Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6012 vezes
Agradeceram: 3381 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10021 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 01, 2013 10:07 am

Voltamos aquela conversa de defesa em profundidade e projeção de poder além do horizonte, que não temos e quiçá nunca teremos.

É aquela coisa. Sem um bom sistema de C4IRS o país não tem como saber o que se passa ao redor e alhures. Mas isto parece está sendo providenciado com a implantação/integração do Sisfront/Sigaaz junto ao Sisceab. Ponto. Com direito a todas as desculpas para a segurança pública, defesa de pré-sal e outras coisas mais do que batidas, e que cabem a mínima explicação para o imaginário popular.

Mas aí temos somente parte do sistema. Porque de nada adianta eu ter um sistema capaz de me informar, por exemplo, sobre tráfego marítimo em todo o AS, ou sobre o que se passa na FIR Atlântico, se eu não tenho capacidade e nem operacionalidade para atuar, eficazmente, no mínimo, sobre estas informações. Não temos helos, nem NaPaOc ou Corvetas ou fragatas ou P-3's suficientes, e/ou bases de apoio fora do país, para isso, e nem temos perspectivas reais e críveis de que viremos a tê-los, simplesmente porque o principal interessado/responsável, não quer e não tem nenhuma responsabilidade ou zelo financeiro quanto a implementação/reequipamento destes recursos nos prazos estabelecidos por seu próprio planejamento, aludidos nos planos que ele mesmo estabeleceu.

Assim, mesmo sabendo nós de que tipo de ataque estaríamos, estamos e/ou estaremos expostos, vide nossa futurística capacidade de consciência situacional, nada, mas absolutamente nada acontece no campo do hardware operacional conforme o planejado e de forma a acompanhar aqueles evoluções do sistema de C4ISR tupiniquim. Então, tanto fez como tanto faz, na prática, se nossos principais alvos vão estar a 200 ou a 2.000 kms da costa, porque simplesmente, mesmo que venhamos a poder identificar um ataque/ameaça, não temos e nem teremos meios suficientes para defender-nos seja na costa, seja no interior do país.

A frota atual e futura da MB mal poderá defender-se, e se muito, das ameaças aéreas a si em alto mar, o se dirá defender suas bases e pontos estratégicos no litoral do país. Sem contar que futuras corvetas, se muito, também, poderão defender-se somente a si mesma e ainda com bastante limitações, vide o atual quadro da defesa AAe das mesmas, e o que se planeja, eventualmente, para a futura classe. A posse de um ou dois Nae's também não vai fazer muita diferença, posto que estes serão usados para a defesa da frota e não do litoral. Caças e patrulheiros em terra poderiam ajudar se fosses vetores novos e com grande alcance como um Su-35/PAK-FA, e mesmo assim somente em quantidades dignas de nota, e não somente um punhado para "defender" o planalto central, que está não obstante, bem longe da costa. Mas não tanto que se possa fazer imune a armas inteligentes de longo alcance de bombardeiros ou mesmo de caças pesados com apoio de Revo. Em nenhuma das situações apresentadas teremos condições de fazer frente a tal investida.

E como o povo aqui gosta de dizer, é continuar no velho esquema de cobrir a cabeça e descobrir os pés, e vice-e-versa. Até porque, se explodirem o RJ, Brasília ou SP, sempre teremos a opção de "correr para o mato" e recomeçar tudo de novo. Afinal, somos todos índios... e eles não. :roll:

abs.

Carpe Diem
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#10022 Mensagem por LeandroGCard » Qua Mai 01, 2013 11:17 am

Alcantara escreveu:Para os alvos "de valor" afastados do litoral existem os B-1 e B-2, igualmente armados com mísseis de cruzeiro.
É só lembrar da visita que os bombardeiros russos fizeram à costa brasileira quando estiveram em um exercício conjunto com os venezuelanos para imaginar o quão profundo uma incursão dessas pude ser dentro do território brasileiro.
Mas para os "B´s qualquer-coisa" chegarem até o interior do Brasil teriam que enfrentar uma força aérea (e se fosse um país sério uma defesa AAe) ainda intactas (estamos falando justamente dos primeiros ataques contra nossa capacidade militar lembra?) com milhares de km de espaço para agir. Hoje, com F-5M, Igla e canhão à manivela seria brincadeira de criança, mas este quadro parece que irá mudar mais ou menos ao mesto tempo da incorporação dos novos navios... .

