EDIT MOD: CV 3, agora FCT
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- J.Ricardo
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Hoje a MB quer preço e custo baixo, não esperem nada além do comentado, e isso com sorte.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Esses navios dinamarqueses tem esse custo pois boa parte do armamento (canhoes 76mm, ESSMs, Harpoons) foram retirados de navios antigos, e outros não estão instalados (SM-2s). Me falta conhecimento técnico especifico mas também influi no custo o design parcialmente derivado de padrões comerciais - o que implica numa capacidade de sobrevivencia um pouco menor, mas que é um compromisso aceitável de custo/beneficio.BrunoCP escreveu:
quanto as IVER ,... os custos estão ai .. 350 mi a unidade .. mas ninguém acredita
orçamos uma corveta em 450 mi ''' ela n existe'' .. quem sabe n fica mais cara.. em se tratando de Brasil ,, eu n duvido q va custar uns 600 mi o preço final .. n duvido nada .. tudo sob o rotulo de ''nacional'' ....
Dentro dos mesmos principios, as Absalon custaram USD225mi/cada, sendo USD50mi unicamente do canhão de 5pol - ou seja, meros USD175mi. Há que se considerar alguma inflação até os dias de hoje mas USD200mi seria um valor razoável se aproveitarmos armamentos das escoltas desativadas e deixarmos a instalações dos Sea Ceptor para um segundo momento. Quatro unidades por USD600mi, financiadas em 20 anos, seria algo possível e que não necessariamente inviabiliza outros projetos.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Uma escolta na faixa das 5.000 tons vai custar algo em torno dos 700 milhões de dólares, porque o caro de tudo é o recheio, principalmente sistema de combate e armamento e como a MB não pode contar com o armamentos da escoltas antigas , que estão completamente defasados, tem de partir do "zero", comprar tudo, aí não tem "mumu", o preço vai ser este aí, e ainda, adicionem a esta conta das Fragatas Dinamarquesas a inflação depois do período que elas foram construídas, o aumentos nos custo de todos sensores. A este custo tem que se agregar o preço de uma propulsão mais robusta, adicionando o custo de uma turbina e seus respectivos acoplamentos ao sistema de transmissão, pois esta aí é CODAD, e faz 25 kts na pau da goiaba.pmicchi escreveu:Esses navios dinamarqueses tem esse custo pois boa parte do armamento (canhoes 76mm, ESSMs, Harpoons) foram retirados de navios antigos, e outros não estão instalados (SM-2s). Me falta conhecimento técnico especifico mas também influi no custo o design parcialmente derivado de padrões comerciais - o que implica numa capacidade de sobrevivencia um pouco menor, mas que é um compromisso aceitável de custo/beneficio.BrunoCP escreveu:
quanto as IVER ,... os custos estão ai .. 350 mi a unidade .. mas ninguém acredita
orçamos uma corveta em 450 mi ''' ela n existe'' .. quem sabe n fica mais cara.. em se tratando de Brasil ,, eu n duvido q va custar uns 600 mi o preço final .. n duvido nada .. tudo sob o rotulo de ''nacional'' ....
Dentro dos mesmos principios, as Absalon custaram USD225mi/cada, sendo USD50mi unicamente do canhão de 5pol - ou seja, meros USD175mi. Há que se considerar alguma inflação até os dias de hoje mas USD200mi seria um valor razoável se aproveitarmos armamentos das escoltas desativadas e deixarmos a instalações dos Sea Ceptor para um segundo momento. Quatro unidades por USD600mi, financiadas em 20 anos, seria algo possível e que não necessariamente inviabiliza outros projetos.
G abraço
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
olha 700 mi e o custo da FREMM .. com todo custo possível .. duvido q uma ''Iver'' hj pra MB passe dos 500 mi .. ela n precisa estar totalmente full pra agora ...(alguns sensores .. armas .. etc .. podem mt bem ser negociadas a parte ) .. agora .. o maior interessado deveria ser a MB .. ir la e negociar e ver quanto de fato iria custar ...seria o mínimo .juarez castro escreveu:Uma escolta na faixa das 5.000 tons vai custar algo em torno dos 700 milhões de dólares, porque o caro de tudo é o recheio, principalmente sistema de combate e armamento e como a MB não pode contar com o armamentos da escoltas antigas , que estão completamente defasados, tem de partir do "zero", comprar tudo, aí não tem "mumu", o preço vai ser este aí, e ainda, adicionem a esta conta das Fragatas Dinamarquesas a inflação depois do período que elas foram construídas, o aumentos nos custo de todos sensores. A este custo tem que se agregar o preço de uma propulsão mais robusta, adicionando o custo de uma turbina e seus respectivos acoplamentos ao sistema de transmissão, pois esta aí é CODAD, e faz 25 kts na pau da goiaba.pmicchi escreveu: Esses navios dinamarqueses tem esse custo pois boa parte do armamento (canhoes 76mm, ESSMs, Harpoons) foram retirados de navios antigos, e outros não estão instalados (SM-2s). Me falta conhecimento técnico especifico mas também influi no custo o design parcialmente derivado de padrões comerciais - o que implica numa capacidade de sobrevivencia um pouco menor, mas que é um compromisso aceitável de custo/beneficio.
