O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10036 Mensagem por Lucas Lasota » Ter Ago 14, 2018 3:11 am

A matéria completa no site da Tecnologia e Defesa refere-se também a sistemas de AAA. Acho pertinente o post.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13627
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10037 Mensagem por gabriel219 » Ter Ago 14, 2018 10:28 am

Lucas Lasota escreveu: Ter Ago 14, 2018 3:11 am A matéria completa no site da Tecnologia e Defesa refere-se também a sistemas de AAA. Acho pertinente o post.
Até onde eu sei, esse campo de provas não é sobre AAe não, também achei estranho.

E não vi emissário da AAe do EB.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60811
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6417 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10038 Mensagem por Túlio » Ter Ago 14, 2018 12:38 pm

Posto aqui um vídeo originalmente postado pelo cupincha @Tikuna (e parece que sumiu, deve ter algum outro bug que ainda não encontramos). Como podemos ver, não tem só palminha, a gente a explosão...






Outra viagem que tenho visto é gente descendo a lenha no Pantsir, na linha de "não é bom o suficiente pro Brasil". Isso não se sustenta, ele não é bom o suficiente para os OGs do Brasil (mas para eles nem S500 presta), isso sim! Aquilo que aconteceu na Síria, com um drone Israelense destruindo um sistema destes, operado pelos REIS DOS BISONHOS, aconteceria com absolutamente QUALQUER sistema, gente assim é um perigo, ainda mais quando quem está "do lado de lá" é ninguém menos que Israel!


Assim, menos, Caiafa véio... :lol: :lol: :lol: :lol:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13627
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10039 Mensagem por gabriel219 » Ter Ago 14, 2018 12:43 pm

Então, mas minha pergunta continua pertinente: o alvo era um drone com um bastão flare?

Se sim, não deveríamos comemorar, já que o Igla possa ter errado um dos disparos?




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6767
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 771 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10040 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Ago 14, 2018 1:44 pm

gabriel219 escreveu: Ter Ago 14, 2018 12:43 pm Então, mas minha pergunta continua pertinente: o alvo era um drone com um bastão flare?

Se sim, não deveríamos comemorar, já que o Igla possa ter errado um dos disparos?
Pelo o que foi dito no video que o Túlio resgatou, "derrubou o aviãozinho", o alvo usado pelo EB deve ser um drone de pequeno tamanho rebocando um flare. No video que o Caiafa postou, na descrição, é informado que o target-drone usado pelo EB é construído levando em conta necessidades de economia de recursos, então eu imagino que seja mesmo um drone com um bastão flare.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13627
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10041 Mensagem por gabriel219 » Ter Ago 14, 2018 1:57 pm

Viktor Reznov escreveu: Ter Ago 14, 2018 1:44 pm
gabriel219 escreveu: Ter Ago 14, 2018 12:43 pm Então, mas minha pergunta continua pertinente: o alvo era um drone com um bastão flare?

Se sim, não deveríamos comemorar, já que o Igla possa ter errado um dos disparos?
Pelo o que foi dito no video que o Túlio resgatou, "derrubou o aviãozinho", o alvo usado pelo EB deve ser um drone de pequeno tamanho rebocando um flare. No video que o Caiafa postou, na descrição, é informado que o target-drone usado pelo EB é construído levando em conta necessidades de economia de recursos, então eu imagino que seja mesmo um drone com um bastão flare.
Se for um bastão com Flare, então deveríamos comemorar, já que o Igla-S possui "contra-medidas" pra despistar flare e ir atrás da turbina do alvo.

Isso segundo os Russos.

Já o RBS e o Gepard, praticamente cagam pra isso, já que não possuem guiagem por IR.

Comemorar por acertar flare me parece um pouco bizarro.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10042 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 14, 2018 2:37 pm

Acho bom vermos o retrospecto de ambos.

RBS-70: usado por umas duas dezenas de países e experiência em combate pífia (derrubou um Bronco na Venezuela em 1992 e talvez alguns aviões iraquianos durante a guerra do Irã-Iraque).

