canhão de cano duplo nacional

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
artenobre
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes

canhão de cano duplo nacional

#1 Mensagem por artenobre » Ter Jan 31, 2006 10:18 am

a anos vi numa revista tecnologia e defesa que a marinha tinha projetado, construido um protótipo e testado um canhão anti-aéreo de cano duplo.....alguem tem informação sobre tal arma ou tem a referida revista?

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#2 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jan 31, 2006 2:59 pm

Deve ser um bofors 40mm bicano igual os argentinos usam

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Fernando Teles
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez

#3 Mensagem por Fernando Teles » Ter Jan 31, 2006 5:37 pm

O canhão era um projeto espanhol que a Marinha desenvolveu, apos o seu desenvolvimento ofereceu a um fabricante nacional de armas para fabricação e comercialização, mas o fabricante não aceitou.
O canhão tinha 7 canos, e o seu desenvolvimento ocorreu na gestão do Ministro Maximiliano da Fonseca. Vou procurar a revista e retorno ao assunto.

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#4 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jan 31, 2006 5:39 pm

Meroka?

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#5 Mensagem por Ricardo Rosa » Qua Fev 01, 2006 9:48 am

Fernando Teles escreveu:O canhão era um projeto espanhol que a Marinha desenvolveu, apos o seu desenvolvimento ofereceu a um fabricante nacional de armas para fabricação e comercialização, mas o fabricante não aceitou.
O canhão tinha 7 canos, e o seu desenvolvimento ocorreu na gestão do Ministro Maximiliano da Fonseca. Vou procurar a revista e retorno ao assunto.

Bom dia a todos,

Eu me lembro desse projeto (década de 80 - gestão: Maximiliano da Fonseca) , era um canhão bi-tubo de 20mm com radar de acompanhamento. Se não me engano, era um projeto belga que a marinha adquiriu e terminou de desnvolver.

Abraços.

pt
Sênior
Sênior
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#6 Mensagem por pt » Qua Fev 01, 2006 7:21 pm

O caso de que tenho conhecimento era de uma empresa que recebeu uma licença para o fabrico de um canhão anti-aéreo de cano duplo OERLIKON ref.GAI-D01. A empresa chamava-se IMS e era de Curitiba no Paraná.

Cumprimentos

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6396 vezes
Agradeceram: 6746 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Túlio » Qua Fev 01, 2006 7:53 pm

Era mesmo um projeto belga que havia fracassado em seu país de origem, canhão duplo de 20mm - um CIWS - cadência de cerca de 8000 rpm. Acontece que, no Brasil, acabou sendo desenvolvido, tendo supostamente chegado à fase de protótipo - nunca vi! - e sido deixado de lado pela velha 'falta de verbas'... :cry:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Guillermo Muñoz
Avançado
Avançado

#8 Mensagem por Guillermo Muñoz » Qui Fev 02, 2006 7:28 am

Amigo Tulio, ¿de verdad que un cañón bitubo disparaba 8.000tiros/min? Eso da 4.000 por cada tubo :shock: :shock: Guauu!!!

Solo vencerá el que esté mejor preparado!!
ferrol
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#9 Mensagem por ferrol » Qui Fev 02, 2006 11:22 am

Einsamkeit escreveu:Meroka?
Non creo. O Meroka ten 12 canos de 20mm a 3600 disparos por minuto.

Unha foto:
Imagem
(Navweapons)

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#10 Mensagem por Túlio » Qui Fev 02, 2006 2:17 pm

Na revista T&D dizia isso, Muñoz. Mais, dizia 80.000 - EU que achei maluquice e cortei um zero por conta própria...heheheh
O sistema de alimentação era elétrico - Vulcan-like - e os canos deram tanto trabalho que tiveram que chamar um oficial-engenheiro de volta da reserva para destrinchar a engronha... :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceram: 419 vezes

#11 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Fev 02, 2006 9:13 pm

80 mil é embassado...
Mas não é impossível, deve ser algum canhão alienígena de alta cadência...

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
lobodmf
Júnior
Júnior

#12 Mensagem por lobodmf » Qui Fev 02, 2006 10:29 pm

Umas informaçôes para o aprimoramento técnico da rapaziada:

- Canhão não tem cano, e sim "tubo alma"
- O tubo alma tem dois tipos de raiamento : destrógero(direita) e sinistrógero (esquerda).
- O raiamento serve para dar maior precisão ao projetil pois imprime estabilidade giroscópica ao mesmo.
- O tamanho do Tubo alma é dado pela quantidades de calibres que ele tem, p/ex: Bofors 40mm L70 - significa que o tubo alma dele tem 70x 40mm de comprimento.
- O tamanho do Tubo alma influencia diretamente no alcance e na precisão. Quanto maior, melhor.
- Um canhão com 1 tubo-alma é chamado "reparo singelo". 2 tubos-almas, "reparo duplo" e assim por diante
- Na MB, a denominação do armamento é a seginte:
-Até 37 mm = metralhadora
-37 a 100mm = canhão de pequeno calibre
-100 a 200mm = canhão de médio calibre
-maior que 200mm = grosso calibre
Porém na aviação naval, o armamento da ANV é chamado de canhão, independente do calibre. No caso do AF-1, canhão de 20mm.

Esse tipo de arma como o Phalanx é chamado de canhão, pois em inglês é "cannon".
Mas "Cannon" é diferente de "Gun" . "Gun" seria o canhão principal do navio. "Cannons" seriam as baterias secundárias de pequeno calibre e alta cadência de tiro.

BRASIL ACIMA DE TUDO!!!
CFB
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por CFB » Qui Fev 02, 2006 10:42 pm

lobodmf escreveu:Umas informaçôes para o aprimoramento técnico da rapaziada:

- O tubo alma tem dois tipos de raiamento : destrógero(direita) e sinistrógero (esquerda).
- O raiamento serve para dar maior precisão ao projetil pois imprime estabilidade giroscópica ao mesmo.
- O tamanho do Tubo alma é dado pela quantidades de calibres que ele tem, p/ex: Bofors 40mm L70 - significa que o tubo alma dele tem 70x 40mm de comprimento.
- O tamanho do Tubo alma influencia diretamente no alcance e na precisão. Quanto maior, melhor.
- Um canhão com 1 tubo-alma é chamado "reparo singelo". 2 tubos-almas, "reparo duplo" e assim por diante
Porém na aviação naval, o armamento da ANV é chamado de canhão, independente do calibre. No caso do AF-1, canhão de 20mm.

Esse tipo de arma como o Phalanx é chamado de canhão, pois em inglês é "cannon".
Mas "Cannon" é diferente de "Gun" . "Gun" seria o canhão principal do navio. "Cannons" seriam as baterias secundárias de pequeno calibre e alta cadência de tiro.

Sabe td :twisted:

Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#14 Mensagem por Túlio » Sex Fev 03, 2006 2:48 am

lobodmf escreveu:Umas informaçôes para o aprimoramento técnico da rapaziada:

Peraí, índio: tubo é o que eu chamo de cano - armas portáteis é o meu ramo - e alma é o interior do tubo, e pode ser raiada ou lisa, esta é usada em canhões de MBTs. Ademais, ficou faltando algo: o passo do raiamento, que influi decisivamente na velocidade e precisão da arma...Por exemplo, no fuzil M16A2 com munição SS109 do CFN (DAFFE), o passo é 1:9", ou seja, as raias levam o projétil - ou projetil - a dar uma volta completa num espaço de nove polegadas. Já no M16A1, com munição SS92, o passo é 1:12". Há ainda o chamado 'raiamento progressivo'...
Então, com 'tubo' eu concordo, peço até desculpas, me deixei levar pelos termos e conceitos a que sou mais acostumado, agora a 'alma'...
Mas creio que não são conceitos 'só' teus, deve ser coisa da MB, que nem o EB e suas 'metralhadoras de mão' - existe 'metralhadora de pé'?
De qualquer modo, peço que não embrabeças comigo, adoro discutir com gente que sabe, e és do ramo...
Abração

JL
Sênior
Sênior
Agradeceram: 63 vezes

#15 Mensagem por JL » Sáb Fev 04, 2006 5:09 pm

Para fazer justiça também lembro da reportagem, saiu numa Tecnologia e Defesa na década de 80, faz tempo, dizia de um projeto belga, se não me engano, que não tinha dado certo por causa do calor da alta cadencia e a MB comprou e tinha resolvido o problema, ia ser o CIWS nacional, naquela época em que tudo que era armamento ia ser made in Brazil. Com sorte e tempo talvez eu ainda tenha a revista e ache no meio da minha bagunça.
P.S. Não tinha nada a ver com o Meroka, tinha só dois canos, se não me engano o calibre era 20 mm.

Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Responder