Dentro dos mesmos principios, as Absalon custaram USD225mi/cada, sendo USD50mi unicamente do canhão de 5pol - ou seja, meros USD175mi. Há que se considerar alguma inflação até os dias de hoje mas USD200mi seria um valor razoável se aproveitarmos armamentos das escoltas desativadas e deixarmos a instalações dos Sea Ceptor para um segundo momento. Quatro unidades por USD600mi, financiadas em 20 anos, seria algo possível e que não necessariamente inviabiliza outros projetos.
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a Absalon data de 2002/4 ..(225 mi ) a Iver e de 2012/3/4 (350 mi ) .. o preço n ta tão defasado assim ..bastaria boa vontade da MB em mandar um ''oficio'' de interesse e ver o q chega .. mas nem isso ...
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Aposto um churrasco contigo que não sai por meno de 500 milhões de dólares pelada, não existem café "de grátis", alguem vai pagar......
G abraço
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
apostado .. mais ai vai depender de uma consulta improvável da MB e ver qual o valor ''real'' afinaljuarez castro escreveu:Aposto um churrasco contigo que não sai por meno de 500 milhões de dólares pelada, não existem café "de grátis", alguem vai pagar......
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- cabeça de martelo
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
A Marinha do Canadá analisou o projeto de uma Absalon alongada com dois motores diesel adicionais para uma velocidade máxima de 28nós. Essa seria uma boa opção para MB.
Se a informação disponível é confiável - me parece que sim, pois achei esses valores em várias fontes - e as Absalon originais custaram USD225mi, incluindo USD50 mi do canhão de 127mm, é razoável supor que custariam perto de USD200mi hoje sem armamento. Os sensores e sistemas de combate poderiam ser os mesmos da CV-03, permitindo uma padronização no futuro e a manutenção dos componentes nacionais previstos nas corvetas.
Se a informação disponível é confiável - me parece que sim, pois achei esses valores em várias fontes - e as Absalon originais custaram USD225mi, incluindo USD50 mi do canhão de 127mm, é razoável supor que custariam perto de USD200mi hoje sem armamento. Os sensores e sistemas de combate poderiam ser os mesmos da CV-03, permitindo uma padronização no futuro e a manutenção dos componentes nacionais previstos nas corvetas.
- cabeça de martelo
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Salvo erro os três projectos para as futuras Fragatas Type 31, andam à volta das 4000 toneladas.luis Cláudio escreveu:Qual é o deslocamento dela?
- Luís Henrique
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
juarez castro escreveu:Uma escolta na faixa das 5.000 tons vai custar algo em torno dos 700 milhões de dólares, porque o caro de tudo é o recheio, principalmente sistema de combate e armamento e como a MB não pode contar com o armamentos da escoltas antigas , que estão completamente defasados, tem de partir do "zero", comprar tudo, aí não tem "mumu", o preço vai ser este aí, e ainda, adicionem a esta conta das Fragatas Dinamarquesas a inflação depois do período que elas foram construídas, o aumentos nos custo de todos sensores. A este custo tem que se agregar o preço de uma propulsão mais robusta, adicionando o custo de uma turbina e seus respectivos acoplamentos ao sistema de transmissão, pois esta aí é CODAD, e faz 25 kts na pau da goiaba.pmicchi escreveu: Esses navios dinamarqueses tem esse custo pois boa parte do armamento (canhoes 76mm, ESSMs, Harpoons) foram retirados de navios antigos, e outros não estão instalados (SM-2s). Me falta conhecimento técnico especifico mas também influi no custo o design parcialmente derivado de padrões comerciais - o que implica numa capacidade de sobrevivencia um pouco menor, mas que é um compromisso aceitável de custo/beneficio.
Dentro dos mesmos principios, as Absalon custaram USD225mi/cada, sendo USD50mi unicamente do canhão de 5pol - ou seja, meros USD175mi. Há que se considerar alguma inflação até os dias de hoje mas USD200mi seria um valor razoável se aproveitarmos armamentos das escoltas desativadas e deixarmos a instalações dos Sea Ceptor para um segundo momento. Quatro unidades por USD600mi, financiadas em 20 anos, seria algo possível e que não necessariamente inviabiliza outros projetos.
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Juarez e demais colegas:
U$ 700 mi por uma FREMM. Ou U$ 500 mi por uma Absalon Improved.
Vamos fechar no meio. U$ 600 mi por uma Fragata de 6.000 Toneladas, não as top de linha como a F-105 espanhola que possui 48 células VLS. Essas beiram U$ 1 bi.
Vamos imaginar o poder de fogo de uma FREMM ITALIANA, com 16 células VLS e custo APROXIMADO de U$ 600 mi.
O que compensa mais:
1) 4 Corvetas CV-3 por U$ 1,8 bi (se o valor se manter em U$ 450 mi cada)
ou
2) 3 Fragatas FREMM BR pelo mesmo preço?