Igla: muito possivelmente o MANPAD mais difundido do mundo, com uma larga experiência em combate, participando do abate de modernos caças (F-16, Tornado, Mirage 2000, Su-25 etc) e helicópteros (Apache, Cobra, Blackhawk, Mi-24 etc) durante os vários conflitos na história (Irã-Iraque, Guerra do Golfo, guerras iugoslavas, ocupação do Iraque, Síria, Ucrânia etc). Fabricado sob licença em alguns países e fonte de inspiração de alguns outros como o QW-1 chinês e o Grom polonês.

Apesar de serem sistemas de classes diferentes (o Igla é um MANPAD e o RBS-70 está mais para SHORAD do que MANPAD), qual dos dois vocês escolheriam vendo esse retrospecto? A resposta é óbvia. Essa história de que "o Igla não funciona", sinceramente, eu leio vários fóruns internacionais e só vejo isso aqui no Brasil, a terra do nunca, o país que não entra em guerra.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6767
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 771 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10043 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Ago 14, 2018 10:37 pm

Eu também participo de alguns fórums e só aqui no Brasil mesmo que surgiu essa ladainha de "Igla não funciona", agora vejo que o tipo de target-drones usados pelo EB explica muito isso.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60811
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6417 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10044 Mensagem por Túlio » Ter Ago 14, 2018 10:47 pm

Viktor Reznov escreveu: Ter Ago 14, 2018 10:37 pm Eu também participo de alguns fórums e só aqui no Brasil mesmo que surgiu essa ladainha de "Igla não funciona", agora vejo que o tipo de target-drones usados pelo EB explica muito isso.
Não cupincha, estás errado até dizer CHEGA! O IGLA não presta pra nada porque o "master" BOB Caiafa disse que não e tem quem acredite.

Notes que o Pantsir tá na mesma, é "mosca morta", como dizem no EB. :lol: :lol: :lol: :lol:

Just that simple.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6767
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 771 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10045 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Ago 14, 2018 11:09 pm

Mas eu não me refiro especificamente ao Caiafa, eu lembro que faz uns 5 anos atrás ou mais que foi veiculado um rumor aqui de que o EB estava puto da vida com os IGLA porque ninguém acertava nada com eles. Eu acho que o negócio aí é erro do operador mesmo.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60811
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6417 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10046 Mensagem por Túlio » Ter Ago 14, 2018 11:19 pm

Viktor Reznov escreveu: Ter Ago 14, 2018 11:09 pm Mas eu não me refiro especificamente ao Caiafa, eu lembro que faz uns 5 anos atrás ou mais que foi veiculado um rumor aqui de que o EB estava puto da vida com os IGLA porque ninguém acertava nada com eles. Eu acho que o negócio aí é erro do operador mesmo.
Ou do tipo de alvo, afinal, se o bicho é feito para refugar flare, qual o sentido de mandá-lo atacar o que ele não deve?

De um ponto eu lamento que o @Mathias - ex-CM - não poste mais aqui mas de outro até que é tri, daria trabalho demais à Moderação. Ele deixaria vários caras DOIDOS e eu daria muita risada!!!




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Fab-Wan
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 156
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 11:17 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10047 Mensagem por Fab-Wan » Qua Ago 15, 2018 12:27 pm

Dúvida, quais os meios Anti Aéreos da FAB? No site da FAB tem a página da 1º BDAAE, mas não achei nada relativo aos equipamentos por ela utilizados.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6767
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 771 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10048 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Ago 15, 2018 2:56 pm

Fab-Wan escreveu: Qua Ago 15, 2018 12:27 pm Dúvida, quais os meios Anti Aéreos da FAB? No site da FAB tem a página da 1º BDAAE, mas não achei nada relativo aos equipamentos por ela utilizados.
Acho que IGLA e só. Talvez alguns canhões Oerlikon, "pra formar doutrina"®.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1958
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 202 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10049 Mensagem por gusmano » Qua Ago 15, 2018 3:00 pm

Resumindo. Nada.

abs




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10050 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 15, 2018 3:23 pm

Fab-Wan escreveu: Qua Ago 15, 2018 12:27 pm Dúvida, quais os meios Anti Aéreos da FAB? No site da FAB tem a página da 1º BDAAE, mas não achei nada relativo aos equipamentos por ela utilizados.
A FAB no momento acredito que tenha apenas o sistema Igla.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder