Inhaúma

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#31 Mensagem por Ricardo Rosa » Sáb Jan 28, 2006 10:42 pm

talharim escreveu:Mas aí Ricardo já não seriam mais Corvetas..........

Ficaria estranho chamar um navio de umas 3.500 T de Corveta.

Boa noite a todos,

Fala talharim tudo bem, também acho, porém a marinha considera as Pará como contratorpedeiros (navios de um só eixo e desprovidos de qualquer armamento anti-aéreo). Na minha opinião, seria apenas uma questão de nomenclatura.

Abraços.

lobodmf
Júnior
Júnior

#32 Mensagem por lobodmf » Dom Jan 29, 2006 1:00 pm

Bem ,senhores.
Como dá pra ver no desenho, a CVI era pra ser um NPO sim. Porém o projeto foi crescendo, crescendo... começaram a colocar armamento, e sensores... e mais armamemto e mais sensores... acabou que a CVI virou uma FCN zipada. Tem tudo que a fragata tem só que numa plataforma muito menor e com muito mnenos gente. O navio é bom. desempenha muito bem suas funções, mas perdeu o propósuito inicial de sua concepção. Faz até mesmo Apoio de fogo naval.
Quando se concebe uma plataforma pra um determinado fim,´o armamento e sensores devem ser condizentos para que seu aproveitamento seja otimizado. Resumindo, a CVI joga muito pois ficou com muito peso alto, o que é muito desconfortável para a tripulação, além de ter ficado muito pesado e mais lento do que o esperado.
Eu´penso que um NPO deve ter apenas canhõs de 40mm, um HE emprego geral e no máximo usn 4 MSS, pois o objetivo é "patrulhar" contra pesca ilegal, invasão da ZEE, Salvamento no mar etc... Ações A/S, AAW devem ser feitas por navios escoltas operando em Grupos Tarefa e com apoio logístico móvel.
Um NPO opera escoteiro e não tem condição de realizar um ataque A/S e nem AAW, então, pra que ter torpedos e sonar potente?
No caso de uma crise, os NPO não seriam, usados para operações de ataque ou defesa, e sim os navios de linha feitos para isso.
Mas sabe como é... pô, poe mais um canhãozinho, poe um chaff, poe um torpedinho, e o mage, poe um radar de 200 milhas... quando vai ver, já era.
Se bem que a USN está se voltando para os LCS, que são navios de emprego geral menores e mais rápidos que opreram mais próximos de terra, como a CVI Vou achar a matéria que li sobre isso e transcrevo depois.

BRASIL ACIMA DE TUDO!!!
REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#33 Mensagem por REGATEANO » Qua Fev 08, 2006 9:49 pm

Nunca mais falaram mal das "minhas" Inhaúmas...

Já estou até com saudades!!!!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Assim a Marinha não vai poder me contratar como Advogado.

Então por enquanto vou sendo o Promotor contra a FAB...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Responder