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
O que compensa mais:Luís Henrique escreveu:O que compensa mais:
1) 4 Corvetas CV-3 por U$ 1,8 bi (se o valor se manter em U$ 450 mi cada)
ou
2) 3 Fragatas FREMM BR pelo mesmo preço?
1) Ter alguma indústria de defesa nacional
ou
2) Comprar tudo de prateleira?
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- saullo
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Quanto à pergunta do Luiz Henrique, sem titubear eu pegava as 3 FREMM.
Abraços
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Sem duvidas ..... Sendo opcao a compra de prateleira .... Investiria em 2 da classe absalon... E o que sobrasse compraria as corvetas holandesas que a romenia comprou...1,8 bi deve dar para duas tipo absalon e 3 corvetas sigma holandesas. mas com a pressa que temos e bom ter duas fabricas trabalhando rapido para nos atender
Parece que a romenia pagou 300,00 por cada ...mas por que exigiu entrega em 2 anos e meio e fabricar uma parte na romenia
Sei que nao temos $$ mas deve dar com 1,8 bi previsto
Parece que a romenia pagou 300,00 por cada ...mas por que exigiu entrega em 2 anos e meio e fabricar uma parte na romenia
Sei que nao temos $$ mas deve dar com 1,8 bi previsto
Editado pela última vez por hunter em Qua Mai 31, 2017 4:57 pm, em um total de 1 vez.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Entendo que as FREMM são sofisticadas e caras demais para nossa necessidade. Por outro lado, as CV-03 são pequenas demais para as necessidades da MB e atingem um custo estratosférico por conta da falta de escala (quatro unidades) e dos investimentos necessários para permitir sua construção no Brasil.
Não sou patrocinado por nenhum estaleiro dinamarques, apenas meu ponto é que um navio mais simples e multifuncional como as Absalon nos atenderia melhor e custariam cerca de metade das CV-03 produzidas aqui. Óbvio que 3 FREMMs tem uma capacidade combativa muito maior que 4 CV-03 mas um projeto mais econômico e versátil permitiria adquirir uma quantidade bem maior de unidades e, de novo, reduzir os custos.
Sobre a questão da industria nacional, nada impede que o navio seja construído num estaleiro estrangeiro usando os mesmos sistemas e armamentos nacionais previstos na CV-03.
Não sou patrocinado por nenhum estaleiro dinamarques, apenas meu ponto é que um navio mais simples e multifuncional como as Absalon nos atenderia melhor e custariam cerca de metade das CV-03 produzidas aqui. Óbvio que 3 FREMMs tem uma capacidade combativa muito maior que 4 CV-03 mas um projeto mais econômico e versátil permitiria adquirir uma quantidade bem maior de unidades e, de novo, reduzir os custos.
Sobre a questão da industria nacional, nada impede que o navio seja construído num estaleiro estrangeiro usando os mesmos sistemas e armamentos nacionais previstos na CV-03.
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
1000 x as FREMMs (italianas .. ) .. mesmo sendo compra de prateleira (dada a situ .. a MB precisa de navios ja ).. deixa um acordo firmado pra q um segundo ou 3 lote de navios ai sim construídos em solo br .. n custa nada .Luís Henrique escreveu:juarez castro escreveu: Uma escolta na faixa das 5.000 tons vai custar algo em torno dos 700 milhões de dólares, porque o caro de tudo é o recheio, principalmente sistema de combate e armamento e como a MB não pode contar com o armamentos da escoltas antigas , que estão completamente defasados, tem de partir do "zero", comprar tudo, aí não tem "mumu", o preço vai ser este aí, e ainda, adicionem a esta conta das Fragatas Dinamarquesas a inflação depois do período que elas foram construídas, o aumentos nos custo de todos sensores. A este custo tem que se agregar o preço de uma propulsão mais robusta, adicionando o custo de uma turbina e seus respectivos acoplamentos ao sistema de transmissão, pois esta aí é CODAD, e faz 25 kts na pau da goiaba.
G abraço
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U$ 700 mi por uma FREMM. Ou U$ 500 mi por uma Absalon Improved.
Vamos fechar no meio. U$ 600 mi por uma Fragata de 6.000 Toneladas, não as top de linha como a F-105 espanhola que possui 48 células VLS. Essas beiram U$ 1 bi.
Vamos imaginar o poder de fogo de uma FREMM ITALIANA, com 16 células VLS e custo APROXIMADO de U$ 600 mi.
O que compensa mais:
1) 4 Corvetas CV-3 por U$ 1,8 bi (se o valor se manter em U$ 450 mi cada)
ou
2) 3 Fragatas FREMM BR pelo mesmo preço?
industria naval de defesa pode mt bem vingar tendo as Amazonas (nova subclasse ) as Macaés .. e algo do porte de um CB-90 pros nosso rios e ''portos'' ... deixa a CV-3 ( ou algo com base no possível aprendizagem das FREMMs ) pra um outro momento mais em conta
ainda acho a Iver perfeita pra MB ,.. basta vontade .. ao menos de se informar sobre custos