chm0d escreveu:Sera mesmo que os russos tem muito a aprender? sei nao heim
Vejamos:
Rússia:
- T-50/PAK-FA (ainda na prancheta);
EUA:
- F-117;
- B-2;
- F-35;
-F-22.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
chm0d escreveu:Sera mesmo que os russos tem muito a aprender? sei nao heim
Luís Henrique escreveu:The Baaz escreveu:Tem sim, até hoje não colocaram nenhuma aeronave stealth em operação.
Em operação não, mas como demonstrador de tecnologias ja.
ZeRo4 escreveu:Tulio,
Isso é bastante controverso, mas é de aceitação da maioria que sistemas como RBS70 e Mistral, mesmo não tendo a portabilidade de mísseis como Stinger e Igla, continuam sendo "Manpads" não da pra comparar a capacidade do RBS70 e Mistral com sistemas como Pantsyr, Spyder, Bamse e etc! esses sim sendo chamados de SHORAD.
A Performance do RBS70 e Mistral esta infinitamente mais próxima do Stinger e Igla do que de outros SHORADs, logo a classificação "final" seria sim de Manpad, até pq eles são usados como Manpads, ou seja, por soldados de infantaria normal a pé.
Sobre a Antena, bem qualquer antena de míssil guiado por Radar CLOS (que engloba MCLOS, SACLOS e ACLOS...) tem essa característica, é evidente que é melhor apontar o alvo por radar do que por diretores e/o mas não vejo "vantagem" se compararmos com sistemas que utilizam outro tipo de guiagem, seja rada ativo, radar semi-ativo, IIR ou laser.
Einsamkeit,
Também não acho que essa plataforma do Bamse seja ideal para terrenos off-road e pelo desenho não creio que seja tão fácil adaptar esse sistema em outras plataformas como veículos 4x4 ou blindados.
Esse blindado eh o CV90 em sua variante anti-aérea. Bem, eu prefiro a solução Israelense chamada Machbet! Apesar do canhão Vulcam ser de "apenas" 20mm, acho que ganha vantagem por carregar quatro mísseis terra-ar.
O sistema utilizado pelo Exército português tem a designação MANPADS (Man Portable Air Defense System) porque é um sistema altamente portátil de baixo peso, sendo disparado do ombro do militar, efectuando a defesa aérea de curto alcance e baixa altitude, na frente combate, e áreas vitais (instalações, pontes, etc.).
ZeRo4 escreveu:Também não acho que os Americanos e Russos competem no mesmo campo. Na minha opinião eles tentam "se anular", normalmente onde um é "fraco" o outro é muito forte. Temos como exemplo os sistemas anti-aéreos. O Patriot nem se compara ao S-300/S-400! Apesar que o MEADS e o THAAD estão chegando ae.
Na outra ponta, os Americanos tomaram a dianteira, ao menos num primeiro momento, quando falamos de aviação... mas o PAK parece estar chegando na área e como todo produto Russo certamente será mais simples, mais barato de se adquirir e manter e com performance similar aos seus pares Americanos.
Carlos Mathias escreveu:Será mesmo Finken? Os EUA não tem um míssil com propulsão ram-jet, logo devemos concluir que eles estão 20 anos atrás da Rússia? Ou eles poderiam eles achar que por uma razão ou outra não compensa para eles lançar uma arma assim? E no caso do escudo anti-mísseis americano, que agora com as novas MIRV russas manobráveis, decois, furtividade e etc ficou meio sem assunto? Poderiam os russos preferir investir em algo bem mais barato que anule um sistema caríssimo? E o M1A1etc que pode ser derrotado pelos mais novos ATGM russos muito mais baratos e fáceis de operar?
Que os EUA tem a prevalência na tecnologia furtiva é óbvio, mas daí a achar que a Rússia está dormindo como aquele piloto brasileiro lá do outro tópico é um erro, aliás subestimar os adversários sempre foi.