Leandro G. Card

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#10023 Mensagem por Alcantara » Qua Mai 01, 2013 11:27 am

LeandroGCard escreveu:
Alcantara escreveu:Para os alvos "de valor" afastados do litoral existem os B-1 e B-2, igualmente armados com mísseis de cruzeiro.
É só lembrar da visita que os bombardeiros russos fizeram à costa brasileira quando estiveram em um exercício conjunto com os venezuelanos para imaginar o quão profundo uma incursão dessas pude ser dentro do território brasileiro.
Mas para os "B´s qualquer-coisa" chegarem até o interior do Brasil teriam que enfrentar uma força aérea (e se fosse um país sério uma defesa AAe) ainda intactas (estamos falando justamente dos primeiros ataques contra nossa capacidade militar lembra?) com milhares de km de espaço para agir. Hoje, com F-5M, Igla e canhão à manivela seria brincadeira de criança, mas este quadro parece que irá mudar mais ou menos ao mesto tempo da incorporação dos novos navios... .

Leandro G. Card
Crente... :lol:
Eu, não! Gosto de trabalhar com os pés no chão. Mesmo que tivéssemos uma Força Aérea do nível da Rússia, ainda assim os mísseis passariam. Os B "qualquer-coisa" foram projetados para esse nível de oponente. Sem esquecer, claro, que se nós tivesses uma boa força de caças, "eles" também teriam (até muito mais que nós), limpando os céus para os bombardeiros.

Mesmo que o Brasil tivesse Typhoon, ou Su-35, ou qualquer outro caça de bom nível tecnológico, a quantidade deles seria irrisória para o tamanho do território a defender. Mesmo que investissemos BEM (com qualidade), ainda assim, duvido que seria na QUANTIDADE adequada.

Abraços!!! :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
LeandroGCard
Sênior
Sênior

#10024 Mensagem por LeandroGCard » Qua Mai 01, 2013 11:58 am

Alcantara escreveu:Crente... :lol:
Eu, não! Gosto de trabalhar com os pés no chão. Mesmo que tivéssemos uma Força Aérea do nível da Rússia, ainda assim os mísseis passariam. Os B "qualquer-coisa" foram projetados para esse nível de oponente. Sem esquecer, claro, que se nós tivesses uma boa força de caças, "eles" também teriam (até muito mais que nós), limpando os céus para os bombardeiros.

Mesmo que o Brasil tivesse Typhoon, ou Su-35, ou qualquer outro caça de bom nível tecnológico, a quantidade deles seria irrisória para o tamanho do território a defender. Mesmo que investissemos BEM (com qualidade), ainda assim, duvido que seria na QUANTIDADE adequada.

Abraços!!! :wink:
Na verdade eu estava pensando muito mais na AAe que em quaisquer caças. Até porque se formos mesmo de F-18F duvido muito que qualquer avião americano invasor de nosso território tivesse qualquer coisa a temer :? .

Se você ler os meus post´s verá que sempre coloco uma AAe moderna E EM CONSTANTE DESENVOLVIMENTO como a principal linha de defesa para o Brasil, mais importante até do que os Sub´s. Me exaspera ver nossa defesa contra o principal tipo de ataque utilizado em todas as guerras nos últimos 20 anos entregue a Iglas, RBS-70 e um punhado de caças com mais de 40 anos de idade. E a eventual compra de mais um punhado de caças mais ou menos modernos importados na minha opinião acrescentará muito pouco. Sem falar na MB, parecendo feliz e contente com a aquisição de navios com 6000 ton de deslocamento que carregam apenas 16 mísseis AAe.

Mas fazer o quê, estamos em um país que ainda se esforça para tentar estar pronto para a guerra do Vietnã, então só me resta mesmo ficar elocubrando e parecendo louco quando exponho meus sonhos aqui no fórum :( .

