves.
Agora que podemos ter MBT para situações analogas que venham a ocorrer, alguém acha que não são necessários.

Imagem
Imagem

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Guerra
Sênior
Sênior

#1033 Mensagem por Guerra » Seg Set 21, 2009 9:16 pm

Não estou falando do EB, se você sair do seu pequeno mundo, seria muito, bom, não dá para perceber que estou falando do que está ocorrendo no mundo. E dando a minha opinião. Não sou porta-voz, nem intergrante do EB, estou defendendo aquilo que acho melhor.
Prick, eu Tb só estou dizendo o que acho melhor e apontando as falhas.
Apesar do meu mundos er pequeno, é um mundo real. É um mundo onde falta comida,combustível, munição. Se vc acha viável copiar as táticas das superpontencias, tudo bem, eu não acho. Se vc acha que a FAB que não entende bulufas de tática terrestre esta recebendo heli de ataques, porque é moderno, eu não concordo. É tudo manobra política. É com esses olhos que eu vejo a tal END.
Novamente, saia de sua corporação, não sou militar, não analiso algo do ponto de vista da corporação. O exército dos EUA, tem o melhor em tudo, porque dispõe de verbas porém, estão dando prioridade as Forças de Deslocamento rápido, já fazem uns 15 anos. E vou repetir, saia da defesa da corporação, estou aqui falando o que é melhor, o que é mais moderno, o que é mais atual. Se é para gastar grandes somas, que se faça na direção correta, chega de comprar sucata usada.
Não vou questionar se é moderno ou não. Mas quem tomou essa decisão de transformar a força terrestre numa grande força para carregar em avião?
Porque o EB esta reclamando? Porque o EB estava fazendo um garnde investimento em forças Bld e de repente esta mudou de rumo?
O EB não vai ser ouvido? A FAB, que entende de tática terrestre quanto eu entendo de física nuclear, foi quem tomou essa decisão? Foi por isso que eles receberam heli de ataque?

\
Eu estou falando de táticas, veja o post original e verá a palavra tática sendo usada. Nao sei onde você leu estratégia no texto acima, se deduziu, deduziu errado. VOU REPETIR, SAIA DA SUA CORPORAÇÃO! Não estou falando no manual do EB, nem me interessa ele aqui, quero um novo exército, não o antigo, esse eu sei que é! Tropas mecanizadas, não é sinônimo de Divisão Blindada, estou falando especificamente de Divisão Blindada, quer dizer MBT´s pesados com VCI e outros transportes de tropas sobre lagartas dentro um mesma organização militar, comando, e contam com muito veículos sobre rodas. Novamente, sua mente continua restringindo o pensamento, é certo que os URUTUS serão o maior número, e o principal elemento do EB no futuro, se você não gosta, o problema é seu. Forças Blindadas, melhor, Divisão Blindada tem uso restrito, dentro do cenário atual, assim, vemos Exércitos Europeus, muito ricos com não mais que 600 MBT´s, e 3000 ou mais de veículos da classe do URUTU III. Ninguém controla uma guerra, a Batalha decisiva é a que decide uma guerra, e os meios que tomam ou tomaram parte delas não precisam ser uma Divisão Blindada. E nem sempre a melhor formação para uma Batalha será uma divisão blindada, isso é ignorar tudo sobre Guerra Moderna.
Porque vc insisti tanto par eu sair da corporação para entender as novas e modernisisimas táticas?
Onde foi que eu não disse que não gosto do URUTU? Eu só não gosto dessa sua mania de querer empurrar algo que não é verdade.
A doutrina delta diz que são as tropas blindadas....ah, mas eu esqueci. Eu tenho que esquecer a doutrina. Tudo que nos fazíamos até então esta errado. Você a FAB a MB e o Nelson jobin vão ensinar o EB a fazer guerra.
Vc não esta entendo que esse ponto onde o pessoal do EB tem que se excluir para entender as táticas que esta sendo o ponto da discórdia
Vou repetir, não estou aqui discutindo o que a corporação quer, apenas deixei claro a PRIORIDADE passou ser veículos blindados sobre rodas, e assim está sendo tratado, como PRIORIDADE, porque isso é para onde o mundo está indo, a despeito do que você gosta ou eu gosto, não estou expondo meu gosto, adoro ver uma Divisão Blindada, não gosto de veículos do tipo URUTU III, nem nenhum deles, porém isso é que ocorre hoje no mundo moderno. O modo e a maneira como serão feitas a incorporação de novos meios já foi definida. E não vai sair unanimidade disso.
E eu vou repetir mais uma vez e estarei aqui para repetir toda vez que alguém soltar essa lorota. Tropas mecanizadas não eram prioridade para o EB.
Prick, vc esta sendo movido pela paixão. Qualquer pessoa na sua condição normal, acha no mínimo estranho que um exército discorde de como o combate terrestre vai se desenrolar.
O que eu não consigo entender é quem esta definindo isso que vc chama de “modo e maneira” de adquirir meios para o EB. E isso(falta de unanimidade) é porque o EB esta excluído do processo de decisão. Isso esta claro. Não sei porque vc insiste em tapar o sol com peneira.
Porque a gente não para com essa rasgação de seda e diz logo que o verdadeiro objetivo estratégico do governo é isolar o EB?
Governo não está inventando nada, apenas imitando e adaptando o que existe de moderno e mais evoluído no mundo, em vez de viver no passado, é isso, os manuais devem e precisam ser mudados, vou repetir, tradições ruins devem ir para o lixo. Como dizia o velho Nelson Rodrigues, o brasileiro tem nostalgia da burrice.
A sua insistência em provar que o EB esta fazendo tudo errado, e que o MD, FAB e MB esta dando um banho de modernidade na força terrestre chega a ser uma comédia.
Meu Deus, em qual lugar desse mundo o governo esta intervindo no campo tático, se não nas republicas bolivarianas?
Governo define estratégia política e FA define a estratégia operacional e a tática. As 3 forças definirem a estratégia operacional, é aceitável, desde que os 3 tenham o mesmo peso. Coisa que não esta acontecendo.
Governo, força aérea e marinha impor uma tática a uma força terrestre é algo, se não patético, esdrúxulo, bizonho ou bizarro.
Não, estou propondo a troca de MBT´s por Helos de Ataque como o rei do TO, o mesmo posso dizer, que 100 MBT´s também não resolvem, o ideal seria ter mais quantidades de todos os meios, mas isso não nega a maior efetividade dos Helos de Ataque sobre os MBT´s hoje.
Isso é ridículo. Pergunte os especilista do site se Heli substituem CC. Mais ridículo que isso é a FAB adquirir esse HELI. Só espero que o objetivo da FAB não seja destruir URUTUs
O MD não vai destinar recursos nesse tipo de programa, isso tem que vir do orçamento do EB.
Mas claro enfiaram tudo na FAB e na MB. Virou uma farra. Todo mundo compra o que quer.
O fato é que esta tendo um tratamento diferenciado. Vamos ver onde vai dar isso.
O EB quer agora, que coisas erradas a 50 anos, sejam resolvidas em alguns anos, impossível.
Opa, perai. O EB quer...a FAB quer...a MB quer, que coisas erradas de 50 anso sejam resolvidas. O probelma é que a FAB e MB sendo sendo tratados como meninos mimados e o EB esta sendo tratado...usando suas palavras...bucha de canhão.
Ninguém no EB vai aceitar isso.
Por hora, o EB vai usar URUTUS III no lugar dos M-113, depois podem ver um outro VTBP sobre lagarta.
Vai nada. De onde vc tirou isso? Ou isso Tb é idéia do NJ da FAB ou da MB?
Que papel? Qual a ameaça terrestre nós temos? Onde podemos usar Divisão Blindada de fato? E não estou falando aqui de forças mecanizadas ou blindados. Você prega algo que apesar de estarem nos manuais, nunca praticamos, nunca usamos. O EB jamais travou uma Guerra Blindada na vida. Que doutrina blindada nós criamos?
A doutrina blindada se desenvolveu na brigada blindada. Usamnos CC e M 113 sim. E não temos vergonha disso. Vergonha é roubar e não conseguir carregar,
E é claro que o fato de usarmos M 41 e M113 e chamar de tropa blindada é desprezivel para vc. Sua tese que vc desenvolveu para encobrir a manobra politca da END esta toda estruturada na incapacidade do EB de definir sua própria tatica.

Essa que o EB não tem inimigo, mas a FAB e MB tem inimigo é muita sacanagem. Desculpe mas dá vontade de vomitar ao ler isso.
Isso foi dito várias vezes por essa corja que desmontou as FA, mas eu não pensei que eu ia ver o dia que esse argumento seria usado para justificar a desmontagem de apenas uma das forças.
Eu digo, a única coisa que fizemos de novo, foi o uso maciço de blindados sobre rodas, do tipo Urutu e Cascavel, isso quase sem querer. Nossas "Forças Blindadas" até meados da década de 90, usavam os M41 versões mais antigas como MBT e M113 também das versões mais antigas, e fizemos no passado uma modernização muito limitada, mais nada!!!
E vai continuar se depender desse bando que esta conduzindo essa conversa fiada de END.

Prick, vc consegue coisa melhor do que tentar convencer a todos que o EB não consegue definir suas taticas

Guerra
Sênior
Sênior

#1034 Mensagem por Guerra » Seg Set 21, 2009 9:19 pm

Bolovo escreveu:Eu acho que o Prick está jogando muito Battlefield ou coisa parecida... está deixando se levar pelo momento... [003]

O Prick é um apaixonado. Eu tenho certeza que no fundo ele sabe que se o EB não consegue definir o que quer para fazer a guerra terrestre, ninguém mais nesse pais sabe.

Eu prefiro a tese que o combate terrestre não é prioridade.

Guerra
Sênior
Sênior

#1035 Mensagem por Guerra » Seg Set 21, 2009 9:23 pm

EDSON escreveu:Nas últimas Guerras houve pelo contrário uso intenso de tanques e blindados de apoio. As armas automáticas causam imensas perdas na infantaria sem uso de blindados. Os russos chamavam apoio de helicópteros e de aviação mas na hora de tomar uma posição chechena la estava o bom e velho tanque.

Na ofensiva da Etiópia na Somália sobre os Tribunais islãmicos os etíopes usaram uma centena de T62 e T55 conseguindo assim chegar a Mogadicío em poucos dias apesar da resistência feroz dos seus oponentes. No Iraque os americanos não foram diferentes.
é por isso que eu digo, O uso do URUTU dara uma vantagem enorme ao EB, que é a mobilidade. É obvio que tb aumentara o poder de fogo das unidades que hoje são MTZ. Mas proteção blindada, ação de choque, poder de fogo (poder ofensivo) é com as unidades blindadas.

Meu Deus isso esta consagrado.

Responder