Eurofighter Typhoon

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Spectral
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#166 Mensagem por Spectral » Dom Jan 22, 2006 8:40 pm

En Chile se dijo algo que para Brasil también es aplicable:

“El F-16 no es el mejor avión del mundo, es el mejor para Chile”.

Así, no se trata de buscar un avión que sea mejor que los chilenos, sino que uno que haga que el conjunto de sus FFAA sean mas poderosas



Já agora Degan, quando o Chile escolheu o F-16 quais eram as alternativas possíveis ? Chegaram a ser consideradas seriamente ou o F-16 era um vencedor antecipado?




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Einsamkeit
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#167 Mensagem por Einsamkeit » Dom Jan 22, 2006 8:55 pm

Degan, 200mi com manutençao para nao sei quantos anos, nao se sabe quanto armamento estava incluido, pods, etc

o Preço do EF-2000 é 65mi de dolares

qualquer coisa a mais que isso é acessorio, manutençao, etc...


Nao lembro direito, mais o Programa FX envolvia armamento nos 700mi?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
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#168 Mensagem por Bolovo » Dom Jan 22, 2006 8:58 pm

Spectral escreveu:
En Chile se dijo algo que para Brasil también es aplicable:

“El F-16 no es el mejor avión del mundo, es el mejor para Chile”.

Así, no se trata de buscar un avión que sea mejor que los chilenos, sino que uno que haga que el conjunto de sus FFAA sean mas poderosas



Já agora Degan, quando o Chile escolheu o F-16 quais eram as alternativas possíveis ? Chegaram a ser consideradas seriamente ou o F-16 era um vencedor antecipado?

Foi uma concorrencia internacional, parecida com o F-X Brasileiro, mas só que o deles teve um finalista ( :roll: ). O programa se chamou CAZA 2000.




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#169 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jan 22, 2006 9:08 pm

Einsamkeit escreveu:Nao lembro direito, mais o Programa FX envolvia armamento nos 700mi?

Sim.




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#170 Mensagem por talharim » Dom Jan 22, 2006 9:27 pm

Ninguém ainda me respondeu como 1 F-5Br armado com 2 Phyton-3 conseguiria abater 1 Typhoon armado com 4 AMRAAM e 2 ASRAAM em combate !

Ou será que o todo-poderoso R-99 "cegaria" o radar ECR-90 do Typhoon ?

Em que quadrante em nome de Deus o F-5Br engajaria um Typhoon ? Alguém poderia me responder ? !!!

O seu complexo sistema de contramedidas passivas lhe cobre um raio de 360°,ele detecta a emissão radar do bendito R-99 a 250km (isso se o radar Ericsson tem essa capacidade de detectar uma aeronave Stealth a essa distância) de distância iluminando o Typho e depois disso meu amigos a FAB pode mandar todos os seus 47 F-5Brs para tentarem salvar esse R-99 que com supercruise,supermanobrabilidade e 4 AMRAAM só deus mesmo para salvar esse R-99 !!!!



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A Pergunta continua : "Me dêem um resposta plausível de como em nome de Jesus Crito 1 F-5Br conseguiria abater 1 Typhoon".

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alex
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#171 Mensagem por alex » Dom Jan 22, 2006 9:35 pm

Essa foi boa.
Realmente a capacidade de cada um novo caça produzido na Europa EUA(Russia?) em processamento de dados, radar e misseis já está equivalendo a 3 a 4 caças de gerações como nosso F-5.
Sei que não tem nada a ver mas assistindo programas da Discovery e history Channel as comparações entre tanques M1 Challenger e Leopard 2 é de quantos T-72 esses tanques destruiriam por minuto.
Lógico que eram comparados com os tanques do Sadam :D :D




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#172 Mensagem por Degan » Dom Jan 22, 2006 9:38 pm

Já agora Degan, quando o Chile escolheu o F-16 quais eram as alternativas possíveis ? Chegaram a ser consideradas seriamente ou o F-16 era um vencedor antecipado?


Si mi memoria no me falla.... :wink: :lol:
El programa “Caza 2000” fue la continuación del “fallecido” programa “Bicentenario”.
Este fue en ambos casos un concurso internacional en el que participaron abiertamente los siguientes aviones:

· Mirage 2000-5
· F-16 Block50/52
· Jas-39C Gripen
· F-18C/E
· Mig-29
· Su-27

Todos esos aviones pudimos verlos en FIDAE 2000.

Siempre se supo que el orzamento era de entre 500 a 700 millones de US$.
Los trascendidos variaban con el tiempo, dando un día como vencedor al Gripen, otra ves al F-18 y por último al Mirage.
Todos erraron, pues jamás se pensó que ganaría el F-16, el cual fue toda una sorpresa..... :shock:
Siempre se tenía como la opción perdedora por tratarse de un avión lleno de restricciones, viejo y susceptible a los peores embargos del mundo.....

Degan, 200mi com manutençao para nao sei quantos anos, nao se sabe quanto armamento estava incluido, pods, etc


Eins., las compras son siempre así, los aviones nunca cuestan solo el costo del avión. Recuerda que los F-16 a Chile le costaron cada uno 65 millones de US$.

o Preço do EF-2000 é 65mi de dolares


El precio de Gracia no se conoce pues Grecia no ha comprado aún EFA. El precio que pones es la estimación del avión solo, en condiciones de vuelo, lo que se dice que es alrededor de 25 millones de US$ para un F-16....

qualquer coisa a mais que isso é acessorio, manutençao, etc...


Que es imposible que te la ahorres...siempre va en el orzamento y es un % importante... :?

Ninguém ainda me respondeu como 1 F-5Br armado com 2 Phyton-3 conseguiria abater 1 Typhoon armado com 4 AMRAAM e 2 ASRAAM em combate !


Es casi imposible, la noticia buena es que en Sudamérica no existen esos aviones y es casi imposible que existan. Y si algún loco lo compra o a alguno parecido, pues es cosa de meses en que estén parados por falta de mantención....

O seu complexo sistema de contramedidas passivas lhe cobre um raio de 360°


Chaff y flares los tienen cualquiera... :wink:
No entiendo tu obsesión, ¿qué vecino tiene remotamente ese avión en servicio...?. Realmente no veo de que tendrían que salvar los F-5M a los A-99.... :?

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#173 Mensagem por talharim » Dom Jan 22, 2006 10:00 pm

Caro Degan, o complexo sistema de contramedidas ativas e passivas do Typho inclue seu avançado RWR aliado ao DASS e PIRATE que lhe cobrem um raio de 360° e um alcance próximo aos 300km.

Esses sistemas passivos tem capacidade de detectar emissões de 200 tipos de aeronaves simultaneamente.

Ou seja,não duvido muito que a capacidade de detecção de um Typhoon seja igual ou superior a de um Embraer AEWC.

Chaff e Flare é para ser utilizado contra Flanker e F-22,um Typhoon nunca precisará usá-lo contra porcaria de F-5 .

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O que quis dizer é que se um Emb 145 AEWC tentar iluminar 1 Typhoon este detectará a emissão e adotará manobras "evasivas" contra o inimigo (vai caçar esse R-9 e destruí-lo facilmente).

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O nível de guerra aérea fora do nosso continente já está em outro nível meu amigo.

A FAB aprendeu a andar de bicicleta e 5 anos atrás e está só agora tentando tirar carta de motorista.

Vcs Chilenos com certeza tem a Força Aérea mais bem preparada para enfrentar um inimigo além mar.

Falows,




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#174 Mensagem por alex » Dom Jan 22, 2006 10:03 pm

Talharim:
Vcs Chilenos com certeza tem a Força Aérea mais bem preparada para enfrentar um inimigo além mar.


Sem dúvida alguma.
A Força Aerea Chilena já é a melhor força de çaças da America do Sul.




Carlos Mathias

#175 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 23, 2006 11:25 am

Talha, digamos que o R-99 tenha dois F-5BR de ecolta, e tenha também dois em cada ala a uma distância de uns 200km no través dele ou uns 100km à frente, formando um V aberto com a boca para frente. Todos os F-5BR com os radares desligados mas conectados via datalink com o R-99. Então estes dois ou quatro F-5 nas laterais estarão fora do cone do radar do EF ou estarão longe demais para serem detectados, afinal seria uma frente de 400km a partir do R-99 para as laterais. Bem, o EF rapidamente detectaria o R-99 e as escoltas partiria para o ataque, simultâneamente ou pouco depois ele entraria em alcançe de detecção do R-99 que despacharia uma ou as duas escoltas quando o EF estivesse em posição ideal de ser interceptado. Lembre-se que o EF não é invisível e que o radar carregado nas costas do R-99 tem muito mais potência que qualquer radar de caça, fora o scaneamento eletrônico, que pode concentrar a energia deste num alvo. Bem, os alas estariam ao mesmo tempo iniciando o velho movimento de pinça pelos flancos do EF guiados pelo datalink com o R-99, tudo em silêncio radar e como para um caça supersônico 200km é pouca coisa, chegariam rapidamente no alvo pelas laterais ou pelas 6 horas, sempre em silêncio radar. Neste interim, o EF teve um pouco de trabalho de desviar de uns 4 R-darter e derrubou "facilmente" os dois escoltas , mas a manobra e o cmbate deu mais tempo aos outros dois F-5 que chegariam assim na distância de lançamento dos R-darter e o EF entraria na NEZ destes mísseis, mas ainda assim digamos que escape de mais quatro R-darter, ainda assim sobrariam os A-darter(4) e aí acho que o EF finalmente iria para o chão. Sempre supondo que o EF acerta tudo e os F-5 erram, se não tudo, a maioria de seus mísseis. Porém, mesmo com seus super poderes, dá sim para a FAb derrubar EF com F-5BR + R-99. Eu acho. :?




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#176 Mensagem por Spectral » Seg Jan 23, 2006 11:33 am

Obrigado Degan.

Realmente, tendo em conta a geografia do Chile os CFTs para o F-16 e o aumento de alcance que eles proporcionam parecem-me muito importantes, talvez tenham sido um dos factores decisivos na sua escolha ?




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#177 Mensagem por talharim » Seg Jan 23, 2006 12:02 pm

Carlos,interessante a sua análise.

Mas para o sucesso dessa empreitada contra o Typho teríamos que saber em qual alcance o radar Ericsson detectaria um caça semi-furtivo como o Typhoon.

Suponhamos que seja menos de 150km,é uma distância fatal contra um caça que carrega 4 AMRAAM.

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Os Suecos já devem ter feito testes com seus AEWC contra Typhos.Talvez eles passem essas informações para nós brazucas.

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Imagine um ataque de 2 esquadrões de Typhos com 1 AWCS e 1 Joint Star nas costas.

O que a FAB poderia fazer a respeito ?

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#178 Mensagem por Lauro Melo » Seg Jan 23, 2006 12:17 pm

talharim escreveu:Carlos,interessante a sua análise.
Mas para o sucesso dessa empreitada contra o Typho teríamos que saber em qual alcance o radar Ericsson detectaria um caça semi-furtivo como o Typhoon.
Suponhamos que seja menos de 150km,é uma distância fatal contra um caça que carrega 4 AMRAAM.
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Os Suecos já devem ter feito testes com seus AEWC contra Typhos.Talvez eles passem essas informações para nós brazucas.

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Imagine um ataque de 2 esquadrões de Typhos com 1 AWCS e 1 Joint Star nas costas.

O que a FAB poderia fazer a respeito ?

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Talha,

Se não me engano o R-99 A e R-99 B tem MAGE, então isto meu amigo, quando o EF-2000 ligar o Radar teremos uma posição estimada do caça a uns 400 km, 600 ou até 800 km. Já que as ondas eletromagnéticas se propagam por centenas de Km's.

Outra neste caso os F-5 BR não iriam utilizar seus radares e sim seus RWR.

E para finalizar 1 AMRAAM ( e nenhum outro míssil BVR ) pode ser disparado em seu alcance Maximo. Talvez o que tenha alcance de 100 km possa ser disparado a 60 km. Pois se o caça que esta sendo perseguindo tomar medidas evasivas ele irá escapar.

sds,

P. S : Não existe possibilidade de comparar o Radar do EF-200 com o de 1 AEW.




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#179 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 23, 2006 1:44 pm

De qualquer maneira, o alcançe do AMRAAM é dado na média como sendo de uns 50 a 60 km, semelhante ao R-Darter. Portanto até que o EF possa disparar com a mínima chance de sucesso, teria que se expor a estas manobras coordenadas pelo R-99. É por isso que os AWACS são alvos prioritários para os russos e também é por isso que existe o KS-172(?). Derruba-se o AWACS e enrola tudo.




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#180 Mensagem por Lauro Melo » Seg Jan 23, 2006 1:51 pm

Isto mesmo Mathias, nos últimos exercícios que tenho tido informações os AWCS são os alvos prioritários. Tanto na Índia, Russia e França.

Atuar em um combate ar-ar contra caças apoiados por AWCS e realmente uma situação bem complexa.




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