Um grande abraço,

Leandro G. Card

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#10025 Mensagem por Marino » Qua Mai 01, 2013 11:59 am

Leandro, talvez vc se surpreenda.
Esperemos.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
LeandroGCard
Sênior
Sênior

#10026 Mensagem por LeandroGCard » Qua Mai 01, 2013 2:05 pm

Marino escreveu:Leandro, talvez vc se surpreenda.
Esperemos.
Rezo para isso todas as noites..., há quarenta anos :cry: .

Mas vamos ver, a esperança é a última que morre.

Leandro G. Card

Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#10027 Mensagem por Alcantara » Qua Mai 01, 2013 3:23 pm

LeandroGCard escreveu:Me exaspera ver nossa defesa contra o principal tipo de ataque utilizado em todas as guerras nos últimos 20 anos entregue a Iglas, RBS-70 e um punhado de caças com mais de 40 anos de idade. E a eventual compra de mais um punhado de caças mais ou menos modernos importados na minha opinião acrescentará muito pouco. Sem falar na MB, parecendo feliz e contente com a aquisição de navios com 6000 ton de deslocamento que carregam apenas 16 mísseis AAe.

Mas fazer o quê, estamos em um país que ainda se esforça para tentar estar pronto para a guerra do Vietnã, então só me resta mesmo ficar elocubrando e parecendo louco quando exponho meus sonhos aqui no fórum :( .

Um grande abraço,

Leandro G. Card
Pois é, Leandro. Assino em baixo.

Amplexos. :|

Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#10028 Mensagem por Alcantara » Qua Mai 01, 2013 3:30 pm

Esperemos.
Por acaso a MB pretende especificar a presença, nas próximas aquisições, de lançadores tipo o VLS MK.41, Marino?

http://www.alternatewars.com/BBOW/Weapons/Mk41_Mod_0.gif

A pergunta nada tem a ver com a capacidade da MB em operar esse sistema, e sim com relação à celeuma dos "anti-americanos", grande Satã, etc.

Abraços!

Marino
Sênior
Sênior

#10029 Mensagem por Marino » Qua Mai 01, 2013 7:01 pm

Nada sei destes lançadores.
Esperemos.

Barão do Rio Branco
Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#10030 Mensagem por Alcantara » Qua Mai 01, 2013 8:17 pm

Marino escreveu:Nada sei destes lançadores.
Esperemos.
Qual outro sistema possui grande capacidade de armazenamento, cobertura 360° e curto tempo de reação?

Dúvida verdadeira, e não retórica.

Abraços!

Marino
Sênior
Sênior

#10031 Mensagem por Marino » Qua Mai 01, 2013 9:20 pm

Sylver? :wink:

Barão do Rio Branco
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2062 vezes
Agradeceram: 2622 vezes

#10032 Mensagem por knigh7 » Qui Mai 02, 2013 1:21 am

Já vai fazer 19 meses que foram entregues as avaliações da MB à Presidência para ela decidir o PROSUPER [032] [032] [032] [032] [102] [102] [102] [102] [102] [102] [102]

Editado pela última vez por knigh7 em Qui Mai 02, 2013 8:33 pm, em um total de 1 vez.
Arataca
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 224 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#10033 Mensagem por Arataca » Qui Mai 02, 2013 10:28 am

Mas foi dito aqui que o Prosuper estava praticamente aprovado, apenas aguardando "um melhor momento politico" para o anuncio.
Para quem viu o discurso desesperado da tia ontem em aberta campanha eleitoral, ficou claro que teremos que aguardar 2015 para ter um melhor momento político. Até lá as propostas podem se tornar obsoletas como ocorre como FX2.

E segue a festa! :roll: :roll: :roll: :cry: :cry: :cry:

1 abraço

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6012 vezes
Agradeceram: 3381 vezes

#10034 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 02, 2013 11:23 am

LeandroGCard escreveu:
Esperemos.
Rezo para isso todas as noites..., há quarenta anos :cry: .
Mas vamos ver, a esperança é a última que morre.
Leandro G. Card
Eu costumo dizer que ela é sempre a última a ser assassinada. :wink:

abs.

Carpe Diem
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#10035 Mensagem por Boss » Qui Mai 02, 2013 5:21 pm

Seria trágico o Prosuper virar outro FX-2.

Ao menos, o tópico está longe de ter os loops inúteis do outro. :mrgreen:

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Responder