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Enviado: Seg Jan 08, 2007 5:08 pm
por Vinicius Pimenta
Senhores, acalmem os ânimos.
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Vou fazer uma pergunta, uma não, algumas:
1- Desde quando O POVO escolhe alguma coisa?
2- Desde quando O POVO sabe o que é bom pra FAB?
3- Desde quando o COMÉRCIO é mais importante que SEGURANÇA NACIONAL?
4- Forças bem equipadas garantem a segurança nacional. Se um determinado vetor foi escolhido como o ideal, por que escolher outro POR QUESTÕES PURAMENTE COMERCIAIS, ainda mais de um país que tem tantas outras coisas pra oferecer?
5- Por que os RUSSOS escolhem o que querem vender, no caso helicópteros, e NÓS temos que aceitar?
6- Por que a gente não pode negociar outra coisa dentro dos milhares de equipamentos russos disponíveis?
7- Comprar equipamento americano é coleirinha e aceitar o que os RUSSOS querem vender e não o que NÓS queremos comprar não é?
Enviado: Seg Jan 08, 2007 5:19 pm
por amx2000
Calma pessoal!
Quanto aos helicopiteros me parace que a tal provavel compra virou uma comparacao entre equipamento russo e americano,entao vamos la:
Assisti, um documentario chamando outubro vermelho nao sei se alguem aqui ja assistio,ja faz alguns anos, foi na alemanha entre USNAVY e a Forca Aerea Aleman f-18e?xmig29,muito bom o documentario por sinal acho que era do discovery channel, de qualquer forma deu pra comparar as duas aeronaves pois o nivel dos pilotos era bem parecido, como era de se esperar deu empate tecnico pois as aeronaves se equivaliam tambem, os pilotos disseram que abaixa velocidade o hornet levava e alta velocidade os
Fulcrom tinham melhor desepenho, moral da historia o melhor piloto que decidia a parada.
Um piloto americano disse que ficou impressinado com a robustez das aves russas as coparou a um tanque, disse que os americanos todas as manhas tinham que limpar as pistas de qualquer objeto estranho pra nao ser sugado pelas entradas de ar, enquanto as aeronaves russas nao tinhao essas frescuras, ele falou que as aeronaves americanas levavam certa vatagem nos eletronicos radar etc mas que as russas tiravam a diferenca na aerodinamica.
Voltando aos helicopiteros eu sempre achei que seria um bom casamento do Brasil com armamento russo,por que o povo brasileiro e bem criativo e se conserta tudo juntando isto a rubustez do equipamento russo acho valeria a tentativa.
Ate+
Enviado: Seg Jan 08, 2007 5:20 pm
por amx2000
Enviado: Seg Jan 08, 2007 5:31 pm
por FinkenHeinle
Carlos Mathias escreveu:Finken, sou ou não desonesto?
Eu não disse isso. Quem quiser vestir a carapuça que arque com isto.
Deixei CLARO o que estava dizendo. Por favor, não se faça de vítima, OK?!
Enviado: Seg Jan 08, 2007 5:40 pm
por Morcego
FinkenHeinle escreveu:Carlos Mathias escreveu:Finken, sou ou não desonesto?
Eu não disse isso. Quem quiser vestir a carapuça que arque com isto.
Deixei CLARO o que estava dizendo. Por favor, não se faça de vítima, OK?!
Senhroes, vcs tem o DOM mesmo.
Enviado: Seg Jan 08, 2007 7:40 pm
por Jet Crash®
Pablo Maica escreveu:Não precisa... é so analisar porque a Colombia após anos usando o BH decidiu comprar os Mil Mi... e esta muito satisfeita com o seu desempenho.
Um abraço e t+
A Colômbia não compra os BH e sim ganha. Entretanto há um porém. Os BH não podem ser usado em combate contra as FARC e sim em operações contra os narco-traficantes(isto seria um dos itens do acordo entre EUA e Colômbia) o que afeta indiretamente as FARC. Para uso mais direto, na cara dura mesmo, eles usam o Mi-17 e se não me falha a memória usam-no também como gunship.
Enviado: Seg Jan 08, 2007 8:05 pm
por Túlio
Amigos Finken e Carlos Mathias: por gentileza, mantenham a compostura. Lembrem-se: antes de serem COLEGAS, são AMIGOS!
Enviado: Seg Jan 08, 2007 8:54 pm
por Carlos Mathias
Eu em nenhum momento perdi a compostura ou faltei com respeito, com quem quer que seja. Apenas acho que podemos debater e defender nossos pontos de vista, por mais antagônicos que sejam, sem chamar o colega de desonesto, ainda que nas entrelinhas.
Enviado: Seg Jan 08, 2007 9:25 pm
por trabuco
Pessoal, esquecendo a parte da política, seria interessante debatermos qual o melhor helicóptero TECNICAMENTE para a FAB.
Deixando um pouco de lado a vantagem de um centro de manutenção no Brasil, analisemos os vetores em sim. Qual seria o helicóptero mais adequado a realidade brasileira:
BlackHawk X Cougar X Mi-17
Enviado: Seg Jan 08, 2007 10:05 pm
por Carlos Mathias
Apesar de eu achar que uma coisa tá atrelada a outra, os entendidos em helis que se apresentem, por favor...
Enviado: Seg Jan 08, 2007 11:33 pm
por Piffer
trabuco escreveu:Pessoal, esquecendo a parte da política, seria interessante debatermos qual o melhor helicóptero TECNICAMENTE para a FAB.
Deixando um pouco de lado a vantagem de um centro de manutenção no Brasil, analisemos os vetores em sim. Qual seria o helicóptero mais adequado a realidade brasileira:
BlackHawk X Cougar X Mi-17
Quem voa no BH, adora ele e não troca por nada. Mas não é o melhor para a força de superfície, pois o volume transportado é menor. É bom ter alguns para algumas operações mais exigentes, mas para o dia-a-dia, acho que os outros dois podem nos servir melhor.
Jogando Super Trunfo (apenas comparando os números), o Cougar ganha em quase tudo.
O Mi-17 tem algumas características interessantes, como a rampa traseira e a cabine mais larga. O Cougar tem a janela do atirador; assim a metralhadora não ocupa a porta lateral. O Cougar é beeem mais leve (o Mi-17 vazio pesa tanto quanto o Cougar com peso máximo). Isso pode fazer diferença para pouso em terrenos não preparados ou numa portada sobre um rio, por exemplo.
O Mi-17 consome mais (tem motores mais potentes e é mais pesado). Sem levar em consideração o custo do combustível, que não é a minha praia), isso pode causar alguns problemas em locais sem abastecimento. Na Agulhas Negras deste ano, gastamos quase 20.000 litros de combustível naquele assalto aeromóvel e, no final, ficamos fazendo contas e rearranjando alguns vôos para dar tudo certo.
Por números, eu ficaria com o Cougar. Mas é muito comum aqui no fórum ficar discutindo picuinhas que fazem pouca ou nenhuma diferença durante a imensa maioria das operações. Ambos são excelentes aeronaves e, se a manutenção e a logística funcionarem, com certeza a parte tática estará bem servida.
Vejam bem, eu sou piloto, mas nunca voei em nenhum dos três. Isso é uma análise de um capitão de infantaria que já teve que andar muito quando o helicóptero não chegou e não de um piloto que conhece as aeronaves.
Abraços,
Enviado: Ter Jan 09, 2007 8:42 am
por A-29
Acho que a comparação de Cougar e Mi-17 ficaria mais justa se comparássemos o russo com o EC 725, que em relação ao nosso "Cougar" tem rotor de cinco pás, 2.000 kg a mais de peso máximo de decolagem, carga útil e potência maiores, além de ser um pouco maior.
Mesmo assim, tem um item em que o Mi-17 é imbatível: preço de aquisição. Só fico na dúvida se as peças de reposição dele são igualmente mais baratas. Tá aí uma boa dúvida a sanar.
Enviado: Ter Jan 09, 2007 8:57 am
por Carcará
Vinicius Pimenta escreveu:Senhores, acalmem os ânimos.
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Vou fazer uma pergunta, uma não, algumas:
1- Desde quando O POVO escolhe alguma coisa?
2- Desde quando O POVO sabe o que é bom pra FAB?
3- Desde quando o COMÉRCIO é mais importante que SEGURANÇA NACIONAL?
4- Forças bem equipadas garantem a segurança nacional. Se um determinado vetor foi escolhido como o ideal, por que escolher outro POR QUESTÕES PURAMENTE COMERCIAIS, ainda mais de um país que tem tantas outras coisas pra oferecer?
5- Por que os RUSSOS escolhem o que querem vender, no caso helicópteros, e NÓS temos que aceitar?
6- Por que a gente não pode negociar outra coisa dentro dos milhares de equipamentos russos disponíveis?
7- Comprar equipamento americano é coleirinha e aceitar o que os RUSSOS querem vender e não o que NÓS queremos comprar não é?
Agora o tópico melhorou
Bons questionamentos para serem discutidos!!!!
Enviado: Ter Jan 09, 2007 9:18 am
por Carcará
Mas não falaram anteriormente que os Russos estavam dispostos a vender de tudo. Desde AAA até Flanker???
Enviado: Ter Jan 09, 2007 9:23 am
por chm0d
Carcará escreveu:Mas não falaram anteriormente que os Russos estavam dispostos a vender de tudo. Desde AAA até Flanker???
Estavam? acho que está
